O TEMA DO FÓRUM ESTÁ EM MANUTENÇÃO. FEEDBACKS AQUI: ACESSAR

Dica de Leitura: Para ler como um escritor.

Iniciado por Brittus, 05/03/2013 às 14:01

05/03/2013 às 14:01 Última edição: 05/03/2013 às 14:11 por Brittus
Saudações cordiais,

Aos amigos roteiristas e escritores em geral (bem como aos interessados),

[box class=catbg]
SINOPSE
[/box]
"É possível ensinar a um escritor o seu ofício? A questão é polêmica, especialmente quando proliferam cursos de graduação e de extensão com essa proposta. Escritora e crítica literária, Francine Prose defende que sim, há muito o que aprender com os mestres. Virginia Woolf, Jane Austen, Nabokov, Philip Roth e Flaubert são alguns dos autores a quem dedica uma leitura atenta e cuidadosa, em busca do segredo do "escrever bem". De cada um, extrai valiosas lições. Uma obra indispensável para escritores iniciantes e leitores inveterados!"

[box class=catbg]
Indicação de Leitura
[/box]

Quero recomendar a leitura desta obra:


Para ler como um escritor
Um guia para quem gosta de livros e para quem quer escrevê-los
Francine Prose

[box class=catbg]
Onde comprar?
[/box]

[box class=catbg]
Tem como baixar?
[/box]

Não encontrei o livro todo, mas a própria Zahar disponibiliza um trecho em PDF.


Nessa primeira parte, a autora tece alguns comentários que presumo que vocês já tenham lido/ouvido.
No entanto, é uma obra que auxilia tanto os novos leitores/escritores quanto os leitores/escritores mais experientes.

Um grande abraço a todos e uma ótima leitura.

Hey, hey! O livro parece bem legal XD Eu lí o capítulo 1 e o que ela disse, parece algo bem instrutivo mesmo ...

Talvez se eu achar ele algum dia eu compre e faça uma revisão... Essa "leitura profunda" parece uma técnica interessante~ :*-*:
À procura de uma sign melhor  :=p:
Como eu fiz dúzias de avatares no estilo da CRM, vou trocar eles à cada segunda-feira!  :wow:

Cara, faz tempo que eu não encontrava um livro assim, para falar a verdade eu nunca pensei em procurar um livro que ensina a escrever, você foi o pirmeiro que me abriu os olhos, obrigado. +1 Ouro.

Eventer Iniciante | Roteirista Intermediário

Valeu pela dica! Comprando em 3... 2... 1...

Um bom livro para quem gosta de ficção é o "Segredos da Ficção", de Raimundo Carrero (Editora Agir). Comprei o meu na livraria Cultura, mas ele já está esgotado e sem prévia para novo fornecimento.

Eu escrevo bastante - geralmente poesias, mas gosto de contos e crônicas, embora tenha andado um pouco sem idéias. Esse livro é um bom guia para quem quer começar a escrever um livro, mas não tem ideia de como fazê-lo.

 Muito bom esse livro, já li o primeiro capítulo e gostei muito. Recomendo fortemente!