O TEMA DO FÓRUM ESTÁ EM MANUTENÇÃO. FEEDBACKS AQUI: ACESSAR

Dica para RPG Maker VX ACE — Reflexo na água.

Iniciado por Rawen, 23/06/2016 às 09:57

[box2 class=titlebg title=Introdução]Eae, pessoas, beleza? Faz tempo que não mando nada, ultimamente apenas peço coisas  :lol:
Hoje eu decidi criar uma espécie de tutorial, ensinando a fazer o reflexo das nuvens na água, e até mesmo do céu à noite. É um sistema simples e com um efeito gráfico legal. Uso ele em meu game e decidi compartilhar com vocês.[/box2]


[box2 class=titlebg title=Informações]
Dificuldade: Fácil
Programas necessários: Paint.net ou Photoshop(Não importa a versão)
[/box2]


[box2 class=titlebg title=O tutorial]
Primeiro Passo:
Para começar, em meu caso, estarei utilizando o Paint.net, programa citado acima e que gosto muito. Tudo bem, para começar, exporte o Tile Set que você utilizará, no caso o TILEA1. Já no editor, use a ferramenta Varinha mágica/Magic Wand para selecionar a zona de água.
Você pode usar a tecla Ctrl para selecionar várias zonas ao mesmo tempo.

Exemplo:


Então, pressione as teclas Ctrl+X para recortar.

Segundo Passo:
Agora, crie uma nova camada, e nela cole o item anteriormente recortado. (Ctrl+V)
Então, em Propriedade da camada mude a opacidade para 150 ou um valor a seu gosto. Recomendo o 150 mesmo. Então mescle as camadas.( No Photoshop é possível fazer isso selecionando ambas camadas (usando Ctrl) e depois pressionando as teclas Ctrl+E, já no Paint.net, é possível fazer isso pressionando as teclas Ctrl+Shift+F.)

Vai ficar mais ou menos assim:


Agora no MAKER — Terceito Passo:
Abra o RPG Maker, em um mapa, onde exista àgua, vá em suas propriedades. Então, coloque em Parallax/Panorama, lá, escolha ou BlueSky ou StarlitSky. Então, escolha Repetição Horizontal e coloque Rolagem como 5.

Assim:


No fim, basta aproveitar o efeito  :XD:

Efeito Final:


Ah sim, as nuvens se mexem, mas aí não deu pra colocar o feito completo  :XD: [/box2]


Se você usar o mesmo tile de água num interior, basta criar um parallax com o tile de água padrão (Opacidade normal) expandido, simples.


-Abraços do Manec, até*
Qualquer dúvida, é só perguntar aqui no tópico mesmo.

Legal isso aí hein cara, nunca tinha pensado nisso.

Bem simples e deve criar um efeito interessante, valeu por compartilhar.

Cria sim, eu vi esse efeito num mapa fazem anos e me veio em mente tentar criá-lo.

Ahh sim, eu também já conhecia o efeito. Vi pela primeira vez na demo do MOG pra VXAce.
Legal você trazer essa dica pro pessoal, ensinando como fazer o efeito e tal.
Valeu pela colaboração Manec!


Eu também tinha visto pela primeira vez na demo do MOG, e passei a usar ultimamente rs
Mas legal que tenha vindo ensinar a galera a usar. Quem sabe assim mais gente utilize em seus cenários.

Se não me engano eu vi na demo de algum ABS, faz uns dois anos ou um ano e meio.
Eu gosto desse efeito, e trazer para cá foi a primeira ideia  :ded:
Valeu digo eu, pela atenção  :XD:

Saudações!

Um ótimo tutorial! Parabéns!

Até mais!
Canal YouTube: https://www.youtube.com/channel/UCYZbBHdVs1zKPJi-epNZB-w

Visitem também minha idéia de jogo (A Jornada): http://centrorpg.com/index.php?topic=14189.0

E...gostaria de ter um review do seu jogo/projeto? Veja como em: http://centrorpg.com/index.php?topic=14491.0

É uma boa gambiarra recurso técnico mesmo, não havia imaginado esse uso ainda.
Se espremer mais um pouquinho acho que sai até mais alguma utilidade pra isso
  :será:

Exemplo... fiquei curioso agora  :o:
BR e suas gambiarrras  :lol: :br: :lol:

Dei vários edits em meus tilesets e nos quais que eu uso mas, nunca pensei em fazer isso!
Valeu por me mostrar um caminho ainda não trilhado por mim, Manec!
^^

Citação de: Sky online 25/06/2016 às 14:19
Dei vários edits em meus tilesets e nos quais que eu uso mas, nunca pensei em fazer isso!
Valeu por me mostrar um caminho ainda não trilhado por mim, Manec!
^^

Esse é o bom da CRM. Sempre aprendemos coisas novas.
Espero que compartilhe os seus "jeitinhos" de fazer as coisas conosco  :XD:


Valeu  :XD:
É a primeira vez que te vejo, prazer em conhecê-lo!

Eu to nesse forum faz tempo, é que estou sumido desde o ano passado. Prazer é meu.  :rei: