O TEMA DO FÓRUM ESTÁ EM MANUTENÇÃO. FEEDBACKS AQUI: ACESSAR

"Combatendo" a pirataria com pirataria

Iniciado por LoboShow, 30/04/2013 às 20:42

  O estúdio Grennheart Games decidiu combater a pirataria de uma forma bastante original. Ao disponibilizar duas versões de Game Dev Tycoon, o jogador é levado a encarar um dilema provocador: qual delas baixar? A edição pirata ou a original do simulador? Neste título, o objetivo dos gamers é manter estável a saúde financeira de uma desenvolvedora de jogos – a pirataria, como problema comum às produtoras reais, é algo a ser também encarado no jogo.

  E que tal combater a pirataria com mais pirataria? A versão não original de Game Dev Tycoon foi postada de propósito pelos próprios criadores do jogo em comunidades de compartilhamento de arquivos; o título original (e livre de DRM, inclusive) também foi disponibilizado pelo Grennheart Games em seu site. Foi descoberto, então, que quase 94% dos jogadores estavam usando a versão não original do game – e a divertida surpresa veio logo a seguir...


  De acordo com a desenvolvedora do jogo, a versão pirata do título – que coloca o jogador na pele de um administrador de um estúdio de desenvolvimento de games – é praticamente idêntica à original. A grande sacada, no entanto, foi inserir na versão ilegal de Game Dev Tycoon avisos do tipo "seu produto está sendo pirateado, e você está perdendo dinheiro...".

Surpresa!

  O efeito dessa "pegadinha"?  Os "pirateiros", que contavam com a versão proibida do game, começaram a reclamar energicamente em fóruns online. "O jogo é impossível por conta dos piratas ficcionais", conforme relatado pelo portal Kotaku. Um dos jogadores da versão pirata chegou a solicitar algum tipo de proteção contra a cópia ilegal dos jogos desenvolvidos em um chat.


  "Por que há tantas pessoas que pirateiam? Isso está me destruindo! Eu tive cerca de 5m e então as pessoas começaram a piratear tudo o que eu fazia (...). Há alguma forma de evitar que isso aconteça? Mudar de plataforma não vai ajudar", desabafou, curiosamente, um dos jogadores da versão pirata em um chat.

  Essa atitude – mais criativa que efetiva, convenhamos – não vai ser capaz de aniquilar a pirataria. Mas a mensagem certamente está sendo passada: se você quer conhecer um pouco da realidade de quem sofre com a cópia ilegal de produtos, basta tentar fazer seu próprio estúdio sobreviver financeiramente neste simulador.

  Para comprar o Game Dev Tycoon, clique aqui – ele custa US$ 8, cerca de R$ 16. É possível participar do blog do estúdio Greenheart Games também e votar a favor da produtora no Steam.

Fonte: Greenheart Games, Kotaku e Baixaki Games

Caraca, que pegadinha, rachei aqui xD

De fato a maioria que usa um produto pirata não pensa nos desenvolvedores, ainda assim, sou a favor da pirataria pelas questões mais básicas que compõe o sistema monetário vigente, que para criar dinheiro cria miséria. De qualquer forma, a idéia da empresa foi ótima ^^
Gift: Elyven

A Internet está para as Gravadoras, como a Televisão esteve para o Rádio.
Abaixo ao Copyright, os avanços tecnológicos não devem ser restringidos pelo interesse lucrativo de alguns.
As novas tecnologias não podem ser barradas, em favorecimento de uma indústria ultrapassada.


O melhor foi a reação dos caras: "Pô esses pirateadores deixam o jogo impossível!" é mesmo? deu pra notar? kkk

Lição aprendida para alguns jovens depois desse jogo, agora, sou obrigado a concordar que os jogos poderiam ser mais baratos, acho que o preço exercido nos games de PC é o mais justo, talvez isso pudesse ser feito caso as publicadoras dos títulos para consoles facilitassem um pouco e principalmente, os ridículos impostos sobre os jogos diminuíssem. Por exemplo, os preços vão de 50 dólares para 199 dilmas... Tem algo errado nessa conta ai, não tem?




30/04/2013 às 21:19 #3 Última edição: 30/04/2013 às 21:25 por Cronus
Vi isso no Tigsource ainda ontem, não tem como negar que o que fizeram foi muito inteligente. E claro, também rende ótimas risadas pela ironia toda da coisa. Achei interessante também que os desenvolvedores, apesar da pegadinha com o intuito didático, deram sua opinião a respeito da pirataria, onde assumem que não abominam a pirataria no geral, mas que a prática passa a ser anti-ética quando se tem condições de obter o produto original sem que isso te prejudique.

Eu acho meio triste que jogos Indie de desenvolvedores pequenos sejam pirateados com tanta frequência, já que são trabalhos idealizados sem grandes apoios financeiros (na maioria dos casos), feito com tanto esforço e empenho. Acho também compreensível o ato de adiquirir um produto pirata quando não se tem a viabilidae de poder comprar e tal, mas se tratando do mercado dos jogos independetes acho que quando um cara opta por crackear e piratear um jogo de 10 dólares, que dificilmente faria diferença no orçamento dele, é uma gigantesca sacanagem.

Mas enfim, acho que é um assunto bastante extenso e muito controverso, então nem vou tentar desenvolver um argumento sobre isso nem nada, só dando uma comentada básica mesmo.

EDIT:

CitarPor exemplo, os preços vão de 50 dólares para 199 dilmas... Tem algo errado nessa conta ai, não tem?

Vale lembrar que essa faixa de preço cái dentro do mercado mainstream, no caso os jogos pra consoles. Jogos indie são bem baratos e acessíveis (como mencionado, esse simulador custa só 8 USD), sendo você pode adiquirir muitos desses jogos por uma faixa de 10~20 reais, ou até menos, em plataformas como a Steam ou outras formas de compra pela inernet mesmo. Aliás, até mesmo jogos de empresas grandes podem possuír um preço bem acessível, variando de 30 à 50 reais, mas creio eu que no caso dos jogos independentes a pirataria faça uma diferença muito maior (e mais injusta).