O TEMA DO FÓRUM ESTÁ EM MANUTENÇÃO. FEEDBACKS AQUI: ACESSAR

Vamos Mapear #2 - Dicas sobre escuridão [Bonus]

Iniciado por Sotelie, 13/01/2016 às 15:23

13/01/2016 às 15:23 Última edição: 15/01/2016 às 15:56 por Alisson

[box2 class=black title=Olá]
O eros2 tinha citado algo que eu achei importante(problemas de vista), então decidi criar esse bônus para explicar melhor.
Adicionar sombras no seu mapa é simples, como veremos nas aulas avançadas, porém controlar a quantidade de escuridão é algo que dá dor de cabeça. Principalmente pois alguns possuem problemas de vista e outros não.
Então decidi chamar alguém:

[/box2]

[box2 class=black title=Configurações]
Verifique se o brilho de sua tela está correto. Caso esteja usando um notebook, coloque o brilho no máximo. Mas se estiver usando um monitor, configure para que o brilho, nitidez e contraste estejam "normais"

[/box2]

[box2 class=black title=Exemplos]
Aqui eu estarei mostrando alguns exemplos sobre a aplicação da escuridão.


Este é um mapa do projeto Daryn's Notes. Note que, do ponto da janela para o restante da sala, as coisas vão ficando mais escuras.
O foco e atenção que o jogador deve ter em um mapa escuro são os pontos claros, já os escuros geralmente não possuem uma grande importância, servindo para preencher/ocultar lugares vazios ou até para esconder alguma coisa como um easter egg.
Você pode preferir não deixar as partes 100% escuras, mas se o fizer e por acaso colocar algo de importância ali, tente fazer algo como encontrar um interruptor secreto que acende as luzes ou uma lanterna(ou a fadinha que vive seguindo o Link).




Duplicando a camada de sombra, podemos obter um resultado muito escuro.
Ao contrário do resultado anterior, o jogador terá que fazer um grande esforço para localizar a saída, o que incomoda bastante.
Se você ainda quiser usar um resultado assim, recomendo usar alguns exemplos do jogo Alone in the Dark, onde eles utilizam trovões para dar um "flash" rápido no lugar, ou você pode colocar uma lâmpada com defeito que fica piscando.
Ou faça logo uma lanterna, bah.


[/box2]

[box2 class=black title=Fim]
E são essas as dicas que posso lhes dar. Você pode discutir sobre o assunto nos comentários se quiser.
Existem bastantes jogos que utilizam e abusam da escuridão para dar um suspense, ou um ar de mistério nos cenários.
Basta usar a criatividade para conseguir o resultado que tem em mente.


[/box2]

Muito obrigado por tentar responder minha dúvida. Muita boa vontade sua :)

Sobre o problema é questão... é algo que eu sempre enfrento pelo fato de que gosto de fazer mapas sombrios. Do feedback que recebi da minha demo, diria que 50% das pessoas tiveram algum nível de problema com a escuridão dos mapas. eu faço tudo isso que vc diz: monitor no máximo, não exagerar no preto etc etc... mas mesmo assim algumas pessoas ainda reclamam, ao ponto de que eu estou começando a achar que não é tanto um problema nas sombras, mas sim na cor dos tiles que eu faço que por si só já são escuros. Pode ser também o monitor, já que o nivel de iluminação/cor varia de monitor pra monitor, o que poderia explicar o fato de alguns terem problemas para navegar nos meus mapas enquanto outros não. Deixo aqui um mapa meu para você analisar o nível de escuridão...




Cheguei.
Então, o problema mesmo é que a paleta dos gráficos em si já são escuros, mais puxados para um tom menos saturado. Porém não recomendo que modifique os tiles. Na camada de sombra existem alguns locais claros, porém outros estão bem escuros mesmo.
No canto superior esquerdo do mapa, por exemplo. Aquela área está muito escura, e mesmo que você tente ver a tela de cima continua escuro. Em cantos assim, diminua um pouco a opacidade, é com se tivesse passado o brush com muita força e tinta, haha
O que você pode fazer é ir passando a borracha com 10% de opacidade nessas áreas escuras até conseguir o resultado desejado. Se precisar de ajuda, basta ver a tela "de cima" pois assim você vê claramente.

Se tem uma coisa que eu não consigo até hoje é criar sombra em mapas por Parallax, não entendo, acho muito complicado. Acredito que este é um ótimo tutorial, e será com certeza um ótimo complemento no futuro. Estarei aguardando ansiosamente as aulas de Sombras e de Parallax! Aula muito boa tio  :XD:

Não precisa se preocupar, é algo bem simples de se fazer, senão o mais rápido. Você vai ver :D
Essas aulas bônus não serão limitadas a níveis de conhecimento, geralmente vou fazendo quando quiser explicar ou debater sobre alguma coisa que me incomoda ou causa dúvidas para alguém.
Obrigado, e fique de olho nas próximas aulas o/

O interessante é que aqui na minha tela dá pra ver tudo perfeitamente o_o inclusive coloquei minha irmã pra jogar e ela jogou de boa! outros jogadores também não tiveram problema, mas curiosamente para alguns o jogo fica extremamente escuro... Eu realmente não consigo entender... De qualquer forma, eu fiz uma modificação aqui, me diga como está para você:



Nova




antiga

Agora sim, está bem melhor. Também testei na minha tv e não tive dificuldades em ver, mesmo com minha miopia, haha
A propósito, estou com grandes expectativas no seu game. Boa sorte aí no desenvolvimento o/ Quando eu tiver um tempo, passo lá pra comentar.