O TEMA DO FÓRUM ESTÁ EM MANUTENÇÃO. FEEDBACKS AQUI: ACESSAR

Série Angelis Elementaria: Continuo ou não?

Iniciado por Phantasmagoric, 17/07/2016 às 13:59

17/07/2016 às 13:59 Última edição: 17/07/2016 às 15:04 por Phantasmagoric
 Sou eu de novo e-e Eu sei que vai parecer que não me foco nos meus projetos atuais e sempre penso em coisas além, e talvez seja por isso que demoro muito pra terminar minhas coisas, mas agora é algo que vem me incomodando.
Desde pequeno, eu sonho em fazer um jogo, e também desde pequeno gosto de desenhar e criar histórias. Há um ou dois anos atrás criei um enredo pra uma série inteira de jogos que eu considero bem complicado, mas que eu tentei ao máximo deixar organizado, baseado nas minhas histórias antigas.
Direto ao ponto, eu já tentei pôr esse projeto em prática, mas nunca saio das fases iniciais. Eu já cheguei a bolar história, procurar scripts e até fazer artes, mas o jogo em si parece que não sai do papel. Gostaria da opinião do pessoal do fórum, se eu deveria trabalhar pra valer nessa história assim que for possível. Ah, e caso eu tenha colocado esse tópico na área errada, por favor me avisem  :facepalm:


Ficha:
Nome: Angelis Elementaria
Gênero: Aventura, ação, fantasia, mitologia (várias mitologias misturadas, na verdade)
Engine: RPG Maker VX Ace
Idioma:Inglês, atualmente. Possível que eu mude para Português, mas improvável.

Enredo:
Spoiler
Quando o universo surgiu, de uma singularidade chamada Cosmos que se dividiu em luz e trevas, surgiu o Olympus, a habitação dos deuses, os seres a quem foi incumbida toda a criação. Depois de uma grande guerra contra Satan e os demônios, a Primeira Guerra Celestial, um dos anjos mais fortes, Lusef, traiu o deus do destino, Moros, o mais poderoso dos deuses, sob influência de Satan, e ele e seus seguidores foram aprisionados na dimensão de Shadeol.
Uma serafim, Hikari, que ficou no lugar de Lusef, depois de mais uma guerra, foi responsável por proteger o selo que prendia Lusef na Terra, e também proteger esse planeta que se desenvolvia. Ela criou os Elenium, anjos para dominar os elementos da natureza.
  Mais conflitos ocorreram, e durante o tempo de paz proporcionado pelo conselho de magos Ordinem Magus, os Elenium se aproximaram dos humanos e acabaram dando origem a crianças meio-anjo e meio-humano, os Neo Elenium.
  A história então se foca nos Neo Elenium, que ao completar 15 anos descobrem sua verdadeira origem, e se vêem obrigados a ajudar a organização Nemesis a impedir o mestre das trevas Lusef, agora chamado de Syxen, a se reerguer novamente.
[close]

Personagens:
Eu cheguei a fazer desenhos para alguns dos personagens principais, que provavelmente serão todos jogáveis, e também alguns dos secundários. Quanto a quantidade de personagens jogáveis ainda não cheguei a um consenso, também.
Spoiler
Nate Prismon: O protagonista, Neo Elenium do gelo. Um garoto inteligente, mas tímido, que se solta até demais quando se sente confortável. É protetor mas raramente demonstra misericórdia a seus inimigos.
Izzy Aiko:Neo Elenium do raio. Uma garota de personalidade forte e duramente sincera, é uma boa dona de casa mas prefere se divertir como uma adolescente.
Hayato Tatsumaki:Um garoto despreocupado e aventureiro, o Neo Elenium do vento. Fica sério quando seus amigos, sua comida ou ele mesmo estão em perigo.
Matt Ryuuzaki:Ironicamente frio para um Neo Elenium do fogo. É calculista mas brincalhão às vezes, e é geralmente quem fica de olho em Hayato.
Yuudai Gaia:Um jovem garoto com uma grande massa muscular. O Neo Elenium da terra é dedicado a proteger seus amigos e qualquer um que ele considere "justo".
Emiko Blake:Uma pequena, tímida e quieta garota, com um passado bastante traumático. Perdeu todo mundo que ama, e por isso é difícil criar qualquer relação com ela novamente.
Jeff Blake:Irmão gêmeo de Emiko que passou muito tempo afastado dela, após ser adotado por uma rica família da qual fugiu ao descobrir que sua irmã estava viva. É menos frio que ela, mas ainda demonstra indiferença em relação a quase tudo.
May Amamiya:Uma charmosa e habilidosa guerreira samurai em treinamento, da raça dos Bakenekos, com um bracelete estranho que nem ela sabe o que faz. É séria boa parte do tempo e adora roupas da moda.
[close]

Enfim, se você viu até aqui, obrigado pela atenção! Eu até tenho uma música de título própria pra esse jogo feita por um amigo no Newgrounds. Esse projeto significa muito pra mim, mas eu simplesmente não sei o que fazer com ele. Ideias e opiniões sobre se eu devia ou não continuá-lo, sobre a história e sobre a jogabilidade em si serão apreciadas!  :XD:
~Phantasmagoric desliga

Spoiler
[close]
"O desespero, o ódio, as perdas...isso é que faz do mundo lindo!"


Projetos em desenvolvimento:



Apoio:



Achei bem legal as artes. Vai na fé, se você acha que vai dar bom, continua, se não, guarda essas artes e "recicla" em outro projeto. ( Sofro do mesmo problema que você, sauhshauuahshaus, tenho varios projetos em imcompletos, uns até bem avançados e com sistemas complexos *-* )

Cara, eu sou da opinião de que deve-se fazer um projeto com uma história e proposta que você goste, porque assim você terá mais vontade de prosseguir e de chegar até o fim. Mesmo se uma história ou ideia for clichê ou fraca, ela pode ser melhorada e também vai depender muito da maneira como ela for contada e trabalhada. Então, se esse projeto significa tanto assim para você siga em frente com ele sim, talvez apenas falte um pouco de confiança em si mesmo ou de coragem. Eu me identifiquei quando você falou que parece que seu projeto não sai do papel. Pode ser apenas o medo de dar errado, não ficar bom ou de se decepcionar. Mas temos que pelo menos tentar, não é mesmo?

Sua história está legal sim, gosto muito da questão dos elementos, e me deu a impressão de que o que você nos mostrou é apenas um super resumo, que na verdade você já escreveu bastante sobre esse seu universo. Agora a partir disso crie uma boa trama, com várias surpresas, atitudes inesperadas dos personagens e você terá um bom roteiro. Gostei das ilustrações e dos personagens também. Só pensar agora as transformações que sofrerão durante o jogo.

Enfim, espero ter te ajudado e não desista não. Você já tem uma boa base, agora é só seguir em frente. Boa sorte!
     

Gostei bastante da ideia, a história misturando deuses e criação do mundo, percebe-se por Great Waves shaushaushaushauhsa. Mas um problema seu que vejo, cara, é o fato que você cria muitas ideias. Pode até criar muitas, mas criar diversas ideias assim é meio problemático. Por exemplo, vejo muitas histórias tuas que se interligariam facinho com um pouco de adaptação. Eu recomendo que se foque num só trabalho, e guarde suas ideias em algum lugar, quando terminar um, faz outro, e assim adiante, entendeu?
-Abraços do Manec, até*

Obrigado a todos que comentaram até agora. Estou vendo que estou ganhando um pouquinho mais de atenção no fórum, as respostas chegam mais rápido ;u;
Enfim, obrigado pelas dicas e fico feliz que tenham demonstrado interesse. Como o Manec disse, às vezes eu penso em interligar minhas histórias, facilitaria um pouco as coisas visto que minhas ideia geralmente tendem a seguir um mesmo padrão, e tenho uns probleminhas pra diversificar mais. Mas mesmo assim, eu vou me focar em Babylon por enquanto, e depois vou tentar dar meu melhor pra essa série (Já estou perdendo o costume com o VX Ace, então pode demorar um pouco mais).
  E sim, Ahiane, o que eu postei foi só um resumo e-e Na verdade eu já escrevi muuuita coisa só pra backstory, explicar a origem das espécies e como as coisas chegaram no ponto que estão quando começa a trama. Mas se eu fosse postar seria algo quilométrico :v
  E obrigado pelo apoio também, Yangfly! :D Espero que consiga terminar seus projetos também um dia. E aliás, sempre quis saber qual o anime da sua foto de perfil :P
~Phantasmagoric desliga
Spoiler
[close]
"O desespero, o ódio, as perdas...isso é que faz do mundo lindo!"


Projetos em desenvolvimento:



Apoio:



Saudações!

Citação de: Phantasmagoric online 17/07/2016 às 13:59
Sou eu de novo e-e Eu sei que vai parecer que não me foco nos meus projetos atuais e sempre penso em coisas além, e talvez seja por isso que demoro muito pra terminar minhas coisas, mas agora é algo que vem me incomodando.

Eu acredito que sensações assim ocorrem com vários de nós que estamos nos primeiros passos de uma jornada pelo RPG Maker ou qualquer outro software para desenvolvimento de jogos. Temos o desejo de fazer os mais incríveis jogos, dos mais diversos tipos e isso pode acabar nos distraindo.

Não apenas isso, mas principalmente a combinação disso com todas as outras coisas do dia a dia (trabalho, estudos, ficar com os amigos, estar com o / a cara-metade, jogar, etc).

Não acho errado ter mais de de uma ideia de jogo ao mesmo tempo. O cuidado que deve ter é saber que se dividir o tempo que tem para desenvolvimento (que pode não ser muito na maioria das vezes) com mais de um projeto, corre-se o risco de levar muito tempo para ver progressos significativos em quaisquer um deles e o pique inicial diminuir...

Por outro lado, é melhor que as ideias estejam organizadas em futuros outros projetos do que simplesmente querer colocar tudo em apenas um único projeto, torná-lo incrivelmente grande e complexo e não conseguir desenvolvê-lo.

Acredito que o caminho que você escolheu é um bom caminho...

Citação de: Phantasmagoric online 17/07/2016 às 13:59
  Desde pequeno, eu sonho em fazer um jogo, e também desde pequeno gosto de desenhar e criar histórias. Há um ou dois anos atrás criei um enredo pra uma série inteira de jogos que eu considero bem complicado, mas que eu tentei ao máximo deixar organizado, baseado nas minhas histórias antigas.

Aqui você já coloca um ponto que considerei muito importante e que não me fez em nenhum momento pensar que você não está focado. Afinal, seu desejo não é apenas fazer um jogo, mas sim uma série de jogos. E, em situações assim, você pode fazer muita coisa bem interessante, como "easter eggs", aparições especiais de algum personagem, referências, cross-overs e por aí vai. Sem contar que todos os jogos podem estar interligados de alguma forma. Por exemplo, se passarem em um mesmo mundo, com anos (ou séculos) separando um jogo do outro.

Citação de: Phantasmagoric online 17/07/2016 às 13:59
Direto ao ponto, eu já tentei pôr esse projeto em prática, mas nunca saio das fases iniciais. Eu já cheguei a bolar história, procurar scripts e até fazer artes, mas o jogo em si parece que não sai do papel. Gostaria da opinião do pessoal do fórum, se eu deveria trabalhar pra valer nessa história assim que for possível. Ah, e caso eu tenha colocado esse tópico na área errada, por favor me avisem  :facepalm:

Eu acredito que você deve sim trabalhar com empenho nessa história sim. O que posso dar como sugestão é manter o foco de desenvolvimento em apenas um projeto por vez. Seria uma forma de não confundir mecânicas, eventos, etc. Além disso, chegaria mais rapidamente ao ponto de ter um jogo pronto.

O segundo ponto seria o tamanho do projeto. Nada impede de ter um projeto extremamente complexo, com muitos personagens, locais, horas e mais horas de jogo. Mas desenvolver algo assim leva muito tempo, o que tem seus riscos, como falei acima.

Ao fazer um jogo mais curto, você consegue rapidamente passar por todas as etapas do desenvolvimento (ideia, projeto e jogo final) e ter a sensação de ter um jogo completo, o que seria o combustível para buscar fazer mais jogos.

Além disso, todos os acertos e erros que tivesse nesse projeto mais curto, seriam aprendizados que você levaria para todos os seus outros projetos.

Desejo muita sorte e sucesso para você no desenvolvimento de todos os seus projetos e que consiga realizar esse sonho que acredito ser um sonho de todos aqui: desenvolver jogos, especialmente o "seu" jogo.

Sobre o jogo:

A história é bem interessante, assim como os personagens. Como @Ahiane falou, fica bem claro na leitura que o que foi apresentado até agora foi uma "prévia", de que há muitos mais elementos e situações já imaginadas, e o fato disso ser compreendido pela leitura é muito bom e aumenta a vontade de conhecer todos esses detalhes e visitar o seu jogo.

Os desenhos dos personagens ficaram muito legais e eles dão um ar todo próprio para o seu jogo, deixando-o único. Ainda mais considerando o fato de que até a música título será assim.

Citação de: Phantasmagoric online 17/07/2016 às 13:59
Esse projeto significa muito pra mim, mas eu simplesmente não sei o que fazer com ele. Ideias e opiniões sobre se eu devia ou não continuá-lo, sobre a história e sobre a jogabilidade em si serão apreciadas!  :XD:
~Phantasmagoric desliga

Sem dúvida você deve desenvolvê-lo. Se o que deseja é fazer esse jogo ser sua obra-prima, talvez seja interessante praticar com projetos menores, com as vantagens que falei acima. Mas, nada impede que o faça em conjunto com outros, utilizando outros projetos como forma de aprender e testar diversos aspectos do desenvolvimento e das mecânicas.

De qualquer modo, há sim muito potencial nesse seu projeto! Não perca o pique não!

Já disse acima mas repito aqui: Desejo muita sorte e sucesso no desenvolvimento desse e dos demais projetos!

Até mais!
Canal YouTube: https://www.youtube.com/channel/UCYZbBHdVs1zKPJi-epNZB-w

Visitem também minha idéia de jogo (A Jornada): http://centrorpg.com/index.php?topic=14189.0

E...gostaria de ter um review do seu jogo/projeto? Veja como em: http://centrorpg.com/index.php?topic=14491.0

 Wow, obrigado por dedicar seu tempo pra escrever um comentário tão grande :v Bem, por enquanto ainda sou jovem, e ainda não tenho muita coisa pra me preocupar (Só a escola e a vida social, mas estou de férias agora e os dois ficam um pouco de lado), então tenho tempo para trabalhar no jogo e pôr minhas outras coisas em dia. Fico feliz que tenha se interessado também, e agradeço pelos conselhos. Vou tentar seguir todos. E obrigado também pelos elogios e pela motivação ^^ Boa sorte com seu projeto também!
Spoiler
[close]
"O desespero, o ódio, as perdas...isso é que faz do mundo lindo!"


Projetos em desenvolvimento:



Apoio: