O TEMA DO FÓRUM ESTÁ EM MANUTENÇÃO. FEEDBACKS AQUI: ACESSAR

Aula Mapeamento - #2 Criando Mapas

Iniciado por Makers, 23/11/2014 às 16:42

23/11/2014 às 16:42 Última edição: 01/12/2014 às 16:45 por Makers

[box2 class=titlebg title=Introdução]Pra começar a segunda aula de mapeamento, irei dar uma rápida introdução do que será o conteúdo. Hoje iremos fazer nosso primeiro mapa. Algo bem simples, nada muito complexo nem nada disso. O mapa será uma floresta, agora mão na massa.[/box2]

[box2 class=titlebg title=Etapa #1 - A Base]Pra começar vamos criar nosso mapa, que irei ensinar uma coisa que era pra vocês ( novatos ) saberem pelo menos.

Janela de Criação
Spoiler
[close]

1 - O espaço onde você irá colocar o nome do mapa, pra você deixar mais organizado.

2 - Esse espaço é onde irá aparecer o nome que você colocar durante o jogo, a partir do momento que se entra no mapa.

3 - Ai é onde você escolhe que tipo de tile será usado no seu mapa. No nosso caso faremos um mapa de exterior, então basta escolher a opção Exterior ai nessa aba.

4 - As dimensões do seu mapa. Nosso mapa será de 22 x 19 (  22 de largura por 19 de altura ).

5 - Essa opção faz com que no momento que você chegar no fim do mapa ( tanto pra esquerda, direita, cima ou baixo ) o mapa começa a se repetir, ou roda em loop.

:linha3:

Tendo isso tudo em mente iremos começar o mapa. Suas dimensões são 22 x 19, escolhi deste tamanho pra não ficar um mapa grande e cansativo de se fazer.

Base do Mapa
Spoiler
[close]

Agora vamos pra etapa onde iremos começar a modelar o que terá no mapa![/box2]

[box2 class=titlebg title=Etapa #2 - Modelando o Mapa]

Pra começar a modelar o mapa temos de pensar como é o ambiente e o que vive no seu mapa. A primeira coisa que se pensa é se a flora da sua floresta será muito vasta ou mais escassa. No caso do nosso mapa eu decidi que será uma floresta que tem junção no caminho que liga duas vilas, sendo assim as árvores não podem fechar todo o caminho e nem serem grandes.

A floresta já está bem acentuada, devido ao grande número de vezes que os aldeões passam por ela, fazendo assim deixar uma trilha no chão marcando o caminho que eles passam.


Caminhos no Chão
Spoiler
[close]

Os mais atentos devem ter notado que o mapa está com uma espécie de "Grade". Sim, é uma grade. Como? Photoshop? Não no próprio maker tem essa ferramenta. Basta ir lá em cima, na opção de Ferramentas e depois em Opções, dai basta ativar a opção Grade e colocar 2x2. Vejam abaixo como é:

Ferramenta de Grade
Spoiler
[close]

Voltando ao mapa agora. Após colocar o caminho, de forma que não seja reto e nem muito torto, nós agora iremos colocar a grama alta nas áreas onde não há tanta circulação de aldeões.

Grama Alta
Spoiler
[close]

Partimos agora para a parte de florestamento =D
[/box2]

[box2 class=titlebg title=Etapa #3 - Plantando Árvores]
Nessa parte temos que tomar mais cuidado. Quando se colocar árvores demais, você acaba deixando sua floresta intransitável, ou o oposto, deixando sem árvore nenhuma transformando a floresta em um deserto quase.

Colocando de forma ordenada, mas não simétrico, irei colocar as árvores dos cantos do mapa pro centro.  Deixando espaços em algumas áreas, pra depois termos onde colocar as flores e a "decoração" da floresta.


Árvores Plantadas
Spoiler
[close]

Você deve estar se pergunta o por que de se usar aquela grade que falei lá em cima. Bem, com ela você pode ver se os tiles estão todos retos, ou mesmo, um lado igual ao outro. Basta prestar atenção que isso é fácil.

Agora vamos pra próxima etapa!
[/box2]

[box2 class=titlebg title=Etapa #4 - Decorando]
Etapa que eu adoro, onde decoramos o mapa. Colocando tudo aquilo que pode embelezar, mas claro, seguindo as leias da realidade como já dita na aula passada. Não se esqueça de um detalhe importante. Não repita demais um tile só, ou mesmo coloque muitos e muitos dos mesmos.

Decoração
Spoiler
[close]

Alguns tiles foram repetidos, como os de grama baixa , mas esses são exceção, pois são tiles que em contato com o resto do mapa não ficam repetitivos. MAS CUIDADO, como diz minha avó

- Tudo em excesso faz mal!

E não é diferente pra esse tipo de tile, então cuidado. Partiremos agora pra última etapa!
[/box2]

[box2 class=titlebg title=Etapa #Final - Vida!]

Eu que sou eu nunca deixa um mapa sem o mais importante, que é a vida. Pra mim seu mapa é 50% tile e 50% vida. Sem vida, seu mapa é apenas um local morto sem graça. Então, quando for fazer um mapa, imagine as coisas que ali podem viver.

No caso da nossa floresta temos alguns tipos de animais interessantes para se colocar, então vamos coloca-los. Lembrando, nunca exagere  :blink:


A vida
Spoiler
[close]

Você pode muito bem colocar outros animais, como aves, sapos, esquilos entre outros. Eu não coloquei pois sempre irei trabalhar com o RTP, que é muito bom né?  :XD:[/box2]

[box2 class=titlebg title= Etapa Extra - Pra Ajudar]

Muito de vocês podem gostar do RTP, mas achar ele com poucas opções. Então, irei dar lhes uma mãozinha. Abaixo tem edits do meu tópico onde contém muito dos mais edits que aqui deixei. Se gosta do RTP, mas quer expandi-lo entre no Makers Editions e confira.

Até a próxima aula  :ok:


Spoiler
[close]
Spoiler
[close]
[/box2]

[box2 class=titlebg title=Créditos]
A mim, [user]Makers[/user].[/box2]

Prazer, Terror dos Modinha

Boa aula, simples e objetiva, será bom para atrair pessoas interessadas
na engine.  :ok:

É a vida sô. E ai daqueles que queimarem essa mata, cê concorda?
Para início eu gostei bastante de como se importou em auxiliar os novatos.
Also, mais uma dica do tio Alisson pros alunos do meu chegado: A grade é bom pra treinar simetria.
Parabéns pela aula o/ Esperando você fazer um índice u.u

Citação de: SimonMuran online 23/11/2014 às 17:01
Boa aula, simples e objetiva, será bom para atrair pessoas interessadas
na engine.  :ok:


Minhas aulas iniciais serão bem simples ( pra vocês pros no mapeamento  :XD: ). Mas conforme passa o tempo irei deixando as aulas mais avançadas. Enfim, obrigado pelo comentário tio  :blink:

Citação de: Alisson online 23/11/2014 às 17:03
É a vida sô. E ai daqueles que queimarem essa mata, cê concorda?
Para início eu gostei bastante de como se importou em auxiliar os novatos.
Also, mais uma dica do tio Alisson pros alunos do meu chegado: A grade é bom pra treinar simetria.
Parabéns pela aula o/ Esperando você fazer um índice u.u

Sim, concordo pô!

Sempre ajudando os novatos, pois nós já fomos um dia e temos que ajudar eles dando mais chances
ao público maker. Valeu ai pelas suas dicas nos comentários, ajuda mesmo  :XD:

Acho que vai chegar uma hora que minha assinatura não vai mais suportar tantas barrinhas
de divulgação. Enfim, obrigado pelo comentário!
Prazer, Terror dos Modinha

23/11/2014 às 17:13 #4 Última edição: 23/11/2014 às 17:17 por Lincoln
Bom, nada a comentar sobre o tutorial em si, ele está bem explicado, bem feito e bem organizado. Parabéns! :XD:

O que achei necessário era sobre o mapa. Ficou bonito, mas eu sinceramente achei meio vazio, senti falta das árvores gordinhas. Existiam também outros tipos de solo que poderiam ser adicionados, além de mais alguns detalhes.

Não sei qual foi realmente sua intenção em deixar o mapa vazio, acredito que tenha sido para deixar a aula mais simples, mas parabenizo pela iniciativa, a aula está ótima e fácil de entender e espero que siga em frente com as aulas! :ok:
"Pode-se enganar a todos por algum tempo; pode-se enganar alguns por todo o tempo; mas não se pode enganar a todos todo o tempo."

Ei, você, você mesmo! Tá afim de ver um projeto legal? Clica embaixo!


Citação de: Lincoln online 23/11/2014 às 17:13
Bom, nada a comentar sobre o tutorial em si, ele está bem explicado, bem feito e bem organizado. Parabéns! :XD:

O que achei necessário era sobre o mapa. Ficou bonito, mas eu sinceramente achei meio vazio, senti falta das árvores gordinhas. Existiam também outros tipos de solo que poderiam ser adicionados, além de mais alguns detalhes.

Não sei qual foi realmente sua intenção em deixar o mapa vazio, acredito que tenha sido para deixar a aula mais simples, mas parabenizo pela iniciativa, a aula está ótima e fácil de entender e espero que siga em frente com as aulas! :ok:

Super Pig? Você já fez tutoriais de mapeamento né? Se for você, eu quero agradecer muito. Antigamente suas aulas me ajudaram de tal forma que nem posso explicar em palavras;

Obrigado pela sua crítica, o motivo do mapa estar simples foi devido ao fato que esse tipo de mapa serve tanto pra jogos com batalha normal como pra ABS, pois se sabe que com ABS o mapa tem que ser mais aberto.

Mas não posso deixar de concordar que está sem detalhes em certas áreas, obrigado, não irei deixar passar na próxima.

:ok:
Prazer, Terror dos Modinha

Citação de: Makers online 23/11/2014 às 17:21
Citação de: Lincoln online 23/11/2014 às 17:13
Bom, nada a comentar sobre o tutorial em si, ele está bem explicado, bem feito e bem organizado. Parabéns! :XD:

O que achei necessário era sobre o mapa. Ficou bonito, mas eu sinceramente achei meio vazio, senti falta das árvores gordinhas. Existiam também outros tipos de solo que poderiam ser adicionados, além de mais alguns detalhes.

Não sei qual foi realmente sua intenção em deixar o mapa vazio, acredito que tenha sido para deixar a aula mais simples, mas parabenizo pela iniciativa, a aula está ótima e fácil de entender e espero que siga em frente com as aulas! :ok:

Super Pig? Você já fez tutoriais de mapeamento né? Se for você, eu quero agradecer muito. Antigamente suas aulas me ajudaram de tal forma que nem posso explicar em palavras;

Obrigado pela sua crítica, o motivo do mapa estar simples foi devido ao fato que esse tipo de mapa serve tanto pra jogos com batalha normal como pra ABS, pois se sabe que com ABS o mapa tem que ser mais aberto.

Mas não posso deixar de concordar que está sem detalhes em certas áreas, obrigado, não irei deixar passar na próxima.

:ok:


Sim, que não terminei, pra ressaltar. :lol: (um dia termino hue)

Fico bem agradecido de um noob como eu receber esses elogios. No final das contas, achei melhor o mapinha estar simples assim, nada de deixar tão complexo, pra não confundir a cabeça.

Para ABS realmente mapas assim ficam melhores, perdão pelo falatório.
"Pode-se enganar a todos por algum tempo; pode-se enganar alguns por todo o tempo; mas não se pode enganar a todos todo o tempo."

Ei, você, você mesmo! Tá afim de ver um projeto legal? Clica embaixo!


@Lincoln:Que isso, você fazia umas aulas bem legais que me ajudaram bastante. Valeu mais uma vez.

Que isso, críticas são sempre bem vindas amigo não preocupe  :blink:
Prazer, Terror dos Modinha

Olá,cá estou eu nesse segundo tutorial seu de como criar mapas.
Parabéns aula muito bem elaborada,houve uma certa gama de elementos no qual você escolheu ao lidar em uma floresta.
Fiz até meu primeiro mapa aqui tentando utilizar todo o conteúdo explicado.
No mais,é isso.

Citação de: Lymeraiton online 30/11/2014 às 21:35
Olá,cá estou eu nesse segundo tutorial seu de como criar mapas.
Parabéns aula muito bem elaborada,houve uma certa gama de elementos no qual você escolheu ao lidar em uma floresta.
Fiz até meu primeiro mapa aqui tentando utilizar todo o conteúdo explicado.
No mais,é isso.

Ou, fico muito contente de ter ajudado você. Poderia postar seu mapa? ( se quiser claro ). Assim eu posso ver como está indo, posso dar dicas e tals.

Ah, desculpem por não ter saido outra aula hoje ( domingo ), prometo que farei o mais rápido possível.

Obrigado novamente :ok:
Prazer, Terror dos Modinha

Posso sim,assim que eu puder eu posto (pois não estou em casa no momento).
É até mais interessante assim posso receber comentários que vão me ajudar a desenvolver meus mapas já que este é um universo novo pra mim  :ok:
Ah sim,tem uma área onde você posta para que a comunidade possa avaliar certo?

Tem sim. Essa área é a de Mapas - Exposição e Avaliação.
Caso se perca, basta ver os tópicos que estão na área, se tiver algum com o ícone de avaliação/exposição, esta é a área certa.