O TEMA DO FÓRUM ESTÁ EM MANUTENÇÃO. FEEDBACKS AQUI: ACESSAR

Qual Engine Devo Escolher Para Este Projeto?

Iniciado por TiagoCreed23, 23/03/2016 às 23:18

Olá, galera, tudo bem?

Não sei se aqui é a área certa para perguntar isso, mas tudo bem, qualquer coisa, deleto o post.

Como observação inicial, não estou perguntando qual é a melhor engine, isso é relativo, eu sei. Estou perguntando exatamente o seguinte: se você estivesse no meu lugar, qual rpg maker (ou outra engine) usaria para o projeto que descreverei bem resumidamente abaixo?

Estou com uma ideia de um RPG com um mapa grande, várias quests, focado essencialmente em enredo.
Seguem algumas funcionalidades que pretendo inserir:

  • Mapa do mundo em miniatura
  • Quests com vários NPCs
  • Mundo relativamente aberto e com áreas vastas e bem detalhadas
  • Luta em tempo real, no cenário mesmo
  • Sistema de decisões e vários finais
  • Sistema de crafting (é possível fazer isso nos makers?)
  • Pretendo criar um menu alternativo também, com glossário dos monstros, mapas, aba de missões, etc

Fico no aguardo da opinião de vocês

Grande abraço
Graduando em Engenharia de Computação na UFSCar.
Programador da equipe de desenvolvimento Phantom.
Página da Phantom (Facebook): https://www.facebook.com/Phantom-480575328817811/?ref=aymt_homepage_panel

Com essas descrições, recomendo bastante o Ace. Para mundos relativamente abertos e quests com vários npcs, falo com experiência.
Para cada sistema que você colocou aí, dá pra fazer certinho nela, inclusive o sistema de crafting que existem inúmeros.
Com um conhecimento básico em ruby, você pode até customizar scenes de alguns scripts para ficarem com a cara do seu projeto.

Você pode usar o MV também, mas lembrando que a engine é nova. Ela ainda dispõe de poucos recursos, por enquanto.

E outras engines como Unity e GameMaker...não. A não ser que você não vá fazer sozinho.

Minha sugestão de engine dependeria de quais áreas você tem pretensão / habilidade de se empenhar mais.

Pois fazer no VX Ace seria de longe a maneira mais confortável caso não queira lidar demais com programação ou criação de assets visuais e sonoros - praticamente tudo que você precisa já existe pronto para ele, e você poderia focar apenas nos aspectos mais específicos do seu jogo em si.

Caso esteja disposto a programar um pouco mais dos sistemas, mas ainda poder legalmente utilizar os gráficos e sons do RTP, aí eu recomendaria o MV. Ele tem mais potencial e liberdade que o VXA, mas acredito que você precisará fazer algumas das coisas que você quer (como, por exemplo, um combate em tempo real decente que acho que ainda não existe, mas não tenho certeza).

Se estiver disposto a programar tudo desde o básico do jogo, e a usar seus próprios gráficos e sons para tudo, aí eu recomendaria Unity.

Bom, já que vale citar outra engines, eu acho que a melhor pra open-worlds seria a UDK, porque nela
tu pode detalhar bem as áreas como falou e tem o auxílio de uma gama excelente na iluminação.
Mas não aconselho tentar fazer um jogo sozinho nela. Não mesmo.

Em qualquer das versões do RPG Maker tu vai esbarrar no limite do mapa que não vai te deixar fazer
um game em um mapa único para o mundo, como Skyrim. Mesmo mapas de 500x500 vão ser pequenos
para serem "um mundo".

Outra seria o lag gerado pelos eventos nesse mapa. Quanto maior o mapa, mais eventos, mais coisas
pra carregar, mais delay. O que não aconteceria em engines que tu pode carregar objetos e renderizá-los
à medida que vai precisando. Talvez tenha como fazer isso no maker, acredito que sim, mas duvido um
pouco que já exista.
Batalha ativa também é o problema, ao menos no meu ponto de vista. Não vi nenhum ABS que pode ser
considerado bom, todos têm falhas que os tornam cansativos e monótonos.
Enfim, recomendar eu recomendo o MV. Independente do que quer fazer eu acho ele superior às anteriores.
Mas tu vai ter esses obstáculos que citei, e um pouquinho mais, pois às trocas de scenes ainda geram um
drop de fps beeem considerável.
Menu, crafting, mini-map, finais diferentes, quests, isso será o menor de suas preocupações. Acredito
que já existam em todas versões do maker.

Não sei o que é crafiting então talvez minha opinião não conte muito, mas eu recomendo o Unity (caso você saiba bem trabalhar nele), ou os Makers do XP para baixo pois eles tem a vantagem de não ter limites de mapas como o VX/Ace/MV possui, eles exigem que o maker substitua um pelo outro não podendo ficar com ambos.

Mas eu já vi grandes trabalhos com as engines citadas (VXAce) porém exige certa experiencia por parte do Maker.

Espero ter ajudado.

Cara, eu sou da mesma do [user]Alisson[/user].. eu recomendo o VX ACE, por que é o que utilizo e digo que vale a pena, pela quantidade de Recursos disponíveis, realmente ele é uma ótima escolha!

Analisando esses sistemas, posso dizer que você vai ter dificuldade em 2.


  • Mundo relativamente aberto e com áreas vastas e bem detalhadas
  • Luta em tempo real, no cenário mesmo

A Primeira opção por causa do LAG que o programa irá gerar, portanto fazer um cenário muito completo irá causar diversos problemas com a taxa de FPS. Portanto eu diria que mapas bem divididos mas completo são a melhor escolha.

A Luta em tempo real será uma grande dor de cabeça, eu recomendo o uso do XAS, que é o melhor e mais aperfeiçoado ABS para o Maker, além de ter um vasto campo de configurações, opções e de jogabilidade, ele é sem dúvidas o melhor, mas para conseguir bons resultados é necessário você tirar boa parte do tempo pra mexer nele, aliás, partir do momento que você disse que queria esse sistema você deve ter conhecimento que isso será um problema, mas que pode ser resolvido, porém com bastante esforço e dedicação. Você pode tentar criar algo por eventos também, mas já pense que o trabalho será dobrado.




Em geral é isso, os outros problemas como o Gerar disse são meras coisas a se programar, mas não significa que elas não vão lhe causar alguma dorzinha, enfim, essas foram as minhas recomendações pessoais com base no que sei, agora forme a sua de acordo como preferir.

Muito obrigado pela colaboração de vocês, galera! A opinião de todos ajudou muito!
Aproveito para me desculpar pela demora em responder o post. Acabei ficando muito atolado na faculdade kk

Grande abraço
Graduando em Engenharia de Computação na UFSCar.
Programador da equipe de desenvolvimento Phantom.
Página da Phantom (Facebook): https://www.facebook.com/Phantom-480575328817811/?ref=aymt_homepage_panel