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TUTORIAL DE LÓGICA DE PROGRAMAÇÃO PARTE I (COM O BLITZ3D)

Iniciado por bmnei, 26/02/2014 às 14:12

TUTORIAL  DE LÓGICA DE PROGRAMAÇÃO PARTE I (COM O BLITZ3D)

Ola pessoal, estou trazendo esse tutorial à você que não conhece nada de programação ou ainda esta "engatinhando" nessa área e está disposto a aprender muito mais. O objetivo dessa sequencia de tutorias está focado na lógica de programação, que é o pilar principal para quem almeja criar um jogo.
Para quem ainda está confuso entre uma linguagem e outra, vou dizer que TODAS AS LINGUAGENS FUNCIONAM DO MESMO JEITO, ou seja, a estrutura de como elas são escritas são idênticas, o que muda de uma linguagem para outra é a forma de como se escreve, porem uma vez conhecendo a lógica, ficara fácil a adaptação de uma linguagem para outra.
Neste tutorial nós usaremos o programa BLITS3D, uma poderosa API para criação de jogos.
Antes de tudo vamos esclarecer umas duvidas em relação do que é uma API.
API - Ambiente de desenvolvimento, o jogo criado por uma API é sempre por linhas de comando
MAKER - também é um ambiente de criação, porem de modo gráfico (como RPG Maker), com janelinhas e ferramentas que auxiliam a criação

A diferença entre API e MAKER está bem clara, uma vez que o maker é desenvolvido para criar determinado tipo de jogo, assim como o RPG Maker está direcionado a criar jogos em RPG, isso faz com que os maker são um tanto restritos, embora o RPG Maker possuir também uma API(RPG XP E VX).

Esta é a grade do que veremos na primeira parte deste tutorial:

CAPITULO I: Constantes e Variáveis
CAPITULO II: Operações matemáticas
CAPITULO III: Condicionais de escolha e testes comparativos
CAPITULO VI: Loops ou laços
CAPITULO V: Vetores e Matrizes


Espero que gostem, boa aula...