O TEMA DO FÓRUM ESTÁ EM MANUTENÇÃO. FEEDBACKS AQUI: ACESSAR

Qual Programação ?

Iniciado por Ds, 06/05/2013 às 16:19

Olá makers, eu venho aqui pedir a ajuda de vocês.

Eu não entendo muito de programação, eu eu queria a ajuda de vocês para eu saber, qual programação vocês me indicariam a aprender ? Qual a mais facil, a mais dificil ?

Eu não entendo muito de progamação. Mas eu queria começar a aprender.

Bem... vou te falar o que muitos diriam...

Aprenda a lógica, se tu pegar a lógica, qualquer programação você vai entender.

Só que... bem, se tratando que você mexe com o maker, poderia começar
por Ruby mesmo, visto que tem tutoriais aqui e pode lhe ser prontamente
útil até.

Citação de: King Gerar online 06/05/2013 às 16:33
Bem... vou te falar o que muitos diriam...

Aprenda a lógica, se tu pegar a lógica, qualquer programação você vai entender.

Só que... bem, se tratando que você mexe com o maker, poderia começar
por Ruby mesmo, visto que tem tutoriais aqui e pode lhe ser prontamente
útil até.


E estudei um pouco de RGss3, tenho noção de algumas coisas, mas sempre ouvir falar que quando você aprende uma programação, fica facil você entender outras, por isso eu queria saber uma facil(não que Ruby seja dificil), mas como assim Logica?

Citação de: allanndsr online 06/05/2013 às 16:44
[...] mas como assim Logica?

Eu também me pergunto isso... hehe

Mas assim, a estrutura como são formadas os blocos do código,
condições, ciclos, os comandos que não variam muito...
Acho que seja isto.

Citação de: King Gerar online 06/05/2013 às 17:00
Citação de: allanndsr online 06/05/2013 às 16:44
[...] mas como assim Logica?

Eu também me pergunto isso... hehe

Mas assim, a estrutura como são formadas os blocos do código,
condições, ciclos, os comandos que não variam muito...
Acho que seja isto.


A sim agora eu entendi, é verdade se eu pegar a logica fica mais facil.   :wow:

Primeiro seria ótimo que você aprendesse inglês (não sei se já sabes), pois o mundo da programação é todo em inglês. Já ouvi casos de programadores do mesmo país conversarem em inglês, isso porque os termos técnicos da área são todos nesta língua, então isso facilita a comunicação.

Quanto a linguagem, eu recomendo Python, ela cria uma ótima base, se você aprender Python não pegará os "vícios" de outras linguagens de programação. Sendo Python também uma das linguagens mais fáceis de se aprender.

Só mais uma coisa, se queres aprender programação recomendo instalar Linux na sua máquina (pode ser dual-boot, para que você possa utilizar tanto Linux quanto Windows). O domínio massante de programas para Windows possui Código Fechado, enquanto para Linux é o inverso, o domínio fica com os programas Código Aberto. Isso é muito importante pois te permite visualizar como os programas são feitos.
Gift: Elyven

A Internet está para as Gravadoras, como a Televisão esteve para o Rádio.
Abaixo ao Copyright, os avanços tecnológicos não devem ser restringidos pelo interesse lucrativo de alguns.
As novas tecnologias não podem ser barradas, em favorecimento de uma indústria ultrapassada.

Citação de: K-ae online 06/05/2013 às 18:08
Primeiro seria ótimo que você aprendesse inglês (não sei se já sabes), pois o mundo da programação é todo em inglês. Já ouvi casos de programadores do mesmo país conversarem em inglês, isso porque os termos técnicos da área são todos nesta língua, então isso facilita a comunicação.

Quanto a linguagem, eu recomendo Python, ela cria uma ótima base, se você aprender Python não pegará os "vícios" de outras linguagens de programação. Sendo Python também uma das linguagens mais fáceis de se aprender.

Só mais uma coisa, se queres aprender programação recomendo instalar Linux na sua máquina (pode ser dual-boot, para que você possa utilizar tanto Linux quanto Windows). O domínio massante de programas para Windows possui Código Fechado, enquanto para Linux é o inverso, o domínio fica com os programas Código Aberto. Isso é muito importante pois te permite visualizar como os programas são feitos.

Eu sei inglês, não avançado, mas eu sei  :XD:. Eu tenho 2 pc's 1 com windows e o outro com Linux, assim fica mais facil. Eu só não entendi o que você quis dizer com "pegar os vicios de outras linguagens.

Eu irei pesquisar sobre a programação Python.

Obrigado por responder é de grande ajuda.

Linguagem de Programação não passa de uma forma traduzida de Código Binário ("1010010111001"), que seria a língua das máquinas. É melhor assim porque é tenso ter que escrever programas em código binário. Oque acontece é que as linguagens são feitas com propósitos diferentes, por isso para facilitar certas atividades algumas linguagens criam uma forma "automática" para tais atividades.

Não sei programar em Java mas já li que em Java tem muito disso, então se alguém aprende a programar em Java, terá mais dificuldades em aprender outras linguagens por ter causa dos vícios aprendidos na determinada linguagem. A pessoa acaba não conseguindo através da simples lógica descobrir como fazer a mesma coisa em outras linguagens, oque atrapalha bastante.

Python é uma linguagem simples e lógica, se você aprende a lógica por trás de Python, fica fácil de adaptá-la para outras linguagens, oque facilita sua jornada como programador. Seria como aprender o Latim, para então aprender as línguas derivadas do Latim (Português, Inglês). Se você tentar aprender Russo, vai sentir dificuldades pelo fato de Russo não ser derivado do Latim, e você meio que já pegou os "vícios" das linguagens derivadas do Latim. Enquanto se você soubesse falar Ucraniano, teria mais facilidade já que a origem é a mesma da língua Russa.
Gift: Elyven

A Internet está para as Gravadoras, como a Televisão esteve para o Rádio.
Abaixo ao Copyright, os avanços tecnológicos não devem ser restringidos pelo interesse lucrativo de alguns.
As novas tecnologias não podem ser barradas, em favorecimento de uma indústria ultrapassada.

Citação de: K-ae online 06/05/2013 às 21:07
Linguagem de Programação não passa de uma forma traduzida de Código Binário ("1010010111001"), que seria a língua das máquinas. É melhor assim porque é tenso ter que escrever programas em código binário. Oque acontece é que as linguagens são feitas com propósitos diferentes, por isso para facilitar certas atividades algumas linguagens criam uma forma "automática" para tais atividades.

Não sei programar em Java mas já li que em Java tem muito disso, então se alguém aprende a programar em Java, terá mais dificuldades em aprender outras linguagens por ter causa dos vícios aprendidos na determinada linguagem. A pessoa acaba não conseguindo através da simples lógica descobrir como fazer a mesma coisa em outras linguagens, oque atrapalha bastante.

Python é uma linguagem simples e lógica, se você aprende a lógica por trás de Python, fica fácil de adaptá-la para outras linguagens, oque facilita sua jornada como programador. Seria como aprender o Latim, para então aprender as línguas derivadas do Latim (Português, Inglês). Se você tentar aprender Russo, vai sentir dificuldades pelo fato de Russo não ser derivado do Latim, e você meio que já pegou os "vícios" das linguagens derivadas do Latim. Enquanto se você soubesse falar Ucraniano, teria mais facilidade já que a origem é a mesma da língua Russa.

A sim, agora eu entendi, muito obrigado pela ajuda, eu irei pesquisar sobre o Python.

Você pode pesquisar um pouco sobre C (não C++) que é uma linguagem ótima pra você aprender a "base" da lógica de programação, e tendo uma noção de C você pode seguir adiante para outras linguagens como o PHP, lembrando que C não é uma linguagem orientada a objeto.

Muitas faculdades começam ensinando direto o Java, eu não acho uma boa idéia pois o Java tem muita coisa "pronta", é claro que pra um desenvolvedor isso facilita e muito mas pra quem quer aprender isso atrapalha.

E é verdade, depois que você aprender a programar bem em uma linguagem, para aprender outra você só precisará aprender a sintaxe, ainda mais que em muitas linguagens as sintaxes são bem parecidas, um exemplo:

Um algoritmo que soma duas variáveis lidas do teclado em C:
#include <stdio.h>
#include <stdlib.h>

int main(void) {
     int a, b, resultado;

     printf("Digite o primeiro numero: ");
     scanf("%d", &a);

     printf("\nDigite o segundo numero: ");
     scanf("%d", &b);

     resultado = a + b;


     printf("\nResultado: %d", resultado);

     return 0;
}


Um algoritmo que soma duas variáveis lidas do teclado em Java:
import java.util.Scanner;

public class Soma {
     public static void main(String args[]) {
          Scanner scan = new Scanner(System.in);

          System.out.print("Digite o primeiro numero: ");
          int a = scan.nextInt();

          System.out.print(\nDigite o segundo numero: );
          int b = scan.nextInt();

          Calcula(a, b);
     }

     public void Calcula(int a, int b) {
          int aux = a + b;
          
          System.out.println("Resultado: " + aux);
     }
}
:XD:

Citação de: Exodia online 08/05/2013 às 17:27
Você pode pesquisar um pouco sobre C (não C++) que é uma linguagem ótima pra você aprender a "base" da lógica de programação, e tendo uma noção de C você pode seguir adiante para outras linguagens como o PHP, lembrando que C não é uma linguagem orientada a objeto.

Muitas faculdades começam ensinando direto o Java, eu não acho uma boa idéia pois o Java tem muita coisa "pronta", é claro que pra um desenvolvedor isso facilita e muito mas pra quem quer aprender isso atrapalha.

E é verdade, depois que você aprender a programar bem em uma linguagem, para aprender outra você só precisará aprender a sintaxe, ainda mais que em muitas linguagens as sintaxes são bem parecidas, um exemplo:

Um algoritmo que soma duas variáveis lidas do teclado em C:
#include <stdio.h>
#include <stdlib.h>

int main(void) {
     int a, b, resultado;

     printf("Digite o primeiro numero: ");
     scanf("%d", &a);

     printf("\nDigite o segundo numero: ");
     scanf("%d", &b);

     resultado = a + b;


     printf("\nResultado: %d", resultado);

     return 0;
}


Um algoritmo que soma duas variáveis lidas do teclado em Java:
import java.util.Scanner;

public class Soma {
     public static void main(String args[]) {
          Scanner scan = new Scanner(System.in);

          System.out.print("Digite o primeiro numero: ");
          int a = scan.nextInt();

          System.out.print(\nDigite o segundo numero: );
          int b = scan.nextInt();

          Calcula(a, b);
     }

     public void Calcula(int a, int b) {
          int aux = a + b;
          
          System.out.println("Resultado: " + aux);
     }
}


Eu pensei que era C++, não pensei que tinha outra  :lol:
Eu estou vendo qual programação eu começo, não vou começar talvez essa semana, pois é semana de prova na escola  :rick9: então, eu tenho que estudar muita coisa. Mas agora que eu sei que tem essa linguagem eu irei pesquisar sobre ela.

Muito obrigado Amigo.

Sei que todo mundo opinou, mas vou deixar a minha aqui... bom x_x, se eu fosse você, eu já partia para orientada a objetos, java, C++ agora, se pretende aprender Ruby, que é a do maker, pode começar por ela já também, acho Ruby yma excelente linguagem para aprender a lógica, pois ele tem tanto código lógico quanto simbólico, o C++ é mais "simbólico", então pode ser mais difícil começar por ele.

Nas faculdades é ensinado primeiro o Portugol, que na minha opinião é ... bom, eles acham que é melhor para pegar lógica de programação, eu não acho que seja melhor do que pegar uma linguagem que é usada logo de uma vez, enfim xD, qualquer linguagem que aprender primeiro, as outras ficam bem mais fáceis de aprender, por isso sugiro Ruby, eu comecei com C, mas achei Ruby mais didático x_x.

Então normalmente nas faculdades é ensinado o Portugol (como já disse o Raizen), pra depois vc pegar alguma linguagem de programação... No Portugol vc aprende os comandos mais comuns de uma linguagem, no caso ele é uma base para aprender uma linguagem de programação, facilitando a compreensão lógica do esquema.

Eu estou fazendo umas aulas de Portugol... Se quiser dar uma olhada está ai!  :ok:

Gr!Lo Development - Algoritmo [01] Introdução

Até mais!

08/05/2013 às 21:31 #13 Última edição: 08/05/2013 às 21:32 por TanatosMaker
Por estranho que pareça eu fiz a mesma pergunta em fóruns especializados e apesar de ter alguma base de programação ainda estou longe de ser um programador.

A minha dificuldade é ter que aprender e a cada função que for aprender ser obrigado a baixa ou usar um biblioteca a mais.

Então um cara na internet me disse pra começar com uma linguagem não compilavel e independente de bibliotecas externas que é o JAVASCRIPT para WEB, assim que eu tiver a base partirei para CANVAS(JS avançado) ou C++.

Mas lembre-se JavaScript não é igual a JAVA apesar da coincidencia dos nomes, mas ela dá uma ótima base para algorítimos.

@Raizen

Eu estudei um pouco sobre Ruby, mas ainda tem muita coisa para aprender XD,
Nunca ouvi falar da linguagem Portugol nas pesquisas que eu fiz o.0.

Obrigado pela opinião.

@Gr!Lo

Eu ainda estou vendo qual eu vou começar a aprender primeiro, mas se for a Portugol, com certeza eu irei seguir suas aulas.

@TanatosMaker

Quando eu li JavaScript logo pensei no Java, vou dá uma pesquisada sobre a programação.

Obrigado pela ajuda.