O TEMA DO FÓRUM ESTÁ EM MANUTENÇÃO. FEEDBACKS AQUI: ACESSAR

Jogos de Tabuleiro

Iniciado por Ellye, 11/11/2015 às 14:19

Um exemplo recente que acompanhei foi o Scythe.

A velocidade que esse kickstarter chegou em 1 milhão de dólares foi absurda. O pedido inicial era de 300 mil, e terminou com 1.8 milhões.

Eu gosto bastante de jogo de tabuleiro, é um ótimo passatempo, meus favoritos sempre foram: Ludo, Damas e Xadres.
Mas ultimamente eu ando jogando bastante War, esses ai eu já cheguei a ver mas nunca comprei, no meu possível estarei experimentando, só a Srita Dilma ajudar com a questão da Grana  :T.T:

That's All~

Infelizmente tabuleiros são um hobby meio caro pros lados de cá do mundo mesmo...

Dá uma dor pagar R$200,00 num jogo que custa U$20,00...

Fui na sessão de brinquedos na Lojas Americanas daqui e encontrei um jogo de tabuleiro por R$224,00. Mano...
Um jogo de cartas tava custando R$40,00 ao menos.

O duro é ver tipo...

Preço normal do jogo lá fora: U$50,00
Preço que loja aqui me vende, importado: R$360,00

Primeira reação seria: "wtf, que roubo."
Aí você lembra que o dólar tá quase 4 reais, que o imposto de importação chega até 50%... só nisso já chegamos em quase R$300,00.
Aí você lembra dos impostos sobre venda e, obviamente, a necessidade da pessoa lucrar e compensar os riscos e tal, e tá até "barato".

Citação de: Ellye online 12/11/2015 às 17:44
O duro é ver tipo...

Preço normal do jogo lá fora: U$50,00
Preço que loja aqui me vende, importado: R$360,00

Primeira reação seria: "wtf, que roubo."
Aí você lembra que o dólar tá quase 4 reais, que o imposto de importação chega até 50%... só nisso já chegamos em quase R$300,00.
Aí você lembra dos impostos sobre venda e, obviamente, a necessidade da pessoa lucrar e compensar os riscos e tal, e tá até "barato".

Olha de quem é a culpa de tudo isso...
Spoiler
[close]

That's All~

E a indústria nacional?
Não conheço muitos nomes do gênero de brasileiros, o povinho dessa bandinha do mundo manda bem?

@off
Citação de: Ven online 12/11/2015 às 18:21
Olha de quem é a culpa de tudo isso...
Spoiler
[close]

That's All~

Ai como eu raxo com as imagens da mamae huehuehuehue

Citação de: RhitDark online 12/11/2015 às 21:43
E a indústria nacional?
Não conheço muitos nomes do gênero de brasileiros, o povinho dessa bandinha do mundo manda bem?
Bem fraca, infelizmente.

Uma listinha de alguns jogos desenvolvidos aqui:
http://boardgamegeek.com/geeklist/2571/brazilian-games

Citação de: Ellye online 12/11/2015 às 21:47
Uma listinha de alguns jogos desenvolvidos aqui:
http://boardgamegeek.com/geeklist/2571/brazilian-games

Caramba! Cada pérola... game baseado no livro de Paulo Coelho huehuehueheuh
Da até vontade de lapidar essa indústria e lançar o brasil no meio desse povo! Se eu tivesse mais bagagem no gênero eu me arriscaria sim, pelo menos por diversão  :lol:

Dentre designers nacionais, os jogos do Julio Trois são acho que os únicos que fazem algum sucesso considerável em geral. Farrapos e Walkers por exemplo.

17/11/2015 às 23:34 #25 Última edição: 17/11/2015 às 23:36 por Cronus
Eu até gosto bastante de jogos de tabuleiro, o duro foi nunca ter tido grandes oportunidades de jogar algo mais diferente como os jogos citados no tópico, pelo menos quando era criança. Ficava mais naqueles jogos da Grow ou nos mais tradicionais que todo mundo conhece (Detetive, Banco Imobilário, etc). Apesar disso, eu tinha tanto interesse em jogos de tabuleiro que também tentava fazer os meus próprios com papel, que no futuro evoluíram pra RPGs onde eu tentava misturar as duas coisas.

Tenho um jogo que peguei não faz muito tempo chamado Masmorra de Dados, que apoiei no financiamento coletivo. Se não estou enganado, ele foi bastante inspirado pelo King of Tokyo, então como o próprio nome diz ele é focado na utilização de dados também. O que acho bacana nele é que se joga de forma bem semelhante aos roguelikes, onde o objetivo é explorar uma masmorra criada aleatoriamente. Ele tem vários modos de jogo pra até 5 jogadores, incluíndo modo cooperativo e solo, apesar de o modo principal ser o competitivo.

Apesar de não ser exatamente um jogo de tabuleiro, também tenho 2 edições de RPG Quest, que é um jogo de RPG estratégico com regras simplificadas voltado pra introdução de iniciantes ao gênero. Embora seja um RPG, ele se utiliza de mapas e miniaturas de papel pra realizar a exploração e o combate, que acaba sendo uma dinâmica bem semelhante a um jogo de tabuleiro. Ironicamente, a primeira edição é focada em masmorras e vem com diversas peças pra se construir as masmorras de papel, o que acho meio semelhante ao Masmorra de Dados que citei. Uma das vantagens dele é que era bem barato (na época cada edição custava 20 reais), já que é tudo feito de papel. Mas no fim das contas, acaba até distanciando ele mais ainda dos jogos de tabuleiro, já que esses geralmente são mais bem acabados, tem peças mais bonitas e tudo mais.

Agora, meu grande motivo pra não ter entrado muito de cabeça em jogos de tabuleiro é acessibilidade mesmo. Não somente ter acesso aos jogos, mas ter um grupo bacana de pessoas pra jogar e tudo mais. No máximo tive alguns grupos de RPG quando era adolescente, mas o pessoal zoava muito e era difícil levar a sério. Hoje acho ainda mais difícil arranjar um grupo de amigos pra jogar essas coisas, então acabo ficando quase que exclusivamente nos video games mesmo.

Não é literalmente um jogo de tabuleiro, mas eu gosto muito de jogar Board Game Online com os amigos do fórum e etc, quando tem gente disponível e com vontade de jogar. É um jogo bem único (e hilário) inspirado na experiência de boardgames, de um jeito que só seria possível jogar na internet. É beeem diferente dos jogos tradicionais, mas pra quem não tem amigos pra jogar IRL, é um bom passatempo pra se jogar online.

Dos jogos citados no tópico, acho King of Tokyo e Eldritch Horror bem interessantes. Achei interessante você comentar que Eldritch Horror é cansativo, pois se tratando de um jogo inspirado em Lovecraft, faz bastante sentido que seja bem psicológico, haha. Também nunca tinha ouvido falar de Forbidden Desert, mas me pareceu bem bacana.

Citação de: Cronus online 17/11/2015 às 23:34Tenho um jogo que peguei não faz muito tempo chamado Masmorra de Dados, que apoiei no financiamento coletivo. Se não estou enganado, ele foi bastante inspirado pelo King of Tokyo, então como o próprio nome diz ele é focado na utilização de dados também. O que acho bacana nele é que se joga de forma bem semelhante aos roguelikes, onde o objetivo é explorar uma masmorra criada aleatoriamente. Ele tem vários modos de jogo pra até 5 jogadores, incluíndo modo cooperativo e solo, apesar de o modo principal ser o competitivo.
Pareceu bem legal esse Masmorra de Dados. Gosto muito de roguelikes, gostei do conceito. D:

Citação de: Cronus online 17/11/2015 às 23:34Achei interessante você comentar que Eldritch Horror é cansativo, pois se tratando de um jogo inspirado em Lovecraft, faz bastante sentido que seja bem psicológico, haha.
Sim, o clima "pesado" dele combina bem com a temática de Lovecraft. Ele é um jogo que é perfeitamente viável dividir a sessão em dois dias, se você tiver um lugar para deixar o tabuleiro montado sem nada interferir.

Citação de: Cronus online 17/11/2015 às 23:34Também nunca tinha ouvido falar de Forbidden Desert, mas me pareceu bem bacana.
Talvez tenha ouvido falar de Pandemic, o jogo mais famoso do mesmo criador do Forbidden Desert. Apesar da temática completamente diferente, a jogabilidade é bem parecida.

Citação de: Ellye online 17/11/2015 às 23:55
Pareceu bem legal esse Masmorra de Dados. Gosto muito de roguelikes, gostei do conceito. D:

Acho que pra quem gosta de roguelikes ele é um jogo bem interessante mesmo, pois acaba se assemelhando bastante. Talvez um dos maiores pontos negativos pra mim é que apesar de curto, o final do modo competitivo é um pouquinho "anti-climático", embora possa ser só impressão minha mesmo. Também nem posso falar muito porque ainda não tive a oportunidade de jogar com um grupo de pessoas, e no máximo só pude jogar o modo solo ou com dois jogadores. Tenho certeza de que com 4 ou 5 fica bem mais divertido.
Posso dizer que foi bem bacana acompanhar a campanha, principalmente por ter feito bastante sucesso. Bateram mais de 50 (!) metas extendidas, então a qualidade e o conteúdo do jogo subiram bastante com o progresso da campanha, e no fim acabei recebendo um jogo maior do que esperava.

E bem off topic (ou nem tanto), gosto bastante da série Board James feita pelo mesmo cara que criou o notório "Angry Video Game Nerd". É uma série bem boba, mas é bem interessante ver como eram alguns dos jogos de tabuleiro americanos mais antigos, incluindo alguns bem absurdos.

[/cender]
No fim de ano eu comprei 7 Wonders, meu grupo adorou. Até chamamos mais amigos e agregados que não costumam jogar nada, e todos eles também gostaram bastante. Me surpreendeu, de verdade - eu sabia que eu ia gostar, mas não achei que ia fazer tanto sucesso com os outros aqui.

Jogo te tabuleiro que já joguei incluindo o Rpg de livros foram Munchikim (acho que é assim que se escreve), Sim Mestre das Trevas e Zombicide.

Gostei muito desse último mas já faz tempo que não jogo, as partidas eram legais principalmente com a chegada dos novos mapas e das Abominações Tóxicas. Muito bom esse game.