O TEMA DO FÓRUM ESTÁ EM MANUTENÇÃO. FEEDBACKS AQUI: ACESSAR

Bloqueio pra desenvolver (Dúvida)

Iniciado por Yuukurisu, 08/04/2017 às 17:16

08/04/2017 às 17:16 Última edição: 09/04/2017 às 02:56 por Alisson
Well, ultimamente eu tenho trabalhado sem parar no meu projeto, ao ponto de ficar 2 a 4 dias seguidos fazendo nada além dele (e claro as coisas básicas pra sobreviver) e eu estou com a demo quase finalizada, mas tenho um problema. Eu cheguei num ponto que eu não consigo mais continuar trabalhando nele, estou sem ideias e sem motivação pra continuar, toda vez que eu tento minha mente fica em branco e eu não consigo fazer nada. Isso normalmente acontece comigo com desenhos, o famoso artblock, mas nunca dura tanto tempo.
Eu não sei o que fazer pra voltar a ter ideias, eu pensei em tentar trabalhar nos meus outros projetos que estão meio que abandonados, ou então começar um novo, mas eu tenho medo de eu ficar tão envolvida com eles que eu acabe parando  com o meu projeto principal.
Alguém tem alguma dica de como passar esse bloqueio?
Isso já aconteceu com vocês? Se sim, o que vocês fizeram pra continuar com o projeto?

Normal, quando a gente passa um período de tempo fazendo a mesma coisa intensivamente naturalmente ficamos esgotados. Acho que é importante saber controlar o impulso de trabalhar em um projeto por horas ou dias a fio e separar um tempo específico pra mexer no projeto, tentar se organizar. Você vai notar que é mais proveitoso trabalhar todos os dias fazendo um pouquinho de progresso ao invés de perder uma noite e trabalhar exageradamente. Tem vezes que é difícil controlar esse impulso, mas é importante reconhecer que a gente precisa de uma pausa.

Se você chegou em um ponto em que não sabe o que fazer mas ainda sente a determinação pra continuar o projeto, acredito que o próximo passo seja montar uma lista com os seus objetivos. Listar o que falta pra fazer, o que você ainda tem pra implementar, se tem algo que não tá bom e você precisa arrumar, e etc. Tendo seus objetivos definidos e sabendo o que falta, você só precisa decidir o que é mais conveniente pra fazer em um determinado momento.

E no fim das contas, não fique com receio de dar uma pausa e descansar um pouco. É importante fazer outras coisas, tirar um tempo fora dos projetos ou do trabalho. Não recomendo trabalhar em outro projeto semelhante nesse tempo off porque você vai estar se exaustando da mesma forma, então procure outras coisas pra fazer. Assista um filme ou uma série, desenhe, dê um passeio, leia um pouco, veja um documentário... qualquer coisa vale, contanto que você possa relaxar e tirar a cabeça do projeto um pouco.

tldr:  Se organize, faça uma lista dos seus objetivos, não trabalhe excessivamente e dê pausas pra fazer coisas diferentes no seu tempo livre =)

O Melhor jeito de vencer esse bloqueio é falar sobre seu projeto com os amigos, mostrar a ultima coisa que tu fez, conversar pessoalmente ajuda muito. Faço isso direto e sempre recebo dicas e ideias que eu não tinha pensado até o momento e foco nesse feedback pra continuar a desenvolver meu projeto.

Outro modo é relaxar, sair de casa, ir a lugares diferentes ou com belas paisagens e parar um momento para pensar.

Ainda outro é ir atrás de exemplos ou outros projetos similares





08/04/2017 às 18:26 #3 Última edição: 08/04/2017 às 18:37 por felipefalcon
Está acontecendo comigo também XD

Acho que desenvolver um jogo sozinho acaba fazendo isso ocorrer com frequência.
Eu, por exemplo tem épocas que eu imagino/pretendo mudar alguma coisa no meu projeto. Eu mexo, mexo, mexo até terminar. (Levando dias, somente mexendo naquilo)
E quando termino meio que vejo que não sai do lugar .-. (Do tipo, não fazer progresso no jogo)

O meu maior problema é a história, apesar de estar toda documentada já, eu fico com uma preguiça pra por em prática XD
Acho que no fundo eu tenho receio de não ficar tão boa ou ficar confusa. Muitas vezes quando coloco em prática percebo que tipo a cena demorou menos tempo do que imaginava e que não teve o efeito que eu esperava.
Aí lá vai eu modificar e acaba por não sair desta parte. (Maioria das vezes eu jogo meu jogo todo, aí acabo por ver que uma parte poderia ficar melhor e acabo voltando a mexer nela e não vai pra frente XD)

Sobre outras ideias, quando eu tenho alguma ideia eu costumo documentar, caso eu ache que eu conseguirei fazer depois.
Mas aí vem o peso na consciência me dizendo que tenho que terminar aquele jogo, mas eu não consigo fazer a história ir pra frente.

Aí tenho uns projetinhos paralelos que acabam por tomar meu tempo nessas épocas que não consigo mexer no meu projeto principal.
Se você não conseguir fazer mais nada agora, dê um tempo como o Cronus falou e segue com outra coisa (Desenhe, saia, estude), mas não abandone esta ideia que trabalhou tanto.

PS: Uma coisa interessante:
Todos os jogos que eu terminei foram de concursos, sério quando você vê que tem uma data pra terminar bate uma pressãozinha e você consegue terminar seu jogo. kkkkkkkkkkk
Não importa do jeito que vai ficar, mas você vai terminar. Quando você ganha experiência com essas criações, você consegue se organizar e dar o seu melhor nos próximos jogos.
  

@Cronus: Valeu mesmo pela dica Cronus, não é muita coisa que falta, mas o que falta digamos que é a parte mais complicadinha pra mim, que é deixar tudo bonito, pq funcionando já está. Eu vou fazer a lista e tentar me organizar melhor. Muito obrigado pela ajuda. ^^

@SoyeR: Eu queria deixar pra atualizar o tópico do projeto só depois de terminar a demo, mas acho que realmente vai ser melhor atualizar agora, já que eu não tenho ninguém pra falar com sobre o projeto além do pessoal daqui do fórum. Muito obrigada pelas dicas!

@felipefalcon: A historia também é uma parte que me ferra bastante, os diálogos pra ser mais especifico, eu tenho uma ansiedade social fudida então eu não converso muito com as pessoas, e eu nunca sei se a cena que eu to fazendo ta boa, se o dialogo ta natural.
Eu sinto que eu escrevo coisa demais, mas ai eu tento diminuir e fica faltando. Eu tentei até jogar alguns projetos daqui do forum pra ver como outras pessoas desenrolam as cenas e neles normalmente tem diálogos grandes e não ficam ruins mas quando eu vejo a mesma coisa no meu projeto eu fico com muito receio de deixar daquele jeito.
Eu tenho até tentado desenhar pra aliviar isso, mas não parece estar resolvendo muito.

Acho que todo mundo passa por isso, o que muda é como cada um lida com isso.
Eu basicamente tento manter o foco no projeto como disciplina, a disciplina supera a preguiça, mas eu faço isso mudando o que vou fazer no projeto. Por exemplo, hoje não estou com saco pra mexer com os eventos, então vou desenhar ou editar alguma coisa gráfica para o projeto, se eu estiver enjoado disso, vou na net caçar algo para poder usar no projeto, e por aí vai, eu tento diversificar minhas atividades para não ficarem monótonas.