O TEMA DO FÓRUM ESTÁ EM MANUTENÇÃO. FEEDBACKS AQUI: ACESSAR

Resultados : Gladiador felipefalcon Vs "O mundo" !

Iniciado por Zackh, 19/05/2014 às 13:49

19/05/2014 às 13:49 Última edição: 18/06/2014 às 17:51 por Cezar
[box class=windowbg2]




» APRESENTAÇÃO

Bem-vindo ao Colosseum! O duelo está marcado para o dia 15/06, onde vocês presenciarão um grande duelo entre os membros a seguir:

[button]felipefalcon
gladiador[/button]

[button]Maran[/button]   [button]Katumblo[/button]   [button]Dax[/button]   [button]Avenger_B7[/button]   [button]Legendary Paladin[/button]   [button]Zugzwang[/button]   [button]JackFrost[/button]



Confira as últimas palavras dos lutadores:

[box class=plainbox]
Gladiador felipefalcon:
"Esta é a hora de derrubar!"

Maran
"Hey! Ho! Let's Go"

katumblo
"O que é meu é meu, o que é seu é nosso"

Dax
"O leão brada a vitória"

Avenger_B7
"Vingado Sete Vezes"

Legendary Paladin
"Não é a espada que forma um gladiador."

Zugzwang
"Seu poderes não significam absolutamente nada contra os de um demônio!"

JackFrost
"Nada não c:"

[/box]


» DETALHES DO COMBATE

Então vamos logo ver os detalhes do combate:

Tema: Sem tema específico;
Tipo: Sistema de Mapa-Múndi
Prazo de Entrega: 15/06/2014 - 23:59:59
Premiação: 100 ouros ao vencedor, 30 ouros á todos os participantes que entregarem seu trabalho no prazo.
Adicionais: Além da funcionalidade, códigos e jogabilidade, será também avaliada a criatividade usada para o sistema (Como por exemplo sistema de teleporte para área específica, Mini mapa, etc..).
*obs: Por se tratar de um duelo de eventos, o mapeamento não será levado em consideração na nota, mas os recursos visuais para o sistema serão parte da avaliação do "Geral".



Quem vencer leva 100 ouros, além do cargo de Gladiador.

QUE COMECE A DISPUTA!


[/box]



18/06/2014 às 17:48 #1 Última edição: 18/06/2014 às 17:52 por Cezar
[box class=windowbg2]


FINAL DE DUELO


Olá. Antes de partir para as avaliações e notas, gostaria de comentar algumas coisas sobre este desafio. Uma série de situações foram complicadas neste desafio, e devido á isto vou em breve fazer um pequeno comunicado e modificações sobre o combate eventer. A primeira situação complicada, é que apenas 2 participantes dos 8 entregaram seus sistemas. Então, o que era um X mundo, se tornou um singelo duelo 1 x 1. Também gostaria de lembrar aqui, que o combate eventer é um embate de programação por eventos. O desafio aqui é realmente solucionar os desafios propostos, fazendo uso dos comandos disponibilzados no maker. Por mais que em jogos é comum e mais viável a utilização de códigos em script, este não é o intuito do combate eventer. Para scripts, temos uma seção própria no colosseum para sistemas em script. Falarei mais sobre este assunto no comunicado que farei assim que possível juntamente ás modificações que forem feitas.

Sobre os 2 sistemas enviados, o duelo foi entre os membros Avenger_B7 (Com um sistema feito em rm2k) , e o membro Katumblo (Com um sistema feito em RMVXAce). Apesar de ambos os sistemas terem ficado muito bons, tive de desclassificar o sistema feito pelo Avenger_B7.

O sistema foi desclassificado pelo motivo de que ele foi 100% feito via programação por script (Com o auxílio de um programa externo ao rpg maker, o destiny patcher). O sistema no geral consiste em um mini jogo que envolve mais do que apenas o sistema de mapa-múndi, porém eu me deti em avaliar apenas o sistema proposto. E como não basicamente não há programação via eventos no sistema, o sistema fugiu ao que é proposto o combate eventer. Farei abaixo todas as avaliações, de ambos os sistemas pois merecem e muito serem avaliados, no entanto não irei por notas no sistema do Avenger_B7.
Sistema enviado por Katumblo

https://www.mediafire.com/?ykunm105msy30sn

Sistema enviado por Avenger_B7

http://www.mediafire.com/download/vkaf2a0d59s4q61/GoT.rar






» AVALIAÇÃO DOS MESTRES

Avaliação do mestre do combate eventer:



[box2 class=titlebg title=Katumblo]
[hs width=80 height=100][/hs][/box2]
[box2 class=titlebg title=Notas e avaliações]
:crm: Funcionalidade : Está de parabéns. Além de funcional é intuitivo e de fácil acesso. Gostei da facilidade de utilização e acesso, além de que é de lógica fácil. De forma geral, não encontrei bugs no funcionamento, o que posso dizer é que as transições são bem duras, mas de restante tudo funcionalmente correto e dentro do
que foi solicitado.
Bug: Ao pressionar o botão após o mapa estar aberto, o processo é refeito e isto pode ser notado pelo efeito sonoro
Bug: Ao manter a tecla shift ou a tecla A pressionada sem soltar, O sistema fica em loop infinito.
8,0 / 10

:crm: Códigos : Bom, este quesito há uma série de coisas a comentar. Mas eu quero começar por algo bom que eu vi, que foram os comentários sobre os comandos. Os comentários foram realmente ótimos, algo que a todo programadores devia fazer, mas praticamente nenhum faz. Agora sobre os comandos utilizados, houve um excesso de comandos enorme. 7 páginas de eventos para a execução de um world map foi realmente bastante. Como você mesmo menciona no sistema, haviam várias maneiras de se fazer, e o modo que você fez foi um dos mais extensivos. Outro ponto a se citar, é que em casos de um sistema recorrente como este, realmente se faz necessário o uso de eventos comuns, ao invés de eventos no mapa (Copiar e colar o mesmo evento para todos os mapas, causa um excesso de informação prejudicial ao projeto, e ainda aumenta o lag no mapa. As switches poderiam ter sido facilmente trocadas por variáveis, e o próprio sistema poderia ser inteiramente ativado por uma única switch (Que ativasse um evento comum).
4,5 / 10

:crm: Jogabilidade : Os recursos visuais utilizados, bem como a facilidade de acesso tornaram a jogabilidade realmente agradável e simples. Senti a falta de um botão de cancelamento ao invés de usar o cursor na opção cancelar, e o botão de ação em questões lógicas de jogabilidade, poderia ter usado o botão geral de ação. Fora isto, é um sistema que certamente causa conforto ao jogador na jogabilidade.
8,5 / 10.

:crm: Geral : De forma geral, o sistema está visualmente funcional e bem jogável. No entanto, sua utilização e customização é um bocado complicada, e a própria utilização sofre danos pela necessidade de copiar os eventos para todo mapa criado. Cumpriu bem o objetivo solicitado, e criou um sistema que funcionaria bem em um jogo de rpg, portanto de forma geral o desafio foi concluído.
7,5 / 10[/box2]
[box class=red]
NOTA FINAL: 7,12
[/box]



[box2 class=titlebg title=Avenger_B7]
[hs width=80 height=100][/hs][/box2]
[box2 class=titlebg title=Avaliações]
:crm: Funcionalidade : Fluido e bem funcional. não encontrei bugs aparentes, e como o sistema inteiro é baseado no posicionamento do mouse na tela, cumpriu bem sua função.Inclusive, me pareceu bem preciso quanto ao posicionamento do mouse.

:crm: Códigos : Não posso comentar muito sobre esta parte. Os únicos comandos do maker utilizados no sistema do mapa-múndi  foram comandos de mostrar mensagem e mostrar imagem, em um evento para mostrar as faces e diálogos de abertura. Todo o restante foi feito por programação via script reconhecida pelo destiny patch.

:crm: Jogabilidade : Excelente. Sem dúvidas que o sistema é muito receptivo ao jogador, e funciona propriamente bem para qualquer tipo de jogo. Também ficou ótimo em fluidez e facilidade de uso, como eu disse antes, o cursor do mouse responde bem á localização dos pontos.

:crm: Geral : Ótimo e funcional, realmente recomendo o uso. Fugiu á proposta de programar um sistema de mapa múndi atravésdos eventos do maker, mas para uso em um jogo ficou muito bom.
[/box2]
[box class=red]
NOTA FINAL: XX
[/box]

» COMENTÁRIOS FINAIS DO MESTRE «

Bom, primeiramente direcionado ao Avenger_B7, obrigado pelo bloco de notas avisando sobre os spoilers. Eu realmente pulei a introdução hehe. Sobre ter de desclassificar, não significa que seu sistema ficou ruim. Mas como é um duelo, eu realmente não posso permitir que um desafiante tenha em mãos acesso á ferramentas externas, enquanto que o outro não têm (Ou não possui conhecimento necessário para). Gosto muito de teus sistemas, e me vi obrigado a baixar e reinstalar o rm2k só para estudar o seu sistema. Espero vê-lo novamente aqui no combate eventer. Katumblo, achei bem interessante a interação toda do sistema, você me pareceu preocupado sobre o mapeamento, o mapeamento ficou bom jovem :D . Mas ele realmente não fazia parte da avaliação, então parabéns por todo o restante. Recomendo a estudar um pouco mais maneiras alternativas de usar menos códigos, e deixar o sistema mais leve e simples.

Obrigado também á mercia que me ajudou com algumas dúvidas em relação ao destiny patcher.

» O GLADIADOR  «

E o grande vencedor, e Gladiador é: Katumblo!

Parabéns pela conquista, a partir de agora você é o novo gladiador do combate eventer!

Veja agora os comentários da platéia sobre sua disputa!


[/box]



Wow, só 2 participantes entregaram e ainda um deles foi desclassificado, tornando assim um W.O?
Mas parabéns ao ganhador :)

Parabéns @Katumblo pela vitória! pena que foi desse jeito, não gosto quando uma pessoa não entrega o trabalho assim, só atrasa o Coloseum, mas as pessoas são ocupada, então Katumblo aproveite seu reinado! e os 100 ouros!
:linha3:
01110111 01101001 01100011 01100011 01100001
:linha3:

primeiramente : OMG  :*-*:, vou tomar cuidado com o excesso de códigos da proxima vez ...  :ok:

'segundamente' : Pow avenger :x só porque queria uma disputa sanguinária  :T.T: ... Sacanagem D:

'terceiramente' : Pow vei ... W.O ? isso é vergonhoso de mais D: queria que tivesse pelo menos 1 competidor válido, mesmo se eu perdesse seria com 'honra' pelo menos :c

E avenger, não pude testar seu sistema por motivos maiores to com preguiça de instalar rm2k mas, sei que todos seus sistemas são incrivelmente bons, sacanagem mesmo de você ter sido desclassificado :\ ...
Tudo vai dar certo (y(8.

Legal o sistema do katumblo, porém contém muitos bugs. Eu demorei pra saber que o ESPAÇO que abria o mapa...
Além disso, ao abrir o mapa não consegui fechar... então...
Porém, legal. xD
Achei as notas um pouco altas para este sistema, porém, nada a declarar, claro, não desmerecendo o autor, porém, já vi sistemas bem complexos aqui com notas semelhantes.


Bem, gostaria de expor minha opinião sobre o problema em usar o comando Chamar Script.
Se seguir a regra de apenas "usar eventos", esse comando pode ser usado sim.
Os eventos nada mais são que atalhos (botões) de códigos de scripts e como este botão, "chamar script", se encontra na janela de eventos, ele conta como uma utilidade eventer. Todos os códigos de eventos vem de um único script que é o Game_Interpreter, então, utilizar um evento seria utilizar um script, seguindo essa lógica do "chamar script".
Porém, caso a regra seja use eventos exceto o "Chamar Script" estará correto. Como sei que esta regra não está assim, gostaria de pedir ou apenas dar essa sugestão de colocar, para não causar mais confusão.

Cezar, eu acho que essa decisão foi mal pensada. Poderia ter me perguntado sobre o Destiny, eu não vejo problemas em responder.

O que acontece é que o Destiny Script permite algumas funções extras ao Rm2k, como o uso do mouse, a criação de um jogo online, habilita o teclado quase que inteiro, e etc. Porém, a maioria dos comandos do destiny é o mesmo dos eventos. Acontece que como eu utilizo uma condição para verificar a tecla eu tenho que usar todo o código dentro daquela condição. É a mesma coisa do que usar um comando para ativar uma switch e colocar os comandos por eventos dentro da condição desta switch - também por eventos -.

O Destiny não tira o trabalho.




Parabéns aí, katumblo!! Tanto drama pra dizer que o Colosseum tava pegando fogo hahahaha' Aproveite! (:




Cezar, pode mandar a minha nota por MP? Também não entendi essa parte.
Unique Destiny | um novo conceito de RPG Maker 2000!

Pois é pessoal. Como eu falei, vou logo que possível, postar um comunicado aqui sobre o uso de scripts no combate eventer, e o porque eu não os aceitarei. Até mesmo porque eu admito que isto não está muito bem especificado nas regras do colosseum.

Sobre as notas Avenger, eu realmente preferi não por em valores numéricos as notas, justamente para não causar nenhuma "Comparação" entre quem teria vencido ou não. Me deti nas avaliações comentadas mesmo.

PS: Não volte a quebrar meus sentimentos com spoilers de séries que eu gosto  :XD:



18/06/2014 às 19:51 #8 Última edição: 18/06/2014 às 20:06 por Mistyrol
Citação de: RyanKamos online 18/06/2014 às 18:31
Legal o sistema do katumblo, porém contém muitos bugs. Eu demorei pra saber que o ESPAÇO que abria o mapa...
Além disso, ao abrir o mapa não consegui fechar... então...
Porém, legal. xD
Achei as notas um pouco altas para este sistema, porém, nada a declarar, claro, não desmerecendo o autor, porém, já vi sistemas bem complexos aqui com notas semelhantes.


Bem, gostaria de expor minha opinião sobre o problema em usar o comando Chamar Script.
Se seguir a regra de apenas "usar eventos", esse comando pode ser usado sim.
Os eventos nada mais são que atalhos (botões) de códigos de scripts e como este botão, "chamar script", se encontra na janela de eventos, ele conta como uma utilidade eventer. Todos os códigos de eventos vem de um único script que é o Game_Interpreter, então, utilizar um evento seria utilizar um script, seguindo essa lógica do "chamar script".
Porém, caso a regra seja use eventos exceto o "Chamar Script" estará correto. Como sei que esta regra não está assim, gostaria de pedir ou apenas dar essa sugestão de colocar, para não causar mais confusão.


Bom ... isso que você citou não são "bugs", eu expliquei isso no inicio do jogo, isso que dar pular o 'tutorial' EASUHEOUAH ... Não é um bixo de 7 cabeças, além do primeiro npc falar que é A para abrir o mapa, tem um ícone de todo tamanho do canto inferior direito com um Mapa e escrito a letra A :T.T: ... E para fechar o mapa, é só ir até o exit oshe '-' E sobre a 'simplicidade' o sistema foi criado para ser simples, e não um bixo de 7 cabeças, até porque não sou eu quem vai usá-los, se alguém quiser usá-los é só ler os comentários que consegue facilmente adicionar mais pontos no mapa, por isso fiz ele desse jeito :3

Citação de: Avenger_B7 online 18/06/2014 às 18:55
Cezar, eu acho que essa decisão foi mal pensada. Poderia ter me perguntado sobre o Destiny, eu não vejo problemas em responder.

O que acontece é que o Destiny Script permite algumas funções extras ao Rm2k, como o uso do mouse, a criação de um jogo online, habilita o teclado quase que inteiro, e etc. Porém, a maioria dos comandos do destiny é o mesmo dos eventos. Acontece que como eu utilizo uma condição para verificar a tecla eu tenho que usar todo o código dentro daquela condição. É a mesma coisa do que usar um comando para ativar uma switch e colocar os comandos por eventos dentro da condição desta switch - também por eventos -.

O Destiny não tira o trabalho.




Parabéns aí, katumblo!! Tanto drama pra dizer que o Colosseum tava pegando fogo hahahaha' Aproveite! (:




Cezar, pode mandar a minha nota por MP? Também não entendi essa parte.
Avenger, sério, mesmo ganhando achei muuuito mais muito paia de você não poder participar deste :x se os moderadores deixassem, a gente poderia até fazer um segundo '1x1' breve, mas acho que não vão deixar :x

Ah, e sobre a regra proibindo o uso de scripts, não acho que esteja errada, até porque se você quer usar scripts, tem Colosseu Scripter, é só ir lá uai :3
Tudo vai dar certo (y(8.

Nossa, parabéns aos dois de qualquer forma.

Tem algum tempo que tive a mesma dúvida sobre usar o comando "Chamar Script". O ruim é que por ele não ser permitido qualquer eventer de mais alto nível terá que desenvolver um sistema, por vezes, inferior ao que faria se utilizasse de todo o seu conhecimento.

Claro, não deixa de ser um desafio a mais, mas força uma programação muito menos limpa e, geralmente, mais complicada. Por vezes, tendo-se que tirar leite de pedra.

Tenho muita vontade mesmo de participar de um embate eventer, mas confesso que me aborrece desenvolver sistemas inferiores por limitação das regras.

Até.

Citação de: Shiroyasha online 18/06/2014 às 20:24
Nossa, parabéns aos dois de qualquer forma.

Tem algum tempo que tive a mesma dúvida sobre usar o comando "Chamar Script". O ruim é que por ele não ser permitido qualquer eventer de mais alto nível terá que desenvolver um sistema, por vezes, inferior ao que faria se utilizasse de todo o seu conhecimento.

Claro, não deixa de ser um desafio a mais, mas força uma programação muito menos limpa e, geralmente, mais complicada. Por vezes, tendo-se que tirar leite de pedra.

Tenho muita vontade mesmo de participar de um embate eventer, mas confesso que me aborrece desenvolver sistemas inferiores por limitação das regras.

Até.

Isso que eu acho. Usei um comando de chamar script para ter fácil adaptação no meu sistema passado.
Este comando pegava as extremidades do mapa, tipo se o mapa é 17X13 ele ia lá e pegava por comando o tamanho, não importa se o mapa for de outro tamanho ao se teleportar ele pegava o tamanho para evitar bugs, do tipo o player pular para fora da tela(quem já viu sabe que se colocar para pular o char no canto da tela ele desaparece)
Isso evita para quem pegar o sistema ter que mudar a variável manualmente para tais valores...
Mas eu não usaria o comando se soubesse que não podia. Acho que só falta isso mesmo nas regras.
Citação de: katumblo online 18/06/2014 às 19:51
Avenger, sério, mesmo ganhando achei muuuito mais muito paia de você não poder participar deste :x se os moderadores deixassem, a gente poderia até fazer um segundo '1x1' breve, mas acho que não vão deixar :x

Ah, e sobre a regra proibindo o uso de scripts, não acho que esteja errada, até porque se você quer usar scripts, tem Colosseu Scripter, é só ir lá uai :3

No caso do Destiny nunca vi ele então não posso falar dele.
Mas no caso é Desafio Eventer ou seja por eventos, usar Scripts é totalmente proibido qualquer um sabe. Mas existe o comando "Chamar Script" é dele que estamos falando.
Você não está criando nenhum novo script, só está usando variáveis e métodos que já se tem :3

Usar o "Chamar Script" =/= Criar um script.


Bem, parabéns pelo sistema eu gostei até, não vi a programação e no futuro talvez eu volte aí para te desafiar em.^~
Mas umas coisas que não gostei:

* O char se movimenta enquanto você está usando o sistema.
* Pode ocorrer bugs talvez se continuar assim, não sei ao certo pois não quis abrir a demo no editor. Por exemplo se você está com o mapa aberto e usar um teleporte(já que o char se movimenta ao mexer nas teclas no mapa aberto)... Não pensei em batalhas tbm ao entrar.
  

Fez tanto drama dizendo que ia pegar fogo o colesseum, acabou ganhando ! haha
vim aqui apenas dar os parabéns parabéns ao Katumblo os sistemas ficaram muito bons
não posso falar mais que isso até porque, eu descrever sistemas é a mesma coisa que um
pagodeiro descrever musica clássica kkk

Citação de: katumblo online 18/06/2014 às 19:51
Bom ... isso que você citou não são "bugs", eu expliquei isso no inicio do jogo, isso que dar pular o 'tutorial' EASUHEOUAH ... Não é um bixo de 7 cabeças, além do primeiro npc falar que é A para abrir o mapa, tem um ícone de todo tamanho do canto inferior direito com um Mapa e escrito a letra A :T.T: ... E para fechar o mapa, é só ir até o exit oshe '-' E sobre a 'simplicidade' o sistema foi criado para ser simples, e não um bixo de 7 cabeças, até porque não sou eu quem vai usá-los, se alguém quiser usá-los é só ler os comentários que consegue facilmente adicionar mais pontos no mapa, por isso fiz ele desse jeito :3

Bem, na verdade eu li sim, porém, o A não funcionou, eu tive que descobrir que era o Espaço aqui, talvez por configurações diferentes que usou nas teclas padrões ou até mesmo o meu pode estar diferente. Por isso sempre aconselho um tutorial para apertar F1 e configurar como o seu está (como fiz no meu projeto), caso não use script de trigger.
Ocorreu um bug aqui também que não consegui fechar o mapa ao clicar no Sair... então :v
Sobre o sistema, calma, desculpe se fui meio rude, não foi minha intenção. Sei que é um sistema simples e ficou bem legal hahah eu quis só criticar a nota mesmo pois já vi sistemas mais complexos que levaram notas semelhantes, tendeu? Tipo, acho que deve se ter uma base de notas e não de acordo com o combate, porém, isso é algo que apenas o Cezar escolhe.
Seu sistema ficou legal e parabéns pelo cargo, merece ^^


@Shiro: Verdade, eu mesmo opto por "chamar script" agora, entre criar trocentas condições acho muito melhor e mais organizado utilizar um código que o próprio database fornece. Além de deixar o sistema fluindo melhor, ele deixa os códigos organizados e para quem utilizar entender melhor.


@Felipe: Concordo, acho que deviam rever essas regras. Não dizem que o povo tem poder? Então, eventers, acham certo ou errado esse uso? Corram atrás dos direitos :v
Vamos esperar o Cezar dar seu comunicado e não gerar confusão sem saber o que ele fará.