O TEMA DO FÓRUM ESTÁ EM MANUTENÇÃO. FEEDBACKS AQUI: ACESSAR

O Clichê geral

Iniciado por felipefalcon, 18/04/2014 às 17:06

     O que é clichê?
"É uma expressão idiomática que de tão utilizada, se torna previsível. Desgastou-se e perdeu o sentido ou se tornou algo que gera uma reação ruim, algo cansativo em vez de dar o efeito esperado ou simplesmente repetitivo." – Dicionário Informal

     Clichê é um garotinho órfão que teve seus pais mortos por um vilão, e que carrega em sua vida o desejo de vingança. Ainda sem compreender? O clichê é a repetição de histórias, jogos, etc. Não é raro andar pelos fóruns e encontrar um jogo de Pokémon ou Digimon é?

     Utilize a busca destes locais e pesquise estes nomes. O resultado será páginas e páginas de projetos, ou até suporte para sistemas, e até pedidos de gráficos deste tema. Coincidência alguém fazer um jogo justo daquilo que era sua grande ideia, que na sua cabeça o jogo seria um sucesso.

     Os motivos para isto ocorrer vão desde anime, mangá e jogo que é considerado clássico, até modinha. Este primeiro é porque obteve grandes fãs, quem não viu Pokémon ou Digimon em um episódio aleatório? Somente quem não teve infância ou televisão né. Por isto, é normal você entrar no mundo maker e achar um jogo assim. Não se apavore, faça um jogo do tipo se você quiser, e  se você não tiver tanta experiência, isto irá lhe ajudar em projetos futuros, caso não abandone a engine. Agora a moda... Sim neste tempo, por exemplo, será quase normal achar um projeto de Shingeki no Kyojin. Pois está na moda, é passado de amigos para conhecidos, até estranhos que lerão o que você escreveu. Estas situações podem ou não ocorrer só depende de você.

     Nada lhe impede de fazer um jogo clichê, etc. Desde que seja bem feito e até tenha algo diferente, será bem aceito por todos. Mas o importante é tentar fugir do clichê, como disse, ele pode ser desde um sistema até um gráfico. Pense no que seu jogo irá se focar o que terá de original/novo nele?

     Um sistema, um gráfico diferente, qualquer coisa deste tipo que você usará em seu projeto clichê. Dará toda uma atenção especial nele. Pense também... É legal você jogar um jogo de Pokémon versão marrom, e depois que completa-lo jogar um Pokémon versão ferrugem? O que cada versão trará de novo ou diferente? É isto que lhe faz jogar, no caso do Pokémon, veja que pokemons diferem, existem pokemons que aparecem em uma versão, e em outras não. Estes nomes de versões são somente suposições, mas mostra claramente o que quero dizer. Faça a diferença, atraia a curiosidade do seu público, mostrando algo novo e diferente, caso isto não ocorra você não terá retorno, aliás, é bem melhor jogar o original do que seu fan game, não dá no mesmo?

     Fuja do clichê na história, este é quase o principal, sua história deve trazer algo novo e diferente. Enjoa ficar jogando 10 jogos seguidos, e todos eles falarem de um garotinho guerreiro, que mata slimes. Tente mudar, um arqueiro garotinho que mata slimes. Uma garotinha de cabelos loiros que é adorada por slimes. Mude ao máximo se puder, se não conseguir mude um pouco, mas faça mudanças, é importante.

     Aprenda, ganhe experiência. Fan games não são todos ruins, se você chegar a completa-los, ganhará muita experiência, e terá ideias futuras melhores. Se você quis investir em um gráfico diferente no seu jogo, tente aprender pixel art, ou mexer com programas de edições de imagens. Você não terá tudo na mão, então se especialize em algum ponto, escreva textos, faça desenhos, use o paint. O jogo é seu e é problema seu como faze-lo. Sua equipe está para te dar suporte, e não para fazer o jogo por você, como se fosse um patrão. (no caso de ter uma equipe)

     Shingeki no Kyojin é clichê, se você pensar bem, mas olhe por outro lado... Você já viu uma história parecida com gigantes que comem pessoas sem motivo? Mas aposto que já viu garotinhos que perdem as suas famílias já, não?(no caso do Eren. Sua mãe)

      :wow: Mostre que é possível transformar o clichê em algo inovador, a imaginação é a sua principal ferramenta. :wow:



Escrevi isto há um bom tempo, mas nunca postei.