O TEMA DO FÓRUM ESTÁ EM MANUTENÇÃO. FEEDBACKS AQUI: ACESSAR

problema com perspectiva e distância.

Iniciado por mestiço, 16/09/2016 às 15:22

16/09/2016 às 15:22 Última edição: 17/09/2016 às 10:36 por mestiço
Bom galera eu to com problema acredito que seja simples,então eu quero sabe o que faço para deixa essa casa após a cerca dando um efeito de distancia e realista,mas eu não quero um efeito  que deixa a casa borrada.vocês tem alguma ideia de como fazer isso?
é um exemplo meio tosco mas foi o que eu encontrei mas perto do que eu desejo.
ps:eu uso o photoshop.
EX:[hs width=320 height=240]http://2.bp.blogspot.com/-5itQsUClgeY/TibRhaj0R9I/AAAAAAAABD8/rkwUHmbgNdc/s1600/white+pickett+fence+southern+lagniappe.jpg[/hs]

[Anexo excluído pelo administrador]

Não sei se entendi Bem.. Mais você Pode usar um a Técnica de parallax Onde Os Objetos Podem ser distribuidos de melhor forma com isso também adicionar varios efeitos de luz para criar algo parecido com que deseja

Citação de: ikaori online 16/09/2016 às 16:15
Não sei se entendi Bem.. Mais você Pode usar um a Técnica de parallax Onde Os Objetos Podem ser distribuidos de melhor forma com isso também adicionar varios efeitos de luz para criar algo parecido com que deseja
isso ai é uma parallax,o que eu quero é que a "casa" não fique parecendo que esteja na mesma posição da cerca,como você ver na imagem parece que o terreno estar sobre a cerca e não após a cerca,o que eu perguntei é se tem algum ângulo que possa dar impressão que a casa estar distante a cerca.

Hmm, isso é questão da perspectiva do maker e seus tiles padrões (não só o RTP, mas outros também). Usando tiles que seguem a perspectiva padrão é basicamente impossível dá essa impressão que você deseja.
A maneira mais funcional seria criando sua propria perspectiva e então os materiais com base nela (tiles, chars, etc..).


Também estou aprendendo mapeamento, e eu acredito que um efeito realista nem sempre seja questão de perspectiva. Muitos fatores podem deixar seu mapa mais realista e bonito. Por exemplo, acredito que iluminação seja bastante importante, e também quebrar um pouco o tileset quadrado do maker ajuda, o que é possível com parallax mapping.

Seguindo esse tutorial abaixo, que aplica coisas simples, com iluminação apenas, você ja vai perceber uma diferença grande:
http://centrorpg.com/index.php?topic=13778.0

Exemplo de como os itens que eu citei pode ajudar aumentar o realismo do mapa:
[hs width=600 height=251]https://s10.postimg.org/d8g5alry1/shadow.png[/hs]
Born in 95 to die

Na verdade entendi que ele está se referindo a uma maneira de dar profundidade ao cenário, isso é, objetos distantes ficarem menores e etc... Dai isso realmente é impossível na perspectiva padrão...

De toda forma, se o caso for só fazer mapas mais realistas (em questão de texturas e estética), é só ter os tiles adequados para isso (eles existem, mesmo não sendo o forte da engine).

Se for apenas uma forma de deixar o mapa menos quadrado e limitado ao sistema de tiles do maker(que já melhorou muito com o MV, mas ainda possúi seus contras), um bom uso de overlay mapping/parallax mapping já resolve.


16/09/2016 às 20:10 #6 Última edição: 16/09/2016 às 20:17 por Cronus
Imagino que o que você queira seja um resultado similar a isso:

Spoiler
[close]

Como falaram no tópico, o problema está no fato de que o RPG Maker usa uma visão ortogonal (vista de cima e sem perspectiva), e os gráficos feitos pra ele geralmente seguem essa regra. Nesse tipo de visão, os objetos não possuem uma noção de distância. Ou seja, objetos que estão mais longe não parecem menores, e objetos que estão mais perto não parecem maiores, como na vida real.

Pra fazer com que a casa pareça distante, você precisaria editar os gráficos de acordo e mudar toda a perspectiva desse mapa em particular. Não existe uma maneira fácil e rápida de fazer, teria que pegar os gráficos e editar manualmente mesmo. Existem alguns truques que podem ajudar com a impressão, por exemplo, na luz do dia coisas que estão mais próximas ao horizonte ficam mais claras e menos nítidas, embora isso seja mais útil para fundos que estão beeem longe. Mas pra começar, você pode desenhar uma base quadriculada com a perspectiva desejada e planejar a disposição dos gráficos em cima dela.

Pra ilustrar eu fiz aqui dois gráficos mostrando a diferença em perspectiva:



Off: Tente colocar títulos mais explicativos no seu tópico. Ao invés de "problema" tente descrever em poucas palavras qual é o seu problema, algo do tipo "problema com perspectiva e distância". Isso ajuda o fórum a se manter organizado.

Citação de: Cronus online 16/09/2016 às 20:10
Imagino que o que você queira seja um resultado similar a isso:

Spoiler
[close]

Como falaram no tópico, o problema está no fato de que o RPG Maker usa uma visão ortogonal (vista de cima e sem perspectiva), e os gráficos feitos pra ele geralmente seguem essa regra. Nesse tipo de visão, os objetos não possuem uma noção de distância. Ou seja, objetos que estão mais longe não parecem menores, e objetos que estão mais perto não parecem maiores, como na vida real.

Pra fazer com que a casa pareça distante, você precisaria editar os gráficos de acordo e mudar toda a perspectiva desse mapa em particular. Não existe uma maneira fácil e rápida de fazer, teria que pegar os gráficos e editar manualmente mesmo. Existem alguns truques que podem ajudar com a impressão, por exemplo, na luz do dia coisas que estão mais próximas ao horizonte ficam mais claras e menos nítidas, embora isso seja mais útil para fundos que estão beeem longe. Mas pra começar, você pode desenhar uma base quadriculada com a perspectiva desejada e planejar a disposição dos gráficos em cima dela.

Pra ilustrar eu fiz aqui dois gráficos mostrando a diferença em perspectiva:



Off: Tente colocar títulos mais explicativos no seu tópico. Ao invés de "problema" tente descrever em poucas palavras qual é o seu problema, algo do tipo "problema com perspectiva e distância". Isso ajuda o fórum a se manter organizado.
valeeew cronus  :wow: :wow:,me ajudou bastante nessa questão de perspectiva  e por mostra as ilustração *--*,obrigado aos demais membros que me ajudaram nesse tópico,pode deixar quando eu termina o jogo irei colocar o nome de vocês nos créditos!