O TEMA DO FÓRUM ESTÁ EM MANUTENÇÃO. FEEDBACKS AQUI: ACESSAR

Movimento IRPG

Iniciado por Zuko, 23/07/2013 às 15:21

Movimento: Inspiração RPG



"Ora só, o RPG Maker, uma ferramenta um tanto limitada e pouco atrativa aos desenvolvedores avançados, produzira tantos jogos bons em seus áureos tempos. Quem diria. Esta mesma ferramenta desacreditada produziu e ainda produz grandes círculos de nerds e curiosos que sonham em produzir seu próprio projeto. O tempo passou, a ferramenta se desenvolveu, mas algo fez sua popularidade nadar contra a correnteza tanto esperada. Geralmente quando se melhora o que era regular ou atribui algo que faltava e era tanto requisitado, a tendência é que o destino jogue ao seu favor. Não com o RPG Maker. Culpa-se a pirataria, as comunidades, o custo-benefício do motor e até certa mediocridade de seus fãs. Pode ser uma ausência de criatividade ou apenas um hiato. Não se sabe o que houve. Torcemos para que não dure tanto. Torcemos para que o brilho de se criar jogos e "remakes" não tenha se perdido com o tempo. Torcemos para que seja apenas um drama triste para nos revelar um final fantástico."

~Objetivo
Conseguir instigar um sentimento, uma chama, uma vontade em cada um de vocês, jovens curiosos e nerds, para retomarem suas atividades como makers.

~Proposta
Tentar reunir grupos para reproduzir novas versões não-oficiais de jogos consagrados que fizeram parte de nossa infância. Atualmente as comunidades possuem ferramentas, recursos e pessoas qualificadas para tal feito.

~Organização
É permitida criação de grupos com os mesmos "temas" de outros. Dois como Final Fantasy, um como Dragon Quest, quatro como Legend of Zelda, três como Suikoden. Indiferente. Histórias seguindo a cronologia dos jogos originais, a mesma história ou histórias completamente avulsas. Indiferente também. O interesse não é competir entre si ou em busca de um prêmio. Muito menos criticar e ser criticado, mesmo que positivamente. O interesse é ser criança, mesmo que por pouco tempo. Reviver aquele sentimento de que tudo é possível desde que se acredite. Acreditar. É o que basta.

~Diversão
Apenas para fins de diversão, postem neste tópico como irão fazer, o nome do jogo e uma sinopse. Coisas simples. Nada demais. Pode ser um nome incrivelmente estúpido, uma sinopse pior ainda, mas que o projeto seja posto como objetivo. Pode ser longo, pequeno, bem feito ou bem relaxado.

~Dicas
No que precisarem em recursos tentarei estar ajudando ao máximo possível. Podem me contatar via PM que estarei buscando pessoal, ajuda e recursos. Poderei dar minha opinião tranquilamente sobre seus jogos, histórias ou até sobre problemas pessoais.

~Opiniões
Quem quiser deixar sua opinião, sugestão ou seja lá o que for, fique a vontade e peço apenas que, se possível, deixe em maiúsculo logo no início da mensagem se é opinião, sugestão, elogio, dúvidas ou se quer apenas me seduzir. Aliás, quem quiser colaborar fazendo banners do movimento, signs, modelo de postagem e espalhar esta mensagem está livre para fazer voluntariamente.


~Materiais de apoio à causa
-Jack: BANNERS
"Apenas uma Lenda..."

23/07/2013 às 15:36 #1 Última edição: 23/07/2013 às 15:43 por BieelDesigner
BANNER.

Para facilitar as coisas, peguei meu tópico na MRM e postei. xD

Bom, quero antes de tudo, dar os parabéns a você, Zuko. Essa iniciativa é muito bela, de fato o importante é se divertir acima de tudo.
Irei fazer umas banners para o concurso, assim que terminar, irei editar nesse tópico mesmo.
Muito boa iniciativa, Zuko!

-EDIT-

[url=http://centrorpg.com/discussoes-e-opinioes/movimento-irpg/msg31256/#top][IMG]http://i.imgur.com/1e42vRi.png[/img][/url]

20kb

[url=http://centrorpg.com/discussoes-e-opinioes/movimento-irpg/msg31256/#top][IMG]http://i.imgur.com/fEhT6ya.png[/img][/url]

20kb

[url=http://centrorpg.com/discussoes-e-opinioes/movimento-irpg/msg31256/#top][IMG]http://i.imgur.com/uEkdX2T.png[/img][/url]

20kb
Galeria:


 Opa, valeu BieelDesigner. Aí fica mais fácil para o pessoal não ter que ficar redirecionando para lá. :D

Obs.: Só faltou redirecionar os links para cá. xD
"Apenas uma Lenda..."

Legal seu concurso(da pra falar assim né ?) ou campanha.
Uma duvida, esses jogos seriam um mini game ?
Boa sorte e sucesso!

Pensando no assunto '-'

 É mais para uma campanha. Bem, pode escolher minigames ou o que desejar. O objetivo é trazer o RPG Maker às raízes, quando montávamos games não-oficiais baseados em um original. Tal como versões de Mario, Saint Seiya, Zelda e Pokémon.
"Apenas uma Lenda..."

  "O interesse é ser criança, mesmo que por pouco tempo. Reviver aquele sentimento de que tudo é possível desde que se acredite. Acreditar. É o que basta."  Cara, se tu fosse uma mulher, eu te daria um beijo de língua bem molhada por causa dessa bela frase...

  Há tempos atrás eu estava querendo fazer um "remake" dos dois primeiros Final Fantasys lançados para NES.  Então, como voltei mesmo para a cena maker, seria interessante retomar esse projeto com mais alguém.

  Como estou com ideia de dois projetos já em desenvolvimento (sozinho), eu só vou começar a ideia que citei acima se mais alguém se juntar a mim, coisa que seria interessante.  Interessante por que trabalhar em conjunto seria algo interessante e divertido, visto que nunca trabalhei em um projeto assim.  Sem mais delongas, quem quiser se juntar a mim nesse remake de Final Fantasy, me mande mensagem privada.  O fato é que não será um remake mega-fodástico, mas sim algo a altura para ser feito e lembrado para os já old school que jogaram.

  Ótima iniciativa, Zuko.  Vale deixar claro também que, caso alguém queira iniciar outro projeto clássico, pode me contatar, posso ajudar com ideias com a minha pouca habilidade de roteirista.  Gostei muito mesmo da ideia.

É um movimento interessante e realmente tempos atrás tinhamos mais projetos de remakes do que temos hoje, apesar de que pode-se observar um ótimo remake de um projeto que inclusive está concorrendo na atual edição do PP.

O lado positivo de um remake é ter um público já formado antes mesmo de lançar uma demo ou o jogo completo, só ao criar um tópico com o título de Chrono Trigger, por exemplo, ele já vai chamar mais atenção e visualizações dos membros, por outro lado, muitos dos que ingressam no RPG Maker o fazem pelo simples sonho em ter aquela história que imaginou finalmente colocada a prática em um RPG.

Mas, vale a iniciativa e sempre é bom ter makers experientes oferecendo suporte para ajudar em projetos, só acho que poderia pensar em algo a mais nisso, algum incentivo mais forte para que mais membros 'abracem a causa'.

Valeu Zuko!

Citação de: Uhtred online 23/07/2013 às 19:05
[...] só acho que poderia pensar em algo a mais nisso, algum incentivo mais forte para que mais membros 'abracem a causa'.
  E o que seria esse "incentivo"? Prêmios? Acho que só o que o Zuko mostrou no tópico principal já é o incentivo que todos devem ter, pois é algo voltado para a diversão dos bons tempos.  Colocar prêmios para ver quem "criar o melhor remake" (veja bem, é só uma exemplo do que poderia acontecer) iria fazer surgir vários projetos de merda só para tentar ganhar tal prêmio.  Não sei você, mas jogos ruins só feitos para ganhar algo não é muito bem visto por mim.

Na verdade não me referia a prêmios, e sim outros incentivos visando mais a parte criativa do jogo em si.

Coisas como packs de resources de jogos, tipo pack de FF, pack de CT, além de tutoriais de sistemas que façam parte de projetos desse tipo.

Ou então trazer download de alguns exemplos de bons remakes criados no maker, ou então alguns videos de remakes feitos no maker.

Enfim, coisas do tipo que façam o maker olhar e pensar "uau, quero começar um projeto assim".

Fantástico Zuko, adorei a idéia... pelo jeito você é das antigas também, da época que o povo se divertia fazendo jogos, e a maior preocupação não era achar o script pra isso e aquilo, mas sim terminar o jogo.  :clap:
Estou fazendo um game novo, espero que quando terminar o mesmo possa me juntar a esse movimento com vocês.


Contem comigo.

Faz tempo que estou ameaçando fazer um Remake de um dos Phantasy Star clássicos,  talvez agora tome vergonha na cara e tire a homenagem do papel.

Se alguem estiver a fim de me dar uma mão na ideia sabem onde me encontrar. \o





24/07/2013 às 20:40 #11 Última edição: 25/07/2013 às 13:40 por Zuko
~lobozero: Obrigado por apoiar a causa e participar dela também. A ideia é essa que você deixou: Algo a altura. Agora que marque e faça reviver aquela sensação da fantasia ser a realidade.
~Uthred: Intessante essa ideia de trazer vídeos de remakes para o pessoa curtir ainda mais a ideia de criar jogos. Porém, quanto aos prêmios, eu apenas não quero "subornar" os makers com coisas que de nada vão servir. MAS, estou planejando expôr, se possível, todos os jogos desenvolvidos com o projeto em fóruns norte-americanos, alemães, franceses e entre outros.
~Ceodore: Obrigado pelo apoio. E sim, sou das antigas. Sou aquele que ainda acha que dá pra ir pro subterrâneo através de um cano ou fazer um kamehameha. xD
~GuilhermeDL: Isso sim. Aliás, tem um rapaz na Mundo RPG Maker querendo fazer uma homenagem ao Phantasy Star também. Se quiser, posso até contatá-lo.
"Apenas uma Lenda..."

[Motivo do Double-Post: Novas Informações]


Antes de mais nada, gostaria de reforçar minha felicidade pelo movimento estar empolgando um bom número de makers: Obrigado a todos pelo apoio. Voltando ao objetivo principal de meu post, vim aqui trazer uma pequena lista de 38 jogos que provavelmente fizeram parte da vida de vocês e que poderão ser temas de seus projetos. Estará MEIO organizado por "níveis de dificuldade" na hora de os projetar.

JOGOS QUE MARCARAM NOSSA INFÂNCIA



~Entretenimento Rápido
Tetris
Snake
Space Invaders
Pac-Man
Bomberman
Pinball
~Plataforma
Super Mario
Sonic The Hedgedog
Metal Slug
Sunset Riders
Alex Kidd
Donkey Kong
Mega Man
Prince of Persia
Castlevania
Metroid
Contra
Aladdin
Super Tartarugas Ninja
~RPG e Aventura
Phantasy Star
Suikoden
Kingdom Hearts
Legend of Zelda
Saint Seiya
Dragon Ball RPG
Dragon Quest
Valkyrie Profile
Chrono Trigger
Advance Wars
Crash Bandicoot
Jurassic Park
Age of Empires
~Ação e Esportes
Mario Kart
Mortal Kombat
Resident Evil
Street Fighter
Tomb Raider
International Superstar Soccer

Quem estiver disposto a escolher algum tema, sozinho ou com sua própria Equipe, poderá deixar uma mensagem aqui mostrando o tema escolhido, engine, como fará e etc. Estou aqui a disposição para auxiliar no que precisarem.
"Apenas uma Lenda..."

 Bom irei contribuir com jogos rápidos... Abaixo uma imagem do que estou fazendo..
---
Detalhe a logo.. fica mudando de cor



Olá estou a fazer um jogo de Pac-man, mas este quero que seja diferenciado, uma especie de bomberman misturado^~

E gostaria muito que alguém me ajudasse em alguma especie de roteiro, nada muito longo. pois quero fazer chefes como o bomberman por exemplo.(mas se alguém fo me ajudar darei a base, personagens e chefes, assim sendo podem elaborar uma ordem para todos, e até um objetivo para o pac-man que no caso do jogo que estou fazendo é um garoto)

Estou montando os puzzles, e o design não preciso de nada por enquanto.
Os chefes serão estilo bomberman, que ao passar por exemplo fases 1-1, 1-2, 1-10, assim...
(os chefes serão diferenciados e o sistema de pac-man em geral serve para acumular pontos, pretendo fazer uma loja, que se compra corrida, entre outros que tentarei pensar kkkkkkk)

Se alguém quiser me ajudar, ficarei agradecido, e estou usando o RTP( E penso em fazer alguns tiles tbm, para não ficar enjoativo).

Caso ninguém possa... aí faço um simples mini-game de fazes aleatórias, com um sistema de pontos(recorde).
Não sei se irei conseguir concluir em agulmas semanas, mas tentarei ao máximo.

Imagem ilustrativa
Spoiler
[close]



E lembrem-se do que adianta fazer um jogo totalmente ripado do original, se não mostrando o que o maker realmente é?



Entre o original e um fan game, eu prefiro jogar o original, já que dá no mesmo^~