O TEMA DO FÓRUM ESTÁ EM MANUTENÇÃO. FEEDBACKS AQUI: ACESSAR

Sobre formas de diálogo

Iniciado por LoboShow, 09/07/2013 às 16:28

  Todos sabemos que um português correto é mais que essencial em um jogo.  Mas sabemos também que algo essencialmente correto demais não muito é bom em certas partes.  Quando digo isso, me refiro a diálogos.  Vejam os exemplos abaixo:

"Por que me seguindo?"
"Por que está me seguindo?"

"Eu me encontro mal hoje."
" mau hoje."

  Deu pra entender, não é? Usar diálogos de forma "não correta" dá um tom mais pessoal para o jogo, sendo mais direto com o jogador.

  O que acham de usar um tom pessoal nos diálogos? Acham que tem que ser assim? Ou tem que ser sempre da forma correta? Obs: Estou me referindo a diálogos e não aos outros textos do jogo.  Obs²: Isso não é uma dúvida minha, é só um tópico para expor opiniões.

Acho que pode ser usado como um recurso para deixar "mais real" pois a maioria das pessoas falam assim...(Pelo menos por aqui...)

Mas claro somente usa-lo as vezes , pois ler um diálogo repetindo isso não é nada legal...

E também seria bom apenas em personagens novos , anciões , velhos e quaisquer que seja o título , deve portar uma linguagem mais culta...

Eu não curto.

Utilizei um pouco de linguagem informal na demo do meu projeto, e jogando essa mesmo demo algum tempo depois percebi que não ficou legal.

Prefiro usar o bom português da forma correta, mas com alguns pontos de descontração, por exemplo adcionando onomatopeias as frases.

Bem, depende do caso...
Eu acho que uma boa acentuação e pontuação sempre devem ter em qualquer diálogo.
Mas para diferenciar o melhor tipo de linguagem para usar em um diálogo dependeria da ocasião.

Por exemplo, o jogador falando com um Rei. É claro que o rei vai usar a linguagem formal, e não palavras como tá, tô etc. e sim como está, estou etc.

Agora um camponês vai sim usar a linguagem não formal, não é?

See ya amigos õ/
"Pode-se enganar a todos por algum tempo; pode-se enganar alguns por todo o tempo; mas não se pode enganar a todos todo o tempo."

Ei, você, você mesmo! Tá afim de ver um projeto legal? Clica embaixo!


Por mim depende da personalidade do personagem

Exemplo: Estão em um grupo um char velho,uma médica e um garoto

O Velho não vai dizer:
Matou o monstro? é tóis!

A Médica não vai dizer:To arrumando um cara rasgado aqui calma.

(a não ser que o game seja de comédia,sem graça por sinal)

Por mim seria interessante unir as duas linguagens Informal e Formal
porém as linguagens devem ser colocadas em personagens que exigem
tal comportamento (seja formal ou informal)

afinal,seria estranho um garoto de 9 anos falando na 2° pessoa por exemplo :O_O:

Citação de: SimonMuran online 09/07/2013 às 17:54
Por mim depende da personalidade do personagem

Exemplo: Estão em um grupo um char velho,uma médica e um garoto

O Velho não vai dizer:
Matou o monstro? é tóis!

A Médica não vai dizer:To arrumando um cara rasgado aqui calma.

(a não ser que o game seja de comédia,sem graça por sinal)

Por mim seria interessante unir as duas linguagens Informal e Formal
porém as linguagens devem ser colocadas em personagens que exigem
tal comportamento (seja formal ou informal)

afinal,seria estranho um garoto de 9 anos falando na 2° pessoa por exemplo :O_O:

Ele diz trocar 'está' por 'tá', 'irá' por 'vai', esse tipo de coisa... Mas não escrever como uma vadia louca.


Apoio isso, além de deixar menos "robótico". Mas tem que ser meio moderado... Eu nunca colocaria: "Você disse que não tá mas eu disse que você tá porque odeio mentir, e você tá.". Enfim, deixaria legal, dependendo da ocasião.

@Guilher_MakerVX
Spoiler
Citação de: Guilher_MakerVX online 09/07/2013 às 18:13
Citação de: SimonMuran online 09/07/2013 às 17:54
Por mim depende da personalidade do personagem

Exemplo: Estão em um grupo um char velho,uma médica e um garoto

O Velho não vai dizer:
Matou o monstro? é tóis!

A Médica não vai dizer:To arrumando um cara rasgado aqui calma.

(a não ser que o game seja de comédia,sem graça por sinal)



Por mim seria interessante unir as duas linguagens Informal e Formal
porém as linguagens devem ser colocadas em personagens que exigem
tal comportamento (seja formal ou informal)

afinal,seria estranho um garoto de 9 anos falando na 2° pessoa por exemplo :O_O:

Ele diz trocar 'está' por 'tá', 'irá' por 'vai', esse tipo de coisa... Mas não escrever como uma vadia louca.


Apoio isso, além de deixar menos "robótico". Mas tem que ser meio moderado... Eu nunca colocaria: "Você disse que não tá mas eu disse que você tá porque odeio mentir, e você tá.". Enfim, deixaria legal, dependendo da ocasião.
[close]


trocar 'está' por 'tá', 'irá' por 'vai' é linguagem informal,mesma linguagem que usei nas frases acima
só que exemplifiquei de modo bem informal pra expor a minha opinião de que "a formalidade da frase depende
da personalidade do personagem,faltou um pouco de interpretação mas não tem problema  :blink:

Apoio o Simon, acho que o diálogo tem que se adequar a situação. Dois jovens não vão conversar da mesma forma que conversariam com um médico ou um professor. Além disso eu acho que empregar uma linguagem informal deixa o diálogo bem mais real.

Uma coisa que eu sempre odiei foi personagens de jogos/livros/filmes que se passam na época atual e falando de um jeito que não parece ser dessa época.  Um exemplo, alguns meses atrás tentei ler uma história do Augusto Cury (O Colecionador de Lágrimas) que minha tia tinha deixado na minha casa. Eu não estava aguentando ler mais de uma página por dia por causa da fala dos personagens que não combinavam nem com a realidade e nem com a situação. Como numa hora que o professor estava discutindo com um aluno e este diz: Você me injuriou! (Que aluno iria usar essa palavra durante uma discussão?) Depois disso não consegui ler nem mais uma frase sequer.

Enfim, não creio que a forma corretinha demais deixa um jogo mais bonito, pra mim só deixa os diálogos menos reais.

Viva a lenda!



01/08/2013 às 15:14 #8 Última edição: 01/08/2013 às 15:16 por Poké Trainer
Bom, não li todas as respostas(não me julguem, tô com preguiça :ded:), mas resolvi responder mesmo assim. Eu acho que tem muitos fatores que podem influenciar,como o contexto, a pessoa que falou, a época onde foi dita a frase, ou mesmo leiguice do escritor. Ex: Um garoto, nos dias atuais não iria falar: Poderei eu saber porque vossa senhoria está me seguindo? Não cola né. Ficaria melhor como: O seu arrombado, porque cê te me seguindo? Entende? Eu particularmente acho que é um dos jeitos de demonstrar como o personagem é real, criando um jeito dele falar, sendo de época ou grupo social. Entiende?



Básicamente, o que todos disseram. Existem vários recursos para tornar seu personagem real ou até a destacá-lo. Sempre tem um personagem maroto em dublagens que recebe um sotaque diferente para demonstrar a ideia de que ele é estrangeiro, além de outras coisas.

Mas usaria apenas em pequenas ocasiões. Passar um diálogo milimetricamente correto para algo inteligível e quase grotesco é algo tenso demais. Há de averiguar uma harmonia, de acordo com o personagem.

Eu pessoalmente, uso linguagens figurativas, expressões e algumas contrações de palavras (famosos "tá", "tô", "pra" e afins) para demonstrar uma linguagem jovem, enquanto pessoas de personalidade madura ou de mais idade preservo uma linguagem formal.


Quando eu cai, na verdade, você me viu entrar para a História.