O TEMA DO FÓRUM ESTÁ EM MANUTENÇÃO. FEEDBACKS AQUI: ACESSAR

O Guardião dos Quatro Elementos

Iniciado por Everton, 07/12/2012 às 16:09

07/12/2012 às 16:09 Última edição: 20/06/2020 às 15:05 por Everton
O Guardião dos Quatro Elementos
por Everton
design do título por Cronus



Projeto: O Guardião dos Quatro Elementos
Programa: rm2k3
Criador: Everton
Início: Dezembro de 2010
Progressão: Aproximadamente 75% Concluído

Introdução


A vontade de fazer um jogo no RPG Maker nesse estilo é bem mais antiga do que a vontade de fazer o jogo que terminei, mas até então, era apenas a vontade de fazer um RPG interativo com somente um personagem principal. Depois de narrar por quase seis anos, me interessei particularmente por um personagem específico recorrente em minhas histórias o qual eu havia trabalhado bastante suas características e sua história. Agora, que adquiri um pouco mais de experiência sei que posso fazer um jogo interativo que realmente funcione e tenho esse personagem bastante carregado, decidi que posso juntar as duas coisas ao mundo que ele pertencia inicialmente, que é o mesmo mundo do jogo anterior, A Lenda dos Quatro Elementos.


História

"...uma invasão à um castelo no meio de uma noite chuvosa...

...um combate desleal violento na entrada...

Última modificação: 07/11/2017 às 10:12
+ Anexos e outras opções
...uma longa conversa com alguém que parece familiar...

...me chamam de Yurich, e eu decidi aceitar esse nome. Não sei quanto tempo fiquei desacordado, mas sinto que alguma coisa grande está para acontecer. Preciso me lembrar do que houve, e me preparar para o que quer que seja..."

Nem mesmo a cidade o personagem irá conhecer, tendo que explorar cada canto, e algumas mecânicas interessantes irão fazer com que a exploração seja mais divertida que de costume.

Spoiler
A Religião

A religião da cidade onde o jogo irá se passar não é só parecida, mas idêntica à d'A Lenda, mas somente a parte que se refere aos Quatro Elementos: "No início dos tempos, apenas quatro poderosas massas de energia vagavam pelo infinito, até o momento em que se chocaram, criando assim o mundo. Essas quatro energias eram a água, o ar, o fogo e a terra e após a criação elas se dedicaram a povoá-lo e a mantê-lo, e cada elemento criou um deus para representar seu poder aos mortais. Com o passar do tempo, nos locais onde havia a ausência de qualquer um dos quatro elementos fez-se as trevas, a morte, a decadência, o quinto elemento, mais poderoso que os demais e com uma infinita sede de dominação. Para que o equilíbrio voltasse, os quatro elementos se uniram e criaram a luz e desde então os deuses da luz e das trevas combatem entre eras sem um vencedor. Os deuses dos quatro elementos aprisionaram o poder dos elementos que os criaram em pedras preciosas e esconderam no local mais inacessível do mundo"
[close]

O Personagem

Como disse acima, o jogo irá contar com apenas um personagem principal, o Yurich:

Spoiler
Um elfo de pele esbranquiçada e de olhos vermelhos. Não se sabe se trata-se de características raciais, doença ou maldição e até ele mesmo duvida do que se trata. Sua memória se resume a um sonho recorrente (o citado na história) e ele pretende descobrir o que houve.

Ele é um personagem misterioso e conforme o jogo avança você irá descobrindo diversas coisas sobre ele envolvendo aquele sonho e seu passado.
[close]

O jogo está no estágio dos últimos 25% a serem feitos (aproximadamente). A história e os sistemas estão 100% concluídos e as missões estão caminhando para a metade. No início eu pretendia acrescentar os demais personagens do jogo aqui, mas decidi evitar spoilers. Vocês conhecerão os demais personagens jogando!!!

Imagens

Spoiler





Algumas screens mostrando o menu completamente customizado, os principais chefes do jogo com detalhes da HUD, Save que mostra onde você está, quantas missões cumpriu, quantos saves já fez e quais pedras já pegou, exemplo de ABS com o arremessador de facas e as mecânicas de Natação e de erguer pedras.
[close]

Vídeos




Vídeo da abertura/título do jogo (Antes da mudança feita com a mais que ajuda do Cronus)



Segundo vídeo postado. Esse tem alguns testes do ABS e alguns trechos da história do início, vale a pena ver.



Vídeo de exemplos de gameplay


Jogabilidade

O jogo irá contar com o sistema padrão de setas pra movimentação e escolhas e mais duas outras teclas, de ação e menu. Abrir o menu pausará o jogo (avá?). Em áreas onde possam surgir ameaças será ativada automaticamente uma "forma ativa" onde a tecla de ação fará com que ele ataque com a forma de ataque configurada (espada, arco, magia...) e manter a tecla shift pressionada faz com que o herói se movimente de costas (útil em combate), já em áreas onde não possa surgir ameaças será ativada automaticamente uma "forma passiva" onde a tecla de ação servirá simplesmente para interagir com os demais personagens/objetos.
Yurich não ganhará experiência nem subirá de nível, mas com o cumprimento das missões ele ganhará pontos de vida/magia, habilidades chave para acessar novas áreas, equipamentos mágicos e etc. Entendam isso como um incentivo à NÃO matança desnecessária de gosminhas de dungeons.

Download





Agradecimentos

Aos corajoso amigos que sempre jogaram as mesas de RPG que venho narrando desde minha infância, a todo mundo que seguiu e/ou apoiou  A Lenda dos Quatro Elementos, às fontes de recurso como Spriter Resource, Sound Resource, o RTP que nunca abandono, ao Cronus por sempre salvar a minha pele desenhando gráficos que eu não consigo, ao Jalax que me ajudou com o título, ao Paradiddle membro das comunidades que de longe mais apoiou e incentivou projetos meus, ainda que não fossem muitos, e a você, que dedicou seu precioso tempo para ler mais essa brincadeira minha.

Valeu mesmo gente!

Detalhes Importantes

"Mas quatro elementos, denovo pô?" - Sim, eu curto clichês. Não que eu tenha escolhido por isso, mas é a religião do mundo. Não vou destruir o mundo e criá-lo novamente só porque sua religião é clichê.

"Gráficos RTP, mas que falta de originalidade!" - Eu gosto do estilo gráfico do RTP do RM2k, e tendo em vista que a grande maioria do pessoal está usando as versões mais novas do programa, e ainda os poucos que usam o 2k/3 usam gráficos próprios, usar RTP acaba sendo original né...

Piadinhas a parte, ainda que eu tenha dito em forma de brincadeira, é mais ou menos isso que eu penso, mas obviamente, todo tipo de sugestão, crítica, avaliação será bem vinda.

Espero o piteco de vocês cambada, aquele abraço e até mais...

[box title=Diario]
24/06/2012 - Postado o tópico
28/06/2012 - Atualizadas as áreas de Imagens e de Mecânicas
01/07/2012 - Adicionado vídeo de abertura
11/11/2012 - Adicionado segundo vídeo
09/12/2012 - Disponível a primeira versão Demo
21/09/2016 - O projeto ainda está vivo. Dá pra acreditar?
06/11/2017 - Nova demonstração disponível
20/06/2020 - Atualização do Tópico
[/box]



Aos que gostam de barrinhas




[url=http://centrorpg.com/index.php?topic=825.0][img][img]http://i.imgur.com/v5tmz9E.png[/img][/img][/url]

Oh fico feliz que esteja na comunidade Everton, e claro feliz que trouxe seu projeto ^^

E é bom para mostrar que não é só um tópico bonitinho que faz um game, o seu primeiro game eu havia começado, mas ai reformatei o PC, vou ver se baixo e jogo ele inteiro xD.

Só uma dica, os videos, o mod que usamos pede o link diferente, se clicar compartilhar nos videos e usar o link reduzido yutu.be, os videos vão pegar no tópico ^^

Olá Raizen, beleza cara?

Fico feliz em poder, de certa forma, ajudar a comu a recuperar a força com o que produzo também. Trouxe também o tópico d'A Lenda pra cá também, se quiser pode baixar de lá...

Quanto à dica, valeu mesmo, agora os vídeos estão pegando. Valeu.

Enfim, muito obrigado pela visita e conforme o futuro jogo for evoluindo eu vou postando atualizações aqui. Aquele abraço e até mais...

Nossa...Mais que belo game, ele me lembra aqueles velhos tempos do Snes! u.ú
Também me lembra Castlevania q aliás eu curto muito, belos sistemas... ^^

09/12/2012 às 16:25 #4 Última edição: 24/12/2012 às 12:55 por Everton
Olá pessoal, tudo bem?

É com muito prazer e grande satisfação que venho lhes trazer a primeira demo do jogo. Trata-se de uma demo bem curta e simples, contendo aproximadamente 15 minutos entre jogo e intro. Infelizmente não deu pra colocar os N'PCs que eu queria para mostrar melhor o "sistema de moral", mas posso garantir que essa demo mostra um pouco da atmosfera em que o jogo estará inserido.

Enfim, sem mais delongas, aguardo ansioso pelas chibatas de quem se arriscar a jogar essa curta aventura, mais uma vez obrigado a todos que acompanham e me dão força nessa brincadeirola, e, bom, aquele abraço e até mais.


Não podia deixar de comentar. O projeto me intrigou desde o início por ser um dos poucos que parece cumprir a ideia de um rpg clássico. Estou extremamente curioso para ver se vai cumprir mesmo a proposta, e se fizer, você conseguiu um fan. Estou baixando agora mesmo, e depois digo o que achei.
To Die Is To Find Out If Humanity Ever Conquers Death

Cara, eu não podia deixar de comentar. Está muito bom. Os sistemas agradáveis e uma hístoria que eu achava que iria ser cliche, mas acabou me intrigando.
Merece +1 Ouro, pois estou louco para o final.
A única coisa que eu não gostei, foi a parte da "caverna", onde você não podia ver nada e as slimes te atacavam sem dó. Não tinha como matar antes que elas te dessem um ataque. Sugiro que aumente o tamanho da "lanterna"
Venha conferir!

Mas que belo projeto!  :'0': Só não gostei muito do
tópico, deveria dar uma modificada nele. Mas a história
e as screens estão realmente muito boas. Espero que
continue com ele, pois está impressionante!  :ok:

Olá gente, desculpem a demora em responder e sem mais delongas:

B.Loder: Obrigado pela visita e pelos elogios cara, valeu mesmo e estou no aguardo do "que você achou" ;) valeu

H.M: Valeu pelo comment e pelos elogios cara. Esta dungeon da demo já até sofreu algumas mudanças mesmo, aliás, justamente nos pontos em que você comentou. Slimes demais (e rápidos) e campo de visão muito limitado. Esses pontos já foram amenizados. Na próxima versão da demo já sai tudo corrigido beleza? Abraço

MakerOusado: Obrigado também pela chegada e pelos elogios, fico feliz que o jogo esteja agradando, e fica frio que vou continuar sim.

Galerë, antes de ir nessa deixo convosco uma screen fresquinha tirada durante um teste num boss que acabo de terminar.

Spoiler
[close]


Até a próxima, abrass...

Cara seus jogos são muito legais(se forem de 2k).Adoro a engine 2k ela é a melhor!(para mim)

Olá, caro mortal! A avaliação que você requisitou já foi feita. Você pode conferi-la aqui: Resenha Crítica - O Guardião dos Elementos
Querendo uma avaliação para seu projeto? Envie uma mensagem com o link de seu tópico!

É um projeto bem interessante, principalmente no design. Aquele menu ficou ótimo! Queria que o beta fosse um pouquinho mais longo pra eu poder testar mais o ABS, ficar matando slimes é chato pra caramba. Mas espero que o projeto esteja seguindo em frente firme e forte. Boa sorte e bom trabalho, Everton!

Viva a lenda!



10/02/2014 às 12:23 #12 Última edição: 10/02/2014 às 12:29 por Doctor resource
Citação de: ∞ online 09/02/2014 às 21:23
Olá, caro mortal! A avaliação que você requisitou já foi feita. Você pode conferi-la aqui: Resenha Crítica - O Guardião dos Elementos

Cara não precisa falar assim não po! :T.T:

Gosto da classe dos Elfos e gostei muito do menu do jogo... Parabéns Everton  :XD:

Passada apenas para enfatizar o retorno ao trabalho no projeto, recolocação das imagens, e um pouco pra sentir a febre do pessoal. Assim que possível disponibilizarei nova demonstração.

Abraço