O TEMA DO FÓRUM ESTÁ EM MANUTENÇÃO. FEEDBACKS AQUI: ACESSAR

[Tutorial Mapa] Mapeando no RPG Maker 2003 - 1ª AULA

Iniciado por Kwerten, 30/11/2012 às 22:44

[info]Primeira Aula
- Conhecendo o RPG Maker 2003
Por Thiago Alves (Kwerten)[/info]


[box class=catbg]Primeira Palavra[/box]
[box class=windowbg]Bom, acredito que muitos já tenham visto e utilizado os makers atuais como o ACE mas a ''interface'' de todos os makers como costumamos chamar é um pouco semelhante. Eu queria começar do básico, então a primeira aula será sobre as partes que compõe o mapeamento no RPG Maker 2003.[/box]

[box class=catbg]Iniciando[/box]
[box class=windowbg]O que diferencia esse maker dos outros é a sua estrutura. Uma de suas características é o Tileset, que conhecemos como Chipset aqui. É um pouco escassa as suas possibilidades por ter somente duas camadas e não oferece muitas opções de detalhes pra quem gosta de ter seus mapas maravilhosos. Mas isso não impede nem um pouco de se conseguir resultados bons. Muito pelo contrário. Então, vamos começar pela parte de ferramentas. Observem a seguinte imagem:


1.   Modo de Edição Inferior:  permite adicionar chips de solos, pisos, paredes, etc. É a primeira camada e pode ser sobreposta por todas as outras camadas.
2.   Modo de Edição Superior: permite adicionar chips que complementam a primeira camada como: mesas, cadeiras, árvores, flores, etc. Sendo a segunda camada ela sobrepõe a primeira.
3.   Modo de Edição de Eventos: permite adicionar tudo aquilo que há na pasta Charset do projeto. Sendo assim qualquer coisa pode ser posta. Essa camada é considerada a terceira e sobrepõe todas as outras. Um exemplo bem simples seria a adição de pessoas.
4.   É o zoom em sua qualidade de original.
5.   É a metade do mapa original.
6.   É a metade da metade do mapa original.
7.   É a metade da metade da metade do mapa original.


8.   É a ferramenta Desfazer as Mudanças. Como o próprio nome já diz ela desfaz as mudanças -.- Tem a mesma função do famoso CTRL+Z.
9.   É a ferramenta Selecionar. Usando ela podemos contornar uma área no mapa, copiá-la, movê-la e colá-la. Deve ser usada com moderação pois em alguns casos pode dar um breve bug no mapa (pelo menos comigo acontece).
10.   A ferramenta Definir Zoom é como se fosse um atalho para os zooms que acabamos de conhecer. O primeiro botão do mouse serve para reduzir o zoom e o segundo botão para aumentar o zoom. Essa ferramenta só funciona se o ícone do mouse estiver no mapa.
11.   Desenhar o Mapa Livremente pode ser considerada a ferramenta mais importante e indispensável  para todos que mapeiam. Queiram ou não terão que usá-la, serve para criar chip por chip separadamente, mas se clicar e arrastar, o chip irá se repetir.
12.   Desenhar Mediante Retângulo permite mapear formando um retângulo, tem quase a mesma função da ferramenta anterior mas por mapear diferente ocupa um espaço maior.
13.   Desenhar Mediante Elipse permite mapear em formato de círculo (não fica redondo e sim meio quadrado).
14.   Preencher uma Área Fechada é o famoso balde de tintas "ferramenta para os preguiçosos" (eu por exempo) e permite preencher toda a área com o chip selecionado.

Essa foi a explicação sobre a Barra de Ferramentas e suas respectivas funções. Agora vamos passar para o seletor de chipsets...[/box]

[box class=catbg]Chipset[/box]
[box class=windowbg]
Modo de Edição Inferior
[close]
Modo de Edição Superior
[close]

Se olharem um pouco mais de perto perceberão que nos dois Chipsets tem um pequeno quadro branco, ele serve para selecionar o chip desejado e passar para o mapa, assim:

[/box]

[box class=catbg]Evento[/box]
[box class=windowbg]A camada de evento é bem simples e permite adicionar os chips da Camada Superior e o conteúdo da pasta Charset em forma de evento, facilitando a adição de detalhes no mapa, observem:


[/box]

[box class=catbg]Conclusão[/box]
[box class=windowbg]Espero que tenham gostado e entendido a primeira aula, tentei ser o mais breve possível pois estou meio sem tempo. Alguns podem achar semelhante a estrutura do tópico a outro, mas é que eu tomei como base uma outra aula pois não tinha idéia de como formatar. Mas garanto que ficou um pouco diferente. Bem, esperem outras aulas, a próxima não será com RTP e trarei novidades. Até...

Tirei da MRM esse meu ''tutorial'', não esperem grande coisa e muito menos uma continuação...[/box]

Gostei da aula, já tinha visto ela na MRM, acho até que comentei lá!! Mas está muito boa, obrigado por trazer pra cá!!!!