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Aula de Mapeamento 2: 3 - Desertos

Iniciado por Sotelie, 27/03/2014 às 16:05

                       



[box2 class=titlebg title=Introdução]Olá meus caros amigos de mapeamento.
É com muita felicidade que venho lhes trazer um tema bem interessante.
Desertos são uns de meus mapas preferidos de se fazer pois eles são bem simples e não exigem muitos detalhes, porém, porém, você precisa estar
em nível intermediário para fazer, por isso eu o trago justo agora.
Então, vamos lá?
(siiiim)
Ótimo, vamos ao passo 1.
[/box2]


[box2 class=titlebg title=Passo 1]

Primeiramente criamos o tamanho do mapa e preenchemos com o tile de deserto, eu disse deserto, e não o tile de terra comum.
Eu vou sempre optando por fazer mapas pequenos, mas isso não quer dizer que você não pode fazer um mapa vasto, eu só vou fazer pequeno
pois é uma aula e leva muito tempo para detalhar, o que chega a ficar simétrico caso você olhe o mapa de longe e enfins.
Só para constar, eu vou fazer em um tamanho de 30x30 pois acredito ser um espaço bom para um mapa de deserto simples.

[hs width=320 height=240]http://i.imgur.com/w8r9YoL.png[/hs]
Na verdade, o mapa é maior que isso. Apenas mostrei neste tamanho para que fique mais fácil de se entender.
[/box2]

[box2 class=titlebg title=Passo 2]

Aqui chegou a hora de adicionar os caminhos, mas como? Se no RTP do Ace não há um caminho de terra para os desertos?
Simplesmente usamos a velha palavra chamada improviso.
Na verdade, não existem mesmo caminhos no deserto, eles geralmente são feitos usando um certo efeito que usamos em panomapas.
Mas, como ainda não chegamos nessa parte, vamos adicionar detalhes aleatórios, sendo assim, um caminho se formará com o tempo.
Você pode adicionar pequenos morros dependendo do tipo de deserto que você quer fazer.
Pode ser um deserto montanhoso, onde as montanhas ganham um bom destaque, ou pode ser o clássico deserto de areia, onde a areia e cactos são os
elementos mais notados no mapa.
Eu vou usar o segundo exemplo e adicionar algumas plantas e outros afins como grama, mas tomem cuidado, não pode existir muita grama,
nesse caso, coloque o mínimo possível de grama e deixe destaque na areia apenas.
Não ligue se o mapa ficar vazio, pois esse é o intuito.

[hs width=320 height=240]http://i.imgur.com/fWR22jn.png[/hs]
[hs width=320 height=240]http://i.imgur.com/Z6tVhE0.png[/hs]
[hs width=320 height=240]http://i.imgur.com/9TwgFos.png[/hs]
[hs width=320 height=240]http://i.imgur.com/BQfXMXI.png[/hs]

Vá colocando detalhes moderadamente.
Seja mão-de-vaca na hora de distribuir os elementos pois é necessário que fique com cara de vazio. Quanto mais vazio melhor.
Só não vá levar na ponta do lápis e deixar medonhamente vazio, não é assim também xD.
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[box2 class=titlebg title=Passo 3]

Aqui já estaria terminado, mas ficaria meio chato jogar em um clima assim.
Vamos trabalhar com FOGS.

Pegue o Script de fogs do Raizen, ou qualquer outro script de fogs. Eu disponibilizei em alguma aula passada, só não me lembro qual.
EU vou usar o Wora Multiple fogs pois o efeito que vamos trabalhar é meio complicado agora.
Sabem o que vamos fazer? Vamos fazer aquela areiazinha que fica voando pela tela como a famosa "Tempestade de areia de pokémon R/S/E".

Peguem essa imagem e coloquem na pasta FOG.


Spoiler
[close]

Após isso, recomendo usar o script da Wora pois é fácil para iniciantes.
E configure desta forma usando o que aprenderam sobre fogs nas aulas passadas.

[hs width=320 height=240]http://i.imgur.com/shPvG9O.png[/hs]

E no seu jogo, a fog deve ficar assim:

[hs width=320 height=240]http://i.imgur.com/qCbViXc.png[/hs]

Não dá para perceber com muita clareza aqui, mas os grãos de areia se movem dando uma impressão interessante de "Tempestade de areia".
Não é grande coisa, mas ajuda a tirar um vazio chato do mapa.
O resto você coloca os NPC's de deserto que quiser, tais como lagartos e outros afins.

[/box2]

[box2 class=titlebg title=Finalizando]

E é isso por hoje.
Eu não sei se ensinei bastante coisa mas creio que se alguém tiver dúvidas em criar desertos não terá mais problema.
O primeiro motivo de eu ter feito essa aula é pelo fato de que muitas aulas de desertos tinham as imagens quebradas, algumas aulas
eram antigas e não ensinavam da maneira certa e etc...
Essa aula foi mais para dar dicas pois acredito que vocês já devem saber como fazer isso devido ás nossas aulas passadas.
Então, como o tempo está sendo corrido eu vou nessa. Um até mais.
Fui!
[/box2]






Tio !
Bom sua aula foi curta mas deu para tirar muita informação.
Só não curti esse efeito de fog...me pareceu neve :rick8:
Enfim,parabéns :XD:
Prazer, Terror dos Modinha

Obrigado, o efeito da FOG foi devido ao blend, ele deixa mais claro os pontos, ainda mais que é complicado trabalhar com cores reversas quando se está sem tempo.
Valeu man, o intuito era esse mesmo, fazer uma aula um tanto curta mas com informação necessária.

Opa!

Bom... como o Makers já disse, aula curta mas com informações importantes.
Pra mim é difícil criar desertos, pois sempre exagero... por isso prefiro criar florestas...
E... Eu gostei da fog XD


Valeu Alisson! Mais uma boa aula para a coleção!

:linha3:

Até!

:ok:

Eu que o diga meu velho. Desertos precisam ser vazios e, como temos o costume de encher o mapa isso pode vir a ser um problema. Por isso achei mais adequado trazer este tema nessa hora.

 Bem pequena a aula, ainda mais quando se trata de um deserto. Talvez se usasse um script de zoom e umas edições por parallex daria para dar aquele efeito das dunas.

Mas está de parabéns, continue assim Alisson. o/

2010 ~ 2016 / 2024

Valeu man. Então, é isso aí, sendo um deserto a única coisa que tenho a ensinar é a deixar espaço :/.
Sim sim, disponibilizaram o script de Map effects que podem ser úteis para deserto, apenas não fiz umas edições interessantes por parallax por causa do mapeamento intermediário.
A próxima aula vai ser sobre montanhas e seus truques e a última será transformar parallax tiles em tileset e truques da montagem de tiles.