O TEMA DO FÓRUM ESTÁ EM MANUTENÇÃO. FEEDBACKS AQUI: ACESSAR

Sistema de batalha frontal - Preciso de algumas opiniões.

Iniciado por K.A.O.S, 05/10/2013 às 18:55

 Galera, a algum tempo atrás eu tinha a ideia de utilizar uma mistura de Legends of Legaia e Mana Khelmia como sistema de batalha, porem ao passar do tempo acabei notando que infelizmente isso não vai dar muito certo pro estilo de jogo que desejo que Ixion seja, então decidi fazer alguns testes utilizando a própria batalha do RPG Maker VXA... Eu particularmente gostei, porem achei ela muito 'parada' e lenta... As animações demoram meio ano pra terminar, e isso pode fazer com que qualquer jogador perca a vontade de continuar a jogar algo...

Com isso em mente eu decidi recriar o sistema de batalha do jogo Etrian Odyssey IV, pois não só é agil como tambem exige estratégias do jogador p/ passar de certos monstros... Observe:




Estou bolando o projeto de forma que a exploração seja rica e as dungeon realmente sejam locais perigosos. Os inimigos ficarão a mostra no mapa, sendo possivel lutar com todos ou evitar contato direto com cada um. Terei alguns inimigos especiais, chamados de 'Elite'(nome temporário) que vão estar vagando pelas dungeons em busca de uma presa. Os monstros elites são mais fortes que os próprios chefes da dungeon e podem facilmente aniquilar todos os personagem do grupo. Se o jogador desejar realmente sair vivo deverá usar táticas contra estes inimigos.

Com isso dito, o sistema de Etrian Odyssey cai praticamente como uma luva! Porem ai que ta... Será que o efeito será positivo? Gostaria de algumas opiniões a respeito antes de começar a colocar a mão na massa.

Aproveitando o tópico, preciso da ajuda de alguém que REALMENTE entenda de programação por eventos. Se possível me envie PM!

Obrigado e abraços!
Clique nas imagens p/ visualizar as aulas



 Não sei se pode ser de ajuda, mas uma batalha frontal poderia ser como legend of draagon, você tem a opção de escolher combos e aplica-los na luta quando o quadrado focar no alvo e com os ataques ganha pontos para transforma em draagon, além de apertar uma tecla no momento do efeito de um item, usar a defesa recupera poucos pontos de vida.


2010 ~ 2016 / 2024

Pooooxa, não fã de First Person, mas... Recomendo que você procure um script que anime os inimigos mesmo em primeira pessoa (talvez se usar o VE - AB sem o Actor Battlers). Aí você pode usar o script do MOG que permite que você insira big faces dos actors quando chega sua vez na batalha (que nem nesse jogo aí).Não sou fã de primeira pessoa, mas, vá em frente e boa sorte!
Projeto 春
Emergindo em breve

 O sistema estará sendo feito por eventos, então dificilmente um desses scripts ajudaria. Dx Porem muito obrigado pelas respostas! E Vash, obrigado pelo video, vou dar uma olhada.

E apesar de ser batalha frontal, da pra deixar ela muito bacana com um esforço e com alguns recursos bacanas.
Clique nas imagens p/ visualizar as aulas



Bom, não entendi qual é a sua preocupação. Tipo, cada um tem sua preferência. O meu sistema de batalha favorito é o Flex Range Linear Motion Battle System (do Tale of Abyss) porque dá para controlar o personagem. Mas não tenho problema com os outros sistemas. Se você quiser usar um ao estilo Etrian Odyssey IV vá em frente, o importante é criar batalhas desafiadoras (só não exagera!).

Achei legal essa parada dos Elites, me lembrou bastante o Final Fantasy XII que tem aqueles monstros raros nos mapas e também o The Last Remnant.

Viva a lenda!



 É só pra saber mesmo, eu vou fazer um teste e deixar esse sistema apenas pro segundo episódio do meu projeto. Ja tenho tudo pronto e agora vou finalmente começar a passar o jogo pro maker.

Aguardem noticias e o tópico do projeto em breve!
Clique nas imagens p/ visualizar as aulas



Sinceramente...fiquei um pouco confuso. Sistema frontal ?

Mas esse é  padrão de quase todos os rpg makers! Não seria uma questão de só customizar um pouco ?

Gostei da idéia de monstro elite também, me lembra os encontros raros do Tales of Xillia.

Já vi uma vez em algum lugar umas customizações leais pra aparecer o personagem, na batalha frontal, é mais ou menos isso que procura ?

 Seguinte, o sistema de batalha padrão do RPG Maker é bacana porem é muito 'crú'. Mesmo que sejam adicionados scripts pra melhorar suas funções, ainda sim ele me parece bem fraco em comparação ao que desejo em meu projeto.

O que eu estava procurando seriam ideias pra implementar neste tipo de batalha. Ja tenho um planejamento e pretendo desenvolver aos poucos o sistema do Etrian Odyssey, porem por hora estarei utilizando o padrão.

Mas não se incomode, ja meio que resolvi essa questão. xD Porem agradeço por tentar ajudar!

Abraços!
Clique nas imagens p/ visualizar as aulas



Olha, o que eu posso dizer ... não sou lá muito fã de sistema de batalha frontal, mas isso também porque sou meio das antigas e prefiro mesmo batalhas simples laterais, no estilo clássico de FFVII e outros. Mesmo assim, eu não gosto das batalhas laterais utilizadas no VX Ace, isso porque elas se utilizam sempre do personagem em formato do próprio char e na maioria das vezes com muita pouca animação, são só os chars em um movimento continuo como se estivessem andando, isso eu não gosto, ao ponto de preferia a batalha padrão frontal, desde que essa seja bem desenvolvida.

Um exemplo de batalha frontal que eu gostei foi do jogo do Cronus, o Zu ... ele é na verdade o sistema cru mesmo sem muito enfeite, mas o uso dos battlers e do fundo das batalhas e mais os ataques combinaram perfeitamente.

Acho que meu sistema preferido ainda é o do Tales of Phantasy, que é um lateral mas com movimento.

Mas voltando ao seu sistema, eu acho que pode ficar legal desde que não misture muito as coisas, hoje eu vejo grande parte dos projetos de RPG Maker utilizarem sistemas de batalha onde tudo ocorre ao mesmo tempo e é uma explosão de animações na tela, chegando ao ponto de tu não saber mais se está atacando ou sendo atacado ou ganhando ou perdendo, isso me confunde e me deixa puto da cara eahuaehuaehuaeh

Se fizer esse sistema por turnos, com um design bonito como o do jogo, vai sim ficar muito bom, só a programação por eventos disso é um tanto quanto chata, principalmente pelas barras de hp e mp e em ter de criar variações de dano para cada golpe e inimigo.

Eu sinceramente, fugiria de tentar um sistema de batalha por evento, pode atrasar demais teu jogo e não ficar tudo o que tu imaginava, mas claro, se tiver sucesso será o grande chamariz do teu projeto.

Tales of Phantasia rulez! Viva ao Linear Motion Battle System!

Passei pra avisar que os vídeos foram desabilitados. Mas para não dizer que não contribui com algo mais útil acho que você deveria fazer como o Uhtred disse, fuja dos eventos. Reproduzir esse sistema envolveria muito programação, tempo e o sistema poderia ficar bem confuso, além de mais suscetível  a erros. Considerando que o sistema de batalha é frontal, o melhor seria editar o script do RPG Maker para se adequar ao que você planeja.

Viva a lenda!



 Muito obrigado por comentar Uhtred e Vincent!

Então meus caros, eu ja larguei a ideia de trabalhar este sistema com eventos! Ja tenho o esqueleto do Etrian Odyssey feito praticamente, porem é algo que irei polir e melhorar apenas depois do evento de dungeons passar, haha.

Vou ver se coloco outros vídeos só pra caso alguem com a mesma dúvida que a minha consiga entender o que eu queria fazer.

Abraços!
Clique nas imagens p/ visualizar as aulas



27/10/2013 às 19:48 #11 Última edição: 27/10/2013 às 19:51 por STRATØ
Enfim,se você já tem boa parte do sistema pronto,continue. Se for bem trabalhando tanto quanto do EO,é um sistema promissor. As batalhas só não podem ser muito demasiadas.
Gifts: Mistyrol | [