O TEMA DO FÓRUM ESTÁ EM MANUTENÇÃO. FEEDBACKS AQUI: ACESSAR

Become a Pìxel Artist #2 - Cores

Iniciado por Geraldo de Rívia, 12/05/2015 às 09:28


Outras edições


[box2 class=orange title=Iniciação]
     Na aula passada vimos as ferramentas que seriam úteis enquanto estivéssemos pixelando. Logo, ao longo de futuras aulas, caso tenha alguma dúvida quanto as mesmas é só dar uma repaginada na primeira aula. Ainda nela, a tarefa foi fazer três objetos que possuíam formas distintas, logo, sua iluminação e sombreamento tendem a ser diferentes também. Por exemplo: o sombreamento em uma bola é suave e acompanha a curvatura, já em um cubo é bem definido pelas superfícies dos lados.
     Mas antes de vermos isso, vamos a mais uma dose de teoria.
[/box2]

[box2 class=yellow title=Partes da Pixel Art]
     Assim como um pedreiro não chega no terreno da obra e começa a levantar paredes aqui e acolá, você não vai começar por qualquer etapa da pixel arte. Antes de levantar as paredes, o pedreiro também procura plainar o terreno, fazer bases, colunas para então fazer as paredes. Assim também é a pixel art; é bom ter toda uma organização a fim de facilitar o desenho, mas claro que isso é mais no começo, pois quando estiverem mais à vontade podem (e devem) pixelar como se sentirem mais confortáveis. Então, bora!

Pixel Art baseada na arte Sketch_Dailies: King Arthur de giorgiobaroni.


     A pixel art acima está com várias partes diferentes e cada uma dessas partes representa uma etapa que geralmente encaramos para fazer uma pixel art: o Rascunho; a Lineart (ou delineamento); a Coloração; e o Sombreamento e Iluminação.

     • Rascunho: nessa parte você vai rabiscar mesmo, é literalmente um rascunho. Como podem ver na arte de exemplo, a parte da cabeça do cavalo possui umas linhas em azul escuro, e são elas que fazem o rascunho. Você vai fazer um desenho do que quer pixelar, assim como quem desenha artes faz rascunhos, os famosos sketches. Esse rascunho sairá bem feio, linhas grossas e descontínuas, pontas sobrando para todos os lados, mas é muito importante pois, quando for fazer a lineart, você vai saber onde ficará tal parte da arte, por exemplo, algum objeto ou algum membro do personagem que estive pixelando.
     Eu utilizo a cor azul, pois faço a lineart depois em vermelho, que fica um contraste muito alto, dando para ver claramente o que é rascunho e o que é a lineart já bonitinha. E vale lembrar que em artes pequenas não faz muito sentido fazer rascunhos, pois mesmo com zoom você vê ela por completo na tela, não correndo o risco de ficar perdido como pode vir a acontecer em artes maiores.

     • Lineart: terminado o rascunho você vai começar a consertar as linhas. É legal dividir essa etapa em duas partes: na primeira, utilizando a cor vermelha, faça a lineart dos objetos/personagens/elementos sem se preocupar com detalhes, tente só delimitar a área em que o objeto ocupa; na segunda etapa, utilizando preto, cubra o vermelho pois ele já é a lineart final e adicione os detalhes, como bolsos de roupas, emendas de pontes, folhas de árvores, etc. Como após essa etapa já vai vir a coloração, é legal dar uma caprichada maior pra não ter que arrumar nada enquanto colore, entretanto não há problema nenhum em consertar posteriormente alguma parte que não ficou legal.

     • Coloração: aqui você vai escolher as cores primárias de cada parte da sua arte. Como veem no exemplo, a parte de trás do cavalo e para baixo da cintura do personagem estão coloridas somente com uma cor sólida, sem sombreamento nem iluminação. Essa etapa é importante para ver se tal cor ficará legal, se combina e para termos as cores bases para criar as paletas que usaremos na etapa seguinte.
     Vale lembrar que nem sempre as cores vão estar divididas por uma linha preta. Se repararem bem, entre a calça e a bota do personagem não existe lineart, porém, esses elementos estão de cores diferentes. Então cabe a você definir se vale a pena ou não colocar uma linha nesses detalhes ou se a sombreamento dá conta de deixar nítida essa divisão.

     • Sombreamento e Iluminação: nessa parte que a pixel arte ganha vida. Para começar esta etapa, antes de tudo, você terá que criar a peleta pois nela terá as cores que vai usar para fazer o sombreamento e a iluminação (mais abaixo veremos como fazer isso). A arte exemplo apresenta somente quatro tons em cada cor, ou seja, temos um marrom-alaranjado, por exemplo, que é a blusa do personagem. Para sombrear os locais onde estão com essa cor, teremos mais três (no caso, duas mais escuras e uma mais clara para iluminação), que é uma quantidade pequena de tons, entretanto é a quantidade que os gráficos do RPG Maker geralmente usam. Mas uma paleta legal tem, no mínimo, seis cores.
     Aqui também será a etapa onde, aplicando o sombreamento, vai ficar evidente a textura do objeto da pixel art, seja ela tecido, pedra, metal, madeira, ou qualquer outra. É uma parte bem minuciosa, e que vai levar bastante tempo de prática e persistência para conseguir chegar a um ponto bom, principalmente no caso das texturas. Mas não se afobem, seguindo uma estrada vai se chegar ao fim dela, não tem outro resultado.
[/box2]

[box2 class=orange title=Paletas]
     O que seria uma paleta? A paleta de cores de uma pixel art é composta pelas cores que você utilizou nessa pixel art. Geralmente é composta por "tiras" feitas de vários quadradinhos com tonalidades diferentes de uma cor e serve para que, ao precisar de uma cor, você tenha ela em uma escala, sendo muito mais fácil de usar ela novamente. Imagine se tivesse que procurar uma cor novamente toda vez que precisasse dela.
     A paleta abaixo foi a utilizada na arte de exemplo, do início do tópico.



     É uma paleta, com quatro cores, cada uma com quatro tonalidades. Como é perceptível, as cores mais claras estão mais embaixo, enquanto as escuras, mais acima. É comum vermos paletas com 6 tonalidades, porém, comecemos com 4 para facilitar. Dessas 4: a mais clara será a tonalidade de iluminação; a seguinte, a base; e as duas últimas, de sombreamento.
     Criar uma paleta para que possa utilizar nem sempre é uma tarefa fácil. Você começará pela cor base, ou seja, para pintar um pedaço de tecido, qual cor você quer naquele tecido? Azul, amarelo, verde? Mas tenha em mente que virão duas cores mais escuras e uma mais clara, então nada muito preto tanto quanto nada extremamente branco. Após escolher a cor base, você vai decidir se deseja fazer o sombreamento primeiro ou a iluminação. Particularmente, faço o sombreamento antes, com todos os tons mais escuros que a cor base, e aí sim, faço a iluminação por último, claro que, fazendo ajustes onde achar necessário.
     Mas se, enquanto colore, achar que uma cor está ruim? Para isso temos um ferramenta muito bacana no Photoshop (programa que estamos utilizando por padrão) chamada Varinha mágica. Selecione-a e clique sobre a cor que deseja substituir, é importante lembrar que desmarcando a opção Contiguous na barra superior, você selecionará todos os pixels naquela cor, caso contrário, só selecionará os que estão junto ao que você clicou. Ah, e não se esqueça de desmarcar a opção Anti-alias. Em seguida, com todos os pixels da cor que deseja trocar selecionados, é só escolher a nova cor, e com a ferramenta Balde de Tinta recolorir. Vale lembrar que esta "técnica" é extremamente útil quando se precisa recolorir um sprite/char.
     Outro ponto, ainda sobre as paletas, é que cada cor em uma paleta equivale à um material diferente. Por exemplo, na pixel arte que utilizamos neste tópico, as três primeiras cores são para as roupas e a quarta para o escudo.

     Aos que quiserem se aprofundar mais em paletas, afinal é de suma importância, este tutorial ajuda bastante na hora de confeccionar uma: Paleta De Cores #1 - Básico
[/box2]

[box2 class=yellow title=Dever de Casa]



     Estátuas são um excelente objeto para pixelar e treinar o uso das cores, pois são feitas (geralmente) em somente um material, pedra. Então o dever de casa é transformar o char abaixo em uma estátua. Primeiro vocês vão criar uma paleta, com no mínimo 4 cores representando o material em questão, no caso, pedra. Em seguida irão substituir as cores, pode ser como explicado acima (para quem utilizar o Photoshop ou outro programa que tiver as mesmas funções necessárias). E por fim irão fazer uma base para a estátua, da forma como preferirem (redonda, circular, com desenhos, alta, baixa, etc.).
     Postem os trabalhos e a paleta que utilizou, nos comentários abaixo e comentem o trabalho anterior, se puderem. Dúvidas ou dificuldades quanto ao desenvolvimento desta atividade também podem ser solucionadas aqui.

[/box2]

[box class=errorbox]Become a Pixel Artist é uma série de tutoriais não periódicos que fiz com o objetivo de tentar ajudar a quem quer aprender a pixelar. Não se tem um única forma certa de aprender, cada um aprenda da forma que mais lhe agrada, portanto vou tentar passar o conhecimento da forma como sei e uso, e claro, nem tudo é certo. Aos que já sabem mas que quiserem acompanhar e participar, são bem-vindos também, afinal também tenho a aprender e toda ajuda é bem-vinda![/box]

12/05/2015 às 19:43 #1 Última edição: 12/05/2015 às 19:52 por miguel8884
Eu não me segurei e tive que fazer o meu  :lol:.

Homework:

Boa aula @King, gostei bastante, continue com as mesmas.

[button]homework:
[/button]

Gostei muito desta aula, estão realmente muito boas.
Ficarei esperando as próximas
:ok:
:linha3:
01110111 01101001 01100011 01100011 01100001
:linha3:

01/06/2015 às 23:42 #3 Última edição: 01/06/2015 às 23:44 por Vash
 Aproveitando o editor de imagens aberto, não resisti. :3

Homework:
"4° Troféu A. - Mármore Verde"
[button class=black][/button]

Gostei da aula, vai ajudar bastante em cada etapa de uma pixel art. E que atividade difícil, 4 cores. rsrs e tentei dar uma textura no rosto...

2010 ~ 2016 / 2024

Foi isso que saiu... Acho q até ta bom para primeira vez  :XD:


Putz, o meu fico estranho kkk estatua de pedra com partes de madeira. kkkkkkk  :XD:
''Seu corpo pode te deixar atraente,
seu sorriso pode te deixar linda,
mas sua personalidade pode te deixar irresistível''.