O TEMA DO FÓRUM ESTÁ EM MANUTENÇÃO. FEEDBACKS AQUI: ACESSAR

Criando um jogo

Iniciado por Guilherme Rhyos, 08/04/2017 às 20:44

08/04/2017 às 20:44 Última edição: 09/04/2017 às 14:25 por Guilherme Rhyos
Pessoal, estou precisando de uma ajudinha para começar a criar um projeto, não sou muito bom em criar histórias. :T.T:
Quando começo um projeto, até que as idéias não são ruins, mas não consigo pensar em uma boa continuação para a  história do jogo, daí eu acabo desistindo    :T.T:.
Por favor, podem me ajudar?

Existem dois tipos de escritores.
O primeiro tipo inclui aqueles que começam uma história com uma ideia inicial e seguem desenvolvendo enquanto as palavras são escritas. Muitas vezes escrevendo sem saber qual desfecho a história irá tomar.
O segundo tipo de escritor não consegue se sentir confortável em escrever sem ter noção da história toda e acaba não finalizando o projeto. Esse tipo de escritor precisa de planejamento. Aparentemente você é o segundo tipo de escritor.

Antes de começar a escrever ou produzir o jogo, faça um esboço da história. Não precisa escrever detalhes, só temas gerais que levam até o final. Por exemplo.

-Fulano tem asma
-Participa de uma prova de atletismo para impressionar uma garota
-Vai pro hospital
-Morre

Eu sei que não é a história mais emocionante do mundo, mas é um exemplo resumido do que pode ser essa lista. Com a base estabelecida (Fulano tem asma), eu só preciso seguir os pontos até o final que eu determinei (Fulano morre).
Também é um bom método começar a lista pelo final, mas tudo depende de quais são suas ideias.

Dissertando um pouco mais sobre o que o Majora já o passou, o enredo tende a ter cinco pontos: introdução; conflito; desenvolvimento; clímax, e; desfecho.

Na introdução tu vai apresentar o cenário em que o mundo ou o lugar onde se passará a história se encontra naquele momento. Se o reino aproveita décadas de paz e fartura em seus campos ou se o personagem se encontra dormindo sozinho em casa numa manhã tranquila de sábado. É uma oportunidade de apresentar personagens também, principalmente o(s) protagonista(s).

Na parte do conflito tu vai mostrar o objetivo do jogo. Um acontecimento inesperado que vai passar a ser a meta do jogador ao longo da história. Seja a princesa do reino ter sido raptada por mercenários a mando de um rei inimigo ou o personagem acordar e não encontrar nada para comer. Nos casos, por exemplo, resgatar a princesa e chegar à padaria do bairro seriam esses objetivos, respectivamente.

No desenvolvimento tu vai prolongar a história. Adicionar mais personagens e os obstáculos para que o jogador chegue ao final dessa jornada são bons métodos de fazer isso. Hoje tu também tem a viabilidade de missões secundárias, que podem ou não interferir na principal. Enfim, nessa parte é importante haverem momentos de superação do personagem, para que ele cresça, algo do tipo enfrentar inimigos difíceis, mas conseguir vencê-los, e claro, dar alguns momentos de descanso à ele.

O clímax é o ponto mais emocionante da história. É quando o personagem encontra a princesa aprisionada no castelo e confronta o rei, onde travam uma batalha mortal. Ou onde o personagem chega à padaria mas vê-se com menos dinheiro do que o necessário para a coxinha, e deve argumentar muito bem para ter a fome saciada. É comum, nesse último ato, haver-se uma derrota inicial seguida de uma superação maior do que as anteriores, a fim de tornar essa parte do enredo a mais emocionante.

E por fim, o desfecho, que é onde a história se finda e você descreve a situação como o cenário termina. O reino volta a sua tranquilidade e comemora o retorno da princesa ou o personagem volta para a casa satisfeito por uma bela coxinha de frango com catupiry.

A construção de um enredo é como se fosse aquelas atividades que fazíamos quando mais novos na escola, em que devemos interligar pontos e formar um desenho. O ideal é formular esses pontos e desenvolver a história a fim de interligá-los, tornando-os conexos.

Dicas de ouro aí no post do King Gerar.
Acho que escrever também é como matemática, cada um tem um modo único de fazer, vou comentar aqui rapidinho sobre o meu.
Acredito que uma história é como uma reta, ela precisa basicamente de dois pontos, a ideia inicial e o desfecho; quando já tenho ambos eu sei como a história começa e termina, mas o interessante vai ser o desenvolvimento. No meu caso o desenvolvimento não tem um planejamento certinho, eu simplesmente vou criando a história pensando como faço pra chegar de A até B. Tem vezes que a história parece que se escreve sozinha...

09/04/2017 às 14:24 #4 Última edição: 09/04/2017 às 14:26 por Guilherme Rhyos
Olá pessoal, boa tarde!

Muito obrigado pela a ajuda que vocês me deram, me ajudaram bastante. É, realmente eu acho que sou o segundo tipo de escritor Majora :blink: obrigado por comentar isso.
E essas divisões que você me mostrou King Gerar, são de grande ajuda também, desse modo poderei me organizar mais para a criação de meu projeto, realmente são dicas de ouro não é Vixen :wow:, mas eu também achei interessante seu modo de criação de histórias :ok:
Obrigado!

Obrigado gente!