O TEMA DO FÓRUM ESTÁ EM MANUTENÇÃO. FEEDBACKS AQUI: ACESSAR

Novo RPG Maker anunciado: RPG Maker MV!

Iniciado por Geraldo de Rívia, 04/08/2015 às 13:36

04/08/2015 às 13:36 Última edição: 01/10/2015 às 10:18 por King Gerar
[box2 class=red title=EDIT 01/10/2015]



"Simples o suficiente para uma criança, poderoso o suficiente para um desenvolvedor, versátil o suficiente para qualquer plataforma."

     Esse é o lema da nova plataforma de desenvolvimento de jogos com que lidamos. Anunciada a alguns meses atrás, a RPG Maker MV veio para equiparar o programa à outros do mesmo ramo, trazendo muitas novidades, como portabilidade para outras mídias, principalmente Android, além de uma linguagem nova, sendo ela a javascript. Aliado a isso, um hype de inovação e a curiosidade sobre o programa novo nos manteve inquietos para saber mais e mais, coisa que tava difícil... até agora.

     A RPG Maker MV foi datada para ser lançada no dia 23 de outubro de 2015, ou seja, a menos de um mês. Já é possível adquiri-la pelo site oficial (no qual você pode ter mais informações bem como um "jogo teste" rodando na própria página) ou pela nossa amada Steam. Vale ressaltar que, por o dólar estar cotado a quase R$ 4,00, comprar pelo site oficial vai ter custar cerca de R$ 290,00, preço que é muito mais que o dobro do valor em que o programa pode ser adquirido na Steam, por "meros" R$ 122,39. Além disso, o acesso antecipado vai te dar de bônus dois pacotes de recursos, sendo eles: um gráfico e com recursos dos personagens que aparecem na arte do programa; e outro gráfico, porém mais voltado a tilesets.


[/box2]



Desça o tópico para ver as informações recentes.



Perguntas Frequentes / FAQ


1. Quando lançará o RPG Maker MV?
Dia 23 de outubro de 2015.

2. Qual será o valor do RPG Maker MV?
Ainda não sabemos.

3. O RPG Maker MV irá usar scripts como os outros?
Não. Usará plugins que serão programados em Javascript, que é diferente de Java.

4. Será possível fazer jogos para outras plataformas além de Windows PC?
Sim. Além do Windows o programa poderá ser utilizado em Mac e produzir jogos para Android, iOS e navegadores.

5. O RPG Maker MV vai estar disponível em português?
Sim, desde o lançamento.

6. Qual resolução o RPG Maker MV suportará?
Por padrão, 816x624. Porém, poderá ser aumentada com o uso de plugins específicos.

7. Terá mesmo 3 camadas para o mapeamento como era no RPG Maker XP?
Sim. Ainda não sabemos como irá funcionar realmente, mas a existência de uma terceira camada é real, pode ser que não seja igual a como era no XP.

8. A batalha lateral já vem no RPG Maker MV?
Sim. Na aba Sistema do Banco de Dados você poderá escolher se deseja utilizar a batalha lateral ou não, simplesmente marcando uma caixinha de seleção.

9. Vai ter jeito de converter projetos desenvolvidos em outras versões do RPG Maker para editá-los no RPG Maker MV?
Sim, mas em partes. Já existe um plugin (que vai vir para quem comprar na pré-venda) que converte projetos do RPG Maker VX Ace para a nova engine, porém, scripts não são convertidos e os mapas, por usar outra grade, terão de ser revisados.

10. O RPG Maker MV ainda vai precisar de um RTP?
Sim. Mas diferente das outras versões, dessa vez o RTP será instalado junto ao programa, ou seja, não são mais diretórios separados.

11. Os recursos desenvolvidos para as engines anteriores poderão ser utilizados no RPG Maker MV?
Sim. Mas não por padrão. A nova engine vem com a grade de tiles de 48x48, o que não te impede de usar os recursos "antigos", porém, vão ficar bem desconfigurados no mapa. Mas será possível modificar essa grade e colocando-a em 32x32 você poderá utilizar os recursos que já tem.
[close]

[box2 class=red title=Aehooooo!]A imagem acima são páginas da revista semanal da Famitsu, e nela, inclui nada menos do que o anúncio da vinda de... é a logo de...

UM NOVO RPG MAKER!

As notícias, informações e imagens ainda são bem poucas, por enquanto, visto que o anúncio foi feito a menos de 24 horas, mas já se tem alguns pontos da nova engine que já eram bastante esperados, que pode sim torná-la a nova mais utilizada devido a isto. São eles:

- Batalhas laterais adicionadas: Parece que, enfim, o programa se rendeu ao tipo de batalha mais utilizada pelos usuários e virá em este tipo de luta por padrão. Não sabemos se somente este tipo.
- Suporte a controles touch-screen e mouse: Isso leva a crer que será possível portar os jogos para dispositivos móveis, como tablet e mobiles.
- Maior capacidade do banco de dados: Número de habilidades, personagens, animações, itens, etc.
- Três camadas para mapeamento: Creio que era um dos grandes motivos de muitos permanecerem utilizando o XP mesmo com o Ace lançado, e agora isso torna-se possível na nova engine.
- Alta resolução: Era o que particularmente mais aguardava. Ainda curioso sobre como vai funcionar a questão das resoluções, mas certamente ficará melhor do que uma tela de 1/4 da resolução atual.
- Suporte multi-plataforma: Como dito acima, leva a crer que os jogos poderão ser exportados para dispositivos móveis, além de PC e MAC. Quem sabe os consoles da nova geração não estão inclusos também?

     Sem dúvidas é uma grandiosa notícia para o nosso meio que andava cada vez mais desanimado. Agora essa é uma nova injeção de ânimo, a expectativa de um novo programa. A data de publicação/liberação do RPG Maker MV ainda é desconhecida, se é que existe, mas ficamos torcendo para qque seja logo e que venha forte o suficiente pra defender e conquistar seu espaço, ou manter o que tem em nossos corações (momento ownt).



     E quais são suas expectativas para a nova engine? O meu era a resolução, e parece que me ouviram!  :wow:
[/box2]

[box2 class=red title=EDIT 05/08/2015]
     - Provável data de lançamento entre novembro de 2015 e janeiro de 2016.
     - Limite do Banco de Dados aumentado de 999 para 2000.
     - Resolução da tela aumentada de 544x416 para 816x624.
     - Grade de tilesets modificada de 32x32 para 48x48 (que eu me recuso a acreditar ;-;).
     - O progresso atual de conclusão do programa está em 65%.



Página 1: possibilidade de criar aplicativos de jogos para smartphones. Ponto 1: batalha lateral adicionada por padrão e os usuários podem escolher entre ela e a frontal.
Página 2: Ponto 2: touchscreen e mouse adicionados, bem como joystick e controle pelo teclado. Ponto 3: limite máximo de banco de dados aumentado de 999 para 2000. Ponto 4: maps possuem automaticamente 3 camadas. Ponto 5: resolução de tela do jogo aumentada de 544x416 para 816x624. O processo de desenvolvimento atualmente é de 65%. Kadokawa promete mais de 60 novos recursos no MV.

[/box2]

[box2 class=red title=EDIT 06/08/2015]
     Então, galera, a página oficial do RPG Maker MV foi aberta, a qual vocês podem acessar pela imagem abaixo. Por enquanto não tem nada além de uma imagem da art com personagens da nova engine e uma opção para adicionar o e-mail e receber as notícias da nova versão.


[/box2]

[box2 class=red title=EDIT 07/08/2015]


Simples para uma criança, poderoso para um desenvolvedor.

O RPG MAKER nasceu para satisfazer o desejo de criar um RPG original sem
conhecimento de programação. Quatro anos se passaram desde o lançamento
do RPG MAKER anterior, o VX Ace. A paisagem dos jogos, especialmente os
RPGs, mudou muito. E assim fez as necessidades de nossos usuários. Com a
última versão, o RPG MAKER MV permite que os sonhos de muitos de seus fãs
para se tornar realidade! RPG MAKER pode agora criar RPGs para MacOSX,
Android e iPhone!


Amostra de dados incluída.

Para ajudar a todos criar um jogo facilmente, nós incluímos alguns dados de
exemplo que você pode usar! Temos mais de 100 exemplos de Mapas, peças
do gerador de caracteres e muito mais! O RTP está agora integrado no
programa para livrar os usuários de problemas.


JavaScript para criar jogos mais complexos.

RPG Maker MV utiliza a linguagem bem conhecida JavaScript, em combinação
com HTML5 para exportação. Ao dominar o Javascript, você será capaz de
mudar o jogo a seu gosto, de batalhas às interfaces dos menus. Este recurso
é orientado para desenvolvedores experientes. Você agora tem a capacidade
de controlar todas as partes do jogo. Não tem mais classes ocultas!


Distribuição em multiplataformas & suporte Mac

Agora você pode criar seus próprios jogos de RPG Maker no Macintosh. Ele será
lançado ao mesmo tempo que a versão do Windows. Os usuários RPG Maker MV
serão capazes de construir jogos para as seguintes plataformas:

• Windows / EXE
• MacOSX / APP
• Android / APK
• iOS / IPA
• HTML 5 para os navegadores da Web


Superte a mouse e touchscreen

Cansado de fazer todas as ações através do teclado? Agora você pode jogar
o seu RPG com o dedo em dispositivos sensíveis ao toque, e mouse nos
computadores.


Banco de dados maior

RPG Maker MV apresenta um Banco de Dados maior e Suporte para o dobro
de itens como VX Ace para um total de 2000!


Modos de sistema de batalha

Com um click em uma caixa de seleção, você pode alternar entre o
modo de exibição clássico frontal de batalha para a visão lateral.


Três camadas para mapeamento

RPG Maker MV com três Camadas para mapeamento. Uma camada
superior automatizada tornar mais fácil criar e editar mapas!


Resoluções de tela maiores

A resolução da tela RPG Maker anterior era 544x416 pixels. Resolução
de tela RPG Maker do MV é agora 816x624 pixels. O tamanho de todos
os elementos gráficos (incluindo animações) são agora 1,5 vezes
maiores que nas versões anteriores do RPG Maker. Por exemplo, os
caracteres usados para ser 32x32, e agora eles são 48x48.


Introdução ao gerenciador de plugin

Ao adicionar arquivos js na pasta plug-in do projeto, você será capaz
de selecionar o plug-in no Gerenciador de Plugin. Você pode ver detalhes
de script, parâmetros de script ea capacidade de defini-lo ON e OFF.
Usando o gerenciador de plugin será muito mais fácil de usar do que o
formato antigo. Permitindo o mínimo de interferência do usuário para
evitar erros e facilmente encomendar os roteiros do que nos fabricantes
anteriores.


Pesquisador de eventos

Uma das funções perdidas de RPG Maker 2003, a função de Buscar
Evento está de volta! Quanto maior for o seu jogo fica, mais Variáveis,
Interruptores e Eventos que você vai usar. Ele rapidamente se torna
mais difícil de gerir e encontrar parâmetros específicos. Usando a
ferramenta de pesquisa do Evento irá permitir-lhe poupar tempo e ver
rapidamente todas as instâncias de uma determinada variável ou mudar!


Trailer




[/box2]

[box2 class=red title=EDIT 12/08/2015]
     A Archeia confirmou as dimensões padrões dos recursos, então aos que planejam desenvolver alguns, aí vai:

Battlebacks: 1000x740
Tiles: 48x48
Icones: 32x32
Faces: 144x144
Caracteres: 48x48
Battlers: 64x64
Ballões: 48x48
Windowskin: 192x192
[/box2]


OMFG
:rainbow:  :*-*: :rainbow: :*-*: :rainbow: :rainbow:

Ia ser otimo portar para os dispositivos mobile, pois a maioria dos meu amigos mal sabem ligar um pc kkkk
Espero que venha traduzido para o portugues ou eu continuo pegando a versão crakeada dos malucos que traduziram euheuheueh

Eu é que não me sento no trono de um apartamento
Com a boca escancarada, cheia de dentes
Esperando a morte chegar

 :wow:

É isso ai!

Agora com alta resolução eu posso aproveitar toda a qualidade da minha arte!
E também com suporte mobile? ........... \o/

Fiz bem em esperar antes de comprar o meu VX Ace.
Agora é só esperar o lançamento na Steam, e adquirir o meu!

Excelente noticia para alegrar o dia!
Pena que não tem versão para linux...

\o/

Fiquei bem feliz com essa notícia!

Viu Gerar falou que eu era muito otimista u_u

Em breve terei que fazer todo aquele amontoado de scripts, que eu nem ligo em fazer para essa engine :D

Isso será água em deserto para as comunidades. Todos teremos um grande movimento devido a vinda desse belezinha. E por falar nela, fiquei bem contente com as novidades. Deu pra notar que não teremos novidades gráficas ( talvez por parte de battlers ou faces ), mas acho, que nos tempos de hoje isso não é problema, afinal todos estão fazendo os tiles ou gráficos que necessitam para o seu projeto.

O que mais me agradou foi a volta das três camadas de mapeamento. Sério, isso vai me fazer parar ainda mais de usar técnicas de parallax que eu julgo serem meio chatas. Mas enfim, o problema será o preço no anúncio.... sempre é alto.

Finalmente :clap:
Prazer, Terror dos Modinha

Ja estava na hora! sahusahuas
Só espero que ele atenda as expectativas,
sera que ele demora muito pra lançar ??

Parece que essa revista sai de fato só domingo, então provavelmente teremos mais informações até lá...

Mas se realmente isso tiver como importar pra mobile sem muita complicação, ja "me ganhou".


 



Batalha lateral finalmente! ashashashashash

Gostei!

Existe alguma maneira de importar projeto de um RM para outro? Se não, tem gente com projetos grandiosos que vai chorar paca!

Grande notícia!

Abraços!

Boooaa, era isso que eu esperava! MV provavelmente de Mobile Version, que é sem dúvidas a melhor novidade junto com a capacidade de maior resolução.

Só fiquei meio desapontado por aparentemente não criarem um novo RTP, acho que seria mais legal e impactante se viesse com um RTP novo estilo os tiles novos da Celianna, aí seria perfeito mas tudo bem já ta ótimo assim.

Que notícia maravilhosa esta!! Se realmente for possível rodar os projetos no mobile, eu vou morrer bem feliz.  :rainbow:

eles estão em fase de desenvolvimento ou essas são apenas algumas das idéias que eles desejam implantar em um RPG Maker futuro?

de fato a noticia é muito boa, chega até dar vontade de voltar a mexer com rpg maker :XD:
:hmm:

Maravilhoso! Espero que lance logo pois isso é um golpe certeiro nos que passavam la vida inteira criticando o Maker. Enfim, vai ser muito bom o lançamento! Let's go Makers!

Aehooo! Tá chegando o dia em que a gente vai fazer um projetinho besta pra aprender a mexer na engine...de novo.
E claro, os 3 layers e a batalha lateral de volta ué :v Sem falar na resolução.
Ansioso.