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Nameless Warrior

Iniciado por andrehNSFW, 13/02/2016 às 17:36

Olá Galera,

Sou novo no fórum, e estou a procura de espaços para divulgar e recolher ideias para um jogo que estou desenvolvendo. Este projeto servira como TCC para minha atual graduação (Tecnologia em Sistemas para Internet).
O projeto consiste em um RPG feito totalmente com tecnologias web(Javascript, HTML5, CSS3, canvas, etc), a princípio a ser feito utilizando a engine Phaser(http://phaser.io/). A ideia é começar com uma história simples e um visual também o mais simples possível, lembrando o estilo 8 bits/16bits dos consoles antigos.
Trazendo história e visual simples, quero aprofundar a parte da experiência de inteligência artificial que o jogo passará para o jogador, e para isso estou estudando técnicas como árvores de decisão, máquinas de estado finito e redes neurais.
O nome do jogo será Nameless Warrior, será em estilo medieval e eu já desenvolvi algumas partes da identidade visual que estarão anexadas no tópico.
Criei um repositório no github com todas informações que já levantei sobre como o jogo será, e peço que respondam o formulário a seguir para ajudar na parte mais teórica do meu projeto para a faculdade.

Formulário: https://docs.google.com/forms/d/1J_uVLjKoKb11oufo8x5oYejg0rJm_TUEu80cdv068hM/viewform?c=0&w=1
Repositório: https://github.com/andrehNSFW/nameless-warrior
Board com tarefas do projeto: https://trello.com/b/PuE28a1W


Desde já agradeço pelo apoio!
Abraços,
André Dias

[Anexo excluído pelo administrador]

Bacana!

Já cheguei a conferir um pouco o Phaser, gostei até mas não cheguei a usar para nenhum tipo de projeto ainda.

Vou responder seu form e dar uma olhada no git! Boa sorte!

Interessante, respondi seu formulário!

Aguardo novidade e desejo boa sorte!

Clique na imagem e conheça o meu projeto!

"Não importa se você tem magias capazes de destruir mundos ou espadas de 3 metros. Uma simples porta só poderá ser aberta com uma chave."


Interessante!
Também respondi ao formulário e deixei minha opinião lá.

Boa sorte!


Saudações!

Desejo muita sorte e sucesso na empreitada!

E, respondi o questionário. Mas, se permite a crítica construtiva, tenho uma sugestão para alteração do mesmo.

Tem uma das perguntas que pede para indicarmos quais os pontos mais importantes para um jogo (gráficos, dificuldade, história, etc). Essa questão é de múltipla escolha, o que permite que todas as opções sejam selecionadas.

Eu acredito que mais interessante seria quebrar isso em várias questões, pedindo para o pesquisado indicar (em uma escala de 0 a 10) o quanto cada aspecto é importante para sua experiência de jogo.

Assim, com todo o respeito aos entendimentos divergentes, você poderia ter uma melhor visão do quanto cada elemento é importante para um bom jogo.

Quanto à inteligência artificial, um ponto que me veio na casa para usar como comparação (e desafio), é a forma que os jogos trabalham com a mecânica de furtividade.

Um exemplo que me vem à mente é o jogo Skyrim. Por exemplo, você está furtivo invadindo uma torre inimiga, mas alguém escuta um barulho. Você se esconde, imóvel. O NPC entra na sala, fica um tempo tentando localizar algo e, não encontrando, vai embora dizendo "Deve ter sido só o vento". Nessa situação, a experiência de furtividade ficou muito boa. Mas, o mesmo NPC reage assim se a sala tiver dois guardas mortos no chão, flechas em suas cabeças. Sem dúvida algo assim é super complicado e um mega desafio de resolver.

Uma outra coisa vem de missões com mais de uma forma de serem resolvidas, seja através de furtividade, sem matar ninguém, ou então sendo uma máquina destruidora (Dishonored). Esse também é um bom jogo para buscar idéias.

Além disso, a fantástica série Fallout. Se pesquisar na Wiki dela sobre as quests, veja por exemplo a quest "The Power of the Atom" para uma mesma missão ter as mais variadas formas de fazer (e resultados), o que torna o jogo muito mais interessante.

Por derradeiro, uma vez que o post está bem longo já, aproveito para citar um comentários que fiz em alguns projetos sobre a idéia das escolhas mudarem o rumo da história (elemento comum nos jogos da Telltale), bem como na idéia de finais diferentes. Espero que seja de auxílio:

"Estou bem no começo do "To the Moon" mas joguei bastante Life is Strange. E considero que a idéia de um jogo focado em história, e com decisões que influenciem é sempre algo muito bem vindo.

Mas considerando a experiência que tive com Life is Strange, bem como outros jogos (The Walking Dead, The Wolf Among Us, Game of Thrones, Minecraft: Story Mode e Tales of the Borderlands), faço algumas observações sobre esse estilo de jogo. É uma sugestão que admito ser bem trabalhosa de fazer (experiência própria em um embrião de projeto que estou a fazer), mas que seria um enorme diferencial entre esses jogos citados:

Basicamente, que o jogo leve em consideração as escolhas feitas e de fato apresente uma aventura / experiência diferente conforme as escolhas feitas, o que raramente acontece em outros jogos. Ex.: Você tem que escolher entre salvar a pessoa A ou B. No primeiro gameplay, escolhe A. Com isso B morre e você sofre uma consequência. A impressão que dá é "nossa, que interativo! Mal posso esperar para jogar de novo e fazer outras escolhas". Mas na segunda partida, escolhe ajudar B. Mesmo com sua ajuda, B morre e A consegue escapar sozinho. A consequência principal ainda é a mesma, mudando apens um ou outro diálogo no jogo.

Outro problema é o jogo ter diversas ramificações durante a história mas, ao final, se resumir a uma escolha entre A, B ou C (às vezes nem tem a opção C), e essas opções sofrem pouca ou nenhuma influência em relação com as escolhas realizadas durante todo o jogo.

Sei que fiz um post mega longo, peço desculpas por isso, mas espero ter contribuído com o projeto. Como falei, essa ramificação toda é mega trabalhosa sei como é complicada."

Aguardo pelas novidades nesse projeto e muita sorte e sucesso!

Até mais!
Canal YouTube: https://www.youtube.com/channel/UCYZbBHdVs1zKPJi-epNZB-w

Visitem também minha idéia de jogo (A Jornada): http://centrorpg.com/index.php?topic=14189.0

E...gostaria de ter um review do seu jogo/projeto? Veja como em: http://centrorpg.com/index.php?topic=14491.0

Citação de: Romeo Charlie Lima online 15/02/2016 às 15:48
Saudações!

Desejo muita sorte e sucesso na empreitada!

E, respondi o questionário. Mas, se permite a crítica construtiva, tenho uma sugestão para alteração do mesmo.

Tem uma das perguntas que pede para indicarmos quais os pontos mais importantes para um jogo (gráficos, dificuldade, história, etc). Essa questão é de múltipla escolha, o que permite que todas as opções sejam selecionadas.

Eu acredito que mais interessante seria quebrar isso em várias questões, pedindo para o pesquisado indicar (em uma escala de 0 a 10) o quanto cada aspecto é importante para sua experiência de jogo.

Assim, com todo o respeito aos entendimentos divergentes, você poderia ter uma melhor visão do quanto cada elemento é importante para um bom jogo.

Quanto à inteligência artificial, um ponto que me veio na casa para usar como comparação (e desafio), é a forma que os jogos trabalham com a mecânica de furtividade.

Um exemplo que me vem à mente é o jogo Skyrim. Por exemplo, você está furtivo invadindo uma torre inimiga, mas alguém escuta um barulho. Você se esconde, imóvel. O NPC entra na sala, fica um tempo tentando localizar algo e, não encontrando, vai embora dizendo "Deve ter sido só o vento". Nessa situação, a experiência de furtividade ficou muito boa. Mas, o mesmo NPC reage assim se a sala tiver dois guardas mortos no chão, flechas em suas cabeças. Sem dúvida algo assim é super complicado e um mega desafio de resolver.

Uma outra coisa vem de missões com mais de uma forma de serem resolvidas, seja através de furtividade, sem matar ninguém, ou então sendo uma máquina destruidora (Dishonored). Esse também é um bom jogo para buscar idéias.

Além disso, a fantástica série Fallout. Se pesquisar na Wiki dela sobre as quests, veja por exemplo a quest "The Power of the Atom" para uma mesma missão ter as mais variadas formas de fazer (e resultados), o que torna o jogo muito mais interessante.

Por derradeiro, uma vez que o post está bem longo já, aproveito para citar um comentários que fiz em alguns projetos sobre a idéia das escolhas mudarem o rumo da história (elemento comum nos jogos da Telltale), bem como na idéia de finais diferentes. Espero que seja de auxílio:

"Estou bem no começo do "To the Moon" mas joguei bastante Life is Strange. E considero que a idéia de um jogo focado em história, e com decisões que influenciem é sempre algo muito bem vindo.

Mas considerando a experiência que tive com Life is Strange, bem como outros jogos (The Walking Dead, The Wolf Among Us, Game of Thrones, Minecraft: Story Mode e Tales of the Borderlands), faço algumas observações sobre esse estilo de jogo. É uma sugestão que admito ser bem trabalhosa de fazer (experiência própria em um embrião de projeto que estou a fazer), mas que seria um enorme diferencial entre esses jogos citados:

Basicamente, que o jogo leve em consideração as escolhas feitas e de fato apresente uma aventura / experiência diferente conforme as escolhas feitas, o que raramente acontece em outros jogos. Ex.: Você tem que escolher entre salvar a pessoa A ou B. No primeiro gameplay, escolhe A. Com isso B morre e você sofre uma consequência. A impressão que dá é "nossa, que interativo! Mal posso esperar para jogar de novo e fazer outras escolhas". Mas na segunda partida, escolhe ajudar B. Mesmo com sua ajuda, B morre e A consegue escapar sozinho. A consequência principal ainda é a mesma, mudando apens um ou outro diálogo no jogo.

Outro problema é o jogo ter diversas ramificações durante a história mas, ao final, se resumir a uma escolha entre A, B ou C (às vezes nem tem a opção C), e essas opções sofrem pouca ou nenhuma influência em relação com as escolhas realizadas durante todo o jogo.

Sei que fiz um post mega longo, peço desculpas por isso, mas espero ter contribuído com o projeto. Como falei, essa ramificação toda é mega trabalhosa sei como é complicada."

Aguardo pelas novidades nesse projeto e muita sorte e sucesso!

Até mais!

Opa cara, primeiramente muito obrigado pelo baita feedback!


Quanto a formulação do questionário tu tens razão, mas deixei ele mais simples pois ele é para utilização na monografia de meu TCC.
O tipo de inteligência artificial que quero aprofundar no projeto está mais ligado ao comportamento dos personagens não jogáveis e suas respostas as atitudades do jogador. Quero inimigos que sintam sono, fome, lutem com outros monstros, interajam com o ambiente, etc. A questão de história não é realmente meu foco, mas quero deixar a opção de várias escolhas, que tragam vários finais as quests, dando uma impressão ao jogador de resposta as suas ações.

Dei uma atualizada no repositório no github, e durante essa semana darei uma complementada em várias partes teóricas de como o jogo será.