O TEMA DO FÓRUM ESTÁ EM MANUTENÇÃO. FEEDBACKS AQUI: ACESSAR

Aula de mapeamento do Alisson - 4: Dungeons

Iniciado por Sotelie, 27/01/2014 às 21:54

                                         
Olá! Sejam bem-vindos á 4º aula de mapeamento no RpgMaker vxAce!


É...eu admito que demorei muito! Mas muito mesmo!
É que estava trabalhando no meu jogo, e em diversas coisas! E logo, vou voltar aos estudos, e por isso, pretendo
ajustar as coisas!
Eu sei que deixei muita gente aguardando, mas eu disse que não ia desistir, não é? Bem, vamos á quarta aula!

Aqui vocês vão aprender a criar Dungeons, ou simplesmente cavernas!
Bem, eu vou evitar de falar muita coisa desnecessária, pois como já disse: "Meu tempo está sendo curto", então vamos á elas!

Obs: Nos mapas de Dungeons, você desenvolve sua arte de assimetria da natureza! Muito diferente de florestas!
Então se você aprender fazer boas dungeons, meu amigo, então você está mais do que preparado para criar o mapa de natureza que quiser!
Então vamos ao primeiro passo!



Adicionando o Background


O background ou simplesmente chão, pode ser feito de duas formas em uma dungeon!

1º) Você preenche o mapa inteiro com o tile de chão que será usado no mapa, assim como nos mapas de exteriores! ( menos recomendável)
2º) Você preenche o mapa inteiro com o preto e depois coloca chão onde possa existir!

Bem, eu costumo fazer a segunda opção, já que cavernas são caminhos deformados e quase nunca retos! Assim, podemos fazer as paredes
as menos simétricas possíveis e não ficamos com nenhuma dúvida!

Eu vou fazer o meu!

Primeiro passo
[hs width=320 height=240]http://i.imgur.com/rN810XM.png[/hs]

O mapa preto como sempre!
Mas agora eu vou colocar os lugares que tem chão! Mas como podemos fazer isso? Como podemos tirar uma base disso?

Bem, toda caverna tem uma saída e uma entrada! O mais aconselhável é você começar a fazer o chão a partir da entrada da caverna!

Eu vou fazer o meu para servir de exemplo!

Segundo passo
[hs width=320 height=240]http://i.imgur.com/guhWfyi.png[/hs]
Ah, sim! Agora o mapa está ganhando forma!

Ei, como você fez isso? O que eu fiz ficou todo quadradão!
Ah, meu caro! Eu não me lembro se eu já disse que usar o retângulo nunca é a melhor opção, a não ser que saiba o que está fazendo, mas está dito agora!
A melhor ferramenta para fazer coisas assimétricas é o famoso lápis!
Pegue o lápis e vá fazendo o chão de forma aleatória por aí!
Mas lembre-se que vai ter a parede! Então nada disso aqui, ó:
[hs width=320 height=240]http://i.imgur.com/5GcXral.png[/hs]
Esse errinho é tão comum! Bem, a parede tem tamanho, e claro que não é desse tamanho que ela vai ser! Então é melhor a gente aumentar mais um pouquinho o tamanho
daquele quadrado ali! Ou seja, pelo menos tirar o de cima, ou de baixo! Enfim, vá adicionando chãos aleatoriamentes e deve estar tudo bem!

O próximo passo é fazer as paredes da Dungeon!
Para elas, aí sim podemos usar a ferramenta do retângulo! apesa de que eu ainda prefira o lápis! Você pode fazer as paredes em torno
do chão!
Eu vou fazer a minha parede!

Terceiro passo
[hs width=320 height=240]http://i.imgur.com/ng8dBA7.png[/hs]
Está ficando bom, não?
Mas peraí! Como o jogador vai passar pelos outros lados da caverna?
Calma! Lembrando que estamos fazendo as obras da natureza antes! As passagens geralmente são os homens que fazem, então faremos isso depois!

Agora vamos ao 4º passo!
O que vamos fazer agora?
É óbvio, vamos aos detalhes!
Na caverna geralmente existem pedras, pedrinhas, lugares úmidos se há água subterrânea, e dentre outras coisas!
Comece a inserir os detalhes ocupando os espaços que acha que estão vazios!
Ah, lembre-se da parede também! Ela não pode ser um grande retão!

Quarto passo
[hs width=320 height=240]http://i.imgur.com/aEYWjt2.png[/hs]

Cara, que mágica você usou?
Eu? Ha ha! Imagina! Basta colocar elementos básicos de uma caverna! Como pedras grandes e pequenas!
Não exagere muito nelas, e não use muito pouco! Coloque sempre onde está faltando e você vai conseguir na medida certa!
Agora lembre-se de não repetir as pedras na horizontal, vertical nem mesmo na diagonal!
Se for colocar uma na diagonal, faça outra em outro ângulo para disfarçar!
Exemplos:
[hs width=320 height=240]http://i.imgur.com/PMfHTl2.png[/hs]
[hs width=320 height=240]http://i.imgur.com/wW2U4qJ.png[/hs]
[hs width=320 height=240]http://i.imgur.com/yeteTKk.png[/hs]
Espero que tenham entendido!

Vamos ao quinto e último passo!

Agora vamos fazer as partes em que o homem passa pelo local!
Geralmente quando homens cavam caminhos em cavernas, eles costumam deixar ferramentas e outros afins!
Mas isso varia, eles podem voltar e pegar as ferramentas e abandonar o local, mas mesmo assim as pessoas passam por ele!
Então vamos adicionar elementos básicos que marque a passagem do homem!
Eu não vou colocar ferramentas nem nada no mapa, mas vou adicionar os caminhos que esperavam!
Aí vai a conclusão!

Quinto passo
[hs width=320 height=240]http://i.imgur.com/qXdR8Wp.png[/hs]

E está pronto!
Vejam que eu adicionei as passagens que o homem criou! Eu fiz elas diferentes das que levam á saída!
E adicionei mais uma saída no lado direito ao mapa, já que ele não pode passar para o direito pelo esquerdo e vice-versa!
Assim, se o jogado quiser passar para o outro lado, ele ia ter que passar por outro caminho para chegar lá!
Você pode colocar um item lá se quiser compensar o jogador pela exploração, isso é muito bom, assim ele se sente motivado a
explorar os locais, demorando e vendo tudo o que você fez com atenção! E ele termina feliz com isso!

Bem, espero que tenham aprendido bastante com essa aula!
As demais cavernas podem ser feitas do mesmo modo! Como cavernas de gelo, de lava, entre outros!
Você pode adicionar lagos neles também, assim, você pode adicionar vegetação ao mapa!
Veja que eu coloquei os galhos nas paredes mortos, pois não há água ali!
Se houvesse um pequeno lago, talvez houvesse vegetação! É sempre bom levar a realidade em conta!

E é isso!
Até mais, pessoal! Na próxima aula, vamos aprender a fazer uma cidade, e finalizar nosso mapeamento básico passando para o intermediário!



Extra: Dever de casa!
É, eu não esqueci dele! Eu gostaria que fizessem um mapa de dungeon pequeno! Pode ser de qualquer tema! E postassem aqui, neste tópico!
Mas é opcional, não se sinta obrigado a fazer!

Fui!

27/01/2014 às 22:04 #1 Última edição: 27/01/2014 às 22:06 por Rekrom
Oh céus, eis o tutorial que vai levar meu jogo para frente \o/
Muito bom e obrigado! Daqui a pouco vou estar trazendo o dever de cada ;)

Um tutorial básico, para um mapeamento básico, que fica lindo no final
Ah como eu gosto dos gráficos do RTP  :*-*: muito bom tutorial
Parabéns :DD

Citação de: Rekrom online 27/01/2014 às 22:04
Oh céus, eis o tutorial que vai levar meu jogo para frente \o/
Muito bom e obrigado! Daqui a pouco vou estar trazendo o dever de cada ;)
Muito obrigado! Fico feliz de saber que esta aula lhe ajuda a avançar em seu projeto!  :ok:
Qualquer coisa, só me chamar!
Citação de: SimonMuran online 27/01/2014 às 22:06
Um tutorial básico, para um mapeamento básico, que fica lindo no final
Ah como eu gosto dos gráficos do RTP  :*-*: muito bom tutorial
Parabéns :DD
Opa! Valeu meu velho! Sim, o RTP é muito lindo! Se soubermos usá-lo corretamente, podemos fazer lindos jogos!

Realmente é um bom tutorial, Alisson, meus parabéns! Só me permita fazer uma pequeno acréscimo aqui:

LEMBREM-SE: Isso é uma dungeon, então antes da estética (que também é importante, obviamente) tentem tratar com cuidado a funcionalidade do mapa no que se diz respeito a movimentação e exploração. Não adianta nada ter um mapa lindo de morrer se a exploração do mesmo for limitada e prejudicada por tiles e passagens mal planejadas. \o




Citação de: GuilhermeDL online 27/01/2014 às 22:13
Realmente é um bom tutorial, Alisson, meus parabéns! Só me permita fazer uma pequeno acréscimo aqui:

LEMBREM-SE: Isso é uma dungeon, então antes da estética (que também é importante, obviamente) tentem tratar com cuidado a funcionalidade do mapa no que se diz respeito a movimentação e exploração. Não adianta nada ter um mapa lindo de morrer se a exploração do mesmo for limitada e prejudicada por tiles e passagens mal planejadas. \o
Obrigado, Gui! E obrigado pelo acréscimo! Realmente, muitos makers se esquecem de que uma caverna ou Dungeon, como muitos preferem, é um local perfeito para exploração e á uma base fundamental em todo RPG!
Nelas, os jogadores podem ficar perdidos a ponto de fazerem de tudo para sair! Isso é um bom truque que podemos usar! Então, lembrem-se do que o Gui disse!  :blink:

Eae Tio !
Mais um ótimo Tuto.Bom esse tutorial eu achei tudo nele perfeito,ele é
muito bom para novatos que ainda não pegaram o jeito com o RM.
Eu fiz a lição de casa,e então Professor o que achou ?


Dever de casa
[close]
Prazer, Terror dos Modinha

27/01/2014 às 22:47 #7 Última edição: 27/01/2014 às 22:50 por Alisson
Particulamente eu gostei bastante! Conteúdo equilibrado! Sem aquela simetria errada!
Só o que eu achei estranho foi o canto superior esquerdo que está meio retinho!
Mas coloque apenas uma parte da parede(cima) nela e fica bom!
Eu gostei também é que a segunda parte não está acessível pela caverna, o que dá ao jogo uma exploração melhor!
E o intuito da aula é essa mesmo! Ajudar os makers com deficiência na área de uma forma bem mais legal e prática!
O complicado é que eu ensino de acordo com o modo que eu mapeio, mas eu preciso pensar como um iniciante ao mesmo tempo, assim eu posso ver no que ele possa ter dificuldade!
Até mais, "sobrinho"! Kkkkk

Nota 9,0
Obs: Nota dada de acordo com a lei nº 1 de mapeamento que inclui avaliar mapas pelos erros!

Nossa Tio me desculpe,cometi esse erro,deixando a parede
muito retinha.Obrigado pela nota,senti que fui aprovado pela academia de mapeadores :XD:
Você faz um ótimo tutorial pensando em todos os detalhes.
:XD:
Prazer, Terror dos Modinha

Ha ha! De nada! E bem, aqui é tipo uma universidade mesmo!  :cool:
E o segredo mesmo é ensinar se colocando no lugar nos iniciantes!

Adoro suas aulas Alisson, eu farei depois o dever de casa me dê um prazo de 3 dias, vou fazer com parallax que estou aprendendo como usar a iluminação e aplica alguns efeitos para diferenciar dos tiles padrões.

Não sei se você sabe, mas quando eu to fazendo o parallax é aconselhável eu fazer as paredes do editor ou no Maker ?

Valeu Alisson! Muito boa a aula!




Agora... o meu dever:

Spoiler
[hs width=320 height=240]http://imageshack.com/a/img546/8586/we52.png[/hs]
[close]




:ok:

Demorei um pouco mas eis o meu dever xD

Spoiler
[close]

Coloquei o baú ali só para dar um charme ú.ú

Que mané três dias o que rapaz, eu tô é doido, fessor como sou responsável ta aqui o dever... ^^



Eventos, agora por enquanto não.

28/01/2014 às 18:59 #14 Última edição: 28/01/2014 às 19:02 por Alisson
Citação de: Tecao98 online 28/01/2014 às 17:38
Adoro suas aulas Alisson, eu farei depois o dever de casa me dê um prazo de 3 dias, vou fazer com parallax que estou aprendendo como usar a iluminação e aplica alguns efeitos para diferenciar dos tiles padrões.

Não sei se você sabe, mas quando eu to fazendo o parallax é aconselhável eu fazer as paredes do editor ou no Maker ?
Opa! Demorei bastante mas aqui estou! Obrigado, Tecao! E para fazer parallax, é altamente aconselhável fazer toda a base pelo maker, seja em paredes ou piso! Demais detalhes podem ser adicionados por meio do parallax, mas isso fica a critério do autor!
Citação de: V@gner KOHAI online 28/01/2014 às 17:49
Valeu Alisson! Muito boa a aula!




Agora... o meu dever:

Spoiler
[hs width=320 height=240]http://imageshack.com/a/img546/8586/we52.png[/hs]
[close]




:ok:
V@gner, o seu ficou excelente! Não vejo um erro sequer no mapa!
Nota 9,9 faltando apenas umas formas de vida para ficar 10 ha ha!

Citação de: Rekrom online 28/01/2014 às 18:11
Demorei um pouco mas eis o meu dever xD

Spoiler
[close]

Coloquei o baú ali só para dar um charme ú.ú
Rekrom, seu mapeamento está melhor a cada dia que passa!
Eu só colocaria um flash na saída da caverna para dar um ar mais natural, mas são coisas mínimas ( que se por acaso se repetir mai de uma vez acaba se tornando ruim xD)
Bem, deixe-me ver...nota 9,5! Um bom resultado!

Citação de: Tecao98 online 28/01/2014 às 18:48
Que mané três dias o que rapaz, eu tô é doido, fessor como sou responsável ta aqui o dever... ^^



Eventos, agora por enquanto não.
Aluno dedicado ha ha! Bem, eu gostei bastante do mapa! Só colocaria um pouco mais de detalhes, como: umas pedrinhas a mais, uma teia de aranha, etc...! E sobre a iluminação, bem, ela está beem escura! Eu particulamente gostei, mas recomendaria diminuir um pouco mais a opacidade da mesma! E aquela luz de saída me fez parecer que está á noite, pois ela está um pouco fraquinha...!
Deixe-me ver os requisitos para nota: 8,3

Bem, eu acho que Dungeons são os mais fáceis de se mapear!
E querem saber como eu avalio os mapas?
Com o antigo método dos grandes mappers do passado:
1º - Medidas
2º - Detalhes
3º - Simetria e assimetria
4º - Realismo
5º - Ambientação
6º - Iluminação
7º - Vida

Té mais, galera!