O TEMA DO FÓRUM ESTÁ EM MANUTENÇÃO. FEEDBACKS AQUI: ACESSAR

Competição Nacional de Jogos - CONAJO

Iniciado por CONAJO, 31/01/2013 às 12:05


O Comitê Gestor tem o prazer de apresentar a primeira edição do Concurso Nacional de Jogos, também conhecido como CONAJO.

O que é?
O CONAJO é um evento de desenvolvimento de jogos eletrônicos que visa estimular o desenvolvimento e a divulgação dos mesmos pelo país, além de também buscar a integração entre as comunidades destes desenvolvedores. Ele tem a duração de três meses, onde um é destinado às inscrições e os outros dois à votação pública, e ocorrerá três vezes ao ano.

Como funciona?
Nessa primeira edição, o CONAJO possui duas categorias: Gamedev e Roteiro.
Na categoria Gamedev, o objetivo é fazer um jogo em um mês seguindo um tema central proposto pelo comitê. Nesta primeira edição, o tema é fantasia. Você pode usar qualquer engine, linguagem de programação, o que você quiser! O jogo pode ser 2D, 3D, FPS, RPG, a escolha é sua, basta montar sua equipe.
Na categoria Roteiro, o objetivo também é bem óbvio: escrever um texto também sobre um tema principal. É simples, só abrir um editor de texto e mandar brasa!

Mas atenção: tanto os jogos quanto os roteiros devem estar completos! Ou seja, nada de demos ou capítulos soltos. Existem regras mais específicas para cada categoria, mas, de uma forma geral, elas pregam apenas o bom senso e permitem que você faça o que desejar.

Como é a seleção?
Temos um fluxograma simpático em nosso website, mas em resumo: acontece em duas fases. Após todo mundo se inscrever, é feita uma triagem para desclassificar os jogos que não obedecem as regras. Em seguida, temos uma votação pública e os 6 melhores jogos seguem para uma segunda etapa que também envolve uma votação pública e também a opinião do Comitê Gestor (formado por 5 pessoas de diferentes áreas do conhecimento e que a cada edição do evento, elas são trocadas). O vencedor é quem tiver a melhor nota.

Existe um regulamento completo no website! Procure-o!

Certo, e a premiação?
A premiação é apenas simbólica, uma vez que o evento é voltado a hobistas de uma forma geral e procuramos inicialmente estudar os desenvolvedores de nossa Terra Brasilis. O vencedor da categoria Gamedev levará para casa um iPod Shuffle (ou o equivalente em dinheiro) e o vencedor da categoria roteiro ganhará um livro bem completo sobre o tema corrente.

Ademais, ambos os vencedores de cada categoria terão seus jogos e suas comunidades (caso declarem participar de uma no momento da inscrição) atreladas a marca do concurso em momentos de divulgação. Tem algo melhor que ser reconhecido por fazer jogos de boa qualidade?

Quem pode participar?
Qualquer brasileiro (ou qualquer equipe que tenha pelo menos um integrante das terras tupiniquins). Equipes formadas por aliens, elfos, orcs ou seres de outros universos estão desclassificadas.

Por que eu deveria participar?
Você tem algo melhor para fazer? Divirta-se, independente de seu jogo ganhar ou não. Você vai ter uma chance de ter seu jogo visto por bastante pessoas, não importando como ele foi feito. Todos tem uma boa chance de ganhar.

Quero saber mais e/ou me inscrever! Como faço?
As inscrições começam na última semana de fevereiro justamente para evitarmos pessoas precipitadas! Mas você deve começar seu projeto desde já! Entre no nosso website (www.conajo.com.br), envie um e-mail para contato(arroba)conajo.com.br ou poste neste tópico que nossa equipe estará monitorando o tópico.

Achei legal, se o pessoal daqui se mover para fazerem games e mandarem para a competição seria interessante :).
Acho que só tenho elogios para estarem organizando algo assim, mas mesmo assim tenho uma leve crítica. Acho que o tempo de 1 mês é curto, porque tem pessoas que já tem projetos em andamento do tema fantasia, e claro ele pode falar que começou no inicio da competição, aah outra coisa aqui não diz até quando deve terminar, ou eu pelo menos não encontrei xD. No mais, boa sorte, eu não conseguirei fazer algo nesse tempo, mas qualquer coisa, se der eu participo :)

Achei a ideia muito legal, e tenho uma pergunta, há algo contra usar recursos da internet ou recursos comprados?
To Die Is To Find Out If Humanity Ever Conquers Death

Citação de: B.loder online 31/01/2013 às 12:57
Achei a ideia muito legal, e tenho uma pergunta, há algo contra usar recursos da internet ou recursos comprados?
Olá, b.loder. Não é necessário que os recursos utilizados (como gráficos e sons) sejam originais, desde que estejam disponibilizados na internet (ou seja, sejam de domínio público) e seus autores possuam os devidos créditos.

Devo lembrar também que no website, você pode encontrar todas as regras detalhadas.

Citação de: Raizen online 31/01/2013 às 12:39
Achei legal, se o pessoal daqui se mover para fazerem games e mandarem para a competição seria interessante :).
Acho que só tenho elogios para estarem organizando algo assim, mas mesmo assim tenho uma leve crítica. Acho que o tempo de 1 mês é curto, porque tem pessoas que já tem projetos em andamento do tema fantasia, e claro ele pode falar que começou no inicio da competição, aah outra coisa aqui não diz até quando deve terminar, ou eu pelo menos não encontrei xD. No mais, boa sorte, eu não conseguirei fazer algo nesse tempo, mas qualquer coisa, se der eu participo :)
A ideia da primeira edição serve como um estudo de como tudo vai ocorrer, e posteriormente iremos ajustando de acordo com as necessidades do evento - aumentando a premiação, tempo de desenvolvimento de jogo ou similares. O prazo de 1 mês foi estipulado simplesmente porque queremos jogos que permitam às pessoas jogarem o máximo de jogos possíveis (afinal, a votação é publica); então visa-se obter o máximo de qualidade no menor tempo. Além do mais, "correr contra o tempo" é sempre divertido e recompensador. Respondendo a sua pergunta também, no website tem falando que o início das inscrições começam na última semana de fevereiro e terminam no final do mês.

Tentamos entrar em contato contigo para buscar apoio da Centro RPG ao evento, porém o sistema de mensagens privadas está quebrado (o CAPTCHA não carrega a imagem). Se quiser ajudar a divulgar, não será de todo mal e podemos conversar quanto a isso.

Abraços, vamos fazer do evento um sucesso.

Opa, mas então aonde que o captcha está quebrado? para eu tentar arrumar :P

Bom eu posso "patrocinar" o evento, mas eu precisava ter antes uma ideia sabe, uma certeza de que será bem feito e englobará bastantes games e tudo mais. Porque claro, como vamos usar a nossa própria imagem eu preciso saber o quanto será "bem feito" e organizado o concurso. Mas fale melhor o que ocorre com o MP, porque ele nem pede captcha para enviar.

Citação de: Raizen online 31/01/2013 às 15:44
Opa, mas então aonde que o captcha está quebrado? para eu tentar arrumar :P

Bom eu posso "patrocinar" o evento, mas eu precisava ter antes uma ideia sabe, uma certeza de que será bem feito e englobará bastantes games e tudo mais. Porque claro, como vamos usar a nossa própria imagem eu preciso saber o quanto será "bem feito" e organizado o concurso. Mas fale melhor o que ocorre com o MP, porque ele nem pede captcha para enviar.
Olá,

http://puu.sh/1VrHk O CAPTCHA não aparece provavelmente porque você é administrador, mas a imagem não aparece tanto na hora do registro (a conta foi criada usando o Facebook) como na hora de enviar mensagens. Mudança de navegador não funciona também. E podemos conversar por MP assim que for possível enviar.

Abraços.

Vish, não sei porque, as imagens quebraram de todas as verificações, bom obrigado por reportar mesmo indiretamente xD, agora dá para mandar MP de boa. E na verdade a verificação é só para quem se cadastra pelo face, que por alguma razão eu nem sabia disso.

  Tenho uma dúvida: Os participantes tem que participar automaticamente criando um Roteiro separado e um game? Ou dá para escolher criar só um game?

Achei bem legal, e os prêmios são muito bons, já tenho uma ideia para um jogo...
minha única dúvida é sobre as equipes, será permitido participar individualmente?

CitarVish, não sei porque, as imagens quebraram de todas as verificações, bom obrigado por reportar mesmo indiretamente xD, agora dá para mandar MP de boa. E na verdade a verificação é só para quem se cadastra pelo face, que por alguma razão eu nem sabia disso.
Olá,
Agradecemos por corrigir o problema. Estaremos entrando em contato.

CitarTenho uma dúvida: Os participantes tem que participar automaticamente criando um Roteiro separado e um game? Ou dá para escolher criar só um game?
Olá,
Você pode criar só um jogo ou só um roteiro. A participação nas duas categorias é vetada, vide regulamento.

CitarAchei bem legal, e os prêmios são muito bons, já tenho uma ideia para um jogo...
minha única dúvida é sobre as equipes, será permitido participar individualmente?
Olá,
Na categoria Roteiros, é necessário que a equipe seja composta unicamente por um membro. Na categoria jogos, o número de membros é sem limites (podendo também ser individual).

Abraços.

Olá a todos,

Estamos extremamente felizes em anunciar que as inscrições da I Competição Nacional de Jogos estão oficialmente abertas do dia 21/02 até as 23:59 do dia 02/02!

Abraços,
Comitê Gestor