O TEMA DO FÓRUM ESTÁ EM MANUTENÇÃO. FEEDBACKS AQUI: ACESSAR

Tutorial Sign Simples +Vetores

Iniciado por Elyven, 27/05/2013 às 20:44

27/05/2013 às 20:44 Última edição: 27/05/2013 às 20:59 por Elyven
[box class=titlebg2][/box]
Olá pessoal da paz! Centristas fieis! É com muita alegria que vou postar meu primeiro tutorial para vocês, como eu, que descobriram o photoshop e com ele, gastam suas horas "forever alone" para mexer com design gráfico. O método é bem simples se vocês seguirem passo à passo acho, que conseguirão até resultados melhores. Bem, vocês podem seguir o tutorial de qualquer forma com imagens aleatórias. O importante aqui serão os passos e não a Signature em sí. Seguindo estes passos bases, já conseguirão bons resultados em suas Signs! Mas por via das dúvidas irei disponibilizar  os materiais que eu fiz uso, certo? Então vamos lá? Boa sorte, guys!

[box class=titlebg2]
*Nível de Photoshop: Iniciante!
*Efeitos que vocês irão aprender: Smudge, posicionamento das C4DS,Tratamento,Iluminação e aplicar vetores.
*Resultado final:

Tutorial The World Ends With You Signature.
[/center]
Spoiler
Passo 1: Antes de tudo você deverá escolher uma boa dimensão e pensar numa coisa: O que você quererá fazer? E fique alguns minutos imaginando o que quer. Eu escolhi o tema do lindo jogo "Rap" The World Ends With You e já depois de uma pesquisada já tenho um estilo que dará forma a signature.  Com o Photoshop aberto, clique em "arquivo" e abrir nova imagem 480x150.

Passo 2: escolher um BG (Pano de fundo). Eu montei o meu BG. Neste caso, disponibilizarei este BG montado para não perdemos tempo. Você pode escolher o BG que quiser, mas não fuja do tema-título. Se um BG não combinar você pode fazer uma montagem. Montar um BG à base de recortes e aplicar brush não é muito difícil. Neste caso, usei um brush (pincel) vetorado. E apliquei efeitos leves nele. Então escolha um bg bacana que combine com sua render ou faça o seu próprio no seu estilo como achar melhor.

Passo 3: Este é o passo importantíssimo. É daqui que partiremos para nossa aventura. Escolha uma render legal e posicione-a no BG. Eu escolhi a personagem do jogo.  Uma dica importante: Caso o BG não combine com a render, você deve escolher a camada que está o BG e Ctrl+u. Mude suas cores, mexa na saturação, matiz, iluminação até encontrar uma harmonia legal. No caso acima ele já está mexido mas  "o BG era preto". Mudei para esta cor mais clara e coloquei a render porcima dele. Olha como ficou? Esta parte está concluída. Agora vamos mexer na render, e aplicar o SMUDGE. Antes de tudo, clique na camada que está a render e Ctrl+j 3 vezes.

Passo 4: Você precisará desmarcar os "olhinhos" das cópias. Deixe apenas uma camada ativa. Nesta camada, coloque a opção do filtro em " Subexposição linear (adicionar)". Vai na opção desfoque " aquele desenho do dedo" que aplique o Smudge por toda a render. Escolha um "brush" que não seja redondo para borrar a render. A primeira aplicação do Smudge ficará assim:

Passo5 Feito isso, agora marque a caixinha que está o "olho" da próxima camada ( que está por cima) e uma render inteira vai aparecer. Escolha o filtro; Subexposição de cores. E aplique o Smudge "borrar" da mesma forma que fizera com a anterior. A imagem ficará assim:

Passo 6: Marque a camada acima que aplique novamente o Smudge borrando a render e desta vez, marque o filtro Subexposição linear (adicionar)novamente.Depois de Smudgeada, ela ficará assim:

Passo 7: Você usou às três cópias e smudgeou ela adquirindo este efeito, certo? Preservando uma cópia de sua render original que ficou por cima de todas e com o "olho" desmarcado. Agora basta, clicar no olhinho ativando a render original que ficará normalmente por cima das outras. Não mexa no filtro e deixe como normal. Por fim, acabamos um passo importante. É um tratamento bem simples mas se quiser tratar melhor sua render, dê um Smudge agora por cima desta camada somente nas bordas. Eu não fiz, achei desnecessário para esta Sign. Algumas outras exigirá um tratamento maior. Contudo, a camada final precisa ficar assim:

Passo 8: Vai na opção "Curvas" que fica naquela bolinha "preto e branca" e ative-a. Não exagere nas curvaturas porque pode ficar claro demais, ou escuro. Apenas dê um ajuste leve, e harmonize sua Sign. Escolha a mesma opção mas desta vez, o brilho. E harmonize sua Sign controlando levemente o brilho. Se chegou até aqui, os passos seguintes serão de muita importância. E você já está notando melhorias significativas na sua Sign.

Passo 9 -Aplicando efeitos Cinema 4D: Existem milhares e milhares de C4DS espalhados por ai. Um erro dos Designers Iniciantes é sair colocando C4ds de qualquer jeito. Você precisa estudar a C4D e ajustar ela pra ficar legal galera. Este passo é muito importante. Pensem bem no efeito que irá causar na render. Depois de escolher à minha C4D, eu coloquei ela assim e ativei o filtro subexposição linear(adicionar):

Passo 10: Feito isso, irei posicionar a mesma C4D no canto da Sign. Isso vai gerar uma camada nova ao colar a C4D, não têm problema. Ou pode aproveitar a mesma camada, com um Ctrl+v. Brinque com sua criatividade. A minha ficou assim:

Passo 11: Você pode fazer uma coisa só em única camada com suas C4DS e ir testando alguns filtros legais. Mas eu coloquei 3 C4Ds em camadas individuais. A última, criei este efeito. A dica é não poluir sua Sign com milhares de C4D. Escolha umas legais e trabalhe com sua criatividade. Não esqueça de deixar o filtro em " Subexposição linear (adicionar)". Algumas C4Ds rejeitam, mas a maioria aceitam este filtro. Aplicar o filtro "Sobrepôr" só em ultimo caso.

Passo 12: Iluminação. Bem galera, pelo visto estamos indo para o acabamento da Signature. Espero ver resultados legais se alguém se interessar em por o tuto em prova! Eu preferi dar uma iluminada e deixá-la um pouco escura. Você deve criar uma nova camada neste momento e colocar o "filtro em sobrepor". Escolha o Brush e ilumine sua Signature. Muito cuidado para não iluminar muito ou borrar ela toda. Lembre-se, siga uma harmonia. A prórpia Render e BG aceitam os pincéis. Você perceberá que a imagem "absorve" e outras vezes "repudia". Minha imagem ficou assim:

Passo 13: E como havia pincelado a miniatura dá pra notar que ela absorveu mas ficou faltando mais retoques na parte de baixo. E para finalizar vamos aplicar um vetor e iluminar a parte de baixo.

DICA: Escolha vetores como bolinhas ou traços, ajuste eles do mesmo modo que se faz com uma C4D e cole o vetor. Isso criará uma nova camada, não têm problema. E quando já tiver ajustado os vetores  você vai aplicar uma máscara de corte nesta camada ( clipmask) ela automaticamente se fundirá com a camada anterior. Agora dê uma iluminada na parte de baixo. A imagem ficou assim com os vetores aplicados + máscara de corte e com iluminação.


Passo 14: Vamos aplicar um filtro de foto e escolher uma cor bacana para harmonizar. Escolha a cor que preferir e não deixe a frequência muito alta. Lembre-se. Todo efeito que se aplica às vezes, é necessário retocar com a borracha. Nunca se aplica um efeito ou filtro por completo. A borracha, é sua melhor amiga! Lembre-se disso.


Passo 15: Já estamos terminando nossa Signature e os passos finais precisam ser seguidos com muita cautela. Aplique um "Gradient Map" (Mapa degradê) e brinque com as opções. Mexa na opacidade com muito cuidado até ficar harmonioso.

Passo 16: Por fim, a Signature adquiriu esta nova forma:

Passo 17: Crie uma nova camada+ aplicar imagem.  Não acontece nada galera, é como se tudo estivesse agora,reunidos em uma única camada. Vá na opção filtros e aplique um "Desfoque Gaussiano". Você vai ter uma imagem assim:


Passo 18 O uso da borracha é fundamental para espalhar o efeito na Signature. Testes muitos efeitos diferentes para adquirir algo bonito. Aqui aplicamos um "Gaussiano" e portanto existem milhares fora este. Apague com a borracha. Meu resultado ficou assim:

Finalizando: Crie uma nova camada e repita o "aplicar imagem". Vá em filtros e efeitos para aplicar " Nitidez inteligente" e regule-o.  Você já têm sua Signature pronta.  Basta agora aplicar suas bordas ( se desejar) uma tipografia legal e temos aí um Job Finalizado!
[/box]
Material a ser utilizado:
Spoiler


C4D e Vetores

[close]
[box class=titlebg2][/box]
Para finalizar, um grande abraço carinhoso da Ely para todos vocês! Porque foi através " e está sendo" de muitas dicas do pessoal daqui que vou sempre buscando aprender! Confesso que tenho muito que aprender. O tutorial é bem simples. É para iniciante. Evitei fazer um tuto mais complexo. Mas no futuro penso em fazer um tuto de signatures bem mais complexas e demoradas que abrange modelos reais e não desenhos. Até lá, bora ir praticando juntos Guys e descobrindo coisas novas! Até mais!
by Elyven Velvet Ƹ̵̡Ӝ̵̨̄Ʒ
Elyven77@live.comƸ̵̡Ӝ̵̨̄Ʒ
[close]

Ótimo tutorial, bem explicado.
Com certeza vai ajudar muitos iniciantes.

Obrigado por dispor de seu tempo. ^^
Galeria:


Citação de: BieelDesigner online 27/05/2013 às 20:47
Ótimo tutorial, bem explicado.
Com certeza vai ajudar muitos iniciantes.
Obrigado por dispor de seu tempo. ^^

Nossa Biel que avatar lindo! Bem,obrigada. Hoje sinto na pele como é difícil fazer um tuto. Tenho uma outra imagem dos Designers. Afinal, agora sou uma também! Abraços! Espero ajudar!

Citação de: Elyven online 27/05/2013 às 20:54
Citação de: BieelDesigner online 27/05/2013 às 20:47
Ótimo tutorial, bem explicado.
Com certeza vai ajudar muitos iniciantes.
Obrigado por dispor de seu tempo. ^^

Nossa Biel que avatar lindo! Bem,obrigada. Hoje sinto na pele como é difícil fazer um tuto. Tenho uma outra imagem dos Designers. Afinal, agora sou uma também! Abraços! Espero ajudar!

Fazer um tutorial é fácil, como sempre digo. Mas fazer um tutorial de qualidade onde o leitor consiga aprender facilmente é para poucos, e o seu realmente é bem explicado. ^^
Galeria:


Nossa essa tipografia fica linda, não teria como ensinar em um outro tutorial não XD(Sou péssimo).

Gostei foi tudo bem explicadinho e ficou com um resultado maravilhoso^^
  

Citação de: felipefalcon online 27/05/2013 às 21:31
Nossa essa tipografia fica linda, não teria como ensinar em um outro tutorial não XD(Sou péssimo).
Gostei foi tudo bem explicadinho e ficou com um resultado maravilhoso^^
A tipografia é bem simples mas ainda estou aprendendo a colocar tipografias. O jeito é saber posicioná-las e dar uns ajustes técnicos. No próximo tutorial vou explicar alguns efeitos que completam esse.  Na verdade é uma Signature simples. Uma signature mais detalhada parte daí. Digamos que esse é o meio campo da coisa e não o campo inteiro. Por exemplo, dar efeitos na C4D, Smudgear ela, dar mais tratamentos e etc.  Quando eu for inserir um tipo eu aproveito pra tirar imagens e explicar como foi feito! Vai praticando e usando sua criatividade!

Bom tutorial, e o resultado me agradou bem mais que a sign que avaliei da outra vez!

Parabéns!

Só uma dica pra quem for seguir, que cuide da saturação no resultado final. E caso fique muito saturado, tem como corrigir com efeitos de iluminação ou até uma camada cinza pro cima de todas as outras com um modo de blendagem que fique bom ou até diminuindo a opacidade dela.

Citação de: Uhtred online 27/05/2013 às 23:44
Bom tutorial, e o resultado me agradou bem mais que a sign que avaliei da outra vez!
Parabéns!
Só uma dica pra quem for seguir, que cuide da saturação no resultado final. E caso fique muito saturado, tem como corrigir com efeitos de iluminação ou até uma camada cinza pro cima de todas as outras com um modo de blendagem que fique bom ou até diminuindo a opacidade dela.
Valeu Uhtred. Apesar que fiz apenas para mostrar os efeitos a serem adquiridos como aplicações é bom dizer que, quem for fazer não precisa necessariamente de encher a sign com parafernálias. Adquire-se também lindos resultados com aplicações simples. Mas como é tutorial, resolvi deixar à mostra.  Sobre a correção de alguns bugs ótima dica à sua! Como sempre!
Spoiler
Off: O problema de eu usar óculos me atrapalha às vezes no acabamento. Meu monitor é muito grande e ainda com duas lentes na minha cara, penso que não está na nitidez correta. Como sofro! Bem que agora pra garantir, uma camadinha de cinza vai resolver este probleminha.
[close]

Wow  :rainbow: Ótimo Tutorial  :clap: Vou tentar fazer uns efeitos desse :XD: +ouro pra ti

28/05/2013 às 12:04 #9 Última edição: 28/05/2013 às 12:07 por Elyven
Citação de: elvio online 28/05/2013 às 08:49
Wow  :rainbow: Ótimo Tutorial  :clap: Vou tentar fazer uns efeitos desse :XD: +ouro pra ti
Obrigada mas estes são apenas a demonstração de alguns efeitos. Treine sua criatividade e pratique outros efeitos. Aprenda os passos! Os passos são importantes. Mas chegando no final, aplicar "Blurs" fica na sua opção. Como disse, o acabamento de uma Signature ficará mais à sua disposição mesmo! Valeu!