O TEMA DO FÓRUM ESTÁ EM MANUTENÇÃO. FEEDBACKS AQUI: ACESSAR

O Projeto

Iniciado por Dehler, 31/05/2016 às 19:11

31/05/2016 às 19:11 Última edição: 31/05/2016 às 21:58 por Skyloftian
Spoiler
Um pouco de mim e da origem do projeto
Há alguns meses atrás, eu voltei depois de bastante tempo á jogar RPGs.
Persona 4  e Undertale me ocuparam meses, e vi como me diverti com eles, e tive uma vontade
imensa de fazer um jogo desses. Eu não sabia (E ainda não sei, de fato) escrever uma unica
linha de código, eu descobri o RPG Maker e estava feliz da vida, etc.
Eu sou um decente roteirista e também um gamer, então a ideia de botar as ideias que eu ficava sonhando no chuveiro para historias de videogame era ótima. Mas agora vamos a parte que interessa:
Eu realmente gostei de como o Persona 4 e com uma extensão menor o Undertale explorou os
personagens. Eu também gostei muito de um mundo formado por mentes humanas que é o mundo da TV no Persona 4, e eu acabei querendo incorporar essa mesma coisa no meu RPG, mas com tudo possivel para não ser um fan game.O resto é pensamentos randômicos, criando minhas próprias ideias e me inspirando com jogos e o mundo ao meu redor, e assim foi criado na minha mente o meu projeto ainda sem nome.
[close]

Spoiler
Objetivos e Limitações
O que eu realmente sempre quis fazer era uma história, por mais absurda que seja, que os personagens sejam realistas. Isso é um dos pontos principais do meu projeto, e é um ponto que vou me esforçar muito, e vou ter vários amigos para dar ideias, porque apesar de botar no papel a história de uma maneira boa, eu não sou exatamente uma ótima fonte de criatividade.

Eu sou muito preguiçoso apenas um, então o meu jogo vai ser curto. Isso é uma limitação meio chata, porque eu estou ambicioso para a qualidade desse jogo, e quero fazer ele  interessante e bom, então isso significa que eu vou ter poucos personagens no game, justamente por causa da minha vontade de explorar o máximo possível dos personagens, e também porque eu quero fazer várias rotas (ao estilo Undertale) com vários finais.

Uma coisa que eu definitivamente vou trazer no game é a possibilidade de escolher o gênero do personagem principal, e a capacidade de escolher o que ele fala com escolhas de diálogo em vez  de eu determinar o que ele/ela fala porque eu já estou meio cansado de ver RPGs indies com sempre o mesmo protagonista: Brincalhão, 17 anos, leal, protege os amigos...

Os aliados jogáveis do protagonista e os NPCs vão reagir ao que você for falar, podendo mudar ligeiramente a história e também que rota o jogador vai alcançar.
[close]

Spoiler
A Trama

A trama ainda não foi completada e pode ser modificada com o tempo. Até ter certeza qual  vai ser a trama eu vou usar para o jogo, eu vou postar ela aqui completa.

A ideia que eu tive para a trama é a presença de um outro mundo em que habita criaturas, que caçam humanos e impedem o desenvolvimento de tecnologia deles. A história se passa no ano de 2000, com pequenos povoados espalhados pelo mundo e as maiores cidades no topo de montanhas. A tecnologia é bastante atrasada e a maioria das cidades ainda são medievais.

A magia é a capacidade de manipular elementos com o poder da alma, e essa ainda é a maneira mais fácil e segura de eliminar as criaturas, e os protagonistas são um dos poquissimos humanos capazes de utilizar magia.

Sei que a história tá um pouco fraca, mas eu vou provavlemnete mudar ela muito com o tempo.

[close]

Spoiler
Os personagens

Os 4 principais:

Protagonista
Gênero: Determinante
Idade: 15-20
Descrição: --|--

Gabriel
Gênero: Masculino
Idade: 18
Descrição: Calmo mas com tendencias autoritárias e violentas, com pouca noção de seu poder. É respeitado por outros membros do grupo, apesar de seu comportamento passivo-agressivo, não obedecendo nenhum pedido, e participando do grupo apenas por diversão, mas no fim de tudo, é um bom amigo e provavelmente nunca iria pensar em esfaquea-los por trás. Usa foices.

Dieter
Gênero: Masculino
Idade: 17
Descrição: Um excelente mago de uma escola profissional. Irritadiço, desconfiante, pessimista, pragmático e  também outro passivo-agressivo, é o "cérebro" do grupo, sendo o mais inteligente, mas também o mais dificil de lidar.  Usa armas de fogo e provoca diversas vezes Jax, por causa de sua devoção á "arma antiquada e não prática" que é a espada. Apesar disso, é extremamente inseguro e tem uma péssima auto-estima.

Harper
Gênero: Masculino
Idade: 18
Descrição: Um guerreiro especializado em artes marciais. Apesar de não ser o mais forte, Harper é facilmente o mais otimista e com maior auto-estima, e também amigo e confiante, com firmes morais e facilidade de ter amizades. É o menos irritadiço do grupo, e admira o/a protagonista por seu poder. Harper é o unico que não possui irmãos.

Bom, depois eu faço mais...

[close]







Achei legal, mas em primeiro lugar, como é o nome?
Continuando. Achei a história legal, uma trama interessante, parece meio Taimadou Gakuen...
Gostei da sua escrita, um belo roteirista, desejo um bom desenrolar a sua história.
Quanto mais melhor, por enquanto é difícil apresentar muitas críticas, tá bem superficial, mas com o tempo, quero ver essa belezinha tomar forma.
-PS: Acho melhor postar sem os spoilers, fica mais bonitinho...
-Abraços do Manec, tchauzin*

Saudações!

Gostei muito da apresentação do projeto! Está de parabéns!

Citação de: Dehler online 31/05/2016 às 19:11
Eu não sabia (E ainda não sei, de fato) escrever uma unica
linha de código, eu descobri o RPG Maker e estava feliz da vida, etc.
Eu sou um decente roteirista e também um gamer, então a ideia de botar as ideias que eu ficava sonhando no chuveiro para historias de videogame era ótima.

Tenho certeza de que encontrará muito material de apoio por aqui para aprender cada vez mais sobre o Maker. Além disso, o fórum dispõe de vários locais para as mais variadas modalidade de dúvidas.

Eu acredito que a grande maioria tem uma origem semelhante sobre a vontade de desenvolver jogos. Tivemos experiências fantásticas com eles e isso criou o desejo de fazer nossas próprias histórias. E, ninguém nasceu sabendo como programar ou desenvolver jogos. Sem dúvida programas como o Maker facilitam muito o trabalho. Não se acanhe e se tiver alguma dúvida que não encontrar já respondida, só usar o tópico adequado que tenho certeza de que terá retorno.

Citação de: Dehler online 31/05/2016 às 19:11
Objetivos e Limitações
O que eu realmente sempre quis fazer era uma história, por mais absurda que seja, que os personagens sejam realistas. Isso é um dos pontos principais do meu projeto, e é um ponto que vou me esforçar muito, e vou ter vários amigos para dar ideias, porque apesar de botar no papel a história de uma maneira boa, eu não sou exatamente uma ótima fonte de criatividade.

Tenho certeza de que receberá por aqui muitas ideias e sugestões e, espero poder ser de algum auxílio com meus palpites.

Citação de: Dehler online 31/05/2016 às 19:11
Eu sou muito preguiçoso apenas um, então o meu jogo vai ser curto.

Por este comentário eu digo que está começando por um ótimo caminho! Eu acredito que muitas pessoas, quando descobrem ferramentas que podem facilitar o desenvolvimento de um jogo, trazendo-o mais próximo de uma realidade possível, pensam em criar verdadeiros épicos, jogos incríveis em suas histórias, mecânicas, jogabilidade, etc. E, sem dúvida que esse desejo não deve ser apagado. Mas, uma coisa que eu aprendi na minha jornada Maker são as vantagens de pensar inicialmente em um projeto "menor". Digo isso porque, ao fazer um jogo "mais curto", você passará mais rapidamente por todos os estágios de desenvolvimento (idéia, projeto e jogo pronto) e aprenderá muitas coisas em cada uma dessas fases.

E essas informações você levará para seus outros projetos, que serão cada vez maiores e mais complexos.

Se começar de cara com uma idéia muito complexa, você passará muito tempo não desenvolvendo seu jogo de fato mas sim aprendendo sobre as mecânicas que deseja implementar e corre o risco do pique inicial ir se perdendo.

Confesso que minha primeira (e única - até agora) ideia que apresentei aqui é de um jogo extremamente grande e complexo. Alguns aspectos dele eu vejo também no seu. E, pretendo fazer um projeto menor. Assim, terei um feedback muito bom para levar ao projeto maior, sem ter que refazê-lo totalmente.

Um exemplo: quero fazer um jogo gigantesco, com dezenas de quests e dungeons. Antes disso, faça um jogo mais "curto", com apenas uma das quests e uma das dungeons. As pessoas ao testarem darão dicas valiosas. Por exemplo, se sua dungeon for considerada mal mapeada, você pude mudar o estilo para as outras do outro jogo. Melhor do que fazer 200 dungeons, a pessoa jogar e dizer: "parei na primeira, porque não estava bom", e ter que refazer todo o projeto do zero.

Citação de: Dehler online 31/05/2016 às 19:11
Isso é uma limitação meio chata, porque eu estou ambicioso para a qualidade desse jogo, e quero fazer ele  interessante e bom, então isso significa que eu vou ter poucos personagens no game, justamente por causa da minha vontade de explorar o máximo possível dos personagens, e também porque eu quero fazer várias rotas (ao estilo Undertale) com vários finais.

Outro ponto que você transmitiu muito bem. Um jogo mais curto não significa necessariamente um jogo mal feito ou simples. Muito pelo contrário, ele pode ser bem complexo. O fato de ter vários finais sempre aumenta e muito o valor e a vida útil do jogo, pois as pessoas jogarão várias vezes para conhecer vários desses finais.

Citação de: Dehler online 31/05/2016 às 19:11
Uma coisa que eu definitivamente vou trazer no game é a possibilidade de escolher o gênero do personagem principal, e a capacidade de escolher o que ele fala com escolhas de diálogo em vez  de eu determinar o que ele/ela fala porque eu já estou meio cansado de ver RPGs indies com sempre o mesmo protagonista: Brincalhão, 17 anos, leal, protege os amigos...

Os aliados jogáveis do protagonista e os NPCs vão reagir ao que você for falar, podendo mudar ligeiramente a história e também que rota o jogador vai alcançar.

Esses dois elementos são pontos que também desejo implementar em meu projeto. São mecânicas trabalhosas mas que dão um toque interessante ao jogo. Considerando os jogos que citou (infelizmente ainda não os joguei mas conheço pela reputação), tenho certeza de que tem muita coisa interessante em mente!

Citação de: Dehler online 31/05/2016 às 19:11
A Trama

A trama ainda não foi completada e pode ser modificada com o tempo. Até ter certeza qual  vai ser a trama eu vou usar para o jogo, eu vou postar ela aqui completa.

A ideia que eu tive para a trama é a presença de um outro mundo em que habita criaturas, que caçam humanos e impedem o desenvolvimento de tecnologia deles. A história se passa no ano de 2000, com pequenos povoados espalhados pelo mundo e as maiores cidades no topo de montanhas. A tecnologia é bastante atrasada e a maioria das cidades ainda são medievais.

A magia é a capacidade de manipular elementos com o poder da alma, e essa ainda é a maneira mais fácil e segura de eliminar as criaturas, e os protagonistas são um dos poquissimos humanos capazes de utilizar magia.

Sei que a história tá um pouco fraca, mas eu vou provavlemnete mudar ela muito com o tempo.

A história está bem interessante sim...tem potencial para ser um jogo incrível e, vale lembrar, que ainda está na fase inicial...então está super bem!

Citação de: Dehler online 31/05/2016 às 19:11
Os personagens

Os 4 principais:

Os personagens são bem interessantes, bem definidos. Eu senti um pouco a falta de personagens de suporte, como curandeiros, por exemplo.

Espero poder ter sido de auxílio com meus comentários, e espero saber em breve mais novidades sobre o desenvolvimento de sua ideia! Está de parabéns e não deve perder o pique!

Desejo muita sorte e sucesso no desenvolvimento!

Até mais!
Canal YouTube: https://www.youtube.com/channel/UCYZbBHdVs1zKPJi-epNZB-w

Visitem também minha idéia de jogo (A Jornada): http://centrorpg.com/index.php?topic=14189.0

E...gostaria de ter um review do seu jogo/projeto? Veja como em: http://centrorpg.com/index.php?topic=14491.0

26/07/2016 às 16:17 #3 Última edição: 26/07/2016 às 16:21 por knil
Gostei, apesar de ter me confundido um pouco. Este novo mundo é aqui no nosso mundo? Ou seria um outro mundo no espaço?
A história parece ser promissora. Qual seria os objetivos dos aliens em fazer isso? Por que o avanço tecnológico dos seres humanos é perigoso? Como os poucos humanos que conseguem usar magia são tratados em sua tribo? São os primeiros questionamentos que eu penso.
"Nunca diga "adeus", porque dizer "adeus" significa ir embora e ir embora significa esquecer."

Sou consultor de roteiros. Quer que eu avalie sua história? Deixe uma mensagem. Mas vou logo avisando... Eu pego pesado, porém, se passar por mim, parabéns!