O TEMA DO FÓRUM ESTÁ EM MANUTENÇÃO. FEEDBACKS AQUI: ACESSAR

"Jogando" conversa fora...

Iniciado por Joefather, 22/06/2015 às 13:39

Meu amigos como vão!

Estou criando esse tópico para literalmente "jogar conversa fora"!

Ando conversando bastante com o Ciclope e deu uma saudade de falar um pouco sobre os jogos que já jogamos, o que estamos jogando e os quais estão na fila, aguardando o momento oportuno (leia-se tempo livre), independente se ele é de RM ou não.

Até 1998 eu desconhecia o que era o estilo de jogo RPG por turnos. Fui apresentado por um colega, na época 10 anos mais jovem do eu, ao FFVII, e amei o estilo, pois vi um sistema de batalhas onde era possível pensar antes de agir, bolar esquemas aprofundados, estratégias mirabolantes, para vencer os inimigos.

Depois disso joguei muito RPG, muito mesmo! O que saia para PS1 eu detonava, o que saia depois para os consoles mais novos, fui correndo atrás, jogando e jogando.

Depois que começaram a minguar os jogos na época para PS2, parti para ignorância nas Roms, sempre testando para depois comprar o jogo. ;)

Aí comecei a detonar todos que existiam para o Snes, e o último deles é o excelente Rudra No Hihou (https://www.youtube.com/watch?v=olfz0m7Z_HY) em inglês.

Passei por GB e GBA (pokemons), N64, cheguei no Xbox e cá estou.

Sempre gostei de jogos longos, estilo Xenogears e Dragon Quest VIII, onde na primeira vez que zerei, foi com mais de 100 horas. Imaginem você que em 98 ou 99, não lembro certo o ano, meu colega (aquele que me apresentou ao FFVII) me disse que tinha um jogo fora de série, um tal de Xenogears, cujas músicas eram maravilhosas. Eu pensei: melhor que as do FFVII não pode ser! Mas eram!

Joguei ele em japonês mesmo de tanta ansiedade, penei pra caramba para conseguir vencer diversos chefes, sem saber ao certo qual era o item que abastecia os robôs de combustível, mas fui de cabo a rabo. Depois, é lógico, para entender melhor o enredo, zerei mais uma vez em inglês, quando saiu.

É isso gente, apresentem seus saudosismos, eu já falei demais, depois posto o que estou jogando e o que está na fila!

Abraços!

Falando de RPG, sem dúvidas o meu maior saudosismo é o Super Mario RPG do Snes... foi o primeiro RPG que eu joguei e mesmo assim até hoje eu curto muito aquele joguinho, tá certo que eu nunca mais joguei ele depois de conseguir terminar ele, mas acredito que mesmo se jogasse hoje eu gostaria.

Naquela época eu tinha um SNES mas não era muito costume comprar os jogos, pois não existiam muitos piratas e os originais eram bem caros, então a maioria das crianças, assim como eu, alugavam os jogos em locadoras de filmes e jogos, e foi assim que eu conheci o Super Mario RPG, alugando ele em uma locadora na frente da minha casa.

O jogo era tão bom que eu tinha que devolver a fita acho que uns 2 dias depois, mas em 2 dias eu não tinha chegado até o final do jogo, pois nunca tinha jogado aquele estilo e ele em inglês e eu na época bem criança não entendia muito bem o que tinha que fazer, acabou que devolvi o jogo e perdi todo meu save, pois como devem saber o SNES salvava os jogos nos próprios jogos, e não em memória do console ou em memory card como veio a ser depois e é até hoje, os saves ficavam na própria fita e devolvendo o jogo pra locadora o próximo carinha que alugasse ia começar o jogo do início e apagar meu save.

Enfim, aluguei aquele jogo mais umas 3 vezes, até que da última vez eu estava tão bom e já sabia tanto o que tinha que fazer que consegui virar o joguinho em uns 2 dias, hoje parece uma coisa fácil mas na época pra uma criança e com pouco tempo disponivel pra poder jogar foi uma superação ahuahua

Depois disso veio os FF e eu joguei o VIII e o IX, não consegui completar o VIII mas o IX eu cheguei até o final e curti muito, e aí desde então não joguei mais nenhum RPG que me prendesse até o final, e isso que tenho aqui em casa o Skyrim e mesmo assim não joguei mais do que 1 hora dele.


Ah, ia esquecendo dos Pokemons pra GB, esses sim eu joguei até o final e foi com eles que acabei aprendendo um pouco a usar o PC e baixar roms e emuladores e seguindo esse rumo conheci o Mugen e depois do RPG Maker 2k e aí aqui estou.  :cool:

@Uhtred: O Super Mario RPG foi fantástico, tive um cunhado que fez a mesma coisa que ti: alugava a fita e se matava para ir zerando aos poucos. Eu tive o prazer de o fechar duas vezes, formidável a jogabilidade!

Na sua linha Paper Mario e a sua continuação, bem como o RPG do mesmo personagem para GBA, onde você controla o Mario e o Luigi,  foram, caramba, show de bola também e imperdíveis.

Final Fantasy VIII e IX, sem comentários, arrasaram. Não sei se tu lembra o nome do personagem principal do IX, mas até hoje me recordo que deu uma bronca do caramba quando eu li o seu nome e quase não joguei por esse motivo! :)

Abraços!

Hahaha sim era o Zidane não era? Eu lembro que não curti muito o nome logo que eu vi também, não por não gostar do jogador Zidane mas sim porque eu acabava sempre me lembrando do jogador de futebol quando lia o nome dele e isso estragava o jogo huahuah

Não lembro se cheguei a jogar Paper Mario, acho que devo até ter jogado mas faz tanto tempo que não lembro mesmo, eu citei ai só os RPG's que eu joguei e curti mas teve vários outros que eu joguei e não gostei muito, sem contar outros tipos de jogos.

Abrass

Era o Zidani mesmo! :)



O Brasil tinha ganho a Copa de 94 e na de 98 a gente estava com o sangue quente, querendo outra taça, veio o Zidane e acabou com a festa. :(

O Paper Mario era do N64 e deu um trabalho lascado na época para fechar:



Tempo bom demais!

Abraços!

Ah, RPGs...

Qualquer outro gênero de jogos te dá o desafio, as regras, as fases, as mecânicas, os objetivos, etc. Mas quando você cansa da adrenalina, nada mais natural do que largar o controle e relaxar, dar uma pausa, ter um momento de lazer pra esfriar a cabeça, e então voltar ao jogo mais tarde.

Mas não nos RPGs. Nos RPGs, quando você cansa de explorar Dungeons, progredir na história e enfrentar inimigos, você pode ter a sua pausa, o seu lazer, no próprio mundo onde o jogo se passa - seja em uma cidade pacata, conversando com NPCs, seja em algum Card Game dentro do jogo, seja explorando menus, lojas, combinações de equipamentos, enfim. É essa a magia da coisa, é isso que torna RPGs tão imersivos, a meu ver: você não apenas joga, você vive aquele mundo =)

==//==

Zidane pegador, Cloud bixinha, rs! Embora a notícia de um FFVII Remake tenha me atingido pra valer.

FFIX foi vício, lembro de ter estourado o Timer do jogo, passando das 99:59:59, fazendo o mesmo recomeçar a contagem do zero, mas na cor vermelha.

FFIX foi curso - com um dicionário de inglês na mão e um joystick na outra, aprendi muito mais do que na escola, e desenvolvi essa paixão pela língua inglesa - que seria minha carreira, se eu tivesse grana e tempo e não trabalhasse que nem um condenado, rs!

FFIX foi inspiração: Burmecia, chuva eterna, Airships magníficos, Eidolons: Ifrito rs, Shiva, Ramuh, Bahamut, Leviathan, Ark, Atomos, Odin, Fenrir, Carbuncle, Madden, Phoenix, Alexander, yooo! Blank sendo petrificado, Kuja e seu dragão, o bagulho era loko.

Bom, eu antigamente não jogava fantasy RPG, até porque, meu primeiro contato com um foi só
quando ganhei um PC, isso em 2008 já. Até então, minha preferência eram jogos de corrida.
Gostava muito, muito mesmo de Top Gear. E como muito aqui na rua tinham SNes, era comum
a gente fazer algum campeonato de Super Star Soccer durante a semana também.
Outros jogos que eu tinha e curtia bastante eram: Pitfall, Donkey Kong, Mario All Stars e
Fire Emblem: Thraccia 776, o qual eu nunca havia passado da 4ª fase.

Depois disso tive vários consoles, mas nenhum fiquei por muito tempo ou teve algum jogo que eu
curtisse tanto. Por fim, ganhei o PC, e no começo baixei tudo que era emulador, principalmente o
de SNes pra zerar o bendito Fire Emblem.

Rpgs e animes, são tantos que não dá pra lembrar de todos T>T

Acho que o que me puxou para os rpg's foi um CD de ps2, com toDos os jogos de Super nintendo/mega drive, e eu comecei a jogar todos (Realmente todos) os jogos que me despertavam interesse. E ali foi : FF2,3,4 , Chrono Trigger, Harvest moon, The 7th Saga, Terranigma, Secret of mana, Illusion of gaia, Bahamut lagoon e outros ainda. (Até Golden axe rpg e Lord of the rings do Snes).

Engraçado, é que eu tinha o ps2 e nenhum jogo do ps2 me chamaa atenção, então eu ficava jogando jogos de Snes X). Parti pros emuladores da vida, joguei breath of fire, pokémon yellow e depois o ruby, digimon world 1/2/3, avatar - rpg, e uns tantos outros aí. Fiquei uma época em RPG's de computador (Septerra core <3), emulei alguns outros tantos Final fantasy's, e agora finalmente sou apaixonado por um MMORPG (Gw 2 <3 ), e estou aos poucos jogando todos os FF's que saíram na steam ^^.

Good games, Good memorys.



"SNES" a era dourada! meu primeiro contato com o RPG foi o Zelda a link to the past no snes, lmebro que fiquei muito viciado, mas não consegui zerar o bendito jogo, fiquei preso no boss final, não sabia como abrir a passagem pra ele, aí desisti do jogo e meu primo pegou o cartucho emprestado aí ele e meu irmão começaram a dispotar quem zerava primeiro, depois de um tempão nenhum dos dois conseguiu aí do nada vendo eles jogar tive uma luz e conseguir zerar pegando uma bomba diferente pra abrir a passagem pro bendito boss, os dois ficaram putos, rsrs, bons tempos  :uu:
"Não é preciso ter olhos abertos para ver o sol, nem é preciso ter ouvidos afiados para ouvir o trovão. Para ser vitorioso você precisa ver o que não está visível."

nostalgia total  :wow: !!! me lembro da emoçao de zerar o chrono trigger,xenogears, ff8,ff9,ff10,ffx2,ff12,mario rpg, me lembro do trabalho pra   pegar a the kinigth of round no final fantasy 7, as caçadas so final fantasy 12 jogo muito foda mais o protagonista era um figurante no game naw fazia absolutamente nada no jogo kkk saudades daquela epoca kkk só estudar e jogar sem preocupaçoes, eu era vidrado em rpg, agora sou ainda, mais com menos tempo  :T.T:  e com resposabilidades que vc adiquire com o passar dos anos, tempos
memoraveis

Ciclope: Concordo plenamente contigo meu caro, os games de RPG são diferenciados, de fato, ao pé da letra, acabamos por interpretar um dos personagens do jogo, nos tornando parte do jogo. Nossas ações, dependendo de quais sejam, dão um rumo diferenciado ao enredo. É um estilo de jogo que trás uma analogia, por assim dizer, ao Livre Arbítrio.
Sobre o FFIX, tu falou tudo e mais um pouco: sempre será um jogo inesquecível, que só tive o prazer de jogar uma vez, e a água está acumulando na boca de vontade de jogar de novo...

King Gerar: Jogos de corrida sempre passei, sou bração! Mas o Fire Emblem, mas para o lado do estilo estratégico, eu brinquei bastante e curti muito o game.

Cezar: Bem lembrado: Chrono Trigger (e Chrono Cross lógico, olha meu avatar), fazendo todos os finais possíveis e impossíveis; e o Bahamut Lagoon, esse é um clássico cara, joia rara mesmo! Muitos outros, mais de RPG ação, apenas experimentei bastante, a maioria com enredos interessantes, mas sempre deixava de lado por algum outro RPG de turno.
Outra série citada por ti: Breath of Fire (BoF), o terceiro do PS1 foi um espetáculo, o 4 razoável, na minha humilde opinião e o quinto muito diferente do estilo que fez fama. Lógico que o 1 e 2 foram divertidos demais de zerar no SNES.

Valgard: Puxa vida, desse jeito vou largar o RPG Maker e voltar para os emula..., digo, VGs antigos: o Zelda a Link to the Past, toda a sua série, que por muito tempo houve uma competição entre os jogadores de qual era melhor, entre ele e a série FF, tem uma história engraçada comigo: não é o meu estilo, por assim dizer, mas um colega de trabalho que já tinha zerado o mesmo me desafiou a fechá-lo, dizendo que era difícil demais. Emulei o mesmo (para testar né) numa cópia em francês que achei e zerei, pra depois "testar" novamente em português. Excelente desafio, tanto ele quanto as continuações.

Dimitry: como comecei a jogar RPG em 1998, com quase 30 anos nas costas, não tive esse prazer de jogar e estudar. Também igual a ti hoje o tempo é contado no relógio, dividido entre cursos, livros, jogos, filmes, escritas, muito trabalho, e principalmente minha esposa e filha (fora outros filhos, uma infinidade de sobrinhos, netos, pai, mãe, avó, etc).

Grande abraço para todos!

PS.: se alguém zoar perguntando "como é que eu ainda tenho avó" devido a minha idade, sai com o olho roxo! :)

24/06/2015 às 17:47 #11 Última edição: 24/06/2015 às 17:51 por rafaelrocha00
hey,como vão?
posso entrar na conversa?
eu não sou tão velho assim,então não esperem nostalgia total,mas pera esse e um tópico de RPGs?
mega man,yugioh,Zelda ocarine é RPG?

Bom, então vou falar de como conheci os RPGs,ou não,eu nunca soube se aquilo era realmente RPG,eu cheguei a procurar,mas nunca encontrei nada,mas pelo menos foi o mais perto que cheguei de um RPG,e e de uma parte negra e obscura do meu passado que nem eu mesmo lembro direito,então qualquer erro me corrijam.
bom,peguem a pipoca do micro ondas,e um cafezinho e se acomodem para ouvir uma historia,como ninguém quer saber do meu passado vou resumir bastante,por volta de 2005-2010,sim, eu não sou velho.
Era um tempo onde eu trocava de religião mais que de cueca,e ia a muitas casas para cultos e coisas desse estilo,e podia aproveitar quando um daqueles estranhos tinha um console ou PC,mas eu não sabia usar PC.
Em uma dessas visitas,em uma casa enorme de um homem e sua família,um menino mais ou menos na minha idade naquela época,tinha um PlayStation,bem dos antigos mesmo,o menino me chamou para jogar,mas o negocio era tão complicado,que acho que ele pós aquilo para que eu não jogasse mais nenhum outro jogo,ele me fez jogar aquele jogo por horas,fiquei com tanta raiva que parei de jogar furioso,MAS dois minutos depois eu voltava,porque aquele jogo me deixava preso,eu queria saber como vencer aquela coisa.
aquele jogo era shadow of memories,hey espera ai...shandow não é e nunca será rpg!

Não existe coisa mais complicada,e nunca existirá
calma ai,termine de ler antes de tirar conclusões precipitadas
depois de dias indo naquela casa do outro lado do mundo eu tinha que finalmente mudar de culto,sei la,mas aquele bom menino me deu o jogo,para que eu pudesse jogar,depois de poucos dias,ele quebrou,sim,que triste,e eu não tinha zerado,minha raiva foi a lua,eu implorei tanto que meu pai decidiu comprar um novo jogo,eu mostrei a capa para ele,mas,adivinha o que ele comprou?
meu primeiro RPG,Final fantasy,que era muito parecido,visualmente ao shandow,eu não lembro qual foi,mas por se parecer com shandow eu queria jogar(olho de criança,tudo parece igual),infelizmente esse FF estava quebrado também,só tinha 30 minutos de gameplay,que eu fiquei repetindo desesperadamente para que o CD magicamente funcionasse.mas foi o suficiente para mim interessar,e depois dele eu cheguei a jogar outros rpgs.
espero que alguém tenha lido,acho que foi assim que conheci os RPGs agradeço ao Shadow.
não que vocês liguem,mas e uma boa historia,so que aqui não é tópico de historias,acho que fui pego pela nostalgia,desculpem ai.

24/06/2015 às 18:11 #12 Última edição: 24/06/2015 às 18:16 por KyoJbox
Citação de: rafaelrocha00 online 24/06/2015 às 17:47
hey,como vão?
posso entrar na conversa?
eu não sou tão velho assim,então não esperem nostalgia total,mas pera esse e um tópico de RPGs?
mega man,yugioh,Zelda ocarine é RPG?

Bom, então vou falar de como conheci os RPGs,ou não,eu nunca soube se aquilo era realmente RPG,eu cheguei a procurar,mas nunca encontrei nada,mas pelo menos foi o mais perto que cheguei de um RPG,e e de uma parte negra e obscura do meu passado que nem eu mesmo lembro direito,então qualquer erro me corrijam.
bom,peguem a pipoca do micro ondas,e um cafezinho e se acomodem para ouvir uma historia,como ninguém quer saber do meu passado vou resumir bastante,por volta de 2005-2010,sim, eu não sou velho.
Era um tempo onde eu trocava de religião mais que de cueca,e ia a muitas casas para cultos e coisas desse estilo,e podia aproveitar quando um daqueles estranhos tinha um console ou PC,mas eu não sabia usar PC.
Em uma dessas visitas,em uma casa enorme de um homem e sua família,um menino mais ou menos na minha idade naquela época,tinha um PlayStation,bem dos antigos mesmo,o menino me chamou para jogar,mas o negocio era tão complicado,que acho que ele pós aquilo para que eu não jogasse mais nenhum outro jogo,ele me fez jogar aquele jogo por horas,fiquei com tanta raiva que parei de jogar furioso,MAS dois minutos depois eu voltava,porque aquele jogo me deixava preso,eu queria saber como vencer aquela coisa.
aquele jogo era shadow of memories,hey espera ai...shandow não é e nunca será rpg!

Não existe coisa mais complicada,e nunca existirá
calma ai,termine de ler antes de tirar conclusões precipitadas
depois de dias indo naquela casa do outro lado do mundo eu tinha que finalmente mudar de culto,sei la,mas aquele bom menino me deu o jogo,para que eu pudesse jogar,depois de poucos dias,ele quebrou,sim,que triste,e eu não tinha zerado,minha raiva foi a lua,eu implorei tanto que meu pai decidiu comprar um novo jogo,eu mostrei a capa para ele,mas,adivinha o que ele comprou?
meu primeiro RPG,Final fantasy,que era muito parecido,visualmente ao shandow,eu não lembro qual foi,mas por se parecer com shandow eu queria jogar(olho de criança,tudo parece igual),infelizmente esse FF estava quebrado também,só tinha 30 minutos de gameplay,que eu fiquei repetindo desesperadamente para que o CD magicamente funcionasse.mas foi o suficiente para mim interessar,e depois dele eu cheguei a jogar outros rpgs.
espero que alguém tenha lido,acho que foi assim que conheci os RPGs agradeço ao Shadow.
não que vocês liguem,mas e uma boa historia,so que aqui não é tópico de historias,acho que fui pego pela nostalgia,desculpem ai.
Achei que fosse o único ser humano que tivesse jogado Shadow of Memories, apesar de que como eu sou uma completa negação no genero adventure, não deu pra aproveitar tanto dele.


Enfim, eu não tenho hoje em dia tanto tempo pra jogar RPG's, mesmo o RPG Maker sendo parte da minha formação como jogador, tanto é que em consoles, dá pra contar nos dedos a quantidade de jogos do gênero que possuo: South Park Stick of Truth (PS3), Virtua Quest (PS2), e só acrescentando os RPG's de caça como Monster Hunter Freedom (PSP) e Dynasty Warriors Strikeforce (PS3). Não nego que recentemente tenho preferido jogos mais focados na ação, sendo RPG's (como Dungeon Siege III, Mass Effect e Dragon Age (PC) e X-Men legends (PS2)). Apesar disso, tenho minha cota de japonesices com os Final Fantasies, mas não costumo considerar isso em geral pq são titulos em formato digital.

E ultimamente tenho jogado bastante Dynasty Warriors 8 no PS3... E como meu PSP tá com defeito, fico sem jogar nada lá, mas estava jogando Musou Orochi 2 Special.

PSN: KyoJbox
Steam: Kyo_Jbox

Rafaelrocha00: Shadow of Memories eu nunca vi na frente, mas interessante a sua história, de como um feliz coincidência lhe arremessou para o RPG. No meu caso eu vi meu jovem colega jogando o FFVII numa loja de jogos, não entendi bulhufas do jogo, não achei que seria um desafio interessante, mas ele insistiu e disse: experimenta para ver! Se gostar, jogue, se não esqueça!
Experimentei jogar na época desde o início, gostei tanto que comprei um PS1 usado de um colega de serviço, que mandou mais uns 40 jogos de brinde. Eu era tão cabaço e ruim da grana na época que comprei o FFVII, mas não tinha MemoryCard. O que eu fiz? Joguei uns três dias por cerca de 4 a 5 horas sem parar, até quase sair no mapa, depois desligava.

KyoJbox: South Park Stick of Truth apela um pouco, no que diz respeito ao roteiro, mas creio que isso faz parte da temática dele. Contudo, a jogabilidade é muito 10 e as batalhas excelentes e cheias de recursos. Valeu a pena zerar!

Grande abraço!

Atualmente em termos de RPG, to me dedicando a um certo RPG de tiro (Destiny), com meu titã no nível 11 (acho) no PS3 e essa semana deve chegar um joguinho que importei, Dragon Quest Heroes, RPG/musou feito pelo Omega Force. Eu tive que importar, já que a pooota da Square-Enix só trará a versão de PS4 do jogo.

PSN: KyoJbox
Steam: Kyo_Jbox