O TEMA DO FÓRUM ESTÁ EM MANUTENÇÃO. FEEDBACKS AQUI: ACESSAR

Mapa para estudos e técnicas em parallax.

Iniciado por Lycanimus, 28/11/2014 às 16:24

28/11/2014 às 16:24 Última edição: 08/12/2014 às 00:37 por Lycanimus
Hoje estarei trazendo para vocês algo um pouco diferente de aulas ou tutoriais que estamos acostumados a ver por aqui.

[box2 class=titlebg title=O que você vai precisar:]
Gimp.
Modern Algebra's Animated Parallax script (Opcional)
Fix Pictures (Opcional)
[/box2]

Há algum tempo atrás quando eu participei de um dos duelos do Colosseum e o mestre do duelo ainda era o Mistyrol, eu perguntei para ele o que era feito com todos esses mapas recebidos nos duelos, embora eu não tive uma resposta, mas recentemente após o meu último duelo eu tive uma idéia.

Como eu percebi que no meu último mapa feito para o duelo, muitas pessoas gostaram e alguns tinham certas dúvidas de como seria a movimentação nesse mapa, então resolvi criar esse tópico, como uma forma de aprendizado para quem quer se interessar a aprender melhor o parallax mapping.

Estarei liberando o arquivo do meu mapa em modelo .xcf que é o modelo usado com o Gimp, resolvi passar para o Gimp, pois é mais simples para as pessoas baixarem e estudarem, pois muitos não possuem o PS ou talvez achem mais difícil de lidar com ele.

O mapa que estarei liberando para vocês é esse:
Spoiler
[close]
OBS: Apenas não liberarei os personagens do mapa, pois são do meu projeto que será lançado em breve.


Ao todo, o arquivo possui 150 layers diferentes, com efeitos de sombras, luzes, camadas de chão, enfeites de cenários, desde plantas, camadas de água, bordas, e todos os tiles levemente editados por mim.

Espero que ajude a muitos a aprender de certo modo técnicas usadas ou formas diferentes para fazer várias camadas e texturas diferenciadas em parallax e que talvez tire dúvidas de quem está aprendendo.

O tamanho do arquivo é de 23.2 mb

OBS: Vale lembrar que são apenas os layers de tudo que foi feito, para que fique correto in game, você deve baixar os scripts animated parallax e também o fix picture e ajustar as passabilidades das camadas, isso eu deixo para quem quiser como uma forma de estudo sobre passabilidades.

[box2 class=titlebg title=Link de download do Gimp:]
http://download.gimp.org/pub/gimp/v2.8/windows/gimp-2.8.14-setup.exe
[/box2]

[box2 class=titlebg title=Link do Aquivo .xcf - Mega:]
https://mega.co.nz/#!Jko3lJpR!44IsJsLOE3SNWEJp-7e7HeHqBjYdEgYcW3-9x_dKrdY
[/box2]

[box2 class=titlebg title=Link do Aquivo .xcf - 4shared:]
http://www.4shared.com/rar/SsiLDwFzce/Dimenso_Alternativa_por_Lycani.html?
[/box2]

[box2 class=titlebg title=Detalhes Adicionais:]
Você PODE editar o que quiser no mapa, modificar os layers, acrescentar layers , editar os tiles usados, fique a vontade para modificações.
Você NÃO PODE utilizar esse mapa em jogos de sua autoria, apenas estou disponibilizando como forma de estudo.
[/box2]

Bom, é isso galera, espero que gostem, e qualquer dúvidas que tiverem quanto aos layers podem falar comigo, que ficarei feliz em poder ajudar.

Abraços.
Fazer mapas é uma arte, faça como se fosse o seu último.




É uma boa iniciativa, de fato. Talvez isso ajude umas pessoas a aprenderem técnicas de sombreamento e manipulação de imagens.

Uma ótima ideia lycanimus, algumas pessoas se desmotivam com o maker ao ver mapas em parallax e julgarem
ser melhores que os comuns, com essa atitude vai influenciar muitas pessoas a aprender e desmistificar algumas coisas em relação ao método.

Saudações azulinas.

28/11/2014 às 16:37 #3 Última edição: 28/11/2014 às 16:43 por Nandik
Se me passassem o Gimp ao menos...
Edição:
Oh, muito obrigado SevenM. Me ajudou muito, ¬.¬. E antes que eu me esqueça: belo mapa!

28/11/2014 às 16:37 #4 Última edição: 28/11/2014 às 16:43 por SevenM
 Ótimo material para estudos, eu mesmo vou dar uma olhada quando estiver em casa. Espero conseguir algumas boas noções sobre este método. Gracias!

Citação de: Nandik online 28/11/2014 às 16:37
Se me passassem o Gimp ao menos...

http://lmgtfy.com/?q=GIMP+download  :lol:

Jogo em desenvolvimento. Se interessou? Clique na imagem para mais informações!

Citação de: Alisson online 28/11/2014 às 16:27
É uma boa iniciativa, de fato. Talvez isso ajude umas pessoas a aprenderem técnicas de sombreamento e manipulação de imagens.

Espero que ajude Alisson, e já que você é o novo mestre, não seria legal ter alguma ideia para os mapas feitos no colosseum? talvez liberar para o pessoal, com a autorização do autor é claro, seria muito bom para estudos e quem tem dificuldades no mapeamento em certos estilos de mapas, bom, isso é só uma ideia, mas se você já tiver algo em mente...

Citação de: SimonMuran online 28/11/2014 às 16:34
Uma ótima ideia lycanimus, algumas pessoas se desmotivam com o maker ao ver mapas em parallax e julgarem
ser melhores que os comuns, com essa atitude vai influenciar muitas pessoas a aprender e desmistificar algumas coisas em relação ao método.

Espero que desmistifique mesmo Simon, essa ideia ao meu ver já é ultrapassada, mas infelizmente ainda há alguns que julgam dessa forma, o que é uma pena, os mapas devem ser feitos do jeito que você gosta e se sinta melhor com o resultado obtido e não essas comparações entre um modo e outro.

Citação de: Nandik online 28/11/2014 às 16:37
Se me passassem o Gimp ao menos...
Edição:
Oh, muito obrigado SevenM. Me ajudou muito, ¬.¬. E antes que eu me esqueça: belo mapa!

Obrigado Nandik, vou colocar um link do Gimp no tópico para facilitar pro pessoal baixar.  :ok:

Citação de: SevenM online 28/11/2014 às 16:37
Ótimo material para estudos, eu mesmo vou dar uma olhada quando estiver em casa. Espero conseguir algumas boas noções sobre este método. Gracias!

Obrigado SevenM, espero que lhe ajude de certa forma a ter melhores noções sobre esse método, se tiver alguma dúvida é só falar cara.
Fazer mapas é uma arte, faça como se fosse o seu último.




Citação de: Lycanimus online 28/11/2014 às 16:55
Espero que ajude Alisson, e já que você é o novo mestre, não seria legal ter alguma ideia para os mapas feitos no colosseum? talvez liberar para o pessoal, com a autorização do autor é claro, seria muito bom para estudos e quem tem dificuldades no mapeamento em certos estilos de mapas, bom, isso é só uma ideia, mas se você já tiver algo em mente...

De fato andei pensando nisso, devido a alguns comentários que vi de alguns makers sentindo-se desmotivados por não saber usar a técnica do parallax e acharem que vão perder sem este quesito. Mas também depende dos autores.


28/11/2014 às 17:06 #8 Última edição: 28/11/2014 às 17:09 por SevenM
 Eu sou(ou era, na verdade) um desses que não gostava muito da aproximação que o parallax oferecia. Passei a entender um pouco porque tantos acabam usando e vi que apesar da razão mais popular ser para melhorar a aparência também entrou a questão do editor do maker ser extremamente limitado e que mesmo conseguindo mapear totalmente por ele, utilizar muitos eventos como terceira camada quase sempre gera um lag infernal dependendo do computador da pessoa.(scripts anti-lag não fazem milagres, lol)

Parabéns mais uma vez!

Citação de: Nandik online 28/11/2014 às 17:00
Tenho uma dúvida, como eu vou conseguir tirar uma screenshot exata do mapa para eu trabalhar no Gimp?

Dependendo da engine que você usar, tem scripts que tiram uma foto completa do mapa para que você trabalhe em cima. Em outros casos você acaba criando o mapa totalmente no GIMP/PS, bastando fazer uma continha básica para entender qual serão as dimensões do seu mapa. Nx32, sendo N o tamanho X ou Y do mapa no editor e 32 a quantidade de pixels por celula que o maker usa.

17x32 = 544
13x32 = 416

Sacou? XD

Jogo em desenvolvimento. Se interessou? Clique na imagem para mais informações!

Citação de: Alisson online 28/11/2014 às 16:59
De fato andei pensando nisso, devido a alguns comentários que vi de alguns makers sentindo-se desmotivados por não saber usar a técnica do parallax e acharem que vão perder sem este quesito. Mas também depende dos autores.

Entendi, poderia colocar por exemplo antes do duelo na ficha de inscrição, uma opção, se após o duelo gostaria de compartilhar o mapa feito ou não, seria uma ideia interessante.

Citação de: Nandik online 28/11/2014 às 17:00
Tenho uma dúvida, como eu vou conseguir tirar uma screenshot exata do mapa para eu trabalhar no Gimp?

Exatamente o que o SevenM falou Nandik, depende a engine que você for usar, há scripts que pegam o mapa todo, e no caso desse mapa, o tamanho dele é 40x40 ou seja ele é 40x32=1280 x 1280.

Citação de: SevenM online 28/11/2014 às 17:06
Eu sou(ou era, na verdade) um desses que não gostava muito da aproximação que o parallax oferecia. Passei a entender um pouco porque tantos acabam usando e vi que apesar da razão mais popular ser para melhorar a aparência também entrou a questão do editor do maker ser extremamente limitado e que mesmo conseguindo mapear totalmente por ele, utilizar muitos eventos como terceira camada quase sempre gera um lag infernal dependendo do computador da pessoa.(scripts anti-lag não fazem milagres, lol)

Parabéns mais uma vez!

Obrigado SevenM, realmente ficar trabalhando com muitos eventos gera um lag absurdo, o parallax é bom por isso, mas infelizmente ele também tem um contra que se você for fazer um mapa usando o animated parallax por exemplo que geralmente usa 2 ou 3 frames para os mapas, o tamanho do projeto acaba ficando um pouco grande, por exemplo alguns mapas em parallax tem 2 ou 3 mb com o animated parallax você teria que fazer 3 vezes isso, portanto um mapa as vezes ficaria com tamanho de 6 a 9 mb, esse é o único contra do parallax e que eu estou procurando métodos para tentar resolver isso.
Fazer mapas é uma arte, faça como se fosse o seu último.





Citação de: Nandik online 28/11/2014 às 18:09
Outra dúvida: quando eu coloco a Picture do mapa já modificado o herói some, como resolver isso?

Você deve colocar a picture do mapa nas propriedades do mapa, na parte de panoramas, e as árvores ou objetos que ficam acima do heroi você coloca por pictures mesmo e usa o fix pictures, espero ter ajudado, qualquer dúvida só falar cara.
Fazer mapas é uma arte, faça como se fosse o seu último.




Legal a ideia, deixando um mapa para o pessoal aprender. Irei dar uma baixada quando arrumar um tempinho.

Gostei da ideia :ok:
Prazer, Terror dos Modinha

Citação de: Makers online 28/11/2014 às 18:34
Legal a ideia, deixando um mapa para o pessoal aprender. Irei dar uma baixada quando arrumar um tempinho.

Gostei da ideia :ok:


Obrigado Makers, é uma nova forma de aprendizado eu diria, pois eu acredito que muitos gostam de aprender mexendo mesmo, então acho que essa pode ser uma ótima forma para quem quer pelo menos ter uma ideia de como fazer um mapa em parallax, espero que ajude o pessoal.
Fazer mapas é uma arte, faça como se fosse o seu último.




Opa estava mesmo procurando fontes de estudo para parallax map e talvez me aventurar por essas terras sombrias