O TEMA DO FÓRUM ESTÁ EM MANUTENÇÃO. FEEDBACKS AQUI: ACESSAR

Em qual país o Rpg Maker é mais usado? E porquê?

Iniciado por Chaos, 21/08/2013 às 20:44

E ai galera, blz?

Bom, é isso ai mesmo. Algum tempo atrás eu ouvi alguém falando que no Brasil o Maker ainda é 0% divulgado, e mesmo assim eu vejo muitos fóruns decentes e cheios de conteúdos bacanas.  E talvez, acho eu, os brasileiros sejam aqueles que mais 'brincam' no Maker.

Sendo o ÚNICO maker do meu país, eu me sinto meio que solitário nas comunidades que frequento. Claro, fiz grandes amizade e aprendi muita coisa, sobretudo nos fóruns brasileiros que são aqueles que falam a mesma língua que eu.

Então, onde o maker é mais utilizado?  Japão? EUA? Brasil? França?

LMAO, enfim, onde e o que mantêm o maker forte nesse país?





Não creio que alguém tenha feito alguma pesquisa do tipo. Se eu fosse chutar diria que é o Japão (onde a engine foi produzida e vendida primeiramente) ou talvez os EUA. O Brasil eu tenho certeza que não é o lugar mais popular da engine, mas também não acho que a divulgação seja tão baixa.

Viva a lenda!



 Creio que seja no EUA e Japão, onde tem as empresas.
Mesmo tenho muitos brasileiros nos fóruns, pessoalmente não conheço ninguém aqui na minha cidade que mexe com RM.

2010 ~ 2016 / 2024

22/08/2013 às 12:31 #3 Última edição: 22/08/2013 às 12:47 por Kazuyashi
Japão com certeza é o maior polo de RPG Maker no mundo. Sem discussão sobre isso. Depois dele, talvez EUA, mas não estou certo. Tenho quase certeza que a comunidade alemã é tão ou maior que a estadunidense. Ao menos os makers lá são bastante aplicados.

Mas o Brasil não fica muito atrás não. Somos uma das maiores comunidades. \o Quase certo que a maior da América Latina.

Um grande abraço!

Kazuyashi.

Mesmo sendo o Japão e os EUA/Alemanha provavelmente os maiores polos de RPG Maker no mundo, eu ainda acho que nas comunidades brasileiras tem mais gente nova, mais jovens potenciais entrando a cada dia e consequentemente mais VIDA nas comunidades.

Por exemplo, quando eu participo em fóruns gringos, eles têm o ar de ser algo mais 'profissional', mais ligado na coisa em si. Nas comunidades brasileiras, por outro lado, eu vejo mais amizade (e também mais briguinhas :p) e intercâmbio entre os membros. Por vezes as comunidades acabam virando uma guilda de amigos ou até uma 'rede social', kkk



Hahahaha, gostei da definição que você deu de Comunidades brasileiras Makers. De fato, apesar das intriguinhas internas e externas de praxe, as comunidades realmente não passam de uma grande guilda de amigos.

Uma vertente até leva a coisa para o lado mais 'profissional' da história, mas ainda assim não deixa de se divertir e interagir com quem leva como um hobby. No geral, as pessoas não se unem para produzir jogos profissionais ou coisas do tipo. Se unem simplesmente por gostarem de RPG e quererem se divertir com ele. Essa deve ser uma característica tipicamente brasileira, acredito.

Mas em termos quantitativo e qualitativo, ainda estamos atrás no ranking. rs

Um grande abraço,

Kazuyashi.