O TEMA DO FÓRUM ESTÁ EM MANUTENÇÃO. FEEDBACKS AQUI: ACESSAR

Sobre filtros para itens consumíveis

Iniciado por Geraldo de Rívia, 06/12/2016 às 09:15

Saudações, povo!

Então, programando a batalha aqui, cheguei no ponto em que, enquanto você seleciona um item a ser utilizado,
os inimigos ficam lhe olhando com cara de bobo.




Entretanto, como podem ver, na menor resolução de jogo, a janela que exibe itens será um tanto pequena,
exibindo somente 8 itens por vez. Sendo assim, foi-me aconselhado ser fundamental uma espécie de filtragem
e organização dos itens, assim você poderia colocar os itens com as propriedades que você quer em prioridade
de exibição, não tendo que buscá-lo láaa embaixo, por exemplo.

Desse modo, quais tipos de filtragem vocês gostariam de ter em um rpg?

Lembrando que existem os itens que enchem hp, mp, aumentam parâmetros, como força, defesa, magia,
removem efeitos, adicionam efeitos, itens de jogar no inimigo e dar dano, enfim. E se quiserem sugerir
alguns também, é sempre bem-vinda quaisquer sugestão.

06/12/2016 às 10:23 #1 Última edição: 06/12/2016 às 10:30 por Ven
Acredito que não só para os itens, mas para a escolha de skills seria essencial também (pois acredito que o menu delas será da mesma forma que este, não?).

Sobre sugestão de itens... ao meu ver são esses mesmos, não me vem a cabeça nenhum outro tipo no momento.

Ahoy King,

Eu acho que seria interessante filtrar de acordo com o estado da batalha.
Exemplo:

Player com %50 de vida, os itens de cura aparecem primeiro (o mesmo cabe para a Mana).
Inimigo com %25 de vida, os itens de "ataque" aparecem primeiro.

Fora essas condições, podia ser por ordem alfabética, ou ordem de "aquisição".

Paz e tédio ao Rei!

Seria interessante o jogador poder montar a própria lista de itens em uma categoria (não ficou claro pra mim se você já tinha pensado nisso). Uma filtragem inteligente seria legal também, selecionando automaticamente os itens mais usados ou os últimos usados.

De qualquer modo, não adianta nada tentar reduzir o scroll fazendo uma janela menor se o jogador vai precisar 'scrollar' entre um monte de categorias xD O ideal é o design caminhar em harmonia com jogo né, então se você prefere uma janelinha menor, eu recomendo que seu jogo tenha bem menos itens que o normal - tente reduzir o número de poções, ou número de itens que podem ser usados em combate, etc.
Aliás, belo ponto levantado pelo Ven =)

Bem o que eu acho que seria mais interessante com as seguintes características:

1. A primeira linha horizontal os itens te categorias mais emergências para uma luta como por exemplo pots de HP.
2. Segunda fileira com itens pré registrados pelo jogador (Pensei no nome de Saque Rápido).
3. Da terceira fileira em diante podia ser listado de acordo com os itens mais usados que não sejam das categorias anteriores.
4. Outra coisa que poderia ter é uma faixa colorida ou ícone demarcando cada categoria na HUD.

Essa é minha sugestão, espero ter ajudado, até.
Hammer Strike

Citação de: Ven online 06/12/2016 às 10:23
Acredito que não só para os itens, mas para a escolha de skills seria essencial também (pois acredito que o menu delas será da mesma forma que este, não?).

Sobre sugestão de itens... ao meu ver são esses mesmos, não me vem a cabeça nenhum outro tipo no momento.
Não pensei ainda em como irei mostrar as habilidades, pois não cheguei nelas kk. Mas provável que seja diferente,
pois elas têm funcionamento diferente, não são dadas a Deus dará como comumente são em jrpgs. Mas a ideia é
ter uma forma de organização também, caso sejam em grande número.



Citação de: NumPaD online 06/12/2016 às 10:27
Ahoy King,

Eu acho que seria interessante filtrar de acordo com o estado da batalha.
Exemplo:

Player com %50 de vida, os itens de cura aparecem primeiro (o mesmo cabe para a Mana).
Inimigo com %25 de vida, os itens de "ataque" aparecem primeiro.

Fora essas condições, podia ser por ordem alfabética, ou ordem de "aquisição".

Paz e tédio ao Rei!
Achei legal essa ideia de filtrar segundo a batalha. Não é bem uma opção de filtragem, mas bom que extrapolou com
essa sugestão, afinal, há grandes chances de o jogador estar buscando um item de cura se o personagem está com
o HP baixo. Vou tentar implantá-la. Por ordem alfabética acho que é como está por padrão, agora por aquisição não
tenho certeza se consigo, mas verei também, afinal é uma opção a mais xD



Citação de: Musashi online 06/12/2016 às 10:31
Seria interessante o jogador poder montar a própria lista de itens em uma categoria (não ficou claro pra mim se você já tinha pensado nisso). Uma filtragem inteligente seria legal também, selecionando automaticamente os itens mais usados ou os últimos usados.

De qualquer modo, não adianta nada tentar reduzir o scroll fazendo uma janela menor se o jogador vai precisar 'scrollar' entre um monte de categorias xD O ideal é o design caminhar em harmonia com jogo né, então se você prefere uma janelinha menor, eu recomendo que seu jogo tenha bem menos itens que o normal - tente reduzir o número de poções, ou número de itens que podem ser usados em combate, etc.
Aliás, belo ponto levantado pelo Ven =)
Haverá a lista de favoritos, mas estou pensando em quem não for utilizá-la tipo eu que favorito o item mas esqueço de usar x_x
Quanto à janela, não é preferência, é o tamanho que dá para exibí-la ao jogar em 1024x576. A grande maioria dos monitores
hoje em dia são maiores, mas tenho que tentar agradar troianos também xD
A quantidade de itens será grande, mas há a limitação por peso e espaço do inventário, então a quantidade de itens
carregada não será nada absurdo. A ideia de filtrar é justamente para evitar scrolls demasiados, e tipo, o jogador vai
poder alternar entre filtragens pressionando outra tecla, não será uma única filtragem, as sugestões são para aumentar
essa gama de opções.



Citação de: FelipeAbreu online 06/12/2016 às 10:55
Bem o que eu acho que seria mais interessante com as seguintes características:

1. A primeira linha horizontal os itens te categorias mais emergências para uma luta como por exemplo pots de HP.
2. Segunda fileira com itens pré registrados pelo jogador (Pensei no nome de Saque Rápido).
3. Da terceira fileira em diante podia ser listado de acordo com os itens mais usados que não sejam das categorias anteriores.
4. Outra coisa que poderia ter é uma faixa colorida ou ícone demarcando cada categoria na HUD.

Essa é minha sugestão, espero ter ajudado, até.
Os itens "registrados" estão nos meus planos, agora, as demais sugestões me tomam mais espaço do pouco
que tenho, então verei ainda o que dá para tirar delas. Mas acho que pode ser uma boa essa quarta.



Valeu, povo!  :wow:

 :ded: Desculpe se eu viajar um pouco...
Bem, acho que seria legal botar tiers ou raridade nos items(exemplo:poção pequena, poção media e etc)dai o jogador poderia descartar os que não fossem tão uteis.
E em relação aos buffs, o jogador poderia escolher quais buffs ele da preferencia(exemplo:se por no estilo mago,ira dar preferencia a magia).
Bem espero ter ajudado king.
Flws