O TEMA DO FÓRUM ESTÁ EM MANUTENÇÃO. FEEDBACKS AQUI: ACESSAR

Tutorial Art Digital 1# - Princípios do Cartoon Realístico (Boca e Nariz)

Iniciado por Abe, 29/11/2014 às 16:58

Introdução

Recentemente estive pensando em escrever uma aula de pintura digital, mas não sabia onde começar, então pensei, por onde comecei? então me veio a resposta, eu comecei a praticar arte digital no estilo cartoon, mas oque vou ensinar, na real, é o estilo Cartoon Realístico, não tenho muito á acrescentar, então, é isso... 

Tutorial Art Digital - Princípios do Cartoon Realístico (Boca e Nariz)

Cartoon sempre foi famoso por ter seus traços e animações exageradas e não seria muito diferente em dois traços quase que obrigatória em um desenho; a boca e o nariz, e é nisso que quero trabalhar.

Abaixo estão alguns exemplos de traços no estilo cartoon, obviamente existem outros milhares de estilos, mas vou postar quais estive utilizando recentemente:



Não é obrigatória aderir um traço já existente, isso considerado que existe muitos tipos de traços, traços notáveis e criados pelo autor, como os dos próprios personagens da Disney ou do Akira Toriyama, ou mesmo Kaduki ou Archeia, membros do meio Maker.

Cartoon e seu modo expressivo de ser

Cartoon como citei antes é conhecido por ser muito expressivo e exagerado, isso pode ser notado pela referência em sketch da animação do famoso animador Norman Ferguson.

Referências para se estudar creio eu que há de sobra, oque basta é procurar, mas mãos á massa, antes que vire um grande off-topic...

Dicas de Pintura Digital realística no cartoon
Programa: Paint tool sai


Aqui já tenho a Lineart pronta, mas como sempre, recomendo que aprendam a trabalhar com o esboço antes de obterem uma Lineart definitiva.


Aqui coloquei os tons iniciais, com que trabalhei no desenho.


Uma dica, sempre mantenha tons escuros próximo ao linear, claro, respeitando a noção de sombra aplicada no desenho (coisa que não ensinarei nesta aula) na pintura, utilizei apenas o pincel "Water" para pintar e harmonizar as cores da pintura.


Aqui temos o desenho teoricamente pronto, totalmente polido, ainda não tentei fazer pintura digital realística com outros tipos de pinceis, mas á quem use. Uma dica é sempre usar a cor predominante no desenho, com o pincel "Water" para clarear partes muito rígidas criada pelas cores mais escuras.

Aqui vai as configurações usadas por min, no pincel.
Spoiler


Sempre alterno a Densidade(density) do pincel, conforme o local que estou trabalho no desenho.
[close]


Nesta ultima parte, apenas adicionei uma camada com as configurações abaixo, adicionando o efeito Luminosity e moderadamente clareei todo o desenho, e com mais persistência em lugares com brilho, exemplos: "Nariz, contorno da boca..."

Spoiler
[close]

• Paleta de Cores Usada:


Mais um tópico que entrar pra minha bibliotequinha de estudos rsrs
sempre quis aprender a desenhar, está ai uma boa oportunidade "bem perto"
bom trabalho.


Saudações azulinas.

Abe, fantástico!
Nunca te vi por essas terras, bom saber que tem ótimos artistas aqui no fórum.
Cartum é fantástico, mas eu sinto muita dificuldade de partir pra esse lado. As expressões exageradas são difíceis de se moldar pra criar a ideia esperada, pra mim.

Ótimo tópico!
Blog com meus textos, poemas e inspirações.
Basicamente onde eu devolvo pra vida todos os tapas que ela me dá.