O TEMA DO FÓRUM ESTÁ EM MANUTENÇÃO. FEEDBACKS AQUI: ACESSAR

Photoshop ou Gimp?

Iniciado por Sotelie, 12/06/2013 às 12:31

Estava pensando...tenho um amigo que faz design para a igreja e também slides para a mesma! E ele faz isso tudo no gimp!
E eu, uso o photoshop para criar panomaps, e, de vez enquando, utilizo ele para tentar seguir umas aulas de design...
Então, qual dois dois é mais útil para design?
Edit: Os slides não são no Gimp, claro!

Photoshop. Não discuta, photoshop é melhor.
Pelo que vi, 95% das pessoas acabam migrando do gimp para o photoshop em algum momento, especialmente quando veem tudo que ele tem para oferecer, então acredito que seja o melhor.
To Die Is To Find Out If Humanity Ever Conquers Death

12/06/2013 às 13:05 #2 Última edição: 12/06/2013 às 13:07 por alisson
Entendo...no caso, tudo o que se faz no gimp é possível no photoshop? Até mesmo textos plásticos?( aqueles meio 3d, o que mais gosto de fazer)
E tipo, daria para seguir algumas aulas do gimp pelo photoshop?( tendo conhecimento das ferramentas, claro)
Exemplo do que estou falando
[close]

Eu não sei se daria para seguir as aulas do gimp no photoshop porque nunca usei o gimp, mas acredito que seja sim possível. Até onde tenho conhecimento do assunto, o photoshop supera o gimp no quesito ferramentas e efeitos, então acredito que seja possível fazer tudo que se faz nele. E esse exemplo que você mostrou é incrivelmente fácil de ser feito no photoshop ._.
To Die Is To Find Out If Humanity Ever Conquers Death

Na verdade é o contrário, as pessoas migram do photoshop para o GIMP.

Photoshop é o melhor, mas se você parar pra pensar, ele é pago, nós usamos oi pirata, em empresas do ramo, acho que usam o GIMP por ser free.

Por isto a maioria dos usuários que usam o Photoshop migram pro GIMP, quer dizer usam atualmente, mas não abandonando o photoshop para trabalhos por hobbie.

E o GIMP é mais leve, e dá para se ter bom resultado tanto quanto photoshop.


  

Citação de: felipefalcon online 12/06/2013 às 13:17
Na verdade é o contrário, as pessoas migram do photoshop para o GIMP.

Photoshop é o melhor, mas se você parar pra pensar, ele é pago, nós usamos oi pirata, em empresas do ramo, acho que usam o GIMP por ser free.

Por isto a maioria dos usuários que usam o Photoshop migram pro GIMP, quer dizer usam atualmente, mas não abandonando o photoshop para trabalhos por hobbie.

E o GIMP é mais leve, e dá para se ter bom resultado tanto quanto photoshop.

Pessoas do ramo compram o programa com o qual elas trabalham. Eu mesmo compraria o photoshop se pretendesse me tornar um designer profissional ou algo assim. Além de pagar por isso eles também compram outros programas como corel draw e ilustrator, você acha mesmo que pessoas que vivem disso acham tão ruim assim pagar por um programa? Sério, seu argumento até me incomoda cara '-'
ps: eu nunca vi ninguém migrar do photoshop para o gimp.
To Die Is To Find Out If Humanity Ever Conquers Death

Citação de: B.loder online 12/06/2013 às 13:44
Citação de: felipefalcon online 12/06/2013 às 13:17
Na verdade é o contrário, as pessoas migram do photoshop para o GIMP.

Photoshop é o melhor, mas se você parar pra pensar, ele é pago, nós usamos oi pirata, em empresas do ramo, acho que usam o GIMP por ser free.

Por isto a maioria dos usuários que usam o Photoshop migram pro GIMP, quer dizer usam atualmente, mas não abandonando o photoshop para trabalhos por hobbie.

E o GIMP é mais leve, e dá para se ter bom resultado tanto quanto photoshop.

Pessoas do ramo compram o programa com o qual elas trabalham. Eu mesmo compraria o photoshop se pretendesse me tornar um designer profissional ou algo assim. Além de pagar por isso eles também compram outros programas como corel draw e ilustrator, você acha mesmo que pessoas que vivem disso acham tão ruim assim pagar por um programa? Sério, seu argumento até me incomoda cara '-'
ps: eu nunca vi ninguém migrar do photoshop para o gimp.

Nem todos trabalham em grandes empresas, se te incomoda o problema é seu, pesquisa, e verá.
E comentários e site do tipo também falam o mesmo.
  

 
Citarse te incomoda o problema é seu,
eita, que menino nervoso '-'

Citarpesquisa, e verá.
Se não se incomoda, eu gostaria de saber de onde você tirou isso. Onde você pesquisou?


Só sei que os estúdios de fotos trabalham com photoshop, ao menos a grande maioria deles prefere o programa e não o gimp. Também sei que outros profissionais que não trabalham exclusivamente com manipulação fotográfica, como aqueles que fazem ilustrações, usam não só o photoshop, mas o pacote da adobe. Então eu ficarei no aguardo da fonte de pesquisa de onde tirou a informação que apresentou aqui.
To Die Is To Find Out If Humanity Ever Conquers Death

Eu só uso o photoshop nunca tinha ouvido falar do gimp para mim tanto faz já que só uso o photoshop :P

Citação de: B.loder online 12/06/2013 às 13:54
Citarse te incomoda o problema é seu,
eita, que menino nervoso '-'

Citarpesquisa, e verá.
Se não se incomoda, eu gostaria de saber de onde você tirou isso. Onde você pesquisou?


Só sei que os estúdios de fotos trabalham com photoshop, ao menos a grande maioria deles prefere o programa e não o gimp. Também sei que outros profissionais que não trabalham exclusivamente com manipulação fotográfica, como aqueles que fazem ilustrações, usam não só o photoshop, mas o pacote da adobe. Então eu ficarei no aguardo da fonte de pesquisa de onde tirou a informação que apresentou aqui.
Eu havia escrito a mensagem para ele, já que no tópico ele perguntou não?

Quando falei no sentido de problema seu, não foi para parecer sei lá, uma ofensa, ou quer que seja o que pensou. E sim porque tudo neste fórum tá virando briga, não pode falar nada da sua própria opinião, que lá vem um monte de pedras contra você...( e não to dizendo de divergências de opiniões, pois isto existe, mas já estou vendo aquelas brigas sem sentido que vejo aqui, como uma pessoa corrigiu uma coisinha, e o próximo comentário ja foi maldoso contra ela.)

E eu esqueci também de dar detalhes mesmo ^^
Eles não só usam o GIMP, e pessoas migrando do photoshop para o GIMP existem.(Já vi umas 4 pessoas do mundo maker que trabalham com algo do tipo, pelo programa ser leve).

E eu não disse nada a respeito do photoshop ser ruim... e sim que os dois podem ser comparados(podem, mas photoshop é muito melhor, não é impossível fazer algo no GIMP que não faça no photoshop)

E não disse que pesquisas que todos usam o GIMP para estúdios... (Estava falando de empresas que fazem folder's, e outras coisas)

As pesquisas que fiz mostram que profissionais usam o GIMP também. Não falando que o GIMP é o melhor, mas que são muitos que também o usam.

E só disse aquilo "problema é seu" pois você disse que minha opinião te incomodou, por que?
  

Sua opinião me incomodou porque ela era infundada. Agora você esclareceu, mas no post anterior você deu a entender que os profissionais usam o gimp e não o photoshop simplesmente porque este é de graça. E nos casos em que pessoas migram do photoshop para o gimp, o motivo geralmente está no fato de ele ser mais leve e o computador não rodar bem o ps. Well, sem brigas estúpidas aqui então.
To Die Is To Find Out If Humanity Ever Conquers Death

Citação de: felipefalcon online 12/06/2013 às 14:34
Quando falei no sentido de problema seu, não foi para parecer sei lá, uma ofensa, ou quer que seja o que pensou. E sim porque tudo neste fórum tá virando briga, não pode falar nada da sua própria opinião, que lá vem um monte de pedras contra você...( e não to dizendo de divergências de opiniões, pois isto existe, mas já estou vendo aquelas brigas sem sentido que vejo aqui, como uma pessoa corrigiu uma coisinha, e o próximo comentário ja foi maldoso contra ela.)
É verdade.



  Eu prefiro muito o Photoshop, por simplesmente eu achar ele bem superior, mas não tenho como provar isso.  Mas já vi vários x1 entre os dois, e está sempre bem equilibrado, mas na maioria dos casos o PS ganha.

Obviamente Photoshop por questões de praticidade, utilidade. Mas se você tem uma internet lenta recomendo o Gimp pois é mais leve. Mas é claro isso é só minha opinião.

Abraços

Como conhecedor das duas ferramentas posso dizer, que isso depende de muitos fatores. Amo tanto o Photoshop quanto o GIMP, vou te ajudar a decidir.

O GIMP é para o Linux, o Photoshop é para o Windows. GIMP para Windows pesa ~75Mb, GIMP para Linux pesa ~5Mb, o peso do photoshop varia mas nem mesmo possui versão para Linux. No desempenho, o Photoshop leva vantagem no Windows, o GIMP leva vantagem no Linux (com o PS rodando no Wine, sendo este um programa para rodar aplicativos do Windows no Linux). A diferença no peso do GIMP se deve a forma da Microsoft produzir seus SO's, onde os programas acabam ficando 10-15x mais pesados, grita no ouvido do Bill Gates.

O potencial do GIMP é infinitamente superior, pelo fato de ser Open-Source, porém, apenas se você estiver disposto a editar a programação do GIMP, o que dificilmente é o caso. Nas ferramentas e efeitos nativos, os dois empatam. O que você faz no Photoshop, faz no GIMP, e vice-versa, mas de formas distintas, e com resultados variados. Algumas coisas são mais fáceis em um, outras coisas no outro. Então se você tem intenção de utilizar as ferramentas nativas, os dois tem a mesma capacidade.

Quanto a tutoriais para ambos os programas, o Photoshop possui centenas de vezes mais tutoriais que o GIMP, o que facilita de você encontrar o que quer, porém também existe o ponto negativo. O PS sendo mais famoso, tem a rede poluida de tutoriais de péssima qualidade feito por pessoas que não sabem utilizar direito a ferramenta. No caso do GIMP isso é raro, pela cultura dos usuários. Os usuários do GIMP são em geral mais experientes na rede, buscam alternativas ao popular, encontrando assim o GIMP, os usuários do PS geralmente são pessoas que começaram a participar de fóruns ontem, viram uma sign legal e foram baixar o photoshop, segundos depois estão criando tutoriais.




B.Loder, parceiro, você não percebeu mas matou a charada:
"nunca usei o gimp"[...]"Eu mesmo compraria o photoshop se pretendesse me tornar um designer profissional ou algo assim."
O GIMP é um programa sem fins lucrativos, o Photoshop pertence a Adobe, sendo esta uma empresa de grande porte que faz de tudo para vender seu produto, isso deve ser levado em conta, mesmo motivo pelo qual as pessoas não usam Linux (nem mesmo em dual-boot), e aqui em casa o pessoal usa Internet Explorer. Isso acaba levando a pessoas mais experientes, nem testarem outras alternativas e já optarem pelo Photoshop.
Elvio também comentou algo interessante:
"Eu só uso o photoshop nunca tinha ouvido falar do gimp para mim tanto faz já que só uso o photoshop :P"




Alisson, se você usa Windows e está disposto a usar um produto de Contrafação (pirataria), acredito que terá mais vantagens com o Photoshop, que possui desempenho melhor que o GIMP, no Windows.
Eu utilizei Photoshop por anos, migrei para o GIMP que possui melhor performance no Linux, e não sinto falta de nada, tudo que fazia no PS continuo a fazer no GIMP. Poderia utilizar os dois, tendo o Windows em dual-boot, porém não quero mais a dor de cabeça de utilizar o SO da Microsoft.

Seguir aulas de GIMP no Photoshop é complicada, já que as duas ferramentas agem de forma diferente. Pode comparar minhas aulas de GIMP e Photoshop (assinatura), efeitos como Clipping Mask e Gradient Map são feitos de formas bem diferentes em ambas as ferramentas. Mas se você viu um tutorial sobre um efeito e que fazer na outra ferramenta, encontrar tutoriais não é dificil, e você facilmente encontrará tutoriais ensinando a fazer o mesmo efeito em ambos os programas.
Gift: Elyven

A Internet está para as Gravadoras, como a Televisão esteve para o Rádio.
Abaixo ao Copyright, os avanços tecnológicos não devem ser restringidos pelo interesse lucrativo de alguns.
As novas tecnologias não podem ser barradas, em favorecimento de uma indústria ultrapassada.

17/06/2013 às 09:19 #14 Última edição: 17/06/2013 às 09:21 por Ceodore
O Photoshop tem mais ferramentas e controle melhor de cores, mas para o que eu uso, o GIMP é mais do que suficiente... já usei o Photoshop antes mas hoje uso o gimp pra tudo, no windows mesmo, é uma pirataria a menos e só precisei de um tempo pra me acostumar. O GIMP tem a maioria das coisas que se usa pra fazer imagens pro RPG Maker, avatares e assinaturas de fórum e imagens para tópicos, web design e etc... e vai bem além dessas coisas... como não sou fotógrafo profissional, o gimp está bom.