O TEMA DO FÓRUM ESTÁ EM MANUTENÇÃO. FEEDBACKS AQUI: ACESSAR

[Tutorial Design] Mapa Mundi GIMP

Iniciado por Jeff, 30/11/2012 às 19:55


INTRODUÇÃO
Hoje vou trazer pra vocês mais um tutorial bem interessante, que vai possibilitar a fácil criação de um mapa-múndi para seu jogo. Ele poderá servir tanto para embelezar seu tópico de projeto como pode aparecer dentro do próprio jogo.

Importante: Este tutorial vai originar um mapa com formato aleatório mas cada um pode personalizar como desejar seu próprio mapa.

Primeiramente devo avisar que o programa usado será o Gimp. Ele é uma espécie de réplica do Photoshop. Escolhi-o por ser leve e pela facilidade de operá-lo, mesmo sendo novato.

Para fazer seu mapa, você precisa BAIXAR E INSTALAR O GIMP (19.5 MB).



Criando a Base - Nuvens, Contraste, Borracha.
Primeiramente, abra o programa e crie uma Nova Imagem (CTRL+N). Se quiser uma resolução satisfatória, selecione a opção 1024x768. No menu da direita, crie uma nova camada, com a opção Transparência. Com a nova camada selecionada e apertando o botão direito do mouse você vai abrir Filtros > Renderizar > Nuvens > Nuvens de Diferença. Configure o Detalhe para 15 e crie uma Semente Aleatória.

Spoiler
[close]

O próximo passo é dar forma ao mapa. Abra o menu Cores > Brilho e Contraste, coloque o contraste no máximo e regule o brilho como desejar para dar a forma desejada.

Spoiler
[close]

Escolha qual cor será a terra e qual será o mar. Com a ferramenta Seleção Por Cor (CTRL+O), selecione o mar e apague-o. Agora, com a Borracha (SHIFT+E), você deve apagar as partes indesejáveis e modelar o mapa a seu gosto.

Spoiler
[close]


Colorindo o Mapa – Texturas e Distorções.
É hora de dar mais cor ao seu mapa! Com a ferramenta Seleção Por Cor (CTRL+O), selecione a parte que será a terra. No menu de Texturas, selecione a textura 3D Green e, de volta à imagem, aplique a textura através do Menu > Editar > Preencher com Textura, ou (CTRL+;).
Agora, vamos adicionar o Mar. Selecione a camada debaixo, que deve ser transparente, e selecione a imagem toda (CTRL+A). De volta ao menu de Texturas, selecione a textura Eletric Blue e repita o processo anterior, aplicando a textura ao mapa.

Spoiler
[close]

Como você pode ver, apesar de colorido o mapa está muito feio. Vamos consertar isso. Vá ao menu de camadas e aperte com o botão direito sobre o ícone da camada da terra, selecionando a opção Alfa Para Seleção. Com a parte colorida selecionada, você agora vai ao Menu > Seleção > Criar Borda e crie uma borda de 2 pixels. Deixe essa borda selecionada e crie uma nova camada transparente. Com o pincel (P), pinte de preto toda a área selecionada.

Spoiler
[close]

Para tirar essa cor verde enjoativa, vá à camada da terra e no Menu, encontre Cores > Colorizar e encontre uma cor que te agrade. Sugiro o 130-6-5.

Spoiler
[close]

Agora vamos consertar outra coisa que está muito feia: o mar. Volte novamente à camada do mar e selecione toda a imagem (CTRL+A). Vá em Menu > Filtros > Distorções > Empurrar e selecione a opção horizontal, com intensidade de 50 pixels.

Spoiler
[close]

OBSERVAÇÃO: Neste ponto você decide: se quer um mapa de estilo antigo e envelhecido continue lendo o tutorial se está satisfeito com esse mapa colorido, pode parar por aqui e personalizar a seu gosto. Depende da necessidade de cada um.


Aplicando seu Estilo: Desfocar e Envelhecer.
Se você decidiu continuar e deixar seu mapa mais estilizado, vamos ver como adicionar uma aparência de papel antigo. Escolha alguma textura para ser seu papel, recomendo a que eu usei:

Spoiler
[close]

Crie uma nova camada embaixo de todas as outras. Cole aqui a imagem escolhida. Utilizando a ferramenta Redimensionar (SHIFT+T) e a ferramenta de Movimento (M), cubra toda a camada com a textura, não deixando nenhuma parte vazia. Depois disso vá ao menu de camadas e apertando com o botão direito sobre a camada do papel, selecione a opção Camada Para os Limites da Imagem.

Spoiler
[close]

Agora, Você deverá selecionar a primeira camada e, com o botão direito, selecionar a opção combinar abaixo. Faça isso até que reste somente 2 camadas: a do mapa e a do papel. Selecionando a primeira camada, vá ao menu de modo, que fica no topo. Está selecionado o Normal, mas você deve mudar para Super-Exposição.

Spoiler
[close]

Apesar de bonito, o mapa agora está muito saturado. Para consertar isso, entre no Menu > Cores > Matiz Saturação. Essa parte depende muito de cada um: da cor do mapa, das texturas que você usou, da sua preferência etc. Portanto fique a vontade para equilibrar as cores, mas tente aplicar um tom desbotado e com pouca cor. Os meus valores ficaram por volta de -30,-5 e -35. Também recomendo que vá ao menu de camada e diminua a opacidade para algo por volta de 80.

Spoiler
[close]


Finalizar: Últimos Retoques.
Explorando um pouco as ferramentas e buscando alguns tutoriais, você pode aprender alguns efeitos bem interessantes que vão auxiliar muito na decoração do mapa. Fica aqui uma pequena sugestão: crie uma nova camada com Modo: Sobrepor e aplique aluns rabiscos de pincel, principalmente pelas laterais, criando um efeito de mancha ou sombreado. Apenas cuide para não deixar as cores muito chamativas.
Por fim, salve a imagem no formato .png e pronto! Você acabou seu mapa.

Spoiler
[close]


CONSIDERAÇÕES FINAIS
Bem, esse foi o meu primeiro tutorial espero que tenham gostado, qualquer crítica, sugestão ou elogio, não deixe de postar. Se gostou do tutorial e acha que vai utilizá-lo, dê as referências. Qualquer dúvida, poste aqui ou me mande uma MP que eu vou ficar feliz em ajudar.

Se você se interessou pelo assunto, existe um fórum especializado nesse tipo de design, o Cartographers Guild. Lá você pode encontrar diversos tutoriais e galerias em inglês.

Bem, é isso, obrigado a todos e até mais!

NÃO GOSTOU DO GIMP? SEM PROBLEMAS, USE O PS E SIGA O TUTORIAL DO ZENPHIS

Simples e eficaz!
Tutorial fantástico, parabéns, é uma ótima técnica e a maneira mais rápida que já vi para se fazer um world map!

ps: Da para seguir com o photoshop sem precisar pedir ajuda, eu testei!

Eu tinha feito um tutorial parecido, mas o seu ficou sem dúvida melhor. Muito obrigado por postar cara, vai ajudar bastante gente o/
To Die Is To Find Out If Humanity Ever Conquers Death

Eu já tinha comentado antes.
Mas, a aula é muito boa e o conteúdo também, com certeza MUITA gente irá usar, inclusive eu.
Meus parabéns!

30/11/2012 às 22:30 #4 Última edição: 30/11/2012 às 22:33 por Jeff
@ Loder - O seu tuto está muito bom, ele é pra PS né? Obrigado pelos elogios ^^

@ Misty - Valeu, mano. Boa sorte aí com seu mapa. Se puder posta ele aqui pra gente avaliar depois ;)