GRANDE IDEIA, Mas... E depois do New Game?

Iniciado por Pandamaru, 19/11/2016 às 00:25

Olá Rapenze!
:wow:Sejam bem vindos ao primeiro tópico filosófico do Pandamente, afinal você sabe o que se passa na mente de um panda?


INTRODUÇÃO
Você teve uma grande ideia, um projeto sensacional, uma grande história, personagens, vilões e até o final!
Mas... E o começo?
A Abertura de um projeto, a primeira cena após o New Game, aquilo que introduzirá o jogador ao mundo que você criou, o que você fará?


MINHA OPINIÃO
Para mim a abertura é mais importante até do que o encerramento, pois muitas vezes o final é previsível e imutável, mas o começo, as primeiras páginas de um livro, os primeiros minutos de um filme, a primeira estrofe de uma poesia, musica e etc. Isto é o mais difícil e importante de tudo.


EU
:ded: Digamos que atualmente eu esteja passando por este problema com o meu projeto, eu tenho tudo, TUDO, muito bem desenvolvido em anotações, mas a primeira cena após o new game nunca fica satisfatória, até mesmo o cenário da cena está bom, mas a cena em sí... Não consigo me decidir em começar com uma narração em OFF [Era uma vez...] ou com um dialogo.
CONSIDERAÇÕES FINAIS
Para o primeiro tópico desta minha série de debates eu sei que está bem feinho, prometo melhorar nos outros...





AGORA É SUA VEZ
Comente aí em baixo sua opinião sobre o assunto, dica e até experiências, pois eu tenho certeza de que não sou o único com este problema.

Estou com um problema semelhante, na verdade, já fiz a cena após o New Game, mas o que fará o jogador, de fato, se introduzir à gameplay me mata. Eu vou tentar várias vezes até ter um resultado satisfatório. Acho que pressa é algo errado, principalmente no nosso caso.
Cara, veja os elementos do seu mundo, o que é necessário que o jogador saiba, depois organize as ideias e pense na melhor forma de apresentá-las. Dependendo das ideias, um diálogo pode ser a melhor escolha, mas isso depende muito de você. Apesar disso, diálogos são, sim, mas interativos, acho que chamam mais a atenção, pelo menos pra mim. Enfim, fica à sua escolha.
Espero ver as dicas dos outros, vou usar de fato :D
Até o/

Citação de: Manec online 19/11/2016 às 10:08
Estou com um problema semelhante, na verdade, já fiz a cena após o New Game, mas o que fará o jogador, de fato, se introduzir à gameplay me mata. Eu vou tentar várias vezes até ter um resultado satisfatório. Acho que pressa é algo errado, principalmente no nosso caso.
Cara, veja os elementos do seu mundo, o que é necessário que o jogador saiba, depois organize as ideias e pense na melhor forma de apresentá-las. Dependendo das ideias, um diálogo pode ser a melhor escolha, mas isso depende muito de você. Apesar disso, diálogos são, sim, mas interativos, acho que chamam mais a atenção, pelo menos pra mim. Enfim, fica à sua escolha.
Espero ver as dicas dos outros, vou usar de fato :D
Até o/
Aí e que está, todo o tutorial eu sei exatamente o que fazer, mas a ceninha pós New Game é minha ancora, acho que na maioria dos projetos que comecei e não terminei [foram muitos] foi de tanto fritar os miolos aqui.

Isso é bem importante e complicado de fazer de forma efetiva, a maioria dos jogos fazem da abertura um texto infinito sem nada acontecer na tela, isso é o maior erro das Intros dos jogos de RPG Maker na minha opnião. Usando meu projeto como exemplo no meio de 4 anos de produção eu mudei a intro 3 vezes, ao longo do projeto você vai amadurecendo e o que era bom depois de um tempo já não é bom o suficiente e assim você vai polindo o game varias e varias vezes, também é importante ter gente pra testar e de preferencias pessoas criticas que não aceitam qualquer coisa. Outra coisa 'pos new game' que também deve ser observado são os primeiros minutos de jogo é ai que você conquista o jogador, resumindo faça a intro se ficar ruim faça outra vez até ficar bom.
Hammer Strike

A primeira cena do jogo deve ser bem feita sim, mas na verdade eu não vejo essa importância enorme nela. Afinal, se alguém baixou seu jogo, a pessoa está interessada e disposta a passar pelo início só pra ver no que vai dar, mesmo que a introdução não chame tanta atenção assim.

A ideia é fazer algo que seja simples e consiga despertar/manter essa curiosidade no jogador para que ele siga em frente. Eu prefiro começar com uma cena que mostra a situação de um personagem e um pouco do mundo e já fazer a transição para o gameplay. Não sou muito fã de "Era uma vez...", mas isso é porque normalmente os makers acabam estendendo o texto demais e acaba ficando chato, mas se acertar bem, escrevendo bem o texto, usando os recursos visuais e trilha sonora pra ajudar, é algo que funciona.

Uma boa dica é fazer um roteiro simples também, porque as vezes temos uma ideia de um herói que vai derrotar o vilão x, de forma y, com os poderes a, b e c, passando pelas cidades d, e, f e tudo mais, mas nós só pensamos no desenvolvimento e no fim, e quando vamos passar para o maker, vemos que não temos um início e fica tudo meio nebuloso... Então é uma boa planejar a história antes e na hora de ir pro maker já vai estar tudo pronto.

No fim das contas, não tem uma fórmula pra criar essa cena, tudo depende do estilo do seu projeto e também das suas habilidades de maker. O negócio é ir testando diferentes estilos e ver qual fica mais agradável para os seus olhos e depois mostrar isso para alguém e ver se a pessoa entendeu, se ela não ficou entediada e se ela ficou curiosa para ver como aquela cena vai se desenvolver.