O TEMA DO FÓRUM ESTÁ EM MANUTENÇÃO. FEEDBACKS AQUI: ACESSAR

Peter contra os Clichês

Iniciado por bruno7570, 05/12/2015 às 00:01

05/12/2015 às 00:01 Última edição: 13/12/2015 às 00:39 por bruno7570
PROJETO EM FASE DE CONCEITUAÇÃO!

[info][/info]




[info]Esse é o nome da equipe,fabulous STAR games,
desenvolvido em meados de 2010, cuja intenção
era organizar e reunir um grupo de pessoas que
pudessem colaborar com ideia de criar jogos![/info]

A medida que o tempo passou, os projetos foram sendo engavetados, ficando apenas por mim a ideia que 300mb em materiais, desde o conceito de história a elaboração de um design e estudo de interação entre o jogador e jogo, ainda vale o esforço para trazer a tona esse projeto:






Como esse projeto do Peter contra os CLICHE'S™ teve inicio?

No período que estava como maker, sempre desenvolvendo e ajudando outros maker ativamente, comecei a observar alguns padrões de histórias, ideias e gráficos em jogos, que me divertiam muito. Eram jogos sensacionais, porém comecei a notar que o nome nos jogos eram sempre os mesmo:

       
  • A história de X: a vingança
  • Pokémon Y (que ironia não)
  • As Crônicas de não-sei-quem
  • As Aventuras de alguém-mas-quem
Isso era a uns 3 - 4 anos atrás. Então observando meu projeto engavetado e retornando as comunidades makers para saber o que se passa, descobri uma coisa logo de cara:
não mudou nada.

Projetos e mais projetos pipocam pelas comunidades sempre, com a mesma ideia, os mesmos gráficos (não crítico o RTP, mas sim o porquê da sua finalidade) e aí temos aquela máxima mais um do mesmo.

Então, Peter vem justamente com essa ideia de quebrar alguns paradigmas, adotando como principio o menos é mais, que assumirá de maneira repetida e clichezaça, um bom jogo, notório pela ironia que trará ao universo maker e pela tragédia cômica que a história desenrolará.




[bluealert]
H   I   S   T   Ó   R   I   A
[/bluealert]


Num antigo reino com muitas riquezas, havia um garoto, não muito inteligente, mas sabia fazer conta com três casas decimais, que morava em uma das vilas mais ricas situadas na periferia de todo o reino. Seu nome era Peter e tinha 16 anos; seus pais, Carl e Jane, mesmo morando em um lugar nobre, não passavam de mera costureira e trabalhador de campo que junto ao seu filho mantinha toda a renda oferecendo serviços às enormes fazendas e casarões, as vezes a família não conseguia o dinheiro, já que Peter se atrapalhava todo com as ferramentas, destruindo plantações e matando galinhas.

Em horas vagas, Peter costumava imaginar com coisas que jamais poderia ser, como um grande herói servindo o mundo, se tornar um grande fazendeiro-comerciante inteligente e até ser um vilão para saber a sensação de fazer maldades as pessoas. Gostava de se divertir com seus amigos em esportes de atletismo e disputa de gladiadores, mesmo só ele saindo com hematomas. E como era de se esperar, ele era apaixonado por uma garota que nunca deu a mínima para ele.

Loira, um pouco menor que Peter, Olhos azuis-esverdeados e filha de um dos grandes fazendeiros que o reino tinha, Peter havia visto pela primeira vez na grande feira que seu pai sempre participa com a venda de frutas. Carl evitava sempre sair com seu único filho em lugares de negócio, justamente por ter fama de encrenqueiro e desorganizado, mas depois daquele dia tudo mudou.  Através de amigos do pai de Peter, que trabalhavam dentro da corte do reino, ele conseguiu descobrir o nome de quem amava tanto, chamava-se Helena.

Num belo dia, onde o sol iluminava até as águas do profundo lago Jensen, localizado numa distante região distante do centro,  habitados por muitas espécies de criaturas desconhecidas, e de qualquer outra vila periférica, Peter queria fazer algo diferente do que costumava fazer em seu tempo livre, decidiu se aventurar na floresta próxima da vila.

Escondido, por medo de apanhar da sua mãe, pegou um punhal, um arco e flecha e entrou entrou floresta adentro. Ele ficou deslumbrado, pois nunca tinha entrado assim numa mata nativa, cheio de pássaros, pequenos seres e insetos das mais variadas cores e formas. Mas logo parou de se distrair com a natureza e observou um forte clarão entre as palmeiras que estavam em sua frente. Foi se aproximando...cada vez mais...a luz ia diminuindo de intensidade...até que avistou algo.

Era uma velha cabana, ainda por cima mal-acabada, com apenas um báu cheio de pó e uma cadeira de balanço. Peter então chegou perto, olhou para os lados e com sua mão tremendo abriu o baú. Dentro tinha duas coisas: um colar e uma carta, que pegou para ler.

Assim que você terminar o que deve ser feito,
olhe para a luz mais forte, que você conhece, para voltar.


Obviamente, não entendeu o que a carta quis dizer, mas não se importou, apenas pegou o colar com pedra de ouro. Curioso, foi chegando a porta para abri-la, antes olhou novamente se não havia alguem espiando e dessa foi observou o céu  também, foi quando ele olhou para o Sol...o que ele pode ver: foi um vulto vindo em sua direção, depois disso desmaiou...

O Sol começava a se pôr quando voltou a sua consciência, desesperadamente, Peter levantou e retornou para casa correndo. Quando chegou na vila, todos os moradores, artesões, fazendeiros, trabalhadores, estavam fora de suas casa discutindo sobre algum algo misterioso, nem mesmo sua mãe desconfiou da sua ausência durante o período que ficou fora, o assunto principal era a sombra que cobriu a vila e até mesmo o reino.

Passado a semana seguinte, Peter foi à feira para acompanhar seu pai e dessa vez criou coragem para falar com garota, com medo de inicio de levar um fora e seus amigos zombarem pelo resto da vida, logo ele se soltou para conversar e o assunto se tornou mais interessante para Helena, já na hora de partir eles combinaram de se encontrar toda a semana após a escola e deveres na praça central. Claro que Peter não estudava, por isso já ajudava de vez seu pai e ia direto ao local de encontro, nem se encontrando mais com seus amigos.

Finalmente chegou um dia tão esperado por ele. Iria entregar o colar com pedra de ouro como forma de selar sua amizade com ela e tentar se aproximar. Helena aceitou com muito orgulho o colar, aquilo significa para ela algo importante, pois ela era tímida e nunca recebia nada de ninguém. Naquele mesmo dia, Peter apanhou de sua mãe que percebeu que ele estava demorando para chegar e portanto ela também o castigou proibindo ele de sair durante duas semanas.

No dia da feira, Peter insistiu à sua mãe para que ele saísse para ajudar seu pai, mas a intenção dele era poder ver Helena...Não havia nenhum comércio no Centro, ela estava lotada de guardas, cavalos e carroças cercando o local. Carl ficou indignado com a situação e viu uma mensagem em uma placa em uma das entradas do Centro

Agora eu voltei para dominar o Mundo e todos os reinos.
Começando pela chave do mistério. Se insistirem eu explodirei tudo.
att. Akkos

Peter sabia que Helena corria o perigo, foi um dos motivos que o rei permitiu toda aquela segurança. Agora Peter partirá para sua aventura com único objetivo de salvá-la e proteger o mundo, essas eram as únicas coisas que ele podia fazer para tentar amenizar as tantas confusões que causou.

Mas há dúvidas no ar: O que tinha na cabana? O que era essa chave do mitério? o que estava relacionado com Helena: a própria pessoa ou colar com pedra ouro?




[bluealert]
S   I   S   T   E   M   A   S
[/bluealert]

O projeto contará com alguns sistemas específicos para a jogabilidade principal, por isso ainda não será detalhada, apesar de já haver estudos progressivos.


Sistemas por eventos em desenvolvimento
[PxC] Music-Display - LOG de atualização


  • Menus por eventos. Isso inclui
    • Tela de título
    • Menu de status
    • Menu de sistemas específicos, que ainda não estão detalhados.
  • Sistemas secretos e únicos. Ao menos dois já estão na lista e em desenvolvimento
  • HUD por eventos

Outros sistemas entrarão com parte da jogabilidade secundária.

  • Sistema de minimapa
  • Sistema avançado de mensagem
  • Sistema avançado de tempo
  • Translucidez de personagem
  • MOG Fog Effects
  • Passos



Estou revendo muitas coisas em minha pasta de projeto e a corrigindo muitas outras como inconsistência na história e missões, complementando alguns ideias de sistemas e aguardando principalmente o novo RPG Maker VM e pensar qual das plataformas irei utilizar, o RMXP ou o RMMV.

O Titulo não me agradará muito mas devo dizer que seu projeto possui um bom planejamento, a história está legal até, mas o que mais me chamou atenção foram os Sistemas! Bem legais e temos alguns avançados em, meus parabéns, boa sorte maninho  :XD:

 Opa, opa, todos contra o clichê :urra:!
É gostei do enredo, cômico, faz uma sátira aos famosos clichês...
Quando sair o projeto, com certeza jogarei.
Boa Sorte!!
----------
Edit

Ven...  :¬¬:
Cara você não morre mais nunca, eu ia ser o first...  :lol:

~Nada dura para sempre, nem mesmo a fria chuva de novembro...

~Gifts:
By Hiroto
By Hiroto #2
By Skyloftian


Já tinha visto o projeto antes, mas não cheguei a comentar, então vamos lá:

É legal ver idéias inicial tão bem fundamentadas como essa. O nome até tá legal e se não me engano já vi um nome bem parecido com esse num jogo que minha tia jogava, mas nem me lembro o nome direito, mas era parecido sim. Well, história engraçada e até envolvente. Sistemas bem planejados. Idéias bem fundamentadas. Tem tudo pra dar certo, vai lá, faça o projeto. o/


Your friend Sky
Quédate con Dios


Spoiler
Citação de: Ven online 05/12/2015 às 00:14
O Titulo não me agradará muito mas devo dizer que seu projeto possui um bom planejamento, a história está legal até, mas o que mais me chamou atenção foram os Sistemas! Bem legais e temos alguns avançados em, meus parabéns, boa sorte maninho  :XD:
[close]

Tudo bem, [user]Ven[/user]!
O nome havia pensado muito nele. Devo ter guardado em algum lugar toda uma explicação metafórica aqui kkk

Eu gosto muito de trabalhar via eventos, tenho bem a lógica da programação, mas conheço pouco sobre as linguagens, por isso não me estendo em outros campos, senão ficaria apenas criando e criando scripts e plugins.

Talvez por conta disso, alguns sistemas tem de ser via plugins (com comandos bem específicos) e assim já fico dependendo da galera que mexe com essa parte. O que por ser recente o Maker, está em fase de aprimoramento esses plugins, diferente do RMXP que tinha uns já finalizados com 130 funcionalidades kk
No fim, o que eu puder fazer para deixar o mais customizável e interligado, para mim, melhor é, e eu farei  :wow:



Spoiler
Citação de: Leocádia online 05/12/2015 às 00:14
Opa, opa, todos contra o clichê :urra:!
É gostei do enredo, cômico, faz uma sátira aos famosos clichês...
Quando sair o projeto, com certeza jogarei.
Boa Sorte!!
----------
Edit

Ven...  :¬¬:
Cara você não morre mais nunca, eu ia ser o first...  :lol:
[close]
[user]Leocádia[/user]
As vezes acho que pode se estender para lá de 360 dias algo jogável, mas pera... não vai embora kkk  :blink:



Spoiler
Citação de: Skyloftian online 05/12/2015 às 00:23
Já tinha visto o projeto antes, mas não cheguei a comentar, então vamos lá:

É legal ver idéias inicial tão bem fundamentadas como essa. O nome até tá legal e se não me engano já vi um nome bem parecido com esse num jogo que minha tia jogava, mas nem me lembro o nome direito, mas era parecido sim. Well, história engraçada e até envolvente. Sistemas bem planejados. Idéias bem fundamentadas. Tem tudo pra dar certo, vai lá, faça o projeto. o/


Your friend Sky
Quédate con Dios

[close]
Salve salve [user]Skyloftian[/user]! 

Talvez não seja aquele Hugo - the Game, já antigaço? Se puder lembrar hehe

Está uma correria da lasqueira kkk o projeto.. E é incrível, quanto mais vou mexendo, mais quero trabalhar nele, incrementar hahaha, se não organizo as ideias na minha cabeça para um papel depois eu esqueço e já tenho novas ideias... Mas tamo firme... Esse mês creio poder lançar um teaser do projeto :derp:

Depois de um longo período de avanços aqui nos bastidores, praticamente em todas as áreas:

  • gráfica
  • jogabilidade
  • eventos
  • mapeamento
  • roteiro

Estou organizando alguns sistemas para melhorar e para isso defini alguns logs de atualizações, que irei lançar aos poucos, até chegar o anúncio do projeto, oficialmente.

Um dos sistemas é chamado de [PxC] Music-Display

Eu o classifico como não essencial, mas incrementa na experiência da jogatina. Joguei diversos títulos, desde consoles a mobiles e computadores e uma coisa que chama atenção é quando tenho controle da playlist no jogo.

Pensando nessa situação, estou lançando diversas atualizações para esse sistema via eventos para que traga mais funcionalidades e não apenas um pop-up notificando que música está tocando agora. Para quem estiver interessado pode acompanhar, o LOG de atualização desse sistema no link.

20/04/2016 às 01:51 #6 Última edição: 20/04/2016 às 01:58 por bruno7570
Olá cavalheiros e damas!

Há muito que não posto algo (inclusive ansioso aqui na madruga para fazer essa postagem XD), mas agora desses tempos para cá, uma correria danada e aí também conhecendo outros jogos, que acabam influenciando, aqui no projeto do Peter x Clichês.

Meu real motivo é trazer para vocês um vídeo (agora oficial) que diria estar 99% pronta: a adaptação de gráficos/sistemas de grande parte da tela de título do RPG Maker XP e MV.
Na última atualização que passei por aqui, dediquei trabalhar o projeto com o RMMV, possibilidades absurdas que vocês podem conferir no vídeo comparativo logo abaixo, que mantenho engavetado o projeto quando produzia no RMXP e com a versão mais nova:

Peço para que vejam o vídeo em tela cheia, numa qualidade de no mínimo 720p, já que a resolução do projeto no MV é maior.






[info]Em outros tempos[/info]
Como disse, nem todos os sistemas que havia implantado no XP está no MV, ainda. Estou querendo inclusive aprender programar (apesar do curto tempo) e procurar algumas soluções. No momento, sistemas principais que estou aguardando.

  • ABS
(para ver se encaixaria melhor no projeto)
  • Melhor Sistema de Mensagem
  • e alguns outros também

Enquanto isso algumas coisas já estão em andamentos, que creio, estarei liberando uma versão alpha (podemos chamar assim? XD) desse projeto quando tiver 100hs de jogo aberto no RPG Maker (na última atualização que verifiquei está pouco menos de 31hs e meia. Então ainda tem chão pela frente).

O que vocês acharam dos resultados? O que passou pela sua cabeça quando assistiu a todo vídeo? Teria alguma outra ideia?

Saudades aqui do Centro  :XD:

Estive desaparecido, sim é verdade. Assim como todos que imagino aqui, minha vida também tem sido extremamente programada: trabalho, provas de faculdade, trabalhos de conclusão de curso, dieta, design (minha paixão), exposições, festas com amigos, esportes. E claro o RPG Maker sempre presente, ainda sobra um tempinho para o vídeo games e os livros.

Como diria Ben Parker, Com grandes poderes vem grandes responsabilidades e tenho trabalhado com tempo reduzido que nas minhas férias, porém constante no Peter contra os Clichês, e por mais que eu ache que a produção esteja devagar em relação as minhas férias, ainda me dá um orgulho por estar conseguindo aplicar algumas ideias que anoto no meio do caminho e edições no jogo, acreditando ai levar mais uns 2 - 3 anos para finalmente finalizá-lo. Sei que lá na frente a gratificação será grande, para mim e espero que para vocês muito mais.

Beleza, Bruno 75-alguma coisa, o que você tem para mostrar?

Terminei hoje o mapeamento do primeiro mapa do projeto, meio inusitado a temática, uma cidade urbana em um jogo de fantasia, que fará parte do tutorial  e epílogo do jogo.
Como podem ver, faltam muitos detalhes: iluminação, eventos paralelos, o efeitos de partículas e animações.

Spoiler
[close]



Aqui vai um brinde. Já estou cuidando da parte de animação, em que algumas coisas vão ser mudadas, mas o mapeamento que fiz dos objetos será mantida, apenas os gráficos irei trabalhar neles individualmente para que estejam harmonizados entre si.

E deixo aqui um das primeiras animações que estou trabalhando, minha intenção será deixar o parquinho desse primeiro mapa super animado, fazer a magia acontecer lá :wow: :wow:


Até a próxima!