O TEMA DO FÓRUM ESTÁ EM MANUTENÇÃO. FEEDBACKS AQUI: ACESSAR

Entrevista Maker #01 - Matt Beer e Ben Chambers

Iniciado por Ludo, 10/07/2015 às 11:19

10/07/2015 às 11:19 Última edição: 10/07/2015 às 11:33 por Ludovic

[box class=titlebg][/box]
[box class=titlebg]
Entrevista Maker #01
Matt Beer & Ben Chambers - Criadores do projeto Toby's Island
[/box]
[box class=titlebg][/box]

"Fazer um jogo é como criar um filho, precisa ser paciente e amá-lo não importa o que aconteça. É tão especial vê-lo crescer. Vê-lo ganhar vida. Se você possui o necessário, vá em frente! :)" Matt Beer

[box class=titlebg]
Introdução
[/box]
Pra quem não conhece, Matt e Ben são os criadores do maravilhoso projeto Toby's Island, criado usando RPG Maker Vx Ace que rendeu mais de 25.000 dólares de financiamento no Kickstarter.
Entrei em contato com o Matt que me recebeu muito carinhosamente, inclusive disse que ama o Brasil pois sua namorada é daqui.
Eles se chamam Matthew Beer (26 anos) e Ben Chambers (31), ambos canadenses, eu os conheço um pouco através do facebook, não pretendo expor foto deles aqui.
Eu havia feito uma piadinha com o nome do Matt, o qual logo me respondeu que o "Beer" no nome dele é apenas um sobrenome, lol! Pra quem não sabe "beer" é cerveja, mas ele disse que apesar disso nunca provou nenhuma bebida alcoólica.
Eu converso com o Matt em inglês mesmo, a entrevista foi feita em inglês mas eu traduzi e adaptei ao máximo para ser compreendido por vocês.

Espero que gostem seus lindos!



[box class=titlebg]
Entrevista
[/box]

Ludovic: Quantos anos você tem?
Matt Beer: 26
Ben Chambers: 31

Ludovic: Qual o gênero de jogos que você curte?
Matt Beer: Eu gosto de jogos de estratégia, simuladores e RPGs :)
Ben Chambers: RPGs do tipo Single Player

Ludovic: Cite alguns de seus games favoritos
Matt Beer: Legend of the Dragoon, Final Fantasy 10, Don't Starve, Skyrim e League of Legends
Ben Chambers: Monkey Island, Breath of Fire, Secret of Mana series, Lufia 2, Legend of Dragoon... são muitos para poder citar!

Ludovic: Cite alguns dos games independentes que você já jogou
Matt Beer: Don't Starve é um dos meus favoritos, criado por cley studios em Vancouver, Canadá. Eles se tornaram um grande estúdio, mas época que joguei eles estavam começando. Além desse, eu realmente gosto do primeiro jogo do Ben, chamado Pirate Rush, mas era apenas um projeto experimental e não comercial.
Ben Chambers: Não consigo lembrar de nenhum que tenha causado impacto, mas geralmente nem presto atenção se é independente ou não.

Ludovic: Quando você conheceu o RPG Maker?
Matt Beer: Eu uso o RPG Maker a muito tempo. Eu acho que usei pela primeira vez na época em que o Playstation 1 estava sendo lançado. Mas eu nunca utilizei tão seriamente como agora.
Ben Chambers: Estou usando já a 5 anos aproximadamente.

Ludovic: Em sua opinião é algo seguro criar jogos comerciais com RPG Maker?
Matt Beer: RPG Maker VX ACE é um programa fantástico e possui um preço extremamente acessível, ele possui muito mais capacidades do que a maioria das pessoas imaginam, isso porque poucas pessoas dedicam tempo para estudá-lo. Eles esperam que o programa faça tudo sozinho sem ter que investir tempo para entender como ele funciona realmente. Por essa razão, o programa tem má reputação devido aos projetos mal feitos que chegam ao mercado. Isso significa que cada jogo feito no RPG Maker tem a dura tarefa de lutar pela sua aceitação. Mesmo sendo bem intuitivo, ainda há muitas coisas que o software não é capaz de fazer, até que um scripter faz a mágica para quebrar esse limite, no caso, o Ben. Ben já reprogramou o game completamente várias vezes para nos permitir adicionar todos os avanços que imaginamos para o Toby's Island e o projeto não seria o que é hoje sem ele.
RPG Maker é uma excelente ferramenta de aprendizado, mas tem muito potencial para ir além disso. O RM entra no projeto com as ferramentas e você com a dedicação. O problema é não ter suporte para dispositivos móveis, o que parece estar em alta hoje em dia.
Ben Chambers: Eu sei que faltam muitas opções importantes que já deveriam ter sido implementadas. E espero que na próxima versão adicione essas opções que estão faltando.

Ludovic: Quando surgiu a ideia de criar o Toby's Island?
Matt Beer: Começamos em agosto de 2013
Ben Chambers: O projeto foi iniciado pelo Matt e eu gostei muito.

Ludovic: O que a sua família acha do projeto Toby's Island?
Matt Beer: Meus parentes não jogam vídeo games, e obviamente nunca criaram nenhum game, então não tenho muita certeza se eles compreendem o nível do trabalho no qual estou envolvido, ou mesmo compreender o quanto lucrativa pode ser a indústria do vídeo game. Mas eles estão definitivamente felizes por mim e as vezes me fazem perguntas sobre o projeto.
Ben Chambers: Meu irmão jogou um pouco e se divertiu com as mecânicas do game, mas eu não mostrei profundamente a nenhum outro parente. Mesmo assim eles sempre são encorajadores e desejam que eu consiga finalizar o projeto.

Ludovic: O que a sua namorada acha do projeto Toby's Island?
Matt Beer: Ela adoraria que eu ganhasse a vida criando jogos. O que é realmente importante. Ela é Brasileira e é Gamer, é muito bom poder receber críticas dela, especialmente porque ela adora jogos no estilo em que o Toby's Island foi inspirado.
Ben Chambers: Ela é muito auxiliadora e sempre faz críticas sobre os sistemas e gráficos que eu crio.

Ludovic: Você gasta muito tempo no projeto? Quanto?
Matt Beer: Sim. Tanto eu como o Ben gastamos incontáveis horas no Toby's Island, Ben ainda mais que eu. Estamos trabalhando nele a 2 anos e meio, podemos dizer que dedicamos cerca de 20 a 60 horas por semana.
Ben Chambers:Isso varia. Eu gasto cerca de 60 horas por semana. Mesmo durante meus intervalos, eu normalmente mantenho a janela no background e dou uma mexida regularmente, constantemente jogando, fazendo bug-test e reajustando para fazer dele o mais polido possível. Eu não tenho uma vida muito social, mas eu entendo que o trabalho tem que ter para que o projeto possa acontecer.

Ludovic: Você já recebeu alguma reclamação por dedicar tempo demais ao projeto?
Matt Beer: Sim, eu tive, (Risos). Eu cancelo planos com amigos para cumprir uma meta caso não tenha feito o bastante durante a semana, e a namorada que eu tenho agora não é a mesma que tinha quando comecei. A outra me deixou provavelmente porque não achava atrativo ganhar a vida com video games.
Ben Chambers: Não, eles são todos encorajadores. Eu recebo mais reclamações porque eles querem ver logo o jogo final e as vezes ficam desapontados porque alguns aspectos do jogo parecem demorar mais para ficar pronto do que deveriam.

Ludovic: Porque escolheu o RPG Maker Vx Ace como engine para o Toby's Island
Matt Beer: Porque criamos outros jogos com a engine e as pessoas gostaram bastante.
Ben Chambers: Era uma engine na qual comecei a jogar e aprender aleatoriamente, percebi que era uma engine mais poderosa do que a maioria pensa e desejei levar ela ao limite.

Ludovic: Porque o nome de projeto é Toby's Island?
Matt Beer: Nós achamos que seria um nome divertido para representar o otimismo do Toby apesar dos inimigos sombrios que ele enfrenta. Algumas pessoas acham o nome bobo, mas a simplicidade é cativante, ainda que as pessoas não saibam é como se fosse um charme subconsciente.
Ben Chambers: Bem, a ideia e a história são do Matt.

Ludovic: Finalmente, deixe uma mensagem ou conselho para aqueles que pretendem criar jogos para diversão ou profissão.
Matt Beer: Criar jogos é um trabalho muito duro. Não é nada fácil. Você fica furioso, triste, pode se sentir derrotado e desejar desistir. Mas nada realmente bom vem sem trabalho e sofrimento. Fazer um jogo é como criar um filho, precisa ser paciente e amá-lo não importa o que aconteça. Vai ser tão especial vê-lo crescer. Vê-lo ganhar vida. Se você possui o necessário, vá em frente! :)
Ben Chambers: Criar jogos leva muito tempo. Se você almeja o sucesso, precisa estar preparado para suportar horas e horas de trabalho duro, especialmente se seu grupo não é muito grande mas quer fazer tudo completamente customizado, algumas pessoas subestimam muito o número de horas que elas vão precisar. Eu já tenho gasto centenas de centenas de horas e ainda há muitas ainda a gastar. Você faz muitos rascunhos, faz muita releitura de tudo, testa seu game incansavelmente, tudo isso é parte do processo de desenvolvimento.

[box class=titlebg][/box]
[box class=titlebg]
Próxima Entrevista
Estou pensando em entrar em contato com os criadores do Too The Moon para fazer um inspiração maker com o projeto e também uma entrevista.
Vocês podem dar sugestões de pesquisa ou sugestão de perguntas.
[/box]
[box class=titlebg][/box]
Clique e conheça o meu canal - Canal RPG Maker Zone

Que carismáticos esses dois! É bom sabermos de que forma esses grandes produtores indies enxergam o mundo, para que possamos aprender mais e mais com eles. Boa entrevista, Ludovic.

Citação de: Nandikki online 10/07/2015 às 12:17
Que carismáticos esses dois! É bom sabermos de que forma esses grandes produtores indies enxergam o mundo, para que possamos aprender mais e mais com eles. Boa entrevista, Ludovic.
kkkk, não me acostumo a moderar essa seção do forum, as vezes vou clicar para citar e acabo clicando em modificar ou excluir... (mas agora foi certo)

acompanhar o projeto deles, conversar com eles me deu muito aprendizado principalmente na humildade dos dois.
Clique e conheça o meu canal - Canal RPG Maker Zone

O projeto deles não me chamou nenhuma atenção, ainda mais por estarem no Kickstarter o que acho meio errado. Mas enfim.

Adorei a entrevista. Achei bem dinâmica é bem feita. Eles são produtores bem humildes mesmo, sem falar que devem ter bastante conhecimento e anos de experiência. Legal ver como eles pensam de produção indie.

Traga mais entrevistas, é bem interativo isso.  :ok:

Ps: É legal entrevistas com grandes membros BR, eu acho que valoriza um pouco nosso pessoal.
Prazer, Terror dos Modinha

Citação de: Makers online 10/07/2015 às 13:55
O projeto deles não me chamou nenhuma atenção, ainda mais por estarem no Kickstarter o que acho meio errado. Mas enfim.

Adorei a entrevista. Achei bem dinâmica é bem feita. Eles são produtores bem humildes mesmo, sem falar que devem ter bastante conhecimento e anos de experiência. Legal ver como eles pensam de produção indie.

Traga mais entrevistas, é bem interativo isso.  :ok:

Ps: É legal entrevistas com grandes membros BR, eu acho que valoriza um pouco nosso pessoal.
Obrigado!
Eu gostaria de entender o porque você acha errado isso porque me parece (me parece) preconceito em relação à engine.
Eu deixei no final do post que qualquer um pode sugerir entrevistas ou perguntas, sinta-se a vontade para dizer quem vc gostaria de ver sendo desnudado aqui. lol
Clique e conheça o meu canal - Canal RPG Maker Zone

Ludovic: Olha, pelo contrário. Não tenho preconceito com nenhuma engine. Eu não gostei do projeto em sí, e do fato dos desenvolvedores estarem pedindo dinheiro para finalizar ele. E estão pedindo um valor um pouco alto.

Olha, eu adoraria ver duas pessoas. Uma delas não tem games produzidos ( até onde eu sei ) a outra já tem, e é um ótimo game. São elas Lunarea e Pandamaru. Já de membros brasileiros, acho que nem preciso falar né? Só olhar nossa comunidade mesmo ou então lá na Mundo RPG Maker.
Prazer, Terror dos Modinha

Citação de: Makers online 10/07/2015 às 20:19
Ludovic: Olha, pelo contrário. Não tenho preconceito com nenhuma engine. Eu não gostei do projeto em sí, e do fato dos desenvolvedores estarem pedindo dinheiro para finalizar ele. E estão pedindo um valor um pouco alto.

Olha, eu adoraria ver duas pessoas. Uma delas não tem games produzidos ( até onde eu sei ) a outra já tem, e é um ótimo game. São elas Lunarea e Pandamaru. Já de membros brasileiros, acho que nem preciso falar né? Só olhar nossa comunidade mesmo ou então lá na Mundo RPG Maker.

Makers, você tem que considerar uma série de fatores, o dinheiro está sendo investido principalmente em propaganda, o que na verdade é pouco, se você tirar o "RPG Maker" da frase "Desenvolvendo um jogo de rpg maker" o valor merecido de financiamento iria aumentar automaticamente.

Eu já ouvi falar do Lunarea mas desse pandamaru não, se não for incomodo poderia dar algum exemplo do trabalho deles (os dos BR desejados)? quem sabe eu não resolva fazer um inspiração maker com um projeto deles antes da entrevista.
Clique e conheça o meu canal - Canal RPG Maker Zone

Se for pra entrevistar aqueles makers que tenham projetos, melhor fazer com a Lunarea, que tem o excelentíssimo ( Twice Upon a Hero ), já os outros eu não sei de cabeça os games. Mas seria legal entrevistar membros que fazem trabalhos como, script, tiles, músicas etc.
Prazer, Terror dos Modinha

Citação de: Makers online 11/07/2015 às 12:36
Se for pra entrevistar aqueles makers que tenham projetos, melhor fazer com a Lunarea, que tem o excelentíssimo ( Twice Upon a Hero ), já os outros eu não sei de cabeça os games. Mas seria legal entrevistar membros que fazem trabalhos como, script, tiles, músicas etc.
bela idéia vou dar uma olhada no lunarea
Clique e conheça o meu canal - Canal RPG Maker Zone

14/07/2015 às 16:44 #9 Última edição: 15/07/2015 às 03:35 por Joefather
Excelente entrevista, dinâmica e direta.

E os dois entrevistados, que já não são adolescentes, mas sim profissionais da arte de games, sem dúvida alguma, são exatamente da forma que eu pensei: extremamente dedicados a cumprir suas metas!

Parabéns pela entrevista!

Grande abraço!