O TEMA DO FÓRUM ESTÁ EM MANUTENÇÃO. FEEDBACKS AQUI: ACESSAR

Resenha Crítica - O Guardião dos Quatro Elementos

Iniciado por ∞, 09/02/2014 às 18:35

09/02/2014 às 18:35 Última edição: 09/02/2014 às 21:22 por ∞
[box class=titlebg][/box]
[box class=roundframe]


Resenha crítica : "O Guardião dos Quatro Elementos"

[box class=information]"O Guardião dos Quatro Elementos é um jogo de ação-aventura de RM2k3 sendo desenvolvido pelo membro [user]Everton[/user]. Não há notícias recentes, porém com versão beta que se encontra no tópico dá para se ter uma boa noção de como será o jogo."[/box]
Continuar lendo ⇩
[box class=information]
  Vou começar pelo ponto que achei ser o elo mais fraco do jogo, sua história. O Guardião dos Quatro Elementos, que vou reduzir para GdQE a partir de agora para poupar letras, possui uma premissa até que interessante. Claro que o clichê é bem visível, 4 pedras elementais e um escolhido – o guardião – porém aparenta estar bem interessante. Inclusive a pequena intro antes da tela título traz até uma nostalgia, pois lembras os antigos jogos de SNES e Mega-Drive. Infelizmente a beta é muito curta – 15 a 20 minutos talvez - portanto a história do jogo ficou muito superficial, ou seja, não deu para se aprofundar muito no enredo.

  Não costumo falar de ortografia, mas a utilização exacerbada de reticências chegou a me incomodar um pouco. Quase todas as falas têm pelo menos uma reticências e em muitos desses casos a utilização de pontos finais, de interrogação, de exclamação ou vírgulas seriam mais corretas. Fora isso houve alguns outros erros, uns dois "mecher", por exemplo, mas em geral está bem escrito.

  Partiremos agora para a jogabilidade. GdQE é um jogo de ação-aventura e arrisco-me a dizer que tem uma certa influência da franquia de jogos Zelda. O jogo conta como sistema principal um sistema de luta ABS. Por algumas imagens do tópico dá para ver que o ABS contará com diversas mecânicas tais como atirar flechas, magias e lançar pedras. Infelizmente tais mecânicas não se encontram na versão beta e o ABS se limita apenas a tecla de ataque. Além do sistema de ABS, GdQE também conta com sistemas de HUD, menu personalizado, um sistema de tocha paras as dungeons e, aparentemente, um sistema de personalidade (bom ou mau).

  Outro ponto que eu achei fraco foi no desafio do jogo que eu classificaria como mediana-fácil. De início até tem um pouco de dificuldade por causa da visão limitada que você tem na caverna, os espinhos e os slimes. Porém uma vez que você percebe o padrão fica extremamente fácil atravessar a caverna e até um tanto chato. Claro que se você não prestar atenção poder acabar morrendo, mas caso você seja cuidadoso não correrá grandes riscos. Por exemplo, a principio eu pensei que os slimes seriam uma grande dor de cabeça, mas depois de notar que eles apenas se movimentavam em linha reta bastou ficar esperando eles passarem na frente do personagem e, slash, problema resolvido.
 
  Por causa disso pode-se dizer que a versão beta só conta com uma batalha mesmo, a contra o boss esqueleto Mwa-Haw. E essa batalha não chega ser das melhores, pelo contrário, é extremamente robótica e cansativa. Basicamente a batalha se resume a desviar do único ataque do boss, um ataque com dash, ataca-lo, recuar e repetir o primeiro passo até que o HP do boss acabe, o que leva um tempo suficiente para deixar a batalha um pouco chata.

  Por último o ponto que eu achei ser o mais forte do jogo, a parte gráfica. No mapeamento encontramos o forte uso do RTP, porém os mapas são tão bem feitos que isso não faz diferença. Além disso, o uso de charsets de objetos ajuda muito a melhorar o visual do ambiente. Os personagens também possuem bastantes animações, principalmente o personagem. A HUD, o menu e a tela de título estão muito bons, tanto em questão de programação e, principalmente, quanto em design.
[/box]
[close]

[box class=calendar_today]
Pontos Fortes / Pontos Fracos

♦ Mapeamento e design geral bem feitos
♦ Premissa interessante
♦ Menu, HUD, entre outros sistemas do jogo bem programados
♦ Pouquíssimo desafio
♦ Luta contra o boss ficou robótica e repetitiva
♦ Versão beta muito curta, impossibilitando uma visão mais a fundo no jogo
[/box]

[box class=information] Conclusão: Apesar da pouca duração, GdQE aparenta ser um adventure com um ótimo futuro. Mesmo com o clichê de pedras elementais, tem uma premissa interessante e um visual muito bom. 
[/box]
Querendo uma avaliação para seu projeto? Envie uma mensagem com o link de seu tópico!

Poxa, gostei mesmo da avaliação. Bastante criteriosa e bem útil. Superou minhas expetativas, e, bem, no que diz respeito aos pontos em que a mudança imediata pode ser feita sem muitos efeitos colaterais, as mesmas estão sendo providenciadas já (Como as reticências e os mecher).

Do mais, embora não haja notícias recentes, o projeto não parou não, só estou juntando material para uma atualização mais marcante.

Muito obrigado pela avaliação e meus parabéns, ficou chique. ;)