O TEMA DO FÓRUM ESTÁ EM MANUTENÇÃO. FEEDBACKS AQUI: ACESSAR

Introdução à Sonoplastia

Iniciado por Zaggojhon, 26/08/2017 às 22:34

Introdução à Sonoplastia
Por Jonas Zaggo

Conceitos principais e pontos importantes.




Introdução:
Pouco se fala no fórum a respeito da sonoplastia, mas é uma das áreas mais importantes em qualquer entretenimento. Seja filme, jogo, programas de tv, aplicativos de android, a sonoplastia é o que direciona o espectador a se sentir da forma como seu criador planejou que fosse sentido. É indispensável o estudo sonoro, ainda mais em um fórum de desenvolvimento de jogos indie's. Resolvi então, expor um pouco de minhas técnicas, estudos e conhecimento adquirido de forma autodidata. Vale lembrar que eu não tive tutores, tampouco aulas sobre. Isso é apenas o conhecimento mais prático da coisa.




Conceitos principais:
A sonoplastia envolve todas as áreas sonoras de um entretenimento, no nosso caso aqui, um jogo. Há uma pasta dentro de todo jogo RTP chamada "Áudio". Nela, se encontram 4 subpastas chamadas: "SE", "ME", "BGS" e "BGM". E é sobre elas que dividiremos os dois conceitos:
Audio Treatment / Musical




Audio treatment
São efeitos sonoros que não estão relacionados diretamente à musicalidade. Eles existem para simular ambientes reais, ou ajudarem o jogador a entender melhor a ação realizada no jogo.

-> BGS (BACKGROUND SOUND)
O Background Sound pode ser resumido como O Som Ambiente. Nele, o sonoplasta cria o som de fundo da cena do jogo. É essencial em cenas em que o ambiente seja explícito, ou ações naturais (como ações climáticas) ocorram simultaneamente. Um exemplo clássico é um ambiente com chuva. Uma cena pode ter um gráfico de chuva e milhares de efeitos de áudio diferentes para representar a mesma sensação.
Ficou um tanto difícil entender? Segue um vídeo explicando melhor:



-> SE (SOUND EFFECT)
Os Sound Effects From First Plan, ou efeitos sonoros de primeiro plano, são os efeitos sonoros diretos. Esses sons visam representar a interpretação direta do jogador. Comumente, são utilizados mais criativamente para guiar a atenção para um determinado ponto ou outro. Esse vídeo tem alguns efeitos usados no jogo MEGAMAN X:





Musical
São os efeitos diretamente relacionados à musicalidade do jogo. Se dividem em:

-> ME (MUSICAL EFFECTS)
Os Musical Effects são, como o próprio nome diz, efeitos musicais. Têm por objetivo passar alguma mensagem direta na gameplay. Normalmente são fanfarras. Grandes exemplos são as de GAME OVER, STAGE COMPLETE, GAME COMPLETE, NEW WEAPON... Todas são uma resposta direta do jogo para o jogador. É como se fosse uma recompensa sonora por algo concluído no jogo.

-> BGM (BACKGROUND MUSICS)
A parte mais complicada e trabalhosa da sonoplastia. Envolve todos os conceitos anteriores, elevados a um nível muito maior de conhecimento. Em suma, quanto mais você conseguir assimilar o papel do som no jogo, mais facilidade você terá para construir uma boa BGM. Para fazer uma boa BGM, demanda conhecimento profundo de música. Quanto mais teoria de composição você souber, melhor ficará a trilha sonora. Há muito sobre o que falar aqui sobre composição e produção musical. Deixarei um link de uma lista com as 100 melhores game soundtracks segundo a Fact Magazine:





10 Dicas de um Musiqueiro:

1 - Esteja sempre aberto a aprender coisas novas, novos estilos. Não crie preconceitos com estilos de músicas ou estilos de som. Busque sua marca procurando referências. Escute de tudo... Quanto mais música você conhecer, mais facilidade você terá para compor algo no futuro.

2 - A música é um resultado de seu estado atual de espírito em adição ao seu conhecimento na área. Sendo curto e grosso, estude o que te faz bem. ;)

3 - A música é de longe a melhor ferramenta para passar seus sentimentos às pessoas. Tanto pela sua versatilidade quanto pela sua variedade. Qualquer sentimento pode ser mostrado através da música.

4 - Não despreze músicas de outros. Todos estamos em aprendizado. Nem os grandes mestres desrespeitam iniciantes...

5 - Ache um software adequado, que você se sinta bem utilizando. Não é porque fulano usa Cubase 8 e diz que é bom que você é obrigado a usá-lo. Eu uso o Fl Studio, muito condenado no meio musical, mas com ele eu consigo fazer arranjos que os usuários de programas super caros demoram pra fazer. (Nada contra o Cubase ;D)

6 - Não copie de ninguém. Além de feio é antiético e reduz sua capacidade de compor alguma coisa boa no futuro. Faça a sua música, mostre-nos a  SUA arte musical.
(*Se inspirar é diferente de copiar*)

7 - Não se prenda a fazer algo que você não gosta. Acredito que todos temos uma pré-disposição a se sentir bem fazendo algo. No meu caso, eu adoro o processo de compor as músicas... Nem gosto tanto de escutá-las prontas.

8 - Você não precisa ser um virtuoso em música para compor bem, mas uma noção básica de música popular ou clássica ajuda bastante.

9 - "Uma pessoa qualquer poderia ter escrito o tema do Sherlock Holmes" - Hans Zimmer, considerado um dos 100 gênios vivos disse em sua Masterclass que uma pessoa aleatória poderia ter escrito o tema do filme. Eu realmente acredito nisso. O Tema não ficaria idêntico, até porque a música é resultado de uma junção de fatores, mas nada impede a pessoa de escrever uma música magnífica. É claro que demanda estudo e dedicação... Para guiá-los nesse primeiro quesito é que estou aqui =]

10 - Procure escutar opniões e críticas que vão te fazer bem, vão te ajudar a melhorar. Se perceber que alguém só quer lhe prejudicar e que os comentários não fazem sentido e são achincalhamentos, apenas ignore e siga seu rumo.




Gostou do tópico?
Agora chegamos a um ponto interessante!
Você acha que eu deveria iniciar aulas de sonoplastia na comunidade?
Deixe suas considerações!

Encontre seu som... Seja ele Orquestral, Chiptune ou até mesmo gravado com uma batata...

Aquele Abraço!

Me ajude a continuar produzindo!

Todo incentivo e ajuda são bem-vindos!
Quem quiser e puder me ajudar ► Compre-me um café! :coffee:
Você vai estar me ajudando demais!

Já tinha apoiado, mas não custa apoiar de novo.

27/08/2017 às 09:04 #2 Última edição: 27/08/2017 às 10:52 por Revali
Linda iniciativa Zaggo! Ótimo texto. Parabéns pelo trabalho.


27/08/2017 às 14:17 #3 Última edição: 27/08/2017 às 14:19 por Baby..Face
Ótima introdução!!! Eu tinha ideia do que significava cada uma das siglas mencionadas mas não sabia como conceituá-las de forma tão clara. Valeuzão pela contribuição apóio continuar com essas aulas!


Acesse meu blog: bbfcmaker.wordpress.com

Citação de: Corvo online 27/08/2017 às 07:24
Já tinha apoiado, mas não custa apoiar de novo.
Obrigado pelo apoio cara! <3
Citação de: Revali online 27/08/2017 às 09:04
Linda iniciativa Zaggo! Ótimo texto. Parabéns pelo trabalho.
Obrigado Revali! :3
Citação de: Baby..Face online 27/08/2017 às 14:17
Ótima introdução!!! Eu tinha ideia do que significava cada uma das siglas mencionadas mas não sabia como conceituá-las de forma tão clara. Valeuzão pela contribuição apóio continuar com essas aulas!
Provavelmente começarei as aulas com um material até melhor que esse!  :XD:
Me ajude a continuar produzindo!

Todo incentivo e ajuda são bem-vindos!
Quem quiser e puder me ajudar ► Compre-me um café! :coffee:
Você vai estar me ajudando demais!

Trabalho perfeito, Zaggo.
Tirou minhas dúvidas e certamente irá ajudar outros.
Parabéns, cara! o/

continue trazendo mais dessas suas obras e nem pense em parar u.u

Citação de: ~Vici online 28/08/2017 às 12:06
Trabalho perfeito, Zaggo.
Tirou minhas dúvidas e certamente irá ajudar outros.
Parabéns, cara! o/
continue trazendo mais dessas suas obras e nem pense em parar u.u
Obrigado Vici pelo apoio de sempre! <3


Bom...
Tenho um material bacana pra começar já... Toda semana irei postar uma aula sobre sonoplastia...
Irei focar mais na música e na produção, então.. Toda aula vai ter um ponto teórico e um prático, pra já aplicar e sair fazendo músicas por aí 
Bom, vejo vocês no sábado!
(Aqui, neste mesmo horário, neste mesmo canal...)
Aquele abraço!
Me ajude a continuar produzindo!

Todo incentivo e ajuda são bem-vindos!
Quem quiser e puder me ajudar ► Compre-me um café! :coffee:
Você vai estar me ajudando demais!

Legal, tem meu apoio  :wow:
"Enquanto houver vontade de lutar haverá esperança de vencer!"