O TEMA DO FÓRUM ESTÁ EM MANUTENÇÃO. FEEDBACKS AQUI: ACESSAR

Aula de mapeamento do Alisson - 3: Florestas

Iniciado por Sotelie, 04/01/2014 às 13:28

04/01/2014 às 13:28 Última edição: 04/01/2014 às 13:32 por alisson
                                                 

Olá! Sejam bem-vindos á terceira aula de mapeamento com o tio Alisson!
Eu sei que demorei, mas eu disse que não ia desistir, não é mesmo?
Então vamos lá!
Nós vamos aprender a criar um mapa exterior!
Aqui vocês vão ter que treinar a assimetria! Considerando que os exteriores geralmente são de natureza( com excessão das cidades), vocês tem que esquecer
muito sobre simetria! Isso pode ser algo um tanto complicado, mas é fundamental!
Então vamos ver se mapeamos uma floresta para iniciar nosso treinamento!

Primeiro eu gostaria de dizer que eu sempre crio mapas pequenos para essas aulas!
Então vamos criar um mapa com as resoluções padrões do maker!
Você pode usar o tamanho que quiser, mas eu usarei um tamanho que não passa da tela do editor! No caso, 25x19!


1 - O tile de base!
     
    Se você está mapeando uma floresta, é normal encontrar grama no chão!
Então vamos preencher o chão com o tile verde! Você pode usar o tile que quiser, a escolha é sua! Mas não vá se desviar, ok?
Spoiler
[close]


2 - Vamos criar caminhos para o homem!
    Isso depende de duas coisas: Se o homem passa por aquele lugar ou se o lugar é esquecido!
Se o homem passa por ele, geralmente usamos um caminho com aquele tile de terra!
Mas se o lugar é esquecido, geralmente criamos um caminho com grama escura mesmo!
No meu caso, eu vou criar um caminho com o autotile de terra!
Spoiler
[close]
Eu preciso explicar uma regra!
Nunca, eu repito, NUNCA, use mais de 3 tiles seguidos!
Podem ver que nos caminhos eu variei de acordo com que o homem passa!
E eu usei no máximo 3 tiles seguidos!
Ficaria bem estranho se você usasse mais de 4 tiles formando uma "escada" bem ali nas curvas e descidas do caminho!



3 - A grama e possivelmente água!
    Bom, as florestas têm muitos tipos!
Tem as florestas montanhosas que geralmente possuem pequenos morros nelas!
Tem as florestas com água, que geralmente possuem um lago em algum lugar para passar a água para outros lugares dela!
E tem as florestas planas! Elas são 'retas'!
Estes foram só uns exemplos! Vamos usar a floresta com água!
Adicione grama onde achar possível! Eu geralmente começo das pontas e de vez enquando eu coloco umas no meio!
Olhem como o meu ficou:

Spoiler
[close]
Reparem que eu deixei um vazio ali no canto!
Lembram que estamos fazendo uma floresta com um lago por perto?
Pois colocaremos água ali!
Olhem só:

Spoiler
[close]
Pois bem, vamos á algo interessante!


4 - Árvores para a floresta!

    Se você já mapeou no XP, deve ter notado que começamos a mapear de baixo para cima!
Isso mesmo! É como se fossem Layers!
Começamos na primeira camada, que é onde fica o chão e seus elementos!
Agora vamos para a segunda camada, que é as coisas que ficam acima do chão, no caso, as árvores!
Depois vamos para a terceira camada, que é onde colocamos os detalhes, como plantas, moitas e etc...

Vamos colocar algumas árvores no mapa!
Nesses casos, eu geralmente começo como a grama, vou dos cantos ao meio!
Depois que fizer os cantos, vá colocando as árvores pelo mapa de forma aleatória! Tipo, essa árvore nasceu aqui, a semente dela caiu ali e outra árvore nasceu e etc...

Spoiler
[close]
De vez em quando você vai querer colocar mais grama no mapa!
O mapa está quase pronto! Só falta o último passo, que é adicionar os detalhes!

5 - Uma florzinha aqui e ali e tudo fica pronto!

Vamos adicionar elementos interessantes ao mapa! As plantas e outros!
Note que, para água, existe a grama de água! ( a mais escura )!
E para a terra, existe resources de terra!
Então vamos colocar os pequenos detalhes aleatoriamente!
Só lembre-se de que não é bom repetir mai que 3 tiles desses no mesmo mapa, principalmente se ele for pequeno!
Exemplo, se você pegar uma flor amarela, não coloque mais de 3 num mapa pequeno senão ele ficará simétrico!
Também não polua o mapa!
Deixe um espaço para o jogador passar também!
Ah, mais uma coisa, se seu jogo usa um ABS, prefira deixar a floresta bem espaçosa para o jogador poder e movimentar livremente! ( para quem não sabe, ABS é Active Battle System, se me lembro bem! Elas são as batalhas em tempo real no mapa)

Spoiler
[close]
Coloque tudo em seu devido lugar: pedrinhas nos caminhos, algumas plantas nas gramas, pedras fora das gramas( algumas ficam nas gramas, mais isso é opção)!
E tchans! O mapa está terminado!

Mas peraí...está faltando alguma coisa...
Já sei! Uma natureza geralmente nos dá um ar livre! Um ar de vida! Então vamos colocar algumas formas de vida ao mapa!
Isso não é muito necessário, você pode colocar efeitos de clima e tal, mas isso é para o mapeamento intermediário!
Para o básico, eu recomendo colocar formas de vida mesmo!


Spoiler
[close]

Essa foi a terceira aula de mapeamento! Espero que tenham aprendido bastante!
O segredo é ficar treinando bastante até fazer algo interessante!
Ah, falando em tentar, vai aí um dever de casa!


EXTRA - DEVER DE CASA

       Comassem???? Isso mesmo! Gostaria que fizessem um dever de casa para eu poder ver se estão mesmo melhorando no mapeamento! Isso não é obrigatório, faça de livre vontade!

Mas para quem quiser fazer, vai aí os requisitos!

1-Crie uma floresta de tamanho pequena( que não passe da tela do editor, se quiser, use a minha resolução)
2-Poste o mapa neste mesmo tópico e eu vou ver se avalio para você e dizer o que pode fazer para melhorar!


Agradeço a você que leu e aguardem as próximas aulas!
Até mais!

Obs: Usem a barrinha acima caso você não tenha conseguido ver as imagens corretamente!

Muito legal [user]alisson[/user], vou fazer o dever de casa aqui  :blink:

~Zelluhat
Dá uma olhada no meu projeto que está em fase inicial e deixe seu feedback:
http://centrorpg.com/index.php?topic=14875.0

Obrigado e espero que consiga fazer o dever  :blink:!

Bem, aqui eu tentei fazer uma floresta em uma área meio montanhosa, eu realmente n sei se ficou bom, se puder me dizer caso tiver algum erro ou coisa do tipo.  :rickas:

Spoiler
[close]

~Zelluhat
Dá uma olhada no meu projeto que está em fase inicial e deixe seu feedback:
http://centrorpg.com/index.php?topic=14875.0

Estava com preguiça para fazer um, mas como você teve uma trabalheira para fazer, dou-lhe mais trabalho xD
Diga os defeitos

Spoiler
[close]

+ouro

Citação de: Zelluhat online 04/01/2014 às 15:26
Bem, aqui eu tentei fazer uma floresta em uma área meio montanhosa, eu realmente n sei se ficou bom, se puder me dizer caso tiver algum erro ou coisa do tipo.  :rickas:

Spoiler
[close]

~Zelluhat
Está perfeito ao meu ver!
Tudo certinho, sem poluição...acho que subiu seu nível de mapeamento, irmão! Quando eu for ensinar a panomapear, espero que esteja lá!
Citação de: Lima online 04/01/2014 às 15:43
Estava com preguiça para fazer um, mas como você teve uma trabalheira para fazer, dou-lhe mais trabalho xD
Diga os defeitos

Spoiler
[close]

+ouro
E pense num trabalho né? XD!
Bem, vou averiguar os erros:
1 - Aquela parte montanhosa em cima está totalmente simétrica! Lembra da parada de não repetir mais que 3 tiles? Isso poderia melhorar bastante aí C: !
2 - As árvores ficaram no meio do caminho....ficou meio estranho! Eu recomendaria colocar elas na grama, para ficar mais natural!
3 - Aquela pedra, assim como outros demais, está com a metade para a água '-_- ! Ficou estranho!
    Você poderia colocar elas mais pra grama!
4 - O rio está um pouco quadrado! Tente deixar ele mais natural, mais realista!
5 - Faltou um bom detalhe aí! Olhando de longe o mapa está meio vazio! Eu recomendaria colocar mais coisas para detalhar e esconder o vazio!
6 - Ah, sim! As árvores estão misturadas! Árvores de terrenos montanhosos estão misturados com árvores de floresta e vice-versa! Tente usar apenas um tipo de árvore aí, aquela mais baixa seria um exemplo!

Considerações finais: Bem, você fez um mapa com os tiles da Celianna! Geralmente makers intermediários usam estes tiles pois possuem uma vasta experiência!
Eu recomendo que você faça um mapa no RTP para assim poder mapear com estes tiles!
No mais, vá treinando que com certeza este mapa pode ficar belo!
Qualquer coisa eu tô aí ;D !

Opa!

Ótimas aulas [user]alisson[/user]! Continue assim!




Agora... olha o meu dever mapa:

Spoiler
[close]




Até!

:ok:

Nada mal! Está tudo muito bem organizado! Eu jogaria tranquilo nesse mapa!
Eu reparei uma coisinha, mas eu vi denovo e reparei que está certo!
Atá a próxima!

Citação de: alisson online 04/01/2014 às 18:23
Nada mal! Está tudo muito bem organizado! Eu jogaria tranquilo nesse mapa!
Eu reparei uma coisinha, mas eu vi denovo e reparei que está certo!
Atá a próxima!

Valeu cara!

...

:hein: Mas que coisinha?

Fala ai titio !
Mais um tutorial muito bem feito,adorei o modo
que você explicou as coisas.Parabéns !

:XD:
Prazer, Terror dos Modinha

Titio...ha ha ha! De onde tirei essa idéia? Acho que foi instinto mesmo ( sou tio na vida real )
Mas obrigado, man! Ainda bem que a aula está ajudando um pessoal!

Cara,depois de ver este seu tutorial fiquei com uma leve sensação de que faço mapas de um jeito estranho,tipo como fazer uma casa de cima para baixo kkk

Muito útil,mas vou escapar da lição de casa  :lol:
Gifts: Mistyrol | [

04/01/2014 às 21:35 #12 Última edição: 04/01/2014 às 22:40 por Vash
 Você explicou bem, acho que bem melhor que eu. D: [inveja mode on]
Eu sugiro usar aquele tile de água escura para dar um efeito de profundidade melhor do que o solo do lago todo rochoso, cogumelos perto do mato alto e árvore, o tile de matinho alta poderia ser colocado na grama baixa, porque na alta ele perde um pouco de destaque.

Parabéns pelo tutorial, espero ver mais por aqui e que me incentive a voltar com os tutos, mas... a preguiça... >.<

Hmm, lição de casa, quero não, obrigado, faço no dia fessor. u.u

2010 ~ 2016 / 2024

Citação de: STRATØ online 04/01/2014 às 21:15
Cara,depois de ver este seu tutorial fiquei com uma leve sensação de que faço mapas de um jeito estranho,tipo como fazer uma casa de cima para baixo kkk

Muito útil,mas vou escapar da lição de casa  :lol:
:)! Sem problemas! Qualquer coisa sabe o que fazer!
Citação de: Vash online 04/01/2014 às 21:35
Você explicou bem, acho que bem melhor que eu. D: [inveja mode on]
Eu sugiro usar aquele tile de água escura para dar um efeito de profundidade melhor do que o solo do lago todo rochoso, cogumelos perto do mato alto e árvore, o tile de matinho alta poderia ser colocado na grama baixa, porque na alta ele perde um pouco de destaque.

Parabéns pelo tutorial, espero ver mais por aqui e que me incentive a voltar com os tutos, mas... a preguiça... >.<

Hmm, lição de casa, quero não obrigado, faço no dia. u.u
[switch:001]Carregar coragem = ON!
É, largar a preguiça não é para qualquer um! É como escolher descansar debaixo de uma árvore deitado numa rede e atravessar o abismo da morte cheio de pedras rochosas com o sol queimando até os ossos!
Obrigado, tentarei pôr as aulas em dia e qualquer coisa eu tô aí!

Oh! Saio um pouco do fórum para upar e me deparo com dever de casa o.o
Ótima aula, daqui a pouco mostro meu mapa :3