O TEMA DO FÓRUM ESTÁ EM MANUTENÇÃO. FEEDBACKS AQUI: ACESSAR

A Prova Final

Iniciado por NarukamiKyosuke, 19/07/2014 às 23:30

19/07/2014 às 23:30 Última edição: 20/03/2018 às 19:39 por NarukamiKyosuke

Criador: Franklin B. B. Bueno, Ederson Moutinho, Shayala D. Ferreira
Gênero: Educativo/Aventura
Versão: Beta 1.02
Iniciado em: 15/05/14
Finalizado em: Beta 1.01 em 17/07/14

Atualizações

01/06/2014 - Início do projeto
04/06/2014 - Início das pesquisas
09/06/2014 - Criação de roteiro, gráficos, etc
15/06/2014 - Início da criação do jogo
03/07/2014 - Versão de testes pronta
04/07/2014 - Teste com as crianças
10/07/2014 - Alteração dos gráficos de tileset do RTP pelos gráficos do artista Tsukurushirizu
17 a 18/07/2014 - Apresentação do projeto na 7ª ETEPMostra
19/07/2014 - Criação do tópico no CentroRPGMaker e na ArenaLivre
22/10/2014 - Criação do tópico na MundoRPGMaker
25/03/2015 - Adição de novos chars, mapas, diálogos, etc.
01/04/2015 - Lançamento do Beta 1.02!
20/03/2018 - Criação do tópico no CondadoBraveheart
[close]

Introdução

   Este é um jogo desenvolvido para o projeto científico "Jogo em Prol da Educação" para ser exposto na 7ª ETEP Mostra (2014). O "Jogo em Prol da Educação" é um projeto criado por alunos do 3° ano do ensino médio integrado com curso técnico em informática da Escola Técnica Estadual Portão (ETEP) de Portão/RS. O projeto visa a criação de um jogo que ensina a tabuada para crianças das séries iniciais do ensino fundamental para auxiliá-las em seu aprendizado.
   As crianças da sociedade atual logo após o nascimento já estão envolvidas com computadores e smartphones. Junto a isso, uma grande parte dos estudantes têm dificuldades em matemática. Pensando nisso, fizemos um "reforço" em matemática da forma que as crianças de hoje em dia entendem, em forma de jogo.

Preferi o colocar como completo por que ele tecnicamente foi lançado, mesmo na versão beta, ele foi apresentado ao público. Futuramente vou fazendo melhorias e fornecendo novos links para downloads, até que sua versão oficial seja alcançada.

Trabalho Escrito

História

   Seu herói é um garoto do 2° ano do fundamental que precisa estudar pra uma importante prova, infelizmente seu cachorro extravia seu caderno e as folhas com o conteúdo acabam voando pelo mapa. Seu objetivo é recuperar essas páginas e estudar para a prova final.

Sistemas

*Menu por Imagens
*Sistema de escolha de gênero.
*O sistema mais importante, embora simples, é o sistema de perguntas no final do jogo. A prova final é feita oralmente com a professora Raquel.

Planos futuros:

Perguntas da prova final serem aleatórias - Em desenvolvimento para ser lançado no Beta 1.02 (concluído)
Sistema para visualizar as páginas recuperadas no momento que quiser -  Em desenvolvimento para ser lançado no Beta 1.03

Imagens

ScreenShots

Menu por imagens


Escola Interior


Loja de Brinquedos
[close]

Banner

Usado na apresentação do trabalho: Aqui
colocado em link por ser 60cm x 90cm
[close]

Teste do jogo


A empolgação das crianças ao achar uma das páginas


Crianças fazendo contas com os dedos


Aprovação das crianças
[close]

Download


Agradecimentos

À nossa professora orientadora Josiane Troleiz Ferri pelo apoio e conselhos.
À escola e os alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Professor Álvaro Luis Nunes (São Leopoldo/RS), por abrir as portas de sua instituição e permitir-nos testar o jogo com as crianças.
À todos que leram este tópico.


Acesse esse Link Curioso

   Eu baixei e joguei  :XD: por ser um jogo educativo e pra crianças ao meu ver fico bem legal, como você disse que ainda ta em Beta, vou te dar uma dica, eu não sou criança mas vou  dizer pela irmã (fiz ela jogar rapidamente aqui também, ela está na primeira série) e as crianças de hoje como você disse no post estão muito ligados a tecnologia, creio que se você enriquecer os mapas com detalhes como: parques ou alguma referência a desenhos que eles estão acostumados no dia a dia, vai empolga-los mais na hora de jogar  :blink:
   Não tenho muito a dizer, pois como está em Beta vocês podem estar fazendo e mudando mais coisas neste momento, mas gostei.
   Boa sorte com o projeto  :clap:

Spoiler
Eu errei 4x6 e.e kk
[close]


Eu joguei o jogo e achei que ficou boa a ideia! :ok: Estava mesmo faltando um jogo educativo! Como é um beta, então está explicado o porque algumas falas estão  faltando, pois tem NPCs que não falam NADA, mas como a De disse, podia adicionar alguns lugares e enriquecer o mapa (mas nisso é algo que até mesmo eu tenho dificuldade), acho que também podia colocar mais desafios para achar as paginas, sabe? Como o que houve em um dos locais que para pegar teve que responder uma questão, tenho certeza que assim daria melhor ensinamentos as crianças! :XD:

OBS: Acho que você devia ter dito no tópico que o jogador pode escolher entre ser um garoto ou uma garota.
Meu blog:

01/04/2015 às 19:40 #3 Última edição: 01/04/2015 às 19:42 por NarukamiKyosuke
Embora seja 1° de abril, não é uma brincadeira, o projeto foi atualizado! Esta agora na sua versão 1.02! Alguns detalhes foram arrumados. Agora todos os NPC's dialogam, mais explicações sobre como funciona e pra que serve a tabuada, mapas mais bonitos, etc. Deixem suas opiniões para a versão 1.03 e, quem sabe, a versão completa... ;-)
Aguardem pois a continuação da série de games infantis "A Prova Final" Esta por vir...

Ah, e obrigado a todos que comentaram, me ajudaram com algumas melhorias!


Acesse esse Link Curioso

Essa versão melhorou muito! Mapas refeitos.... E vejo que piscina foi trocado por uma lanchonete, ou é um café? Mas bem, gostei dos personagens agora terem nomes e cada um com aparência própria! Porém noto coisas que você ainda peca... No tópico quando você coloca o enredo, acho que ao invés de colocar "garoto" deveria colocar "estudante", pois o gênero do herói é selecionável. No jogo em si a unica pessoa que referiu a personagem, caso você escolha a garota no feminino, foi a mãe. (Joguei com ambos personagens) Todo o resto é referido no masculino, inclusive a própria personagem refere a si mesma no masculino... Acho que devia concertar isso!

Emfim, todo o resto está muito bom, principalmente sabendo que é feito para as crianças! :ok: Só acho que seria mais legal mostrar mais interações dos personagens e alguns darem pelo menos umas dicas, entende? Algo como algum NPC dizer algo tipo: "3x4 é = 12 e o mesmo vale o contrario!" por exemplo. Mas de resto está de parabéns!!

Pergunta: Como é que todos os estudantes estão em todos os lugares?
Meu blog:

Esse jogo ficou muito bom, apesar de bem simples.
Eu gostei muito.

@Tagiru-kun:
Hum, obrigado pelas dicas. Eu realmente não prestei muita atenção na hora de criar os diálogos, vou arrumar o gênero nas conversas.
Eu coloquei os estudantes em todos os lugares pra não deixar muito vazio e pra dar uma certa presença dos amigos, como se os amigos estivessem sempre por perto, sabe? Claro que num jogo normal isso é errado, não tem como uma pessoa estar em 3 lugares ao mesmo tempo, mas como é para crianças achei que não teria problema, elas não vão julgar isso, espero. hehe

@Arck!:
Obrigado!  :ok:


Acesse esse Link Curioso

Ta bem legal, eu joguei para ver como estava e gostei pra caramba o projeto, curto mais bem legal ...


Um bom lugar se constrói
com humildade é bom lembrar


 Eu me lembro desse projeto. Joguei lá na Mundo RPG Maker. Gostei bastante dele. Mostra como o RM pode ser usado tanto para games casuais, como para games educacionais. Muito legal. Bom trabalho.
Prazer, Terror dos Modinha

Gostei da iniciativa, também estava pensando em fazer um game pro meu TCC, mas não poderia ser no RPG Maker(Que é uma pena kk), Vou baixar aqui pra da uma conferida.  :clap:

Primeiramente gostaria de dar os parabéns pela iniciativa, :ok: acho que o jogos tem um papel muito maior do que entretenimento e diversão para quem joga. O jogo, como uma forma de aprendizado é algo que já venho pensando a um tempo também. Parabéns pelo trabalho, como o foco são as crianças, acho que atendeu bem aos objetivos que tinham em mente.

Caso venha a sair uma outra atualização no futuro, gostaria de relatar um bug que deve ter passado batido. Quando você encontra com o cara na praça para pegar a 4° página, depois de já estar com ela, se o personagem iniciar um novo diálogo, a conversa inicia como se o jogador estivesse sem ela. É uma coisa bem simples, mas acho bom comentar haha. Aguardando a continuação da série. :coffee: