O TEMA DO FÓRUM ESTÁ EM MANUTENÇÃO. FEEDBACKS AQUI: ACESSAR

Gr!Lo Development - Algoritmo [01] Introdução

Iniciado por Vert, 04/03/2013 às 17:29

04/03/2013 às 17:29 Última edição: 04/03/2013 às 17:31 por Gr!Lo

E ai Makers hoje estarei iniciando aulas de Lógica de Programação também conhecido como Algoritmo. A  Lógica de Programação (Algoritmo) é muito útil para quem quer fazer scripts para o RPG Maker, mas não só para ele, para criação de programas e jogos que exijam outras linguagens de programação.

Estarei deixando as aulas o mais simples possível, se dediquem que terão uma boa ajuda na hora de fazer um script ou qualquer outra coisa que desejar!  :ok:

Qualquer duvida deixe seu comentário abaixo, ajudarei no que for preciso, caso eu não saiba irei acorrer atrás para resolver seu problema ou dificuldade.  :XD:

Espero que gostem!



O que é um Algoritmo?

Um algoritmo é uma sequencia finita de situações bem definidas e não ambíguas, cada uma das quais pode ser executada mecanicamente num período de tempo finito e com uma quantidade de esforço finita.

Fonte: Wikipédia






Algoritmo Trocar Lâmpada

INICIO
1.   Verificar se a lâmpada esta queimada
2.   Se a lâmpada estiver queimada
2.1   (Verdadeiro) Desligar disjuntor – Vá para o passo 3.
2.2   (Falso) Fim do Algoritmo
3.   Pegar uma escada
4.   Subir na escada
5.   Retirar a lâmpada queimada
6.   Descer da escada
7.   Pegar a lâmpada nova
8.   Subir a escada
9.   Colocar a nova lâmpada
10.   Descer da escada
11.   Ligar disjuntor
FIM




Algoritmos não computacionais

O Algoritmo é uma sequencia de instruções finita e ordenada de forma
lógica para a resolução de um problema.

São exemplos de Algoritmos: Instruções de montagem, receitas e
manuais de uso.

Um Algoritmo não é a solução de um problema,
mas sim um conjunto de passos (caminhos) que levam a esta solução.
Em geral, existem muitos caminhos que levam a uma solução satisfatória.
O Algoritmo acima é um exemplo de um Algoritmo não computacional
da troca de uma lâmpada.

Algoritmos computacionais

Um computador por si só não executa nada. Para que ele realize uma
determinada tarefa, é necessário que ele execute algum programa
(Software).

Um programa (Software) é um conjunto de milhares de instruções
que indicam ao computador o que ele deve fazer.

O termo processamento de dados estritamente relacionados aos
computadores, estes, utilizam programas processam as entradas e as
transformam e por fim geram saídas.

Para aprendermos Algoritmo vamos usar um pseudo-linguagem chamada
Portugol ou Português Estruturado.





Portugol

O Portugol, é uma pseudo-linguagem criada para facilitar o entendimento de algoritmos e lógica de programação, ela possui suas particularidades como qualquer outra linguagem, e a partir das próximas aula iremos programar nessa linguagem, utilizando um programa (Software) chamado VisualG.




VisualG

VisualG é um programa (Software) criado para facilitar o entendimento e a aprendizagem de Algoritmos, ele utiliza a linguagem Portugol (Português Estruturado). Será aqui que iremos testar e corrigir nossos algoritmos.
O programa (Software) é bem simples, não tem segredo para utiliza-lo. Estarei disponibilizando um manual e o programa para download para que possam ir se familiarizando com o VisualG.


Hey, hey! Obrigado pelo tutorial XD
Quero aprender a programar um pouco antes de entrar na faculdade, então acompanharei o tutorial! \õ  :ok:
Já baixei o VisualG e vou tentar ler o manual para aprender um pouco... Então estou a espera da próxima aula~ :wow:
À procura de uma sign melhor  :=p:
Como eu fiz dúzias de avatares no estilo da CRM, vou trocar eles à cada segunda-feira!  :wow:

Que bom  :XD:
Isso já me incentiva a fazer mais aulas!
Aproxima já esta saindo pois essa é só uma introdução não?  :ok:

espero que goste!
abrass


Isso manu, era disso que eu tava falando!  :wow:

Comecei a ler, mas o lugar aqui não ajuda muito... hehe.
Mas me lembro quando uma amiga minha (que faz técnico
em informática), ha um tempo me veio com um desses
fluxogramas semelhante ao da imagem...

Muito bom mano, uma hora também baixo o programa pra
brincar um pouco. No mais, boa sorte nas próximas aulas,
parceiro!
  :ok:

Nandik
Que bom que gostou!
Pode deixar que vou fazer manu!  :XD:

King Gerar
Blz manu, isso ae bora estudar!
Valeu pela logo manu!   :ok:
Abrasss