O TEMA DO FÓRUM ESTÁ EM MANUTENÇÃO. FEEDBACKS AQUI: ACESSAR

Uma ideia talvez manjada

Iniciado por SevenM, 23/07/2016 às 21:47

23/07/2016 às 21:47 Última edição: 23/07/2016 às 21:55 por SevenM
 Buenas,

Não é novidade que ando fuçando no RPG Maker novamente na intenção de re-aprender e criar algo neste. Tenho dois projetos congelados: Um por mudança de engine e o outro por questões de ideias. Em todo caso, são dois projetos que não mexo a anos e por isso gostaria de retornar a eles apenas quando estivesse realmente com o maker na ponta dos dedos novamente. Eis então que me surge uma ideia para algo que pode me ajudar nisso! Algo não muito simples mas definitivamente nada complicado. Contudo admito, a ideia por cima vai parecer completamente manjada e terá pouca credibilidade.

O rascunho da ideia que tive se baseia em algo que muitos marmanjos talvez tenham pensado em algum momento de sua vida: "E se eu tivesse feito de outra forma?"
Será um jogo onde o player controlará um personagem cheio de arrependimentos quanto ao que fez e o que não fez em seu passado, tendo como foco secundário(que até certo ponto será apresentado ao jogador como foco principal) mudar a própria história em busca de um desfecho diferente.

É um rascunho de algo que provavelmente já passou na mente de alguns de vocês e até tenha despertado em algum ponto a vontade de criar algo em cima disso, mas claro que não pretendo me limitar apenas a isso já que com certeza tornaria o jogo entediante... Primeiro vou deixar claro uma coisa, qualquer referência que venham a apontar a jogos como SMT:Persona e variantes simplesmente será coincidência. Digo isso pois por algum motivo você não pode criar algo que envolva os temas 'Escola' e 'RPG' que logo já lhe jogam um 'Você está copiando Persona!' mesmo não sabendo que muito antes desse spin-off ser lançado, houveram dezenas de jogos que lidaram com o mesmo tema. Em todo caso, voltando ao assunto...

Sim, planejo que esse jogo se desenvolva durante um ou dois anos dentro de um colégio uma vez que a maioria dos arrependimentos que planejo colocar neste personagem que irei criar vão se originar ali e irão crescer de maneira que afetem a vida dele por um todo. Novamente falando, não será algo grande e nem muito simples. Darei uma razão que explica o motivo do personagem ter a chance de mudar tudo que houve e também apresentar ao jogador o que o personagem deverá fazer durante esse período para que faça valer essa chance que irá ganhar.

O personagem vai entrar em dungeons mirabolantes e lutar contra monstros?

É aqui onde a minha ideia se divide entre manjada e interessante! O que eu pensei seria dar ao jogador uma habilidade que o personagem normalmente não tinha durante sua vida. No caso, vamos dizer que ele em vida(ops) não prestava atenção em nada e nem ninguém e por tal sempre acabava se dando mal em algo. A habilidade que ele ganharia seria justamente algo que mexe nessa fraqueza dele. Normalmente você ficaria feliz com algo deste tipo mas o 'presente' também trás consigo algumas coisas ruins, uma vez que o personagem passará a conviver e ver coisas que não desejaria nunca observar.

Bem, deixando o bla bla bla de lado o que tenho em mente a esse personagem é uma habilidade que o permita entrar na mente das pessoas e mudar algo ali dentro. Obviamente, haverão motivos que vão levar ele a o fazer e tais motivos estarão ligados diretamente com a razão principal do personagem ter recebido essa chance de mudar a própria história. Não será algo que ele fará por boa vontade uma vez que sempre que interferir a vida dos outros, perderá algo que só ficará sabendo ao final de sua.... 'jornada'.

O personagem volta ao passado e começa a mudar tudo o que houve?

Mais ou menos...xD Existe uma teoria bem famosa quanto a viagem no tempo onde nos é dito que vivemos em uma realidade em meio a varias outras alternativas. O personagem vai sim, de certa forma, voltar ao passado mas isso não vai significar que será exatamente o passado onde ele viveu já que, como deve ter ficado claro neste ponto, a realidade onde ele vivia desapareceu já que o 'eu' do personagem que estava ali presente faleceu. Então o garoto será jogado em uma linha alternativa onde obviamente algumas coisas bizarras vão ocorrer mas, tirando isso, será uma vida bem comum. q

Combates épicos? Dating Sim?

O que pensei em termos de combate não cai bem em toda essa coisa de batalhas incríveis mas sim desafios que o próprio personagem buscará triunfar sobre. Como mencionei o jogador terá a opção de 'invadir' a mente alheia em busca de algo mas, a mente das pessoas é uma caixinha de surpresas, não? E quanto a Dating Sim... A principio realmente vai dar essa ideia xD Como o jogador será obrigado a passar pelo período escolar do personagem, ele deverá planejar bem algumas coisas como estudos, diversão, exercícios... Já que sempre que o mesmo falhar em algum destes pontos o jogo irá te resetar e te voltar ao principio, deixando claro que você falhou em mudar algo em sua história.

Esses status no entanto não serão responsáveis apenas por mudar o intelecto do personagem mas principalmente a imagem que vai passar aos outros - Coisa que vai impactar gravemente no novo desfecho da vida que ele terá. Apesar de tudo eu deixo claro que o foco nunca será romance, já que planejo focar inteiramente na ideia de 'O que ocorreria se pudesse mudar tudo que fiz no passado?' e não um 'Estude e pegue a cocota CDF. Malhe e pegue a cocota ginasta' Fala sério, tem jogo demais por ai pra saciar esse interesse exótico de alguns. XD

O climax/desfecho do jogo

Não dando muito na cara o que farei mas já deixando pontos óbvios a mostra, o climax do jogo vai ter inicio quando quatro condições especiais que deixarei a solta no jogo forem cumpridas e quando isso ocorrer, de acordo com o que o personagem fez durante esse tempo ele vai ou voltar exatamente pro lugar onde estava, com diferenças notáveis graças ao que fez na nova chance que recebeu, ou... Poderá ter dois caminhos que mudam TUDO e fazem ele ficar mais perdido ainda. Em outras palavras... Os verdadeiros finais. O personagem será confrontado com duas realidades duras e cruéis caso entre em uma dessas duas rotas e será obrigado a seguir elas até o fim.

Final feliz ou ruim?

Ambos! Mas acima de tudo tentarei criar uma reflexão que faça o jogador questionar algumas coisas que irão ocorrer na história.

Bem, é um rascunho de ideia apenas e ainda estou pensando se vale a pena seguir adiante com isso. O que acham? Sugestões? Jogariam algo com um plot semelhante a esse ou acham que seria mais um jogo no meio de vários outros? Como falei não será algo simples mas passará longe de um jogo complicado(complexo, cheio de firulas). O tempo de jogo poderá variar de pessoa pra pessoa mas estimo que no máximo três horas de jogo sejam garantidas com o plot e os desafios que irei criar.

Jogo em desenvolvimento. Se interessou? Clique na imagem para mais informações!

Bem, pelo que eu entendi o personagem terá o poder de mexer na mente dos outros e voltar no tempo? se for isso é uma ótima idéia, adoro o tema de viagem no tempo, me faz lembrar dos animes: Stens Gate e Boku Dake Ga Inai Machi, que recomendo assistir para alavancar o tema das linhas do tempo, apoio o projeto!
Veja meu projeto em andamento (24/7/2016):


Apoio:

Citação de: Ikki online 23/07/2016 às 22:16
Bem, pelo que eu entendi o personagem terá o poder de mexer na mente dos outros e voltar no tempo? se for isso é uma ótima idéia, adoro o tema de viagem no tempo, me faz lembrar dos animes: Stens Gate e Boku Dake Ga Inai Machi, que recomendo assistir para alavancar o tema das linhas do tempo, apoio o projeto!

Mais ou menos... Haha.

A ideia não é permitir que ele volte no tempo quando bem quiser já que isso será uma chance única dada a ele, entende? O que ele poderá fazer é alterar a mente dos outros com certas restrições mas sempre perderá algo dependendo do que mexer ali. A parte de voltar no tempo ocorre unicamente no prólogo do jogo e quando ele falha em mudar a própria história(game over).

Obrigado pelo comentário! Darei uma olhada nestes dois animes que você citou, talvez me sirvam para enriquecer ainda mais a ideia.

Jogo em desenvolvimento. Se interessou? Clique na imagem para mais informações!

24/07/2016 às 15:09 #3 Última edição: 24/07/2016 às 15:13 por Uhtred
Cara a ideia é bem legal, não achei assim tão manjada quanto disse, já que eu nunca joguei nada no estilo.

A parte do simulador (não um dating sim, já que não vai visar conquista de garotas, e sim simular uma vida) é legal apesar de meio monótona, talvez não fosse necessário incluir isso, já que creio que terá bastante trabalho só nas mudanças de história.

Entrando nesse ponto acima, acho que isso é o crucial no seu desenvolvimento. Cara, fazer um jogo no maker já é bem difícil e leva muito tempo, no seu caso você teria que fazer não só um, mas uns 5 jogos. Explico: cada "mudança no passado" corresponde a uma consequências diferente, no caso seriam cutscenes diferentes que provavelmente levariam a mais cutscenes diferentes e um desfecho diferente. A quantia de variáveis que você vai ter que incluir nesse projeto são enormes, e acredite em mim (que já fiz coisa parecida com o Inkey) isso vai te deixar maluco, a ponto de se perder e não saber mais onde se encontra e ter que realmente jogar o seu próprio jogo pra entender o que precisa fazer pra continuar.

A ideia de 3 horas de gameplay, nesses moldes, certamente vão te levar a muitas horas de desenvolvimento do projeto, não é porque serão poucas horas de jogo que você consequentemente terá poucas horas de desenvolvimento, esse estilo vai lhe custar tantas horas de programação quanto qualquer outro projeto comum de RPG.

Mas se estiver disposto a ultrapassar esses obstáculos, sem dúvida seria um jogo legal de se jogar, isso para pessoas pacientes...quem não tem muita paciência dificilmente jogaria mais de uma vez para mudar a trajetória e encontrar um final diferente da primeira vez que jogou. Por isso que quando se fala em finais diferentes e simulador (ou dating sim) se coloca na mesma equação a conquista de diferentes garotas e cenas (picantes ou não) diferentes para cada final...isso motiva o jogador a recomeçar e jogar novamente, pois ele tem um objetivo já conhecido diferente que ele sabe que pode alcançar. Já no seu caso, como ele está a cegas quanto ao que poderia acontecer caso tivesse tomado outro caminho, não se sabe qual motivação e se essa motivação seria suficiente pra ele jogar novamente.

Essa é minha opinião, seria um projeto que agradaria muito alguns e para outros nem tanto, mas o trabalho em cima dele seria bem grande e aí vai de você saber escolher, vale a pena fazer algo tão trabalhoso para agradar alguns, ou tentar fazer um projeto com o mesmo sacrifício que agradaria talvez a todos? Essa é a questão.

A mim agradaria sem duvidas, então eu apoio essa sua ideia, abraços.

 Eu primeiramente agradeço muito ao comentário e analise da ideia, realmente me ajudou a esclarecer algumas dúvidas que tinha em mente quanto ao tema que escolhi. Gostaria de quotar uma mensagem que mandei em outra comunidade que fala mais sobre essa ideia, inclusive sanando dúvidas e tapando alguns buracos:

Citar
... eu estabeleci uma regra bem clara onde impede que o final seja exatamente o inicio do jogo já que as únicas formas do personagem voltar no tempo seria caso ele repetisse a própria história. Se eu for colocar um fator que muitos jogos que lidam com o tempo usam(personagem de outra linha do tempo interferindo nas suas ações) para forçar o final do jogo ser o começo, criaria um 'loop infinito', o que não é bem minha intenção.

Existem alguns pontos chaves que quero trabalhar nessa história sendo um deles a pergunta 'O que aconteceu?' já que o personagem não saberá a causa da morte dele. Neste ponto já estabeleço que haverá o mistério que ronda a morte do sujeito. Como eu liguei a vida escolar dele com os arrependimentos e, assim como mencionei, grande parte de tudo que vai ocorrer na vida dele tem origem ali, não é errado dizer que a causa da morte dele se esconde na vida escolar que o mesmo teve.

O final em si que planejo(ou melhor, os finais) vão completar um ao outro como um quebra-cabeças. Seria correto dizer que quem quiser realmente entender o que houve com o personagem deverá fazer os três finais já que cada, apesar de contar coisas diferentes e mostrar desfechos sem relação um com o outro, darão pistas sobre o que realmente houve na linha do tempo original do personagem.

O jogo terá meio que quatro etapas importantes: Começo da trama, trajetória normal(branch: Final 'falso' / Final 'Alternativo', momento onde algumas dúvidas serão esclarecidas, climax(branch: Personagem volta pro final 'falso'] / verdade revelada e algo inesperado ocorre)
Estou tentando ser o mais detalhista possível no arquivo de texto com o roteiro completo e algo que possivelmente vou conseguir executar bem é fazer o jogador se sentir na pele do personagem, principalmente quando este conseguir acessar o final verdadeiro.

...

Eu entendi muito bem a questão de criar múltiplos jogos em um só caso decida ir com esse adiante mas não creio que será exatamente desta forma. A cada final será disposto uma pista sobre o que houve na real linha do tempo do personagem e caberá ao jogador juntar as peças depois para que tudo fique claro.

Basicamente teremos apenas dois momentos onde a história realmente mudará de rumo e quando a 'flag' de final falso for ativada, o jogo meio que entrará em uma fase acelerada de contar os fatos e até mesmo a passagem do tempo até que então chegue no ponto 'obscuro' do jogo.(A morte do personagem que só será revelada realmente se o jogador conseguir ligar os pontos)
Apesar de tudo, se o sujeito conseguir fazer o final verdadeiro de primeira ele ainda poderá deduzir o que houve de verdade com  o personagem mas deixará de ver os eventos importantes que 'ajudaram' o personagem a chegar até esse final.

Será uma trama que envolverá muito o personagem e por isso deixarei ele o mais 'humano' possível já que esse que será o ponto forte desse roteiro ao meu ver. Sobre a parte do simulador, realmente... Pensando bem é algo desnecessário. Pretendo sim colocar algumas coisas relativas a isso já que o personagem terá que mudar a si mesmo durante essa época para não chegar no mesmo ponto mas definitivamente não irei incluir algo como 'se aproximar demais' de alguém. Nesse ponto ainda terei que pensar um pouco como irei colocar em pratica.

Muito obrigado por ter tomado seu tempo e comentado, Uhtred! Vou quebrar a cabeça um pouco para bolar algo interessante em cima dos pontos meio vagos e substituir a ideia de simulação por algo diferente.

Jogo em desenvolvimento. Se interessou? Clique na imagem para mais informações!