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Blitz3D - Logica de Programação - Capitulo 2: Operações Matemáticas

Iniciado por bmnei, 26/02/2014 às 15:20

No capitulo 1 do nosso tutorial vimos uma pequena introdução sobre variáveis e constantes, neste tutorial vamos conhecer um pouco mais a fundo os tipos de variáveis e como fazer operações matemáticas com ela.

TIPOS DE VARIÁVEIS


Dentro do Blitz3D existem três tipos de variáveis, usadas para guardar tipos específicos de dados:

Variáveis do Tipo inteiro: São variáveis que servem para guardarem números inteiros, tanto positivos como negativos (...-4,-3,-2,-1,0,1,2,3,4...). Para indicar que a variável é do tipo inteiro, usamos '%' no final do nome (EX: abacaxi%).


Tome Nota: quando declaramos uma variável sem colocar o tipo, o Blitz3D entende como uma variável do tipo inteiro

Variáveis do tipo Float: São variáveis que servem para guardar números reais, ou seja, números quebrados (0.1,0.01,0.001).
Não se usam "," e sim "." para números flutuantes. Para indicar que a variável é do tipo  float, usamos'#' no final do nome (EX: carro#). Um bom exemplo da utilização seria uma variável que guarda o resultado da divisão de 14 por 4 que seria 3.5

Variáveis do tipo String: São variáveis que servem para guardar palavras e caracteres. Para indicar que a variável é do tipo string, usamos '$' no final do nome (EX: meunome$)



ATENÇÃO: só podemos fazer operações matemáticas com variáveis de tipos iguais e que usam números, então podemos fazer isso com inteiro + inteiro , inteiro + float, float + float
Deixamos o string de fora, ja que não se pode somar nomes.

Cada variável ocupa espaço diferente na memória, uma variável do tipo float ocupa mais espaço do que uma do tipo real.

OPERAÇÕES MATEMÁTICAS COM VARIÁVEIS


Como e havia dito anteriormente, é possível fazer operações matemáticas com as variáveis:

Soma '+' :  Aqui não tem nenhum segredo, iremos somar dois valores, sejam simples números ou variáveis:
(EX: 3+2, a+b, a+2, 3+b).

Subtração '-' : Usamos da mesma forma que a soma. (EX: 3-2, a-b, a-2, 3-b).

Multiplicação'*' : Usamos da mesma forma que a soma e subtração (3*2, a*b, a*2, 3*b)

Divisão "/"
: Aqui já é um pouco diferente, pois temos dois operadores para trabalhar com divisão:

  • '/': usado para dividir números ou variáveis (EX: 3/2, a/b, a/2, b/3)
  • 'Mod': o operador Mod serve para guardar somente o resto de uma divisão. Uma ultilização do Mod seria que em determinado ponto do jogo, o jogador deve dividir 18 moedas entre 4 jogadores, onde cada jogador receberá 4 moedas e o resto "Mod" seria de 2 moedas


Tome Nota: Quando dividimos dois números inteiros, o programa vai dividir ate aonde é possível fazer uma divisão, como dividir 18 por 4, ele irá parar de dividir quando o resto for 2. Se fosse uma variável do tipo float, ele colocaria a vírgula e continuaria dividindo

Raiz Quadrada'Sqr'
: Para usar raiz quadrada usamos 'sqr' como sinal (EX: Sqr 9, Sqr 16, Sqr a, 3 * Sqr 16  )

Exponenciação'^' : Funciona do mesmo modo, devemos colocar um valor ^ outro valor (3^6 , 5^10 , a^10, a^b, b^a).


Bem, neste capítulo vimos uma maneira introdutória de como se fazer operações com variáveis. Aqui pode-se ser usado formulas que vimos em fisica ou geometria, para se calcular a distância ente dois pontos, ou a área de algum lugar. No próximo capitulo vamos ver os conceitos da programação, como fazer testes comparativos para se obter determinado resultado. Até la.