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Blitz3D - Logica de Programação - Capitulo 1: Variáveis e Constantes

Iniciado por bmnei, 26/02/2014 às 14:14

CAPITULO I: CONSTANTES E VARIÁVEIS

Bom, vamos começar essa primeira parte do nosso tutorial falando sobre estrura de programção, constantes e variáveis.
Antes de começar, temos que entender como funciona a programação. Sempre que o codigo é escrito, ele vai ser execultado  linha por linha, em ordem:

  • Linha 1
  • Linha 2
  • Linha 2
então, tome cuidado e lembre se de como é funcional  a lnguagem de programação... pode ser meio sem logica o que digo aqui, mas ha de se confundir com codigos longos. Tambem ha casos  em que, por determinado comando, pode se mudar a ordem dessas linhas:

  • Linha 1
  • Linha 2
  • Inicio de ciclo
  • Linha um
  • linha dois
  • Fim do ciclo
então, vamos começar nossa aula.

VARIÁVEIS

Quando se declara uma variável, estamos pedindo para que a memória reserve um espaço que sera guardada uma informação ali futuramente. Ficou dificil entender?
Então imagine uma variável dentro de uma equação, aquela que você aprendeu na escola:
    x = 3 + 2
Na verdade, em uma equação, chamamos x de incógnita, aqui em programação isso é uma variável, com o valor de 3 + 2.
    a = 3
    b = 2
    c = a + b

Qual seria o valor da variável C? A resposta é 5, ja que estamos somando A que é igual a 3 e B que é igual a 2.
Agora ficou facil entender que números podem ser substituídos por variáveis, e tambem podemos realizar operações matemáticas com as mesmas. É assim que funciona em programação: todo tempo você estará somando, muitiplicando, subtraindo, dividindo e também fazendo comparação com variáveis(esse ultimo veremos mais para frente).

Como dar nomes as minhas variáves?
Você pode dar os nomes que quiser para suas variáveis: Abacaxi, Amanda, carro, avião, pointhit, espada, escudo, 32esqueleto, menu21, etc...



Atenção: Existem regras para dar nomes as variáveis, e são duas:

  • Não podemos dar um nome em numero (EX: 123), porque numeros aqui indicam o valor de uma variável, e não um nome. O certo seria colocar alguma ou algumas letras antes ou depois dos numeros (EX: ex123, 123ex).

  • Não podemos dar um nome de comando especifico (EX: Print), este exemplo 'print' é um comando que faz escrever na tela.
[/color]

Vamos começar agora a programar dentro do programa, abra o Blitz3d, vá em File/New, a tela a ser digitada vai estar em tom azul e digite as seguintes linhas:



Print "Ola mundo!!!"
waitkey
Para rodar o programa acima, basta clicar no botão com o desenho de
um foguete vermelho, ou apertar a tecla F5.

Vamos por partes explicar esse código:

Print"": o comando print é muito comum nas linguagens de programação, esse comando serve para escrever na tela do console tudo o que estará dentro de aspas. Note que quando se digita uma palavra específica do programa ela fica na cor azul, indicando que é uma palavra chave. As demais palavras que digitar dentro de aspas sairão na cor verde, indicando que esta sendo escrito dentro de aspas.



ATENÇÃO: Caso o programa NÃO execute, o motivo disso é que você digitou algo errado. Caso ocorra volto e verifique o que está errado no seu código.

WaitKey: Este comando serve para da uma PAUSA no programa, o script será rodado e irá parar quando encontrar essa linha de comando, só voltará a ser rodado quando alguma tecla for pressionada. Sem esse comando o programa será rodado e finalizado imediatamente, sem a oportunidade do usuário ver o que acontece na tela.

Veja o código a seguir:



a = 3
b = 2
c = a + b
Print "O valor da variável C é: " + C
O que seria mostrado na tela do console? a resposta é o valor de C que é A + B.
Note que não usei aspas para escrever a variável C, isso porque aspas só servem para escrever mensagens, conteúdos de variáveis devem ser escritos fora de aspas, e com um sinal de +, indicando que você vai escrever algum argumento + valor de uma variável.



c = a + b
a = 3
b = 2

O código acima, ao ser rodado, vai gerar uma mensagem de erro, porque a variável C está manipulando dados das variáveis A e B sem que elas terem sido criadas antes.

CONSTANTES

Constantes são variáveis que nunca vão mudar os seus valores, vão permanecerem com o mesmo valor o tempo todo.
Dentro do Blitz3D,nós indicamos uma constante do mesmo jeito que uma variável, colocando antes do nome a palavra Const:



Const a = 5
Print a

Essa foi a primeira parte do tutorial, foi bem uma introdução do que é e como utilizar as variáveis e constantes.No próximo capitulo vamos conhecer tipos de variáveis e como podemos realizar operações matemáticas com elas.
Até la, e bons estudos.