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[Projeto] O Polímata

Iniciado por Otávio Junior, 02/05/2013 às 23:24

02/05/2013 às 23:24 Última edição: 26/05/2013 às 11:35 por Otávio Junior
Introdução:


Estas são as ideias de um projeto que venho pensando em começar a desenvolver no RPG Maker XP. Será o meu primeiro projeto de real desenvolvimento. Gostaria de ouvir críticas construtivas. Ao longo do tópico, usarei alguns símbolos para auxiliar no desenvolvimento das ideias, como segue na legenda abaixo:

  • -IaD- - "informação a ser determinada"
  • -IaM- - "informação a ser melhorada"

Nome do Projeto:


O nome do projeto será "O Polímata". Polímata é qualquer pessoa com habilidade ou conhecimento em um grande número de áreas. Um exemplo de polímata do mundo real foi Leonardo da Vinci (pintor, escultor, arquiteto, artista, músico, matemático, engenheiro, inventor, anatomista, geologista, cartógrafo, botânico, escritor, etc). O nome do projeto tem sua inspiração na história base, como se segue.

História base:


No mundo de -IaD- reina a paz. Os reinos e as nações, embora divididos, prosperam através de uma política de boas relações internacionais. As habilidades de combate, a magia e os diversos talentos das pessoas são bem distribuídos, de forma que os conflitos de poder, embora ocorram algumas vezes, se resolvem de maneira rápida e equilibrada entre os povos. Entretanto, um evento estranho ocorre (-IaM-): dois bebês gêmeos nascem com alguma espécie de capacidade oculta de aprendizagem, uma forma especial de aprender grandes quantidades de habilidades e conhecimentos rapidamente e sem dificuldade, em diversas áreas. Em um acidente no mar (-IaM-), os bebês separam seus destinos. Eles crescem e vivem suas vidas isolados entre si, e em lugares distantes, sem um conhecer o outro. Um deles cresce como o filho de um príncipe, mas fica orfão e em breve será nomeado rei. O outro cresce como um andarilho solitário, que se torna forte e resistente com os problemas vida. Entretanto, após sofrer uma grande perda sentimental em uma tragédia, ele se torna um ser humano vingativo, com uma ideologia de acabar com a ideia de "reino", "nação" ou "divisão". Ele funda um grupo político e toma o poder de uma pequena nação. A partir daí o jogo começa, com o enredo básico sendo descrito abaixo.

Enredo base:


O protagonista do jogo será o irmão príncipe. O jogo supostamente começará sobre o controle dele durante as festas de celebração para a coroação, que seria no dia seguinte. Entretanto, o castelo é atacado e todo o reino cai. O príncipe, com a ajuda de outro personagem, dessa vez uma mulher, consegue escapar. Ele então parte em uma jornada para descobrir o que está acontecendo. Durante sua jornada o personagem descobre que tem capacidades especiais inatas, encontra novos acompanhantes, descobre que tem um irmão, desvenda seu passado e enfim, desenvolve a história. O enredo circulará basicamente em torno de três focos principais:

  • Psicologia: eu pretendo dar bastante foco nesta parte. Cada personagem possuirá personalidades únicas e sua história de fundo não será menos importante que a dos outros. Os personagens irão interagir ativamente.
  • Política: jogos de poder, estratégias, corrupção, golpes, etc. A política e a forma como os personagens fazem uso dela será outro aspecto importante do enredo.
  • Filosofia: dilemas éticos e questões existenciais também serão abordados com frequência durante o jogo.
O enredo irá se passar em um ambiente peculiar, então é importante criar uma base para o futuro detalhamento do mesmo, que é o próximo assunto do tópico.

Ambientação base:


O jogo se passará em um mundo formado por três continentes principais, cercado por mares com diversas ilhas e continentes secundários. A geografia desse mundo será diversificada, possuindo florestas, desertos, planícies, regiões polares, montanhas, vulcões, etc, com a fauna e a flora também variando, além de monstros e criaturas míticas. As civilizações serão divididas em cinco grandes reinos e outras pequenas nações. Cada grupo humano possuirá sua própria cultura (religião, vestuário, culinária, dialeto, história, etc). A tecnologia da época envolverá majoritariamente armas medievais, com um início de desenvolvimento da máquina a vapor (trens, barcos a vapor, etc) e da pólvora (algumas armas de fogo). O mundo será permeado também pela magia, de diversos tipos. Cidades grandes, com mercados, bibliotecas, castelos, etc, serão comuns. Calabouços e outros locais exploráveis, relatados ou não com a história principal, também serão comuns.

  • Mapa geral: -IaD-
  • História do mundo: -IaD-
  • Geografia: -IaD-
  • Reinos e nações:

    • -IaD-
    • -IaD-
    • -IaD-
    • ...

Personagens:


Protagonistas:

  • Nome 1 (-IaD-):

    • História: É um príncipe que se tornou orfão e que está prestes a herdar a coroa de um reino. Ele se separou de seu irmão em um acidente ao mar. -IaM-
    • Idade: -IaD-
    • Personalidade: -IaD-
    • Aparência física: -IaD-
  • Nome 2 (-IaD-):

    • História: -IaD-
    • Idade: -IaD-
    • Personalidade: -IaD-
    • Aparência física: -IaD-
  • ...
Antagonistas:

  • Nome 1 (-IaD-):

    • História: Um andarilho misterioso e solitário que sofreu uma grande perda emocional e agora busca justiça na forma de vingança contra toda a política mundial. Foi separado de seu irmão enquanto era um bebê em um acidente no mar. -IaM-
    • Idade: -IaD-
    • Personalidade: -IaD-
    • Aparência física: -IaD-
  • ...

Mecânica do Jogo:


O jogo contará com alguns sistemas característicos. Alguns dos pensados estão abaixo:

  • Sistema de Habilidades: o personagem principal do jogo será capaz de aprender flexivelmente uma quantidade enorme de habilidades distribuídas em árvores por tipo. O jogador receberá pontos para distribuir e customizar as habilidades de seu personagem. Mas para isto, ele precisará não só evoluir com experiência de batalha, mas também realizar side-quests para obter acesso a  certas habilidades ou a árvores inteiras, obter livros e outros itens que permitam o treinamento de algumas habilidades, encontrar mestres apropriados ou ainda treinar em alguma guilda ou academia apropriada. Dos diversos tipos de habilidade seguem alguns deles:


    • Combate: A - Infantaria, B - Cavalaria, C - Arquearia, D - Defesa, E - Barbárie, F - Duelo, G - Samurai, H - Pistolaria
    • Feitiçaria: A - Magia, B - Necromancia, C - Invocação, D - Espiritualismo, E - Música, F - Metafísica, G - Encantamento, H - Draconologia
    • Teurgia: A - Curanderia, B - Sacerdócia, C - Clarevidência, D - Chi , E - Teologia, F - Anjeologia, G - Geomancia, H - Ermitismo
    • Malícia: A - Ladinagem, B - Desordem, C - Mercenagem, D - Algogiza, E - Ninjutso, F - Ilusionismo, G - Vingança, H - Pirataria
    • Produção: A - Alquimia, B - Ferraria, C - Alfaiataria, D - Joalheria, E - Mecânica, F - Culinária, G - Agricultura, H - Negócios
    • ... -IaM-
  • Economia: o jogo possuirá uma economia diferente da maioria dos RPGs. O jogador não obterá dinheiro enfrentando monstros e sim abrindo seu próprio negócio. Ele pode usar suas habilidades para auxiliá-lo a isso. Mineração, pesca, agricultura, moradia, serão alguns dos sistemas complementares ao sistema de economia. O personagem obtém itens de diversas formas e usa esses itens ou para produzir itens, para por a venda em uma loja que ele poderá criar, e inclusive fazer propaganda, ou para trocar com diversos NPCs espalhados pelo jogo. Existirão variáveis de oferta e demanda, informações de preços de outros vendedores, etc, que o jogador poderá usar a seu favor. -IaM-

Considerações finais:


Se você se interessou no projeto e quer participar do seu desenvolvimento, pode entrar para equipe. Este tópico estará em constantes atualizações. Conteúdos já escritos podem ser modificados por decisão pessoal ou pela própria crítica de vocês. Espero que estejam gostando das ideias.

  Parabéns pela organização do tópico.

  Não achei muito chamativa a história principal.  Quando citou que eram dois irmãos separados na infância, já vi de cara (antes de ler) que um seria o vilão e o outro o "mocinho".  Acho essa ideia de mocinho e vilão um tanto batida, mas vai depender do modo que você vai inserir isso no jogo, digo, no modo que irá contar isso durante o jogo.

  A coisa que mais me chamou atenção foi o fato de aprender diversas habilidades - indo em Guildas, aprender com mestres, etc.  Lembrei muito de RPGs de Mesa clássicos, coisa que é bastante interessante.  Se conseguir passar isso para o jogo, será uma boa pedida.

  A ambientação do jogo está bem básica, como qualquer outro RPG.  Só espero que consiga fazer algo a menos um pouco real, não deixando uma cidade de neve ao lado de um deserto, por exemplo.  Sobre isso que falei, não sei falar muito, mas é mais questão de bom senso e lógica, já que vimos muito disso em jogos Makers.

  No geral está bastante interessante o projeto, mas creio que falta mais um diferencial.  Somente esse lance do polímata não vai atrair tantos não.  Estarei no aguardo por atualizações para ver se vou acompanhar a produção ou não.  Boa sorte com o seu jogo.

03/05/2013 às 16:25 #2 Última edição: 03/05/2013 às 16:28 por mathpeseg
De fato, você é um ótimo roteirista, e sabe expressar suas idéias, e algumas das suas idéias me pareceram clichê, porém o clichê não arruína um projeto, muito pelo contrario, existem pessoas que gostam de "irmãos rivais", e etc, mas você deve saber apresentar isto no seu projeto, o que provavelmente não será difícil pois percebi que você tem um grande potencial com os roteiros, me chamou muito a atenção a forma na qual você escreveu e a sua impecável organização, apesar de que em primeira mão fiquei com preguiça de ler pela quantidade de conteúdo

Botei o braço a torcer, li tudo até o final pois eu gosto de ler e gosto de ver as ideias dos outros, e assim  pensei que com um tópico bem organizado, e um português bem escrito, não deveria ser uma história ruim, apesar de existirem muitos tópicos gigantes com histórias gigantes, que "só enche linguiça".

Gostei da sua história e principalmente da sua organização, e do seu modo de descrever os fatos, acredito que além de estar contando a história, você está roteirizando-a, coisa que é raro de se ver por aqui pois muitos apenas descrevem a história, e não montam roteiros.

Gostaria de lembrar também, para que não venham me incomodar, que existe diferença em roteiro e história, e só.

Abraço õ/

03/05/2013 às 18:19 #3 Última edição: 04/05/2013 às 00:25 por GuilhermeDL

Otávio Junior, Você tem um bom jogo em potencial aqui cara. A historia no geral é clichê, isso é inegável. O que pode deixar as coisas interessantes são os três focos que pretende abordar:

A interação social dos personagens: Se conseguir criar personagens convincentes, com personalidades fortes e bem trabalhadas, já vai ter algo que pouco se vê nos jogos de Rpg Maker. Acho que personagens carismáticos podem sim fazer de uma historia aparentemente básica, uma excelente historia.

Politicagem:Isso é meio perigoso, pois pode acabar se tornando algo muito maçante para quem acompanha a historia, claro que se os personagens envolvidos forem bem trabalhados, pode ser outro ponto muito forte. Vai usar referencias leves de fatos políticos da realidade, ou vai criar tudo do zero? 

Filosofia:Aqui é outro ponto que pode acabar sendo bem legal também, novamente, vai depender dos personagens e suas historias, mas acho que dá para tentar elaborar algo interessante, ainda mais se levar em conta a complexidade dos seres humanos. Espero que não fique apenas no "Bem ou Mal" xD.



Pode ficar muito bom, se conseguir explorar os três "focos" com sucesso tem tudo para ser um jogo, onde pelo menos a trama, vai ser de boa qualidade. Espero mais novidades sobre o projeto em breve.\o





Tenho que admitir que seu projeto chama a atenção por focar em pontos que a grande maioria prefere ignorar, e isso inclui jogos normais. Política, e psicologia seriam muito interessantes. A parte da filosofia me deixou com um certo receio pois pode ser uma faca de dois gumes, afinal de contas, sempre se corre o risco de descambar para o drama exagerado.