O TEMA DO FÓRUM ESTÁ EM MANUTENÇÃO. FEEDBACKS AQUI: ACESSAR

Tactical Battles

Iniciado por Sotelie, 28/01/2016 às 03:39

29/01/2016 às 00:33 #15 Última edição: 26/04/2016 às 22:59 por Skyloftian
Citação de: Alisson online 28/01/2016 às 18:38
jcr: Olha cara, você tem meu total apoio. TBS é um sistema que está sendo tristemente esquecido no cenário maker, podem pesquisar aí por sistemas de TBS pra verem os resultados escassos.

Eu tava vendo aqui o tbs que eu ia usar, mas como eu uso a Luna Engine e ambos alteram a window_base, são incompatíveis ;-;
Bem, só restou o do Gubid's mesmo. Mas felizmente o sistema é bem completo e dá pra fazer diversas alterações nele.

Raizen/Gerar, faz um sistema pra nóis pu favô ;-;(n)


Fico muito feliz em ter mais um companheiro de dor de cabeça, haha...
falando sério, consegui fazer muita coisa já com o GUBID'S e consegui deixar o sistema quase do jeito que eu queria. falta um detalhe ou outro.
Se quiser posso te passar as coisas que consegui aprender( e foi tudo na raça por que quase ninguém usa ), a área editável do script já tenho um domínio razoável, e consegui com outros scripts ( os que não deram bug) personalizar e deixar o sistema quase do jeito que imaginava.

qualquer coisa me manda suas dúvidas.

tenho que trabalhar melhor os sprites mas olha como tá ficando...

[Anexo excluído pelo administrador]

Haha! Eu tô usando o sistema aqui e gostei muito. Ele fez um update muito bom no sistema, eu que o diga.
Tá bacana de reproduzir os inimigos e as habilidades, só preciso dominar mais as ferramentas que ele proporciona. Pode deixar que qualquer dúvida eu apareço na tua caixa de mensagens, rs
E tá legal os chars, eles virados de forma isométrica certinho não dá problema quando se vai usar a rotação do Lavy.

Então é isso aí. Vamos tentar fazer o TBS no cenário maker viver :D

Citação de: Alisson online 29/01/2016 às 02:46
Haha! Eu tô usando o sistema aqui e gostei muito. Ele fez um update muito bom no sistema, eu que o diga.
Tá bacana de reproduzir os inimigos e as habilidades, só preciso dominar mais as ferramentas que ele proporciona. Pode deixar que qualquer dúvida eu apareço na tua caixa de mensagens, rs
E tá legal os chars, eles virados de forma isométrica certinho não dá problema quando se vai usar a rotação do Lavy.

Então é isso aí. Vamos tentar fazer o TBS no cenário maker viver :D

Tamo junto!!!!

o único problema que tive com os chars é que eu aumentei a proporção do tamanho deles e eles ficaram bons, 2 a 3 vezes maiores que os sprites normais, só que eles ficaram um pouco deslocados no tile. é como se eles tivessem posicionados bem no cantinho superior do tile e as vezes isso confunde um pouco.
ainda não consegui solucionar isso.

29/01/2016 às 10:15 #18 Última edição: 29/01/2016 às 10:19 por GDL
Citaram o GTBS (do Gubid's) algumas vezes aqui, e de fato, se procuram um sistema de batalha sólido com essa pegada clássica, não tem melhor. E acho desnecessário criar algo from the scratch, quando se tem algo bom já feito. Principalmente algo que da pra trabalhar em cima. Com um pouco de estudo dá pra modificar o GTBS bem e a versão de Ace é infinitamente superior a de VX(que usei pra terminar um jogo, que conhece btw).

Falou de srpg, falou minha lingua, vou ficar de olho e com expectativas nessa  sua ideia. \o




Eu tô vendo aqui no código do Gtbs e, além de poder modificar o sistema pelas configurações dele(o que é muito bacana) é completamente compatível com a Luna Engine que tô usando, me permitindo configurar as janelas da forma que eu quero. Sinceramente, o sistema está muito bom se comparado à versão do XP.

Mas vamos ao tópico, eu sempre curti jogos com batalhas táticas, ao contrário do povo que eu conhecia na época, que preferia mais ação do que estratégia.(e sim, GL...seu jogo tá na minha pasta de jogos rm desde que foi lançado).
Quando eu encontrei o Tactics de gba fiquei surpreso, como eu era fã da versão de PS eu comprei na hora. Acho que da série FF, os tactics e o FF que tem a Terra(não lembro qual versão ;-;) foram os únicos que joguei pra valer.

Talvez vou levar pedrada, mas eu nao curti o sistema de Juiz do FFTA. Poxa, a estratégia mais básica, que é juntar 2 personagens num inimigo só num unico turno, o juiz apitava, tip, sério isso? A luta tem que ser toda bonitinha de 1x1, etc.
Na primeira luta ja tive um personagem com "cartao amarelo".

Tipo, poxa, no FFT do PSx e do PSP pelo menos eu tenho TOTAL liberdade do que fazer nas lutas. Até porque quando vinha um behemoth ou alguem forte eu queria ter certeza de matar ele o mais rapido possivel antes do resto.
Our work is never over

Isso que eu achei bem chato também. Toda vez que eu tinha uma estratégia montada na cabeça pra mandar todo mundo focar em um certo inimigo antes que dê problema, o juiz apitava. Você deve montar sua estratégia, e não ter um juiz te dizendo o que fazer. Perde a essência da coisa...

Combates táticos (estilo Final Fantasy Tactics, Fire Emblem, etc) são meus favoritos em geral.

Infelizmente fazer jogos nesse estilo no RPG Maker envolve bastante trabalho extra, já que por mais que você possa criar ou usar scripts para esse tipo de batalha, o editor em si não vai te dar uma interface legal para trabalhar com isso e tal. Só se fosse feito um editor externo para companhar os scripts, talvez.

Outra possibilidade são uns táticos mais leves. Usando um sistema de batalha mais parecido com o tradicional de JRPGs, mas com posicionamento, range, area de efeito e outros elementos táticos. Um exemplo de jogo de RPG Maker que usa um sistema assim é o Exit Fate (que é um jogo legal, alias, recomendo).

baixaria e jogaria e tenho muita vontade de aprender ou pegar algum sistema de tatics feito por eventos para migrar pro mv