O TEMA DO FÓRUM ESTÁ EM MANUTENÇÃO. FEEDBACKS AQUI: ACESSAR

As coisas andam paradas...

Iniciado por Kazuyashi, 27/08/2013 às 14:45

Eu não tenho sido o mais ativo dos membros e na verdade estou bem longe disso, mas ainda assim não pude deixar de perceber que as coisas estão bem paradas, não só na CRM mas também nas outras comunidades.

Talvez o RPG Maker esteja ficando para trás em função das engines que vêm surgindo, e como consequência os fóruns estão aos poucos entrando em processo de congelamento. Ou talvez de alguma forma falte incentivo aos novatos e estes prefiram abandonar o maker. Ou sei lá...

Vocês também sentem este esfriamento gradual nas comunidades? Se sim, na opinião de vocês qual seria o porquê disso? Há algo que possa ser feito a respeito?

Um grande abraço,

Kazuyashi.


27/08/2013 às 14:51 #1 Última edição: 27/08/2013 às 18:08 por Bieel
Minha opinião é: o motivo de tudo estar parado somos nós mesmos. Até porque se pararmos para pensar, é nós (makers) quem damos a iniciativa e o movimento com o que temos a oferecer! Ou resumindo, falta de interesse da nossa parte. Mas isso é passageiro.
Galeria:


Acho que é meio que o esperado. A comunidade é tipo com gráfico de seno ou cosseno, sobe e desce. Tem hora que as coisas ficam bem movimentadas e depois de um tempo esfria.

Acho que o que se deve fazer é criar tópicos desse tipo. Debates, eventos e coisa parecidas para motivar os membros a falarem e postarem coisas.

Viva a lenda!



Concordo com os dois. Da mesma forma que falta interesse em incentivar os novatos, deixamos por vezes até de incentivar a nós mesmos. Talvez concursos e interação entre membros ocorrendo com mais frequência ajudem a mudar este cenário. Espero que seja passageiro mesmo. É um período meio que 'negro' para o RM nacional.

Valeu pela opinião de vocês!

Um grande abraço,

Kazuyashi.

  Já deve ser o milésimo tópico desse tipo que leio pela minha vida Maker.

  Ah, vou deixar pra criar o meu jogo depois, deixa eu ir ali jogar uma partidinha de lol.  Pronto, terminei a partida, ah, deixa eu ir ali jogar Tibia um pouco.  Aham, Tibia tava rulando, agora deixa eu ir ali no Crysis 3 fazer uns furos.  Eita porra, que merda boa é essa? Ah, o dia tá acabando, vou deixar o Maker pra amanhã.

  Sim, essa acima é a minha opinião.  Antes de virem de mimimi, leiam com atenção e tentem interpretar.

Citação de: lobozero online 27/08/2013 às 17:31
  Já deve ser o milésimo tópico desse tipo que leio pela minha vida Maker.

  Ah, vou deixar pra criar o meu jogo depois, deixa eu ir ali jogar uma partidinha de lol.  Pronto, terminei a partida, ah, deixa eu ir ali jogar Tibia um pouco.  Aham, Tibia tava rulando, agora deixa eu ir ali no Crysis 3 fazer uns furos.  Eita porra, que merda boa é essa? Ah, o dia tá acabando, vou deixar o Maker pra amanhã.

  Sim, essa acima é a minha opinião.  Antes de virem de mimimi, leiam com atenção e tentem interpretar.

Exatamente isso. Confesso que aconteceu comigo durante quase todo o meu tempo maker (hoje em dia não utilizo a engine tanto quanto devia).
Não fui feito para dar continuidades a longos projetos, tal como a maioria das pessoas. Digo isso afirmando completamente a opinião do lobo. Você deixa o trabalho de lado, colhe a preguiça e vai jogar. Creio que seja isto.

fear is the mind-killer

Talvez está parado pois de vez incentivar os novatos os makers já fala criticas destrutivas que faz ele não querer continuar o projeto assim o novato se sente desmotivado e prefere ir jogar algo de vez tentar mais uma vez fazer um projeto!

Citação de: lobozero online 27/08/2013 às 17:31
  Ah, vou deixar pra criar o meu jogo depois, deixa eu ir ali jogar uma partidinha de lol.  Pronto, terminei a partida, ah, deixa eu ir ali jogar Tibia um pouco.  Aham, Tibia tava rulando, agora deixa eu ir ali no Crysis 3 fazer uns furos.  Eita porra, que merda boa é essa? Ah, o dia tá acabando, vou deixar o Maker pra amanhã.
Haha, eu faço isso direto. Procrastinar é a palavra.
Esse é um grave problema, que inclusive pode ferrar com a vida do cidadão que exagerar na dose da procastinação. Minha solução: foque em algo e FAÇA. Não espere. Não lamente. Só faça.

Se a comunidade for ativa, digo nós mais velhos, tenho certeza que tudo se movimentara um pouco melhor. Apesar desse declínio também ser natural, já que uma hora ou outra tudo chega ao fim, mas vamos adiar esse fim o máximo que der haha. Mais Concursos? funcionam a curto prazo, mas a longo prazo eu não sei. Só se dessemos um jeito de criar uma comunidade ultra competitiva em que tudo é na base de prêmios e afins (o que eu acho muito ruim).


Só mais uma coisa... Temos que ver o que os membros querem também, afinal, o que eles querem? Finalizar um jogo e ver ele sendo JOGADO? Inchar seus egos virtuais? You know, a vaidade virtual destrói um pouco a ideia dessas comunidades.





Eu acho assim: Os tempos mudaram.

Antigamente todos faziam jogos por diversão, e interpretavam críticas facilmente, hoje... É tudo ouro, reconhecimento, elogios... Tem uns que até deixam de postar uma contribuição com medo de serem criticadas...

Além disso, o senso crítico anda muito mal. Ou a pessoa manda um recadinho desse tipo:
AHHHH AMEI TEU PROJETO FULANO ESPERO A DEMO *-*
Ou assim...
Nossa cara, teu projeto tá horrível, desista!
Ou seja, no que estas frases acima ajudam? Absolutamente NADA! O primeiro, deixa o maker muito mal acostumado, tanto que receber uma mínima crítica já pensa em desistir, e a segunda desestimula o maker PRA CARAMBA. (desestimula mais do que 45 dias sem receber uma resposta no tópico)

Não é que o problema seja da engine, pois cada engine tem seu ponto forte, e o maker não está regredindo; e sim progredindo, só não no Brasil. O Maker tem como pontos fortes a sua Facilidade de Uso e sua Programação. Por isso, se torna um maker perfeito para amadores, e até para uns profissionais.

Bem, e para um país como o Brasil, eu nem considero TÃO parado assim... A MRM tem uma quantia legal de membros. :derp: É só mesmo porque a CRM está em desenvolvimento, pois depois da explosão lá XD acho que a CRM não tem nem 2 anos de fundação. :será:

E também só ressaltando o fato da falta de incentivos aos novatos, como por exemplo PMs ou uma boa recepção.

Um abraço do... Pig \o
"Pode-se enganar a todos por algum tempo; pode-se enganar alguns por todo o tempo; mas não se pode enganar a todos todo o tempo."

Ei, você, você mesmo! Tá afim de ver um projeto legal? Clica embaixo!


27/08/2013 às 18:49 #9 Última edição: 27/08/2013 às 18:51 por lobozero
Citação de: elvio online 27/08/2013 às 18:22
Talvez está parado pois de vez incentivar os novatos os makers já fala criticas destrutivas que faz ele não querer continuar o projeto assim o novato se sente desmotivado e prefere ir jogar algo de vez tentar mais uma vez fazer um projeto!
Como sei que tu é um maker bosta, vou te ensinar algo: Existe criticas destrutivas e criticas construtivas.  Agora pegue e pesquise sobre esses dois nomes, beleza? E cara, não sei nem por que tu tá comentando aqui, tu é desses novatos que seria uma boa ver bem longe.



Citação de: GuilhermeDL online 27/08/2013 às 18:23
Se a comunidade for ativa, digo nós mais velhos, tenho certeza que tudo se movimentara um pouco melhor.
Pena que muitos dos experiente de hoje em dia estão ocupados demais, seja trabalhando ou outra coisa do tipo.  Enquanto os novatos da porra estão ocupados jogando Slenderman, os mais velhos estão fazendo algo produtivo.  Então acho que esse lance de movimentar tinha que ser feito da parte dos que tem mais tempo.



Citação de: SuperPig online 27/08/2013 às 18:24
Antigamente todos faziam jogos por diversão, e interpretavam críticas facilmente, hoje... É tudo ouro, reconhecimento, elogios... Tem uns que até deixam de postar uma contribuição com medo de serem criticadas...
Criticas são tudo, sejam elas negativas ou positivas.  A pessoa tem que ser inteligente o suficiente para lidar com elas.  Se ela não for, é melhor que fique no Habbo mesmo.



Citação de: SuperPig online 27/08/2013 às 18:24
Além disso, o senso crítico anda muito mal. Ou a pessoa manda um recadinho desse tipo:
AHHHH AMEI TEU PROJETO FULANO ESPERO A DEMO *-*
Ou assim...
Nossa cara, teu projeto tá horrível, desista!
Ou seja, no que estas frases acima ajudam? Absolutamente NADA! O primeiro, deixa o maker muito mal acostumado, tanto que receber uma mínima crítica já pensa em desistir, e a segunda desestimula o maker PRA CARAMBA. (desestimula mais do que 45 dias sem receber uma resposta no tópico)
Primeiro: Sempre teve esse lance de comentários "inúteis".
  Segundo: E se você só cria jogos por causa de comentários por tópicos, se mata véi, não precisamos de Makers assim.  Acima tudo temos que criar jogos para nós mesmos, por isso que o recomendado seria postar sobre o projeto lá quando tivesse 80% pronto.  Lance  uma demo, não teve comentários? Foda-se, continue com a produção.
  E não vou comentar o resto do que você mandou porque foi mimimi.
  Se eu mandei "você" em alguma parte, não foi "pra você".

27/08/2013 às 19:45 #10 Última edição: 27/08/2013 às 19:47 por Kazuyashi
Citação de: lobozero online 27/08/2013 às 17:31
  Já deve ser o milésimo tópico desse tipo que leio pela minha vida Maker.

  Ah, vou deixar pra criar o meu jogo depois, deixa eu ir ali jogar uma partidinha de lol.  Pronto, terminei a partida, ah, deixa eu ir ali jogar Tibia um pouco.  Aham, Tibia tava rulando, agora deixa eu ir ali no Crysis 3 fazer uns furos.  Eita porra, que merda boa é essa? Ah, o dia tá acabando, vou deixar o Maker pra amanhã.

  Sim, essa acima é a minha opinião.  Antes de virem de mimimi, leiam com atenção e tentem interpretar.

Fala, Lobão, meu brother! E já tá para MAIS DE OITO MIL tópicos com essa temática, certamente. E isso é mais preocupante ainda. Mostra que em todos eles não se chegou a uma forma concreta de deter esse declínio. De qualquer forma, mesmo sendo batido e ineficaz, acredito que incitar esses debates vez por outra seja algo importante.

E valeu por participar, cara! Concordo com você. Não acredito que seja o único fator, mas a procrastinação, como bem dito pelo Guilhermão e reforçado pelo Filipão, certamente é um dos que mais prejudica.

Já esse lance de críticas, Elvio, talvez atinja uma parcela dos novatos sim, mas tenho dúvidas quanto a ser algo que justifique essa queda nos ânimos. Daí é cair no que o Lobão disse de não saber levar críticas e identificar quando são construtivas ou destrutivas. Isso não é só pro maker, mas também pra a vida. Falar mal não é "criticar destrutivamente". Tendem a confundir uma coisa com a outra, quando os significados sequer batem. Mas aí isso é discussão para um outro tópico. xD

E discordo, Pigão. A MRM está bem morta também, se comparado ao que já foi. É certo afirmar que das comunidades nacionais é a que mais tem movimento, mas ainda assim está bem abaixo do que já foi.

Isso de concursos e mais concursos, andei pensando aqui e de fato o Guilhermão tem razão. Funcionaria a curto prazo, mas a longo já fica meio inviável. Não tem como uma comunidade fazer um concurso diferente a cada semana. Seria preciso elaborar outros métodos para aumentar a participação dos membros. Quanto a gerar competitividade, claro que não quero ver ninguém literalmente se matando para ganhar algo aqui, mas competição em pequenas doses é fundamental. O mundo é uma grande competição e não existe ambiente isento dela. O Colosseum, por exemplo, foi uma sacada genial nesse sentido. Ele promove uma competição sadia e faz os makers porem a mão na massa. Claro que ainda tem pouco tempo de vida, mas achei uma forma bastante interessante de tentar devolver os ânimos ao pessoal. Só precisa de maior aderência.

Valeu pela participação, pessoal! =)

Um grande abraço!

Kazuyashi.

Desde que eu conheci o RM, no ano passado, se vem contando essa história. As comunidades a 8 meses atrás eram muito mais movimentadas do que elas são hoje, mas acredito que são somente fases do RM, tem momentos que está mais movimentado e tem momentos que tem poucas almas no lugar, mas o problema é que a cada fase dessa chega menos pessoas na estação movimentada.

Mas o que acontece é que o povo brasileiro é preguiçoso, você faz porque gosta ou não faz.
Sempre vejo um projeto de algum anime famoso rolando pelo FB e varias pessoas falando "Foi feito no RPGMaker *u*" Ou seja, ele é conhecido, só não tem muitas pessoas que o usem.
...

Olá Kazuyashi. Talvez, esteja faltando projetos inovadores nas comunidades para atrair olhares externos mesmo. Projetos como: Rise of Dragon Souls ou aquele online ★ Hogwarts World Online ★. São projetos capazes  de atrair novos membros a estas comunidades, simplesmente pelo feedback.

O que mantem as comunidades são os projetos em desenvolvimento. O ponto crítico é saber o que anda motivando a galera a produzir jogos no rpg maker.


Talvez eventos nos fóruns deixem as coisas mais agitadas.

Até mesmo eventos não oficiais deveriam ser criados com mais frequência e os membros deveriam ser interessar mais, pois não é porque não é oficial que deveriam ser descartados.

Criei um evento não oficial que não foi para frente. Vejo muitos fóruns não fazendo nada além de alguns eventos mixurucas, que tem grande atenção no inicio e depois perdem a graça.

Talvez eu traga o meu evento para cá, para ver se ele dá certo e movimente um pouco as coisas, apesar de aqui não está tão parado quanto os outros fóruns.

Eu ja acho q o povo brasileiro, é mais "ignorante" eu realmente ja ouvi varais pessoas falando q o povo só critica mas n falam como ajudar (arrumarem), ou diz que isso fica por sua conta, então as pessoas nem intende do assunto, mas "mete o nariz" pra falar merda, mas acho q esse n é o real motivo dessa pausa ou esse Stop, pode ser q as pessoas estão ficando paradas por ter menos "movimentos", poucas inspirações etc... Até mesmo como citaram, as comunidades eram muito mais alegre, energética, mesmo tendo bem poucos eventos, acredito q possa ser pela fato de 2 ou 4 anos atras ter muito mais iniciante do que agora, mas também depende do modo q os maker vê o fato de fazer o jogo, quando percebe que pode demorar anos para concluir , isso traz mais desanimo ainda, principalmente quando a pessoa vai para a escola ou trabalha, sua "cabeça" fica muito mais pesada, ai vem o fato das pessoas ir para os games, para poder distrair-se, quando usamos o maker, é um pouco parado, então ficamos pensando em varias coisa, ja quando jogamos algum jogo, estamos com uma concentração muito forte, ai isso impedi de pensar sobre escola ou trabalho mesmo q seja por pouco tempo XD
Bom isso é que eu acho XD

--------------------------------------------

TY Misty :3
My Gift *0* Thank u Vash