O TEMA DO FÓRUM ESTÁ EM MANUTENÇÃO. FEEDBACKS AQUI: ACESSAR

Antiquário #5 - Top Gear (Super Nintendo)

Iniciado por Geraldo de Rívia, 28/08/2014 às 14:34

[box class=windowbg2]


Pixel Arts da logo por neoriceisgood
[/box]
[box class=plainbox]

     O Antiquário é um periódico (não uniforme) que trará uma análise e uma proposta de debate sobre alguns jogos de antigos consoles, que um dia foram (ou ainda são) muito conhecidos ou que apresentam pontos bem relevantes e inspiradores para nós makers. Além de se destacarem, seja em questão de gráficos, sistemas, ambientação, histórias ou na parte auditiva.
[/box]


E nessa edição:

[box class=windowbg2]


Jogo: Top Gear
Plataforma: Super Nintendo
Distribuidora: Kemko
Gênero: Corrida
Lançamento: 1992



     Primeiramente, por favor, não faz sentido ler essa matéria sem deliciar-se com alguma soundtrack que ficou cravada na memória de quem já curtiu esse jogo.

     É raro achar alguém que interaja com jogos, de corrida ou não, que nunca tenha sequer ouvido falar em Top Gear. Particularmente, por anos o título dominou o lugar de jogo que eu mais gostava, mas enfim. Também conhecido com por Top Racer, já que esse foi o nome adotado na Europa e nas versões em português que inclusive vieram para o Brasil, o jogo foi um dos primeiros do gênero para o console Super Nintendo. A princípio o plano da Kemco era lançá-lo como uma segunda versão do Rad Racer (game para Nintendo, que também fez um certo sucesso em 1989/90), mas à pedido da produtora do console, Top Gear foi passado para o Super Nintendo.

     Por pertencer ao gênero de corrida, obviamente o objetivo é, a cada pista/fase cruzar todo o percurso e alcançar à linha de chegada. Diferente de alguns jogos automobilísticos anteriores, a largada fica no mesmo ponto que a chegada, havendo assim pistas em que é necessário que se faça o percurso várias vezes, o que chamamos de voltas. Porém, não é só "afundar o pé" e ir embora não. Por esse fato é que o jogo requere um pouco de estratégia também pois ao longo de que o jogador vai correndo, o combustível vai acabando e é preciso parar no Pit Stop para reabastecer.


     É aí que entra um dos maiores debates do jogo: qual carro é melhor?

     Havia muitas opções no jogo, como o câmbio de marcha automático ou manual (mas não encontrei nenhum macho o suficiente para zerar utilizando somente o manual), um nome para o jogador, escolha de botões, e entre outras. Mas, nenhuma dava tanta encrenca quando escolher o carro. Aqueles que são inteligentes e conhecem do assunto, - como eu, diga-se de passagem - sabem que o Cannibal (vermelho), é bem melhor. Entretanto, esquerdistas acham o Sidewinder (branco) o melhor de todos (brincadeira, hein gente, todo mundo é inteligente aqui \o/ mas o vermelho é melhor u.u). O fato é que ambos possuem sua velocidade e o custo proporcional à ela, mostrado no gasto de combustível.



Carro

   Velocidade máxima   

   Aceleração de 0 a 60 mph   

   Aderência   

   Consumo   

   Inspiração   

Sidewinder (Branco)

210 km/h

3.5 s

Alta

Baixíssimo

Ferrari 288 GTO

Weasel (Verde-azulado)

220 km/h

4.3 s

Moderada

Moderado

Porsche 959

Razor (Roxo ou púrpura)

220 km/h

5.0 s

Baixa

Moderado

Honda NSX

Cannibal (Vermelho)

237 km/h

5.9 s

Baixa

Alto

Ferrari Testarossa

     O jogo não tinha modo de salvar o progresso. Mas pra mim completá-lo só jogando direto? Ahá, não. Uma das coisas mais legais que já se inventou para jogos, e que infelizmente não vemos hoje, são os passwords. Como no caso de Top Gear, não se podia fazer melhorias no carro (em Top Gear 2 isso já era possível), a única coisa que se "salvava" era a pista em que estava. As pistas são dividades em etapas. Cada etapa em uma região mundial (Estados Unidos, América Latina, Japão, Alemanha, Escandinávia, França, Itália e Reino Unido), cada etapa com 4 pistas. Ao completar uma etapa era exibido o password em que, ao utilizá-lo, se começava na primeira pista da etapa seguinte à que completou. Por exemplo: Ao terminar a primeira etapa, se utilizasse o password ganho, já começaria na primeira pista da América Latina.


     Outra coisa bem bacana com que o jogo contava era a presença de nitro. Ahh, nada melhor do que pegar aquela reta e ver sua velocidade subindo indiscriminadamente. A cada pista o jogador tinha direito a três usos, sendo eles irrecuperáveis naquela pista após o uso, mas já ajudava bastante... Ou atrapalhava, porque bater com o carro lá pelos 350 km/h, o deixava completamente inerte (aquelas árvores e placas devem ser de cimento, só pode).

     Não esquecendo as soundtracks, afinal, não foi à toa que sugeri uma para acompanhar na leitura da matéria. Apesar de poucas, são memoráveis, e algumas até associadas a algumas pistas, como é o caso da primeira pista à noite pra mim, e pelos inúmeros fãs que as reproduzem em guitarra, teclado e afins. E não fica só entre jogadores não, a música Bliss, da banda Muse, foi inspirada em uma soundtrack desse game.





     Enfim, passando tudo a limpo, Top Gear é mais um épico game da era 16 bits, e que, para alguns, ainda persiste nesse posto. Foi um jogo do gênero que teve uma maior aceitação do público, sendo assim, abriu portas para muitos outros fazerem sucesso. Existem versões posteriores, como Top Gear 2 e Top Gear 3000 (para SNes mesmo) e outras para alguns consoles.
     Para o maker é complicado tirar algo de um jogo de corrida, mas temos a ideia do password, que é bacana demais para ser deixada de lado, como nos jogos de hoje. E se não encontrar nada, que seja apenas para descontrair, pois é um ótimo jogo, ótimo demais para falar dele tendo que usar o passado.

[/box][box class=plainbox]

Enfim galera, esse foi o Antiquário desta edição. Espero poder voltar com mais uma o mais breve possível!  :XD:

Para quem quiser conferir o game, fica aí o link com o diretório para download da ROM. Em seguida, é só emular em algum emulador para o console.


Top Gear
[/box]

Ah, Top Gear... Um dos meus jogos preferidos. :)
Valeu pelo Antiquário.

Que joguinho foda, junto com Mario Kart e a série Donkey Kong fazem minha lista de preferidos do SNES.

Muito boa matéria, melhor ainda com a trilha sonora que eu tinha apagado da minha memória hauha

Faz parte dos meus jogos favorito do SNES junto com Aladin, International Super star soccer e Chrono trigger,
:p dá até uma saudade de ver aquela tela de título com o soundtrack *o*
ótima postagem!

Top gear tem uma fase no peru?
Muito bom essas materias no antiquario...
São tantos jogos bons desse console, gostaria de ver Earthworm Jim que era um jogo muito bom e com muito estilo.
falando em International Super star soccer, ate baixei um roomhack da copa pra joga mês passado : )

30/08/2014 às 11:28 #5 Última edição: 30/08/2014 às 11:32 por Vash
 Que nostalgia. *¬*

Eu lembro muito bem de jogar Top Gear direto com meu irmão, era muito bom e sempre escolhíamos o branco, pois mesmo ele sendo lento em comparação aos outros, não consumia tanto e dava para terminar a corrida tranquilo.

O que eu gostava muito no jogo eram os gráficos também, poxa, aquela corrida nos Estates e no Japão, onde era noite e outro o sol ia nascendo ao decorrer do jogo, respectivamente.

Eu cheguei a jogar os outros jogos, o 2 e o 3000, mas não senti o mesmo animo que tinha quando jogava o primeiro, o 2 eu achei muito fraco, senti que não teve algo novo e com gráficos ruins. Já o 3000 eu gostei com aquele estilo futurista correndo em planetas diferentes, me lembrou outro jogo que eu gosto também (alá Rock Roll Race), mas mesmo tendo algo de inovador não senti a mesma vontade que sentia no primeiro.

Matéria boa Gerar, não pude deixar de comentar isto, espero que traga sobre outros jogos olds.

2010 ~ 2016 / 2024

~le pazada no tópico  :=p:

Citação de: hategum rpg online 29/08/2014 às 15:03
Top gear tem uma fase no peru?
Muito bom essas materias no antiquario...
São tantos jogos bons desse console, gostaria de ver Earthworm Jim que era um jogo muito bom e com muito estilo.
falando em International Super star soccer, ate baixei um roomhack da copa pra joga mês passado : )
Acho que tem uma pista lá sim, em formato de cruz. E cara, ô pistinha hard...
Po, alguma hora faço o de Earthworm Jim, cheguei a jogar no console, mas
empacava sempre na fase em que tinha que empurrar o balão lá...


Citação de: Vash online 30/08/2014 às 11:28
[...]
Eu cheguei a jogar os outros jogos, o 2 e o 3000, mas não senti o mesmo animo que tinha quando jogava o primeiro, o 2 eu achei muito fraco, senti que não teve algo novo e com gráficos ruins. Já o 3000 eu gostei com aquele estilo futurista correndo em planetas diferentes, me lembrou outro jogo que eu gosto também (alá Rock Roll Race), mas mesmo tendo algo de inovador não senti a mesma vontade que sentia no primeiro.
[...]
Eu gostava do 2 pela personalização, upgrades e tal, isso sempre me atrai
bastante, mas de fato, no geral o primeiro se sobressaía mesmo.

No mais, valeu pelos comentários, povo!  :ok:

Eu jogava sempre com o carrinho azul porque ele é mais econômico.  :cool:

Eu gostei bastante da matéria, esse jogo fez parte da minha infância, mal me lembro quantas vezes eu não briguei com os meus irmãos para ver quem ia começar jogando.  :XD: